BLOGUEIROS EM CATEQUESE - CATEQUESE COM ADULTOS PARÓQUIA N. S. DO ROSÁRIO
terça-feira, 17 de julho de 2012
Conhecer os interlocutores da catequese
Acreditamos que o grande desafio que temos enfrentado nos últimos tempos, nos encontros de catequese, é o de conhecermos as pessoas a quem vamos transmitir uma mensagem, catequizar. A catequese tem cada vez mais ampliado os seus interlocutores, por isso, precisamos pensar em uma catequese do ventre materno à pessoa idosa. Durante muito tempo, a catequese se limitou à infância. E, mesmo assim, no horizonte da preparação imediata da Primeira Eucaristia, numa linha quase exclusivamente doutrinária. O papel dos pais e da comunidade, apesar de certo esforço para uma visão mais ampla da catequese infantil, é ainda muito restrito. Não se percebeu suficientemente que uma das tarefas essenciais dos pais e da comunidade eclesial é criar ambiente e apoio para que a criança, o adolescente e o jovem caminhem para a maturidade na fé. (CR 131)
A catequese deve ser compreendida como processo ou itinerário, caminho que uma pessoa percorre ao longo da sua vida, de sua história, “Tal processo procurará unir fé e vida; dimensão pessoal e dimensão comunitária; instrução doutrinária e educação integral; conversão a Deus e atuação transformadora da realidade; celebração dos mistérios e caminhada com o povo” (CR nº29).Para que uma pessoa, seja ela criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso, possa amadurecer na fé, é preciso que o conteúdo, a mensagem catequética seja adaptada ao desenvolvimento psicológico em que esta pessoa vive. No processo ou itinerário de iniciação a pessoa é envolvida inteiramente em todas as esferas e dimensões do ser. O fracasso ou falta de perseverança no caminho da fé se deve, muitas vezes, à falta deste envolvimento total dos iniciandos. Se isso é verdade para crianças e jovens, muito mais o é para os adultos. (Estudos da CNBB, Iniciação à vida cristã, n.75)
Precisamos pensar a catequese como um itinerário no qual, nas diferentes idades, o anúncio de Jesus Cristo e a conversão de vida aconteçam de forma efetiva. Para isto precisamos pensar em um itinerário que seja adequado e personalizado. A catequese, por muito tempo, aconteceu de forma desintegrada, pensando em formar maior número de fieis para participar dos sacramentos. Por isso, hoje, mais do nunca, afirmamos que precisamos de uma catequese de iniciação à vida cristã. É necessária “a incorporação do candidato, mediante os três sacramentos da iniciação, no mistério de Cristo, morto e ressuscitado, e na comunidade da Igreja, sacramento de salvação, de tal modo que o iniciado, profundamente transformado e introduzido na nova condição de vida, morra para o pecado e comece uma nova existência de plena realização. Essa inserção e transformação radical, realizada dentro do âmbito de fé da comunidade eclesial, em que o cristão vive e dá sua resposta de fé, exige, por isso mesmo, um processo gradual ou um itinerário catequético que o ajude a amadurecer na fé” (Estudos da CNBB, Iniciação à vida cristã, n.68)
Ter clareza de que o ser humano é uma condição sem a qual não se pode, de modo algum, tê-lo como “matéria” de trabalho.
A questão é: como é possível evangelizar uma pessoa sem conhecê-la adequada e profundamente? O que a pessoa é em seu ser? Como se dá a fé na constituição de cada pessoa? Como poderemos educar a fé dos nossos catequizandos?
Estas questões pertinentes nos interpelam a pensar sobre a necessidade de penetrar no mais íntimo de cada pessoa que vem ao nosso encontro, em busca da catequese, às vezes somente para os sacramentos e, em outros casos, em busca de um processo de iniciação na fé. Em nossas comunidades precisamos criar itinerários, percorrer o caminho da evangelização juntos, pois já não são mais destinatários, e sim interlocutores, uma vez que interagem no processo da catequese. Nossas Igrejas particulares, em todo o Brasil, ao longo de mais de quinhentos anos, de muitas formas têm convidado e conduzido ao caminho de Jesus. Sabem que o itinerário da iniciação cristã inclui sempre “o anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho, que implica a conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso à comunhão eucarística.” (Catecismo 1229). Contudo, nossas dioceses têm consciência de que muitos dos itinerários oferecidos aos não batizados são fragmentados. “Sabem também que, entre os batizados de várias idades, mesmo entre os que participam da comunidade e dos movimentos, há carência de itinerários de introdução e amadurecimento na fé.” (Estudos da CNBB, Iniciação à vida cristã, n.78)
Na tentativa de responder aos desafios atuais quanto à vida dos nossos interlocutores na catequese, à luz do Diretório Nacional de Catequese, apresentamos a catequese conforme as idades que contempla a vida e o caminho de fé dos idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças dentro de sua dimensão humana e de fé.
Portanto, iluminados pelo nosso Diretório Nacional de Catequese afirmamos que a catequese conforme as idades é uma exigência essencial para a comunidade cristã. Leva em conta os aspectos, tanto antropológicos e psicológicos como teológicos, para cada uma das idades. É necessário integrar as diversas etapas do caminho de fé. Esta integração possibilita uma catequese que ajuda cada um a crescer na fé, à medida que vai crescendo em outras dimensões da sua maturidade humana e tendo novos questionamentos existenciais. (DNC, n. 180).
Pe. Eduardo Calandro
Pe. Jordélio Siles Ledo
Postado por Bíblia e Catequese
Postado por Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista
http://blogueirosemcatequese.blogspot.com.br/2012/07/conhecer-os-interlocutores-da-catequese.html
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Reações:
Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais antiga Início
Documento Necessário para o Batismo e Crisma
Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;
Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;
Comprovante de Residência,
Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;
Documentos Necessários para Crisma:
RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.
Fonte: Catedral São Dimas
Reflexão
A oração deve sempre estar vinculada com a prática da vontade do Pai. A nossa oração será ouvida e Deus nos concederá o bem que desejamos somente quando formos capazes de realizar o bem para com os nossos irmãos e irmãs. Sendo assim, Deus somente realizará por nós aquilo que nós queremos que ele nos faça quando formos capazes de realizarmos pelos nossos irmãos e irmãs aquilo que eles esperam de nós, pois estaremos com isso cumprindo a vontade de Deus e ele, como recompensa, cumprirá a nossa vontade.
CNBB
Este é um espaço a serviço do reino de deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a fé. A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da igreja católica no brasil em levar adiante a reflexão do tema "catequese com adultos", formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.
reflexão sobre o Dízimo
A espiritualidade do Dízimo
O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.
Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.
Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.
Fonte : Pe. Jerônimo Gasques
http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12
Programe-se
Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 12h00 / "Vida Sim, Aborto não!"
Paróquia N.Sra.do Rosário
Paróquia N.Sra.do Rosário
Vila Tesouro, São José dos Campos - SP.
Noticias CNBB - Boletim diário
Noticias CNBB
Santo do Dia
Santo do Dia
Liturgia Diária
Liturgia Diária
Siga-nos por email
Lista de Links
Arquidiocese de Aparecida
Biblioteca Virtual de Ensino Religioso - CNBB
Blog Cardeal D.Eugenio Sales
Blogue Igreja On Line
Cantores de Deus
Canção Nova
Catecismo da Igreja Católica
Comissão Bíblico Catequética - CNBB
Conferência Nacional dos Bispos
CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DE SÃO CARLOS BORROMEO SCALABRINIANS
Crescer Rumo a Maturidade em Cristo
Diocese de São José dos Campos
Editora Cléofas - Prof. Felipe Aquino
Liturgia Diária
Novenas Santas
Portal da Catequese Católica
RCC brasil
Rádio Frei Galvão
Santa Sé - Vaticano
Santos do Dia
Sínodo Diocesano
Minha lista de blogs
Catequese Com Adultos Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Seminário de Bioética termina com pistas de ações práticas para jovens defenderem a vida
LUCERE ET FOVERE
EMAÚS
Blog da CNBB
Ainda há vagas para o encontro da PASCOM em Aparecida
Cantinho da Criança
Obrigado Jesus
Guia de Blogs Católicos
17 de julho: Beato Inácio de Azevedo sj (1526 - 1570) e 39 Companheiros Mártires do Brasil
Amiguinhos de Jesus
São Camilo de Léllis
Prof. Felipe Aquino
A diminuição do número de Católicos
***Blog da Ana Néri***
Deixa Deus agir através dos teus sofrimentos…
Dunga
Castidade e amizade
A paixão de ser catequista
Festa da Vida 03.06.2012
TVSP
TV Canção Nova em São Paulo
O BLOG DA CATEQUESE
DINÂMICAS DE GRUPO NA CATEQUESE
Gente de Fé
Comunicado aos membros do Gente de Fé
União de Blogs Católicos
Seu blog está com aviso de malware?
Nossa Senhora do Rosário
Tradutor
Widget - Dicas para Blogs
Arquivo do blog
Bíblia Sagrada
Bíblia Sagrada
Click na imagem para Ler a Bíblia CNBB
Catecismo da Igreja Católica
Catecismo da Igreja Católica
Click na imagem para baixar
Hinário Litúrgico - CNBB
Hinário Litúrgico - CNBB
Postagens populares
Oração de são Jorge
Cruzadinha
Palavras Cruzadas
Liturgia Diária Comentada 09/07/2012 - SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS - Virgem
Cruzadinha 1ª Eucaristia
Sugestões para trabalhar temas
Liturgia Diária Comentada 13/07/2012
Atos de Contrição
Oração a Nossa Senhora do Rosário
Liturgia Diária Comentada 02/07/2012
Seguidores
Postagens no Catequizando Adultos
Seminário de Bioética termina com pistas de ações práticas para jovens defenderem a vida
Comissão vai reunir religiosos animadores da evangelização da juventude
Encontro de Jovens marca celebração do Jubileu de Ouro da RCC
Pastoral nipo-brasileira celebra seu 50º congresso nacional
Enviado da Santa Sé fala sobre 3. Congresso Missionário Nacional
Santo Rosário
Santo Rosário
Mistérios no formato MP3
Direitos Autorais
Este blog pode conter material confidencial e/ou proprietário e, por conseqüência, para uso exclusivo do destinatário correto. Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e queira retirá-lo ou que lhe seja dado o devido crédito, favor contatar-nos informando qual material deve ser creditado, modificado ou removido. Conforme os Direitos de Uso e de Distribuição previstos na Constituição Brasileira em seu art. 5.º, XXVII e Lei de Direitos Autorais (Lei n.º 9.610/98)
Email: catequese.adultos@ig.com.br
Colaboradores
Julião
Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista
Conhecer os interlocutores da catequese
Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]