Paz e bem!
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
Teresópolis - RJ
"Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)
----- Mensagem encaminhada -----
De: Família Arruda <xisto@xistonet.com>
Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
Enviadas: Quinta-feira, 5 de Julho de 2012 21:59
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Escuta da Palavra e Meditação - 6/7/2012 - Eu quero que as pessoas sejam bondosas...
Leituras do dia:
Am 8,4-6.9-12
Sl 119(118),2.10.20.30.40.131ESCUTA DA PALAVRA - VEREvangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 9,9-13
"Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Mateus se levantou e foi com ele. Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos:
- Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus ouviu a pergunta e respondeu:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais." Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons."MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)Meditação:O Evangelho de hoje nos fala sobre a vocação de Mateus, ou seja, sobre Jesus que o chama para ser seu discípulo. Precisamos perceber que Jesus chama um pecador público. Isto era algo de extraordinário. Mas, o que significa esta expressão "pecador público"? Significa que alguém era considerado publicamente pecador, pois todos conheciam a sua conduta de pecado.
Os capítulos depois do Sermão da Montanha, ou seja, os capítulos 8 e 9, narram a atividade de Jesus. Diríamos assim que se trata do programa de vida que proclamou no Sermão da Montanha como felicidade e paz para o povo é o que ele realiza com suas atitudes e obras. Dessa maneira, Mateus apresenta a atividade messiânica de Jesus no seio de seu povo. No meio desta atividade está situado o texto que a Igreja nos oferece para refletir neste dia. Cabe-nos perguntar por que o evangelista situa o chamado de Levi neste momento de sua narrativa.
Talvez a resposta esteja no último versículo que hoje lemos: Aprendam, pois, o que significa: 'Eu quero a misericórdia e não o sacrifício'. Porque eu não vim para chamar justos e sim pecadores, ou seja, o evangelista acha necessário esclarecer que o centro da missão do Messias é buscar o que estava perdido, curar os doentes, libertar os cativos, proclamar o ano de graça de misericórdia do Senhor! (Lc 4, 18-19).
Este é o reino que Jesus vem inaugurar e comunicar com sua vida, morte e ressurreição. E para ser partícipes e, mais ainda, colaboradores na expansão deste reino, todos(as), sem exceção, são convidados de uma maneira ternamente pessoal, rompendo qualquer norma ou preconceito que deixe alguém fora do âmbito deste reino.
Se olharmos agora para Levi, cobrador de impostos, é, sem dúvida, uma das pessoas que na época de Jesus sofriam a exclusão. Não eram queridos pelo povo por causa de seutrabalho ganancioso. Eram considerados impuros por parte das autoridades religiosas judaicas, e para o império romano não eram mais que um dos últimos degraus na escada da opressão que exerciam sobre o povo. Por essa razão, é escandaloso para os judeus e também para os discípulos de Jesus, que ele chame Mateus para ser seu seguidor! E, como se isso não bastasse, vai à sua casa e se senta à sua mesa.
Se considerarmos a casa como símbolo da história da pessoa, e partilharmos sua mesa assim como a sua intimidade, podemos entender que o evangelista está mostrando que Jesus, quando chama Mateus, o faz dentro de sua própria história com suas luzes e sombras. A resposta que Jesus dá aos fariseus revela seu conhecimento da vida de Mateus, que o faz "merecedor" de uma atenção privilegiada por parte dele: As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes.
Esta maneira de olhar que Jesus tem é, por assim dizê-lo, revolucionária porque está carregada de compaixão e misericórdia. Por isso, não julga nem condena o cobrador de impostos, antes é capaz, sendo conhecedor de sua fraqueza e também de seus erros, de convidá-lo para uma vida diferente que brota da amizade com Ele.
E aqui podemos nos lembrar das palavras do Evangelho de João, quando Jesus fala da amizade: "eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que o ouvi de meu Pai" (Jo15,15b).
O Evangelho de hoje nos diz que Jesus viu primeiro. Referindo-se a Mateus, é vê-lo na sua situação cotidiana: Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos. Mas o olhar de Jesus é capaz de ir além do que um simples olhar enxerga de um judeu cobrador de impostos. Ele reconhece em Mateus um filho muito querido de Deus, e isso é o que Ele comunica primeiro para o cobrador de impostos. Seu olhar sobre Mateus está carregado da ternura e misericórdia de Deus Pai-Mãe, que cura as feridas e perdoa os pecados, amando-o incondicionalmente.
Mas Jesus continua e diz para ele: "Segue-me!". Abre-se diante de Mateus a possibilidade de um caminho novo, impensável até esse momento. É convidado a deixar de ser uma engrenagem do império opressor, para passar a ser íntimo colaborador na construção de um reino de liberdade, justiça e solidariedade.
Deixemos que Jesus passe e nos olhe no nosso dia-a-dia e, como Mateus, tenhamos a coragem de acolher esse olhar e a proposta que dele brota. Sem dúvida, nossa vida passará a ser diferente e poderemos também ser parte deste círculo aberto, inclusivo e integrador de amigos e amigas de Jesus que continuam lutando pela sua mesma paixão: o ser humano e a casa em que ele habita!
Reflexão Apostólica:Será que um olhar pode mudar a nossa vida? O que um olhar diferenciado pode fazer na vida de quem perdeu a esperança, de um jovem, de uma comunidade?De fato não temos a convicta certeza que logo após o olhar de Jesus, Levi mudou de vida, mas é fato que mudou. Esse olhar compenetrado e convicto de Jesus era muito mais que um cartão de visita e sim a chave que rompia o lacre de um coração que aguardava ansioso uma chance para amar algo.Creio que Levi, que virou Mateus, já tinha ouvido falar daquele homem de Nazaré e de seus prodígios, mas como Zaqueu, não esperava que Ele tivesse tempo e disposição para mudar a sua vida. A aproximação de Jesus deve ter gerado uma tremenda angústia em alguém que se acostumou a ser odiado pelas pessoas. Ninguém o viu com bons olhos imagine dar-lhe uma chance.Aquele que ninguém acreditava, Deus percebeu! Onde apenas viam o pecado, Jesus viu uma grande possibilidade.Alguém com o destino já "traçado" resolve, mediante a um olhar, rever seus planos.Quando lançamos o olhar de Jesus sobre os que nos cercam podemos de fato ver o que ninguém vê ou não quer ver. O mundo vê jovens desmotivados para as coisas da igreja; os olhos de Jesus acreditam ainda no engajamento comprometido.Nossas igrejas, pastorais e movimentos aos poucos envelhecem, pois negamos ter o olhar de Jesus que cative os mais jovens. Não adianta culpar a internet, as lan-houses, os bailes funk, a televisão pela falta de oportunidades que NÃO DAMOS ao protagonísmo juvenil. O jovem não fica na igreja que o quer velho e triste… Normalmente antes dele se apaixonar pelo rosário e pela oração ele se encanta pelo violão, pela bateria, pelos retiros, pelos amigos, pela atenção…Mateus foi o primeiro a colocar no papel todo o aprendizado de Jesus a qual chamou de Evangelho. Relatos dizem que Bartolomeu quando saiu a levar a Boa Nova pela Índia levou uma cópia dele. Aquele que não tinha chance foi um dos grandes divulgadores e é somente no Evangelho que leva sua assinatura que vemos talvez a real sensação de como Jesus mudou a sua vida.Quem será esse negociante que resolveu vender tudo que tinha por ter encontrado uma pérola de grande valor?ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)Oração: Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)Propósito: Observar Jesus que passa onde trabalho, por onde caminho, onde moro...RETIRO - CONTEMPLAÇÃO(Para onde Deus quer me conduzir?)- Mergulhar no mistério de Deus.- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).- Saborear Deus. Repousar em Deus.- Ver a realidade com os olhos de Deus.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]