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    quinta-feira, 5 de julho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] TEOLOGIA MORAL E MORALIDADE CRISTÃ Som !

    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Quarta-feira, 4 de Julho de 2012 19:45
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] TEOLOGIA MORAL E MORALIDADE CRISTÃ Som !






       TEOLOGIA MORAL
       E MORALIDADE CRISTÃ !
     
            TEOOGIA MORAL                                                                                  É a divisão da Teologia que diz respeito às exigências da moral e da ética e às condições impostas pelo Evangelho para a completa realização da santidade e da união com Deus.
                A Teologia Moral estabelece as condições da Fé, da Esperança e da Caridade, e mais especificamente determina o que está certo e o que está errado, o que é bom e o que é mau de acordo com os princípios do Evangelho e o ensinamento da Igreja.
                As normas da Teologia Moral não são dadas apenas pela razão, mas também pela fé, e incluem nas normas da fé os ensinamentos da Tradição e do Magistério da Igreja.
                O campo da Teologia Moral procura dar uma conta organizada e sistemática das exigências da santidade cristã e as normas da vocação cristã.
                O que distingue a Teologia Moral da catequese e da apologética é o seu carácter sistemático.
                A Teologia Moral tem existido em contínuos diálogos com a Igreja e com o mundo, o que a levou a desenvolver o campo da casuística e o modo a determinar em que consiste uma obrigação moral, e a manter a sua relação com o Código das Leis que determina a gravidade das acções.
                Como campo distinto de aprendizagem, a Teologia Moral só apareceu depois do Concílio de Trento e poucos teólogos cristãos antes disso pensaram em tratados independentes da moral cristã.
                A Teologia Moral tem-se desenvolvido constantemente em união com o Código da Lei civil, e simultaneamente com a fé e a caridade.
                Assim, facilitou o papel do confessor, que tem que determinar a gravidade das acções para dar a penitência apropriada.
                A Teologia Moral tem procurado também determinar a gravidade relativa de várias espécies de acções.
                Actualmente, a Teologia Moral procura dar aos que crêem, direcção e meios para dialogar com o desenvolvimento contemporâneo da medicina, da sociedade e da política.
                O Decreto do Concílio Vaticano II sobre a Formação Sacerdotal (OT), depois de falar sobre a Formação dogmática, acrescenta :
                 - De igual modo, renovem-se as restantes disciplinas teológicas por meio dum contacto mais vivo com o mistério de Cristo e a história da salvação. Ponha-se especial cuidado em aperfeiçoar a teologia moral, cuja exposição científica, mais alimentada pela Sagrada Escritura, deve revelar a grandeza da vocação dos fiéis em Cristo e a sua obrigação de dar frutos na caridade para a vida do mundo. (OT 16).
               
                            MORALIDADE CRISTÃ
                Muitas vezes se pensou que a Moralidade era um assunto de escolha individual, ou em conformidade com um bem-estar correcto que se aprendeu no contacto com a família e a sociedade.
                Todavia, para os Cristãos, a Moralidade é a súmula dos ensinamentos verdadeiros a respeito do que está correcto ou errado, do bem e do mal, como conhecimentos adquiridos na lei natural ou através dos ensinamentos de Cristo que nos chegaram pela Escritura e pela Tradição.
                Nos tempos modernos há um forte contraste entre o que a Sociedade diz que está correcto como expresso na Lei, no ensinamento das escolas, no que é apresentado pelos meios de comunicação social, e o que é ensinado pela Igreja.
                Isto contribui para uma cultura errada e para uma má formação da consciência baseada num profundo compromisso com o que é bom, só em face de uma severa pressão.
                A moralidade, todavia, não é apenas uma simples obrigação de seguir o que a Igreja ensina sem uma resposta interior.
                Um Cristão deveria continuamente crescer no amor pelos valores do Reino de Deus, de modo que eles se tornem como respostas sinceras ao bem que se deve praticar e ao mal que se deve rejeitar, o qual anda sempre à nossa volta como permanente tentação pessoal.
                Diz o Catecismo da Igreja Católica.
                1749. -  A Liberdade faz do homem um sujeito moral. Quando age de maneira deliberada, o homem é, por assim dizer, o pai dos seus actos. Os actos humanos, quer dizer, livremente escolhidos em consequência dum juízo de consciência, são moralmente qualificáveis. São bons ou maus.
                 A moralidade cristã em última análise deveria ser vivida segundo o amor a Deus em primeiro lugar, e ao próximo como a nós mesmos.
                Isto tem a ver ainda com a Consciência e a Lei Moral.
               
                                                              John
                                                                                Nascimento


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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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