sábado, 21 de julho de 2012

Fotos inéditas em 3D mostram feto 'sorrindo e bocejando' no ventre

Fotos inéditas em 3D mostram feto 'sorrindo e bocejando' no ventre



Um novo tipo de ultra-sonografia em três dimensões (3D) é capaz de produzir as imagens mais nítidas de um útero até hoje e de revelar comportamentos desconhecidos dos fetos.
A nova ultra-sonografia, desenvolvida pelo professor Stuart Campbell, da clínica Create Health, em Londres, oferece muito mais detalhes do que as convencionais. As imagens mostram o feto "caminhando", bocejando, esfregando os olhos e até sorrindo, o que acreditava-se que só era possível após o nascimento. Campbell reuniu as imagens em um livro intitulado Watch me Grow, em tradução livre, Veja-me Crescer.
As ultra-sonografias convencionais, normalmente oferecidas a grávidas no período entre 12 e 20 semanas de gestação, produzem imagens em duas dimensões do feto em desenvolvimento. Elas são usadas pelos médicos para medir e acompanhar o crescimento dos bebês, mas oferecem poucas informações em relação ao comportamento do feto.
A tecnologia desenvolvida por Campbell não apenas produz imagens mais detalhadas, mas também registra o movimento fetal em tempo real. Ele diz que a tecnologia mostra, pela primeira vez, que o bebê apresenta comportamento complexo já nos primeiros estágios do seu desenvolvimento. "Talvez (a nova tecnologia) nos ajude a entender e diagnosticar doenças genéticas no futuro", disse Campbell à BBC.
Uma dessas doenças é a paralisia cerebral, sobre a qual os médicos sabem muito pouco.
Entre as revelações permitidas pela nova tecnologia está a descoberta de que após 12 semanas o feto pode chutar, se alongar e se jogar dentro do útero. Nesse período a mãe não é capaz de sentir qualquer movimento.
Após 18 semanas, os bebês podem abrir os olhos, embora os médicos acreditassem que as pálpebras só se formassem após 26 semanas. A partir de 26 semanas, os fetos apresentam vários comportamentos típicos dos bebês recém-nascidos: se coçam, sorriem, choram, chupam os dedos e têm soluços.
 

0 comentários:

Postar um comentário


Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
▲ Topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]