| ||
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. | ||
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
Data: 2 de julho de 2012 04:50
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4758
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
Data: 2 de julho de 2012 04:50
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4758
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Mensagens neste resumo (3 Mensagens)
- 2.
- Escuta da Palavra e Meditação - 2/7/2012 - Venha comigo... De: Família Arruda
Mensagens
- 1.1.
-
Re: RES: [Catolicos a Caminho] Vaticano: Brasil vai ter nova beata
Enviado por: "FD" flaviusramus@yahoo.com.br flaviusramus
Dom, 1 de Jul de 2012 1:01 pm
Só agora? É inconcebível que um caso deste porte tenha ficado 30 anos em análise, a menos que alguém o tenha posto na geladeira. Tentarei me informar melhor, se fizer alguma descoberta posto.
________________________________
De: Pedro Afonso Gomes <pedroafonsogomes@yahoo.com.br>
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 28 de Junho de 2012 22:31
Assunto: RES: [Catolicos a Caminho] Vaticano: Brasil vai ter nova beata
Excelente notícia! Hoje, também, o Santo Padre reconheceu as
virtudes heróicas do Venerável Arcebispo Fulton Sheen, de quem sou fã ...
De:catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
[mailto:catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br] Em nome de vicentegargiulo@yahoo.com.br
Enviada em: quinta-feira, 28 de junho de 2012 10:37
Para: Undisclosed-Recipient:;
Assunto: [Catolicos a Caminho] Vaticano: Brasil vai ter nova beata
Vaticano: Brasil vai ter nova beata
Milagre atribuído a «Nhá Chica» entre os decretos
que reconhecem ainda 155 martírios na Guerra Civil Espanhola
Cidade do Vaticano, 28 jun 2012 (Ecclesia) â€" Bento XVI aprovou hoje a publicação do decreto que abre caminho à beatificação da leiga brasileira Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), conhecida como “Nhá Chica†.
O documento reconhece um milagre atribuído à intercessão da futura beata nascida no Estado de Minas Gerais e neta de escravas, que não sabia ler nem escrever.
Este reconhecimento encerra o processo que leva à beatificação de um fiel católico, penúltima etapa para a declaração da santidade.
A sala de imprensa da Santa Sé publicou ainda outros 16 decretos relativos a beatificações, com destaque para q declaração oficial do martírio de 155 fiéis durante a guerra civil espanhola (1936-1939).
Os documentos foram aprovados durante a audiência concedida pelo Papa ao cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos.
A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
Nos primeiros séculos da Igreja, o reconhecimento da santidade acontecia em âmbito local, a partir da fama popular do santo e com a aprovação dos bispos.
A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
Nos primeiros séculos da Igreja, o reconhecimento da santidade acontecia em âmbito local, a partir da fama popular do santo e com a aprovação dos bispos.
OC
Internacional
| Agência Ecclesia | 2012-06-28 | 13:58:39 | 1616 Caracteres | Brasil, Santa Sé
- 2.
-
Escuta da Palavra e Meditação - 2/7/2012 - Venha comigo...
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Dom, 1 de Jul de 2012 4:26 pm
Leituras do dia:
Am 2,6-10.13-16
Sl 50(49)
ESCUTA DA PALAVRA - VER
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 8,18-22
"Jesus viu a multidão em volta dele e mandou os discípulos irem para o lado leste do lago. Um mestre da Lei chegou perto dele e disse:
- Mestre, estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for!
Jesus respondeu:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
E outro, que era seguidor de Jesus, disse:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus respondeu:
- Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos."
MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
Meditação:
A itinerância de Jesus e o grupo de discípulos que tinha a seu redor despertavam, no coração de muitos, o desejo de agregar-se a eles.
Havia, porém, o perigo de faltar-lhes ponderação suficiente para avaliar as duras condições do discipulado. As duas cenas evangélicas sublinham o quanto é necessário refletir, antes de aderir a Jesus.
Diante da multidão Jesus chamou aqueles que o seguiam para a outra margem do lago. É assim o chamado de Jesus para nós.
A outra margem é o inverso do que nós estamos acostumados a viver; é o desalojamento, desestruturação, situação de ruptura com os hábitos e os costumes.
O mestre da Lei era alguém ainda não comprometido com Jesus. Por isso, corria o risco de ser apressado e superficial em sua decisão.
O mestre da lei era famoso, importante, estruturado e mesmo assim ousou dizer que seguiria Jesus aonde quer que Ele fosse. Jesus nos chama, mas não nos engana.
Foi-lhe pedido maior ponderação, já que as duras exigências do seguimento supunham uma têmpera forte e uma grande capacidade de suportar as carências e incômodos do dia-a-dia. Assim, se evitaria que o seguidor de Jesus debandasse diante das durezas do discipulado.
O outro, designado como discípulo, era alguém que já havia aderido a Jesus. Todavia, estava longe de compreender as implicações de sua escolha, entre elas, a relativização dos laços familiares. O Mestre pediu-lhe que fosse mais decidido na opção feita. O seguimento comportava uma total entrega de si, por toda a vida, ao serviço do Reino. Dúvidas, apegos, compromissos paralelos deveriam ser deixados para trás.
Quem quiser segui-Lo terá que passar pelas dificuldades próprias da mentalidade evangélica. Não adianta somente querer seguir a Jesus com palavras e bons propósitos sem medir as conseqüências do que nós estamos pretendendo.
O seguimento de Cristo nos tira das nossas raízes e nos desestrutura, por isso, nós somos obrigados (as) a renunciar à nossa existência pacata, medíocre e acomodada.
Quem deseja tornar-se discípulo, deve confrontar-se com as exigências postas pelo próprio Mestre. Só tem sentido fazer-se discípulo se for para assemelhar-se a ele.
O discípulo que pediu a Jesus para primeiro sepultar o pai era alguém como nós que esperamos um tempo propício para nos desprender dos nossos apegos, dos nossos projetos.
Para nós também Jesus diz, hoje: "segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos". Jesus nos chama para uma vida nova conformada aos Seus ensinamentos. Seguir Jesus é viver conforme o Seu Evangelho, é viver o amor, é praticar o perdão, é não fazer questão por coisas que não têm valor diante de Deus.
Por isso, não podemos nos acomodar esperando novas oportunidades. É tempo de amar e construir aqui na terra o reino dos céus, para que não sejamos também chamados de "mortos".
Você também se propõe a seguir a Jesus aonde quer que Ele vá? Qual a sua maior dificuldade para viver o Evangelho?- Você é uma pessoa muito apegada às pessoas da sua família e aos seus bens? Você acha que tem que renunciar a alguma coisa para seguir Jesus?
Reflexão Apostólica:
"(…) Jesus respondeu: – As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar"
Talvez essa frase tenha gerado um tremendo impacto naquele homem que interpelava Jesus pelo caminho. Era como Jesus dissesse a ele "QUER ME SEGUIR? EU SÓ TENHO DESSE MUNDO O QUE VÊS!". O outro faz um pedido comum a nós. Ele dizia, na nossa forma de vivenciar a realidade, "ME DEIXAEU RESOLVER MINHA VIDA AÍ EU VOLTO". Jesus apresenta alternativa. Era como se o Senhor dissesse: "POR QUE SE PREOCUPA COM QUE JÁ PASSOU E VEM PARA A VIDA?".
Em outro momento da pregação de Jesus ele diz aos que o seguem que carreguem sua cruz e o sigam e que o fardo é leve. Não mentiu para ninguém. Não disse que não havia fardo, não afirmou que teríamos todos os bens da terra com apregoam os irmãos da teologia da prosperidade…
Ser leve não quer dizer fácil. A leveza surgia e surge da fé, pois até as montanhas se atirariam no mar se nossa fé superasse em tamanho o grão de mostarda. Jesus apresenta ao homem da narrativa de hoje e também a nós, o que lhe interessa do mundo: AS PESSOAS
A cada um Deus apresenta uma missão específica, mas todos têm um mesmo chamado. Nem todos terão a missão de ser pai ou mãe; tão pouco seremos missionários, padres, irmãs, ministros, catequistas, (…) se não for a nossa vocação, mas o chamado único é VIVER.
Para alguns viver é fugir do mundo, viver a clausura, a solidão; outros vivem cercados de gente, catequizando, conversando, se relacionando e precisamos aprender a respeitar esse convite. Bobo é aquele que acredita que Deus não sabe por onde andam suas ovelhas e como vivem o convite que Ele os fez.
Quando Jesus sugere, aos nossos olhos, que o que mais tem de precioso esta ao seu redor, me faz ter uma grande reflexão: INDEPENDENTEMENTE DA SUA MISSÃO, QUAL É A IMPORTANCIA QUE DOU AO QUE ESTA AO MEU REDOR?
Quando decido voltar para o que já morreu, declaro a Deus o que de fato meu coração e meu pensamento acreditam ser o mais importante: EU!!
Pedro, em um dado momento, declara: Pra onde iremos se Tu tens palavra de vida eterna. Muitos poderiam dizer que então o correto é ficar o dia inteiro na igreja. Claro que não! Voltaríamos a estaca zero. Confinados só pensamos em nós. Reparemos pelos que pagam por seus crimes nos presídios, será que alguém lá tem tempo de pensar na dor do vizinho de cela?
A igreja é nada sem as pessoas e tão pouco somos algo sem o nosso criador, mas Ele não habita somente na igreja, pois Ele esta nas pessoas. Se só O encontro na igreja é porque não estamos vivendo a semana como se fosse o domingo como sugeriu Santo Inácio de Antioquia. Se no meu trabalho, na minha escola, no lazer não levo Deus, como posso dizer: "(…) Mestre, estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for!".
Espelhemos-nos nos bons irmãos mulçumanos que vivem, trabalham, se relacionam, mas que na hora certa, param TUDO que estão fazendo e se voltam para sua fé. Sim, admirar o que é bonito é muito válido. Todos sabem e reconheceram os portadores da fé, sejam eles mulçumanos, judeus ou cristãos.
Não confundamos conforto com vaidade! Seguir Jesus significa uma ruptura pura e simples com as antigas tradições mortas, que não favorecem a vida, e a adesão ao amor vivificante do Pai. Se morremos para o que é velho, ao ressurgir a cada dia, busquemos o que realmente vale a pena.
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Pai, confronta-me, cada dia, com as exigências do discipulado, e reforça minha disposição para enfrentá-las com a tua graça.
REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
Propósito: Assumir, conscientemente, o compromisso de seguimento do Senhor.
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
- Mergulhar no mistério de Deus.
- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear Deus. Repousar em Deus.
- Ver a realidade com os olhos de Deus.
- 3.
-
SINAIS QUE CURAM (06) JESUS RESPONDEU AOS FARISEUS Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Dom, 1 de Jul de 2012 7:36 pm
SINAIS QUE CURAM
(06)-JESUS RESPONDEU AOS FARISEUS !...
Tal como fez noutras situações, Jesus respondeu com as mesmas palavras :
- "Qual é mais fácil, dizer ao paralítico, os teus pecados são perdoados, ou dizer-lhe, levanta-te, toma o teu catre e anda ?" (Mc.2,9).
A verdadeira resposta seria a de que uma cura espiritual seria mais difícil.
Logicamente podia parecer que curar espiritualmente seria mais fácil, mas o que é verdade é que depois não se podia confirmar exteriormente que a pessoa estava curada – perdoada.
Mas a Bíblia está cheia de histórias miraculosas de seres humanos, enquanto que não há histórias de pessoas em que se possa provrar que ficaram perdoadas dos seus pecados.
Sim, na verdade há sacrifícios presididos por Sumos Sacerdotes no Templo, mas eles são apenas representantes de Deus.
Nenhum deles pode provar que tem autoridade sobre o pecado como a tinha Jesus.
Ao perdoar os pecados, Jesus prova que tem toda a autoridade e reputação para o fazer.
Apresentando em primeiro lugar a prova espiritual do seu poder sobre os pecados, Jesus comprova-a depois, com a cura física de um paralítico que todos podem observar, ainda que com desconfiança ou, pelo menos, descrença.
Jesus podia não ser acreditado ao perdoar os pecados, mas, ao verem que o paralítico imediatamemnte, tomou o seu catre e foi para casa, seria demasiado duro não ser acreditado.
Todavia, alguns, convencidos, deram glória a Deus.
- "No mesmo instante pôs-se de pé e, tomando o catre, saíu à vista de todos, de sorte que todos se maravilharam, e glorificaram a Deus dizendo : Nunca vimos coisa asssim".(Mc.2,12).
Estava dada também uma resposta a todo o povo, e é também uma resposta para nós.
Podemos imaginar, como as pessoas ficaram desapontadas, quando Jesus começou por dizer : Os teus pecados são perdoados, porque não era isso que elas esperavam e não foi para isso que trouxeram o paralítico e o apresentaram a Jesus por uma abertura no tecto da casa.
Esperavam um milagre físico e não espiritual, de modo que, primeiramente surgiu uma disputa entre os Fariseus, que disseram que Jesus blasfemava, uma vez que só Deus pode perdoar os pecados.
Mas tudo se mudou quando Jesus lhes perguntou o que era mais fácil, perdoar os pecados ou curar o paralítico.
E para que tudo se confirmasse, Jesus provou que podia perdoar os pecados, curando imediatamente o paralítico.
Contra factos não podia haver argumentos.
Podemos imaginar também, de modo especial as pessoas que, num gesto de fé e confiança em Jesus, lhe apresentaram pela abertura no tecto, um paralítico – não um pecador.
Pois, para todos eles, o milagre físico de Jesus, foi a melhor resposta para lhes provar que também tinha poder para perdoar os pecados.
E esta é a resposta para todos nós, segundo a qual, Jesus provou que pode perdoar os pecados e deixou esse poder à sua Igreja o mesmo poder e a mesma autoridade, através do Sacramento da Reconciliação.
John
Nascimento
Precisa responder?
Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para individual | Alterar formato para tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]