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1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. | ||
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
Data: 3 de julho de 2012 04:47
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4759
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De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
Data: 3 de julho de 2012 04:47
Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4759
Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br
Mensagens neste resumo (2 Mensagens)
- 2.
- Escuta da Palavra e Meditação - 3/7/2012 - Meu Senhor e meu Deus De: Família Arruda
Mensagens
- 1.
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LITURGIA DA PALAVRA - 14o DOMINGO COMUM - B Som !
Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Seg, 2 de Jul de 2012 8:44 pm
É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.
14º DOMINGO COMUM - ANO B !
Como Jesus fazia milagres ao sábado, os fariseus não aceitavam a Sua doutrina.
A Liturgia da Palavra deste 14º Domingo Comum – B, é um apelo de prevenção contra o pecado da Rejeição de Cristo, contra todos aqueles que se deixam levar por outras doutrinas que negam os ensinamentos de Cristo e da Sua Igreja.
Muitas vezes trata-se de uma auto-suficiência em matéria de Religião que pode levar a procurar uma Religião de conveniência, de uma Religião mais fácil que se pode acobardar debaixo desta expressão :
- Tenho cá a minha Fé !...
Há por um lado o comodismo natural do ser humano e por outro, a divulgação, cada vez mais generalizada, de correntes ideológico-filosóficas de tendência materialista.
Deixar os braços cruzados ou caídos não é digno do cristão.
A 1ª Leitura do Livro do profeta Ezequiel diz-nos que, apesar das muitas infidelidades do povo eleito, o Senhor não o deixa só, ao abandono, no exílio.
Envia-lhe o profeta Ezequiel, que falará em seu nome, e o põe de sobreaviso, iluminado pelo Espírito que entrou nele, a respeito dos que foram rebeldes :
- "Eles e seus pais foram-Me infiéis até ao dia de hoje". (1ª Leitura).
O povo tem um profeta consigo e poderá converter-se ao Senhor e encontrar de novo a amizade perdida – a união com Deus -, e esperar o seu perdão, como proclama o Salmo Responsorial :
- "Os nossos olhos estão postos no Senhor, até que se compadeça de nós".
Na 2ª Leitura, S. Paulo diz aos Coríntios, e hoje também a todos nós, que devemos estar atentos contra as tendências da nossa fraqueza humana, que também servem, como espinhos, para nos ajudarem a permanecer fiéis :
- "Basta-te a Minha graça, pois na fraqueza é que a minha força actua plenamente".(2ª Leitura).
A tentação do triunfalismo espreita-nos a todo o momento, e esquecemo-nos facilmente de que boa parte do mérito das nossas acções se deve ao Senhor.
Devemos saber aceitar as dificuldades de cada dia como um chamamento do Senhor.
O Evangelho, é de S. Marcos, e diz-nos que os habitantes de Nazaré se admiravam com a ciência de Jesus, dizendo entre si :
- «É lá possível que o filho do carpinteiro José, e de Maria, esteja tão familiarizado com as Escrituras Sagradas»?
Jesus faz milagres para manifestar o Seu Messianismo, mas porque os faz também ao sábado, é mal interpretado pelos seus ouvintes, que O consideram como simples carpinteiro e filho de José o carpinteiro :
- "Não é Ele o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão ? ... Não vivem aqui entre nós as Suas irmãs ?" (Evangelho).
Então, como agora, perante a infidelidade dos que não querem ver e seguir a verdade, temos que dizer muitas vezes como lhes disse Jesus :
- «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os parentes e em sua casa».(Evangelho).
Também ainda hoje, por orgulho muitos se recusam a receber Jesus como o profeta enviado por Deus, recusando aceitar a doutrina da Igreja que Ele fundou e encarregou de pregar por todo o mundo.
O relacionamento de Jesus com o seu povo foi ao mesmo tempo terreno e severo :
- "Quantas vezes quis recolher os teus filhinhos, como uma galinha recolhe os pintainhos sob as suas asas, e vós não quisestes!".(Mt.23.37).
Como os seus pais se tinham comportado com os profetas, também os Israelitas se comportaram com Jesus; são um povo de rebeldes...são filhos obstinados e de coração duro.
Muitas são as razões do fracasso e da rejeição do povo eleito.
Antes de tudo, os erros da interpretação da Lei.
O povo sufocou sob a letra um documento cheio de tensão escatológica; reduziu a missão e a figura do Messias às dimensões de um quadro demasiadamente humano e nacionalista.
Algumas classes do povo acreditaram que podiam ser suficientes a si mesmas e fecharam-se a toda a iniciativa de Deus.
Cegos pela preocupação de vantagens terrenas, outros judeus desprezaram os sinais que Deus lhes enviava.
O culto também foi deformado pelo formalismo, e o templo tornou-se um lugar de prestação de contas culturais, sem uma verdadeira participação pessoal.
Neste contexto, o incidente de Nazaré assume um significado simbólico.
Jesus apresenta-se na sua cidade de residência, não como simples cidadão que faz uma visita à família; ele vai lá com os seus discípulos no pleno exercício da sua qualidade de Rabi, dotado de sabedoria e de uma autoridade fora do comum.
Essas suas qualidades excepcionais são postas em evidente contraste com a sua origem familiar; a sua gente "escandaliza-se com ele" e não o aceita como o que ele verdadeiramente é.
S. Paulo disse :
- "Nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios".(1 Cor.1,23).
Grande parte dos judeus não reconheceu a Cristo, mas as razões que explicam esta recusa dizem respeito também a nós; estamos também continuamente em perigo de querermos salvar-nos sozinhos, de pôr a nossa confiança só nos recusrsos exteriores, de dar ao nosso culto mais formalismo do que vida interior, de restringir com as nossas interpretações demasiadamente humanas e ligadas a um determinado ambiente, a universalidade da nossa religião.
Sobretudo nós temos também a tentação contínua de fazer cair os profetas, porque nos incomodam nas nossas posições alcançadas e destroem o nosso comodismo interesseiro.
Jesus veio criar tensões; a sua pessoa é sempre um sinal de contradição e a sua palavra exige opções e compromissos.
No entanto, sabemos tomar as justas distâncias, sabemos colocar-nos em posições confortáveis, de maneira a não incomodar ninguém, para não arranjarmos conflitos e mal entendidos.
O cristão, mesmo que atormentado pela necessidade e pelo dever de combater contra todo o mal e as suas consequências, é sustentado cada dia por uma esperança que não desfalece para que possa dar cumprimento ao plano da História da Salvação.
............................................
O Catecismo da Igreja Católica lembra-nos que o Filho de Deus é homem, mas não deixou de ser Deus :
470 . – Uma vez que, na união misteriosa da Encarnação, «a natureza humana foi assumida, não absorvida»(GS 22,2), a Igreja, no decorrer dos séculos, foi levada a confessar a plena realidade da alma humana, com as suas operações de inteligência e vontade, e do corpo humano de Cristo. Mas, paralelamente, a mesma Igreja teve de lembrar repetidamente que a natureza humana de Cristo pertence, de pleno direito, à pessoa divina do Filho de Deus que a assumiu. Tudo o que Ele fez e faz nela, depende de «um da Trindade». Portanto, o Filho de Deus comunica à Sua humanidade o Seu próprio modo de existir pessoal na Santíssima Trindade. E assim, em sua alma como em seu corpo, Cristo exprime humanamente os costumes divinos da Trindade.
Ora isto é para nos dizer que, embora conhecido apenas como o filho do carpinteiro, Jesus era o Filho de Deus, o enviado de Deus para nos trazer a salvação e a Sua doutrina é que nós devemos aceitar e seguir.
Não é Ele o filho do carpinteiro ? Donde Lhe vem tudo isto ?
- 2.
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Escuta da Palavra e Meditação - 3/7/2012 - Meu Senhor e meu Deus
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Ter, 3 de Jul de 2012 12:22 am
Leituras do dia:
Ef 2,19-22
Sl 117(116)
ESCUTA DA PALAVRA - VER
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São João 20,2-29
"Então foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse:
- Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
Então Pedro e o outro discípulo foram até o túmulo. Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. Ele se abaixou para olhar lá dentro e viu os lençóis de linho; porém não entrou no túmulo. Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas(Eles ainda não tinham entendido as Escrituras Sagradas, que dizem que era preciso que Jesus ressuscitasse.) E os dois voltaram para casa. Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. Os anjos perguntaram:
- Mulher, por que você está chorando? Ela respondeu:
- Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram! Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. Então Jesus perguntou:
- Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu:
- Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
- Maria! - disse Jesus. Ela virou e respondeu em hebraico:
- "Rabôni!" (Esta palavra quer dizer "Mestre".)
Jesus disse: - Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus: - Eu vi o Senhor!
E contou o que Jesus lhe tinha dito.
Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês!
Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. Então Jesus disse de novo:
- Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. Depois soprou sobre eles e disse:
- Recebam o Espírito Santo. Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados. Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de "o Gêmeo", não estava com eles quando Jesus chegou. Então os outros discípulos disseram a Tomé:
- Nós vimos o Senhor! Ele respondeu:
- Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês! Em seguida disse a Tomé:
- Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!
Então Tomé exclamou: - Meu Senhor e meu Deus!
- Você creu porque me viu? - disse Jesus. - Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!"
MEDITAÇÃO - JULGAR
(O que diz o texto para mim?)
Meditação:
A narrativa do Evangelho de hoje nos diz que Jesus Cristo, por três vezes anunciou a paz aos Seus discípulos que, ainda temerosos, se reuniam a portas fechadas.
Jesus surgiu no meio deles e lhes desejou a Paz. Mas a paz de Jesus nos vem através do Espírito Santo. Por isso, Jesus também lhes disse: "Recebei o Espírito Santo".
O sopro do Espírito Santo de Jesus em nós nos fará levar a paz ao mundo, assim como também nos motivará a oferecer o perdão e a misericórdia de Deus aos nossos irmãos.
A paz da nossa consciência é oriunda da justiça de Deus que para nós é o Seu perdão e a Sua misericórdia. Se perdoarmos seremos perdoados e teremos paz.
Jesus nos conscientiza de que o perdão deve ser ministrado por nós mesmos. Portanto, se nós não perdoarmos aos nossos irmãos os seus pecados, diante de Deus eles serão retidos pela nossa falta de perdão. Conseqüentemente, nós também, não teremos o perdão dos nossos pecados por parte dos nossos irmãos diante do Pai.
É o Espírito Santo também quem nos leva a crer no Cristo Ressuscitado, mesmo sem precisar colocar o dedo nas marcas dos pregos de Jesus como fez Tomé.
Esta narrativa de João acentua este aspecto. Se Tomé fez questão de tocar e ver para crer, não é exemplo para os demais. Bem-aventurados são os que não viram e creram.
Colocar as mãos nas chagas de Jesus para nós, muitas vezes é viver o sofrimento e experimentar a dor. "Felizes os que creram sem terem visto!" Felizes, portanto, são os que sem experimentarem a dor confiam que Jesus está vivo.
Não percamos tempo: o Espírito Santo já foi soprado e está dentro de nós. Portanto, proclamemos com convicção: "MEU SENHOR E MEU DEUS!"
Você tem consciência firme de que o Espírito Santo mora em você? O que tem lhe dado paz? Você já aprendeu a dar e receber perdão das pessoas? Você encontrou Jesus no amor ou na dor? Você costuma anunciar ao mundo que Jesus Cristo está vivo na sua vida?
Nossa época está dominada pelas incertezas que provém das experiências sensoriais. Para nossa geração, é mais importante ver, ouvir e tocar do que saber. Inclusive com freqüência identificamos as imagens, o som ou a informação com o conhecimento. A espiritualidade cristã veta essa maneira de ver o mundo, propondo uma fé baseada no conhecimento dos ensinamentos de Jesus e no testemunho de seus seguidores.
E o veto vem da convicção de que somente podemos conhecer a Deus amando-o, e não de maneira abstrata, porque o amor a Deus não é uma abstração, mas um exercício concreto de amor em Jesus, seu Filho. O evangelho de hoje apresenta este mesmo veto por meio da imagem de Tomé que, mesmo conhecendo pessoalmente Jesus, mostra-se desconfiado ante o testemunho dos irmãos na fé.
O evangelho retrata nitidamente nossa realidade, mostrando a falta de fé de Tomé, que mesmo tendo acompanhado a trajetória de Jesus, só acreditou depois que viu as chagas.
O caminho de Tomé passa pelo encontro direto com Jesus ressuscitado, precisamente no momento da reunião da comunidade. A experiência de vida de Tomé o leva a reconhecer e buscar evidencias físicas e isso o afastou da experiência de fé da comunidade.
E nós, quantas vezes duvidamos da palavra de Deus e de suas obras? A falta de fé nos deixa cegos e evita que propaguemos sua palavra.
FELIZES OS QUE CRERAM SEM TER VISTO...
Reflexão Apostólica:
Os evangelhos de Mateus, Lucas e João narram aparições do Ressuscitado a algumas mulheres e apóstolos. Testemunhar ter visto, tocado e comido com o Ressuscitado pode ser um fator de convencimento do fato da ressurreição. Porém, em continuidade ao movimento de Jesus, ao longo dos séculos, os discípulos creram sem ver o Ressuscitado.
Tomé não aceita o testemunho dos seus colegas que viram o Senhor ressuscitado e haviam acreditado. Ao pedir para examinar o corpo de Jesus, pede mais do que foi oferecido aos demais. Jesus lhes mostra suas mãos e seu lado e eles se alegram ao ver o Senhor. Tomé, no entanto, quer ver e tocar.
Os discípulos e Tomé representam duas atitudes distintas diante das aparições de Jesus. Os discípulos se sentem impelidos a reconhecê-lo como Senhor; Tomé, ao contrário, ele mesmo quer comprovar.
A chave do relato é, sem duvida, a última declaração de Jesus: você acreditou porque me viu, feliz quem crê sem ter visto. A bem aventurança da fé se dirige a todos aqueles que creram sem ter visto; sua fé se apóia somente em sinais, e os sinais são compreendidos somente com os olhos da fé. Para o evangelista João, uma fé que se nutrisse unicamente na visão de fatos extraordinários ou milagrosos seria deficiente.
Este relato evidencia a confissão adequada da fé cristã ao citar as palavras de Tomé: "Meu Senhor e meu Deus". Tomé é aparece como representante dos que não querem crer sem ver. Vencida sua não crença, o evangelista o apresenta como modelo de fé. São suas palavras as que reconhecem a autêntica confissão da fé cristã, o reconhecimento de Jesus como Senhor e Deus.
Este dia em que a Igreja celebra a memória de são Tomé, apóstolo, Jesus nos faz no evangelho uma séria advertência para rever seriamente nossa vida como discípulos, para esclarecer em que ou em quem temos colocado nossa confiança e existência.
É comum escutarmos em nosso dia-a-dia a expressão: "ver para crer", que revela em nós uma atitude que pode chegar a ser tão negativa como a própria rotina, ou seja, nosso ceticismo diante de nós mesmos, dos outros e do próprio Deus.
Não podemos fechar-nos à possibilidade de que as realidades de morte e sem sentido que obscurecem a humanidade cheguem a mudar. Nem tampouco garantir, em troca, que por tempo indefinido continuarão presentes em nossa sociedade.
"Ditosos os que não viram e creram!" é a bem-aventurança que nos lança Jesus no dia de hoje. Assinala-nos o caminho para uma mudança profunda tanto de cada um de nós como das estruturas nas quais estamos inseridos.
Deveremos ter em conta que temos de nos abrir a viver a experiência do Evangelho como porta de acesso ao reino de Deus, em todo seu vigor e com as implicações que traz consigo, como a cruz redentora de Cristo.
ORAÇÃO
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.
REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)
Propósito: Dar testemunho de fé, através da coerência entre fé e vida.
RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
(Para onde Deus quer me conduzir?)
- Mergulhar no mistério de Deus.
- Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
- Saborear Deus. Repousar em Deus.
- Ver a realidade com os olhos de Deus.
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]