segunda-feira, 16 de julho de 2012

Liturgia Diária Comentada 16/07/2012




BLOGUEIROS EM CATEQUESE - CATEQUESE COM ADULTOS PARÓQUIA N. S. DO ROSÁRIO

“A catequese constitui o período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, a partir da adesão inicial realizada pela Evangelização. É na direção dos adultos que a Evangelização e a Catequese devem orientar seus melhores agentes”. (Estudo 80 CNBB)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Liturgia Diária Comentada 16/07/2012


NOSSA SENHORA DO CARMO – Festa


  • Primeira Leitura: Profecia de Zacarias 2,14-17
Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti
“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.

O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”. - Palavra do Senhor.

  • Salmo: Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)
O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade
A minh'alma engrandece ao Senhor, / e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

pois, ele viu a pequenez de sua serva, / eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita./ O Poderoso fez por mim maravilhas / e Santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração, / chega a todos que o respeitam. / Demonstrou o poder de seu braço, / dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos / e os humildes exaltou. / De bens saciou os famintos / e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor, / fiel ao seu amor, / como havia prometido aos nossos pais, / em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

  • Evangelho segundo Mateus 12,46-50
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos
Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): A ruptura com os laços familiares foi uma das exigências do serviço ao Reino, com as quais Jesus se defrontou. Também por exigência do Reino, foi levado a constituir, sobre novas bases, uma comunidade cujo relacionamento interpessoal deveria ter a profundidade do relacionamento familiar. A comunidade dos discípulos de Jesus pode ser definida como a família do Reino, cuja característica são os laços fraternos que unem seus membros.

Nesta perspectiva, fica em segundo plano a consangüinidade. Doravante, ser mãe ou irmão de sangue não tem importância. O critério de pertença à família do Reino consiste em submeter-se à vontade do Pai, sendo-lhe obediente em tudo. Importa mostrar, com ações concretas, esta submissão. Aí o agir do discípulo identifica-se com o agir do Mestre, a ponto de Jesus poder considerá-lo como irmão: a vontade do Pai é o imperativo na vida de ambos.

Assim, a ligação entre Jesus e os seus discípulos era muito mais profunda do que a sua convivência física com eles. Havia algo de superior que os unia, sem estar na dependência de elementos conjunturais, quais sejam, a pertença a uma determinada família, raça ou cultura. Basta alguém viver um projeto de vida fundado na vontade do Pai, para que Jesus o reconheça como pertencente à sua família. Para ele, estes são seus irmãos, suas irmãs, suas mães. São irrelevantes outros títulos de relação com Jesus, quando falta este pré-requisito.

  • LITURGIA COMPLEMENTAR

15ª Semana do Tempo Comum - 3ª Semana do Saltério
NOSSA SENHORA DO CARMO - Festa
Prefácio de Nossa Senhora I ou II - Ofício da festa
Cor: Branco - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Salve, ó santa mãe de Deus, vós destes à luz o rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.

Oração do Dia: Venha, ó Deus, em auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

  • INTENÇÕES PARA O MÊS DE JULHO

Geral – Segurança no trabalho: Para que todos tenham trabalho e possam desempenhar suas tarefas em condições de estabilidade e segurança.

Missionária – Voluntários cristãos: Para que os voluntários cristãos, presentes nos territórios de missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.

Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.

Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano

Postado por Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista

Liturgia Diária Comentada 16/07/2012


Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Reações:
Links para esta postagem

Criar um link
Postagem mais antiga Início
Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Reflexão
A oração deve sempre estar vinculada com a prática da vontade do Pai. A nossa oração será ouvida e Deus nos concederá o bem que desejamos somente quando formos capazes de realizar o bem para com os nossos irmãos e irmãs. Sendo assim, Deus somente realizará por nós aquilo que nós queremos que ele nos faça quando formos capazes de realizarmos pelos nossos irmãos e irmãs aquilo que eles esperam de nós, pois estaremos com isso cumprindo a vontade de Deus e ele, como recompensa, cumprirá a nossa vontade.

CNBB

Este é um espaço a serviço do reino de deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a fé. A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da igreja católica no brasil em levar adiante a reflexão do tema "catequese com adultos", formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 12h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

Paróquia N.Sra.do Rosário
Paróquia N.Sra.do Rosário
Vila Tesouro, São José dos Campos - SP.
Noticias CNBB - Boletim diário

Noticias CNBB

Santo do Dia
Santo do Dia
Liturgia Diária
Liturgia Diária
Siga-nos por email

Lista de Links

Arquidiocese de Aparecida
Biblioteca Virtual de Ensino Religioso - CNBB
Blog Cardeal D.Eugenio Sales
Blogue Igreja On Line
Cantores de Deus
Canção Nova
Catecismo da Igreja Católica
Comissão Bíblico Catequética - CNBB
Conferência Nacional dos Bispos
CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DE SÃO CARLOS BORROMEO SCALABRINIANS
Crescer Rumo a Maturidade em Cristo
Diocese de São José dos Campos
Editora Cléofas - Prof. Felipe Aquino
Liturgia Diária
Novenas Santas
Portal da Catequese Católica
RCC brasil
Rádio Frei Galvão
Santa Sé - Vaticano
Santos do Dia
Sínodo Diocesano

Minha lista de blogs

Catequese Com Adultos Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Encontro de Jovens marca celebração do Jubileu de Ouro da RCC
Guia de Blogs Católicos
Foto do dia: operário Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, usando seu escapulário. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
LUCERE ET FOVERE
AJANTA e ALLORA - Índia
Amiguinhos de Jesus
São Camilo de Léllis
Cantinho da Criança
O gatinho xadrez
Prof. Felipe Aquino
A diminuição do número de Católicos
Blog da CNBB
Contagem regressiva para o 3º Congresso Missionário Nacional
***Blog da Ana Néri***
Deixa Deus agir através dos teus sofrimentos…
Dunga
Castidade e amizade
A paixão de ser catequista
Festa da Vida 03.06.2012
TVSP
TV Canção Nova em São Paulo
O BLOG DA CATEQUESE
DINÂMICAS DE GRUPO NA CATEQUESE
Gente de Fé
Comunicado aos membros do Gente de Fé
União de Blogs Católicos
Seu blog está com aviso de malware?


Nossa Senhora do Rosário
Tradutor

Widget - Dicas para Blogs
Bíblia Sagrada
Bíblia Sagrada
Click na imagem para Ler a Bíblia CNBB
Santo Rosário
Santo Rosário
Mistérios no formato MP3
Catecismo da Igreja Católica
Catecismo da Igreja Católica
Click na imagem para baixar
Arquivo do blog
Hinário Litúrgico - CNBB
Hinário Litúrgico - CNBB
Postagens populares

Oração de são Jorge
Cruzadinha
Cruzadinha 1ª Eucaristia
Palavras Cruzadas
Liturgia Diária Comentada 09/07/2012 - SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS - Virgem
Nossa senhora do Trabalho.
Sugestões para trabalhar temas
Atos de Contrição
MATRIMÔNIO, ORDEM E UNÇÃO DOS ENFERMOS
Liturgia Diária Comentada 02/07/2012

Seguidores
Postagens no Catequizando Adultos

Encontro de Jovens marca celebração do Jubileu de Ouro da RCC
Pastoral nipo-brasileira celebra seu 50º congresso nacional
Enviado da Santa Sé fala sobre 3. Congresso Missionário Nacional
Pastoral dos Nômades publica carta em que exige direitos dos ciganos
JMJ Rio 2013: abertas inscrições para a Feira Vocacional .

Direitos Autorais

Este blog pode conter material confidencial e/ou proprietário e, por conseqüência, para uso exclusivo do destinatário correto. Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e queira retirá-lo ou que lhe seja dado o devido crédito, favor contatar-nos informando qual material deve ser creditado, modificado ou removido. Conforme os Direitos de Uso e de Distribuição previstos na Constituição Brasileira em seu art. 5.º, XXVII e Lei de Direitos Autorais (Lei n.º 9.610/98)

Email: catequese.adultos@ig.com.br

Colaboradores

Julião
Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista


Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]