BLOGUEIROS EM CATEQUESE - CATEQUESE COM ADULTOS PARÓQUIA N. S. DO ROSÁRIO
sábado, 21 de julho de 2012
Liturgia Diária Comentada 21/07/2012
Primeira Leitura: Profecia de Miquéias 2,1-5
“Ai dos que tramam a iniquidade e se ocupam de maldades ainda em seus leitos! Ao amanhecer do dia, executam tudo o que está em poder de suas mãos. Cobiçam campos, e tomam-nos com violência, cobiçam casas, e roubam-nas. Oprimem o dono e sua casa, o proprietário e seus bens.
Isto diz o Senhor: “Eis que tenciono enviar sobre esta geração perversa uma desgraça de onde não livrareis vossos pescoços; não podereis andar de cabeça erguida, porque serão tempos desastrosos.
Naquele dia, sereis assunto de uma alegoria, de uma canção triste que diz: ‘Fomos inteiramente devastados; a parte de meu povo que passou a outro por ninguém lhe será restituída; os nossos campos são repartidos entre infiéis’. Por isso, não terás na assembléia do Senhor quem meça com cordel as porções consignadas por sorte” - Palavra do Senhor.
Salmo: 9 B (10),22-23.24-25. 28-29. 35 (R.12b)
Ó Senhor, por que ficais assim tão longe, / e, no tempo da aflição, vos escondeis, / enquanto o pecador se ensoberbece, / o pobre sofre e cai no laço do malvado?
O ímpio se gloria em seus excessos, / blasfema o avarento e vos despreza; / em seu orgulho ele diz: 'Não há castigo! / Deus não existe!'
Só há maldade e violência em sua boca, / em sua língua, só mentira e falsidade. / Arma emboscadas nas saídas das aldeias, / mata inocentes em lugares escondidos.
Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento, / vós olhais e tomais tudo em vossas mãos! / A vós o pobre se abandona confiante, / sois dos órfãos vigilante protetor.
Evangelho segundo Mateus 12,14-21
Naquele tempo, os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito.
Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova Aliança): Este Evangelho deveria chocar o leitor pelo áspero contraste: de um lado, os fariseus confabulam secretamente para assassinar Jesus; de outro, Jesus cura a todos os que o procuram e lhes impõe silêncio a respeito da graça recebida. Acumula-se o ódio como paga ao amor...
Nossos olhos humanos parecem despreparados para contemplar uma sequência desta natureza. Em geral, somos impiedosos diante do fraco. A sociedade capitalista, de produção e consumo, de realizações e sucessos, admira os poderosos, aplaude seus ídolos e, diante do fraco e do deficiente, ainda contribui para desgraçá-los ainda mais, relegando-os à periferia do sistema. Aqui e ali, repetem-se os gestos de zombaria e de desprezo por todo tipo de vencido do sistema...
Jesus é bem diferente! Não nos passem despercebidas as imagens da profecia de Isaías: o Messias enviado por Deus – exatamente Jesus de Nazaré – não quebrará a taquara que já está rachada, isto é, não agravará sua fragilidade. O Messias não apagará a mecha bruxuleante da lamparina cujo azeite está quase no fim. Ali onde a fraqueza é mais evidente, ali mesmo a compaixão e a misericórdia de Jesus se mostrarão mais presentes, mais atuantes.
Temos aqui todo um programa de vida para o cristão fiel: onde é que precisam de mim? Onde eu serei mais necessário. Onde é mais evidente a necessidade de minha presença e de minha dedicação? Bem no pólo oposto do mundo pagão, regado a conforto e hedonismo, cujas perguntas são inteiramente opostas: onde eu terei mais prazer? Onde serão menores os meus sacrifícios. Onde terei mais aplausos e compensações?
Talvez estas reflexões nos ajudem a entender melhor a forma como Jesus abraça voluntariamente a sua cruz, tendo em vista a salvação de uma humanidade agonizante. Ela ainda agoniza em nossa fatia de História: mendigos e drogados, os sem-teto e os sem-terra, analfabetos e marginais, as crianças-soldado da África e os que fazem fila no SUS... Se Jesus voltasse (e parece que voltará...), iria primeiro ao encontro deles, pois, abandonados que são por nós, só mesmo de Deus podem esperar algum sinal de amor...
De algum modo poderíamos nós diminuir o trabalho de Jesus e o sofrimento de nossos irmãos?
LITURGIA COMPLEMENTAR
15ª Semana do Tempo Comum - 3ª Semana do Saltério
Prefácio Comum - Ofício do dia
Cor: Verde - Ano Litúrgico “B” – São Marcos
Antífona: Salmo 16,15 - Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando manifestar a vossa glória.
Oração do Dia: Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE JULHO
Geral – Segurança no trabalho: Para que todos tenham trabalho e possam desempenhar suas tarefas em condições de estabilidade e segurança.
Missionária – Voluntários cristãos: Para que os voluntários cristãos, presentes nos territórios de missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.
Cor Litúrgica: VERDE - Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. Usada nas missas do Tempo Comum.
Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.
Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano
Postado por Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista
Documento Necessário para o Batismo e Crisma
Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;
Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;
Comprovante de Residência,
Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;
Documentos Necessários para Crisma:
RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.
Fonte: Catedral São Dimas
http://blogueirosemcatequese.blogspot.com.br/2012/07/liturgia-diaria-comentada-21072012.html
Reflexão
A oração deve sempre estar vinculada com a prática da vontade do Pai. A nossa oração será ouvida e Deus nos concederá o bem que desejamos somente quando formos capazes de realizar o bem para com os nossos irmãos e irmãs. Sendo assim, Deus somente realizará por nós aquilo que nós queremos que ele nos faça quando formos capazes de realizarmos pelos nossos irmãos e irmãs aquilo que eles esperam de nós, pois estaremos com isso cumprindo a vontade de Deus e ele, como recompensa, cumprirá a nossa vontade.
CNBB
Este é um espaço a serviço do reino de deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a fé. A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da igreja católica no brasil em levar adiante a reflexão do tema "catequese com adultos", formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.
reflexão sobre o Dízimo
A espiritualidade do Dízimo
O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.
Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.
Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.
Fonte : Pe. Jerônimo Gasques
http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12
Programe-se
Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 12h00 / "Vida Sim, Aborto não!"
Paróquia N.Sra.do Rosário
Paróquia N.Sra.do Rosário
Vila Tesouro, São José dos Campos - SP.
Noticias CNBB - Boletim diário
Noticias CNBB
Santo do Dia
Santo do Dia
Liturgia Diária
Liturgia Diária
Siga-nos por email
Lista de Links
Arquidiocese de Aparecida
Biblioteca Virtual de Ensino Religioso - CNBB
Blog Cardeal D.Eugenio Sales
Blogue Igreja On Line
Cantores de Deus
Canção Nova
Catecismo da Igreja Católica
Comissão Bíblico Catequética - CNBB
Conferência Nacional dos Bispos
CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DE SÃO CARLOS BORROMEO SCALABRINIANS
Crescer Rumo a Maturidade em Cristo
Diocese de São José dos Campos
Editora Cléofas - Prof. Felipe Aquino
Liturgia Diária
Novenas Santas
Portal da Catequese Católica
RCC brasil
Rádio Frei Galvão
Santa Sé - Vaticano
Santos do Dia
Sínodo Diocesano
Minha lista de blogs
LUCERE ET FOVERE
ANGKOR WAT - Camboja
Catequese Com Adultos Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Retiro dá pistas de espiritualidade missionária para animadores missionários e agentes de pastoral
Cantinho da Criança
Clipe a palavra de Deus
Guia de Blogs Católicos
A experiência de confiar
Amiguinhos de Jesus
20 de Julho - #DiaDoAmigo
Prof. Felipe Aquino
Prof. Felipe Aquino receberá o título de “Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno”
Blog da CNBB
Ainda há vagas para o encontro da PASCOM em Aparecida
***Blog da Ana Néri***
Deixa Deus agir através dos teus sofrimentos…
Dunga
Castidade e amizade
A paixão de ser catequista
Festa da Vida 03.06.2012
TVSP
TV Canção Nova em São Paulo
O BLOG DA CATEQUESE
DINÂMICAS DE GRUPO NA CATEQUESE
Gente de Fé
Comunicado aos membros do Gente de Fé
União de Blogs Católicos
Seu blog está com aviso de malware?
Nossa Senhora do Rosário
Tradutor
Widget - Dicas para Blogs
Arquivo do blog
Bíblia Sagrada
Bíblia Sagrada
Click na imagem para Ler a Bíblia CNBB
Catecismo da Igreja Católica
Catecismo da Igreja Católica
Click na imagem para baixar
Hinário Litúrgico - CNBB
Hinário Litúrgico - CNBB
Postagens populares
Oração de são Jorge
Cruzadinha
Palavras Cruzadas
Cruzadinha 1ª Eucaristia
Liturgia Diária Comentada 09/07/2012 - SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS - Virgem
Liturgia Diária Comentada 13/07/2012
Sugestões para trabalhar temas
MATRIMÔNIO, ORDEM E UNÇÃO DOS ENFERMOS
Caça palavras - salmo 117
Atos de Contrição
Seguidores
Postagens no Catequizando Adultos
Retiro dá pistas de espiritualidade missionária para animadores missionários e agentes de pastoral
Profissionalismo e testemunho da fé: temas da abertura do encontro da Pascom
Preparação para a 5a. Semana Social Brasileira
3º Congresso Missionário Nacional em números
Seminário de Bioética termina com pistas de ações práticas para jovens defenderem a vida
Santo Rosário
Santo Rosário
Mistérios no formato MP3
Direitos Autorais
Este blog pode conter material confidencial e/ou proprietário e, por conseqüência, para uso exclusivo do destinatário correto. Caso você seja proprietário de alguma imagem, texto ou material e queira retirá-lo ou que lhe seja dado o devido crédito, favor contatar-nos informando qual material deve ser creditado, modificado ou removido. Conforme os Direitos de Uso e de Distribuição previstos na Constituição Brasileira em seu art. 5.º, XXVII e Lei de Direitos Autorais (Lei n.º 9.610/98)
Email: catequese.adultos@ig.com.br
Colaboradores
Evandro Luiz - Jornalista - Bacharel em Direito - Catequista
Julião
Modelo Awesome Inc.. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]