terça-feira, 10 de julho de 2012

Nossa Senhora de Medjugorje




Nossa Senhora de Medjugorje



Posted: 10 Jul 2012 07:57 AM PDT
CARISSIMOS A PAZ! COMUNICO-LHES QUE DOIS E-MAILS MEUS FORAM RAQUEADOS A SEMANA PASSADA, ROUBARAM A MINHA SENHA, E ESTÃO ENVIANDO E-MAILS NO MEU NOME, E NÃO CONSEGUI DESABILITAR E EXCLUIR A CONTA. OS E-MAILS ROUBADOS SÃO, 

pemateus@hotmail.com 
pe.mateusmaria@hotmail.com 

PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE DELETEM DE VOSSA LISTA E DESCONSIDEREM TODO O MATERILA ENVIADO, POIS AO QUE SEI ESTÃO ENVIANDO COM VIRUS. ABRAÇOS.. PE. MATEUS MARIA
 
Posted: 10 Jul 2012 05:25 AM PDT
SIGAMOS O METODO QUE NOSSA SENHORA NOS PROPÕE


Entrevista com Mirjana Dragicevic em 19/03/ 2006 , em Medjugorje A vidente Mirjana Dragicevic Soldo teve as aparições diárias de 24/06/1981 a 25/12/1982. Na ultima aparição diária, Nossa Senhora lhe disse, após lhe ter confiado o décimo segredo, que daquele momento em diante lhe apareceria uma vez ao ano, e precisamente em 18/03. E assim aconteceu nos anos seguintes. Por ocasião da ultima aparição em 18/03/2006, muitos peregrinos vieram de todo o mundo e se reuniram para rezar o Rosário no Cenáculo, a Comunidade de Soror Elvira. Em oração esperavam a aparição de Nossa Senhora. Mirjana chegou com seu marido Marko e seus parentes mais estreitos. A aparição começou ás 13:59 e durou até 14:04. Nossa Senhora deu a seguinte mensagem:


" Queridos filhinhos! Neste período de quaresma vos convido a renuncia interior. O caminho para a renuncia vos conduz através do amor, do jejum, da oração e das boas obras. Somente com uma perfeita renuncia interior, reconhecereis o amor de Deus e os sinais dos tempos em que vocês vivem. Sereis testemunhas destes sinais e começareis a falar deles. E ali que desejo levá-los. Obrigada por terem Me seguido." (18/03/2006)


 Mirjana, ontem você assistiu a aparição anual. O que você pode dizer da aparição deste dia?


Eu disse freqüentemente que se pode ver Nossa Senhora milhares de vezes, mas quando aparece, para mim é como se fosse a primeira vez. De fato experimento sempre uma grande alegria, amor, segurança e graça. Isto é mesmo o que se pode ver em seus olhos, quando a observo durante a aparição. Durante a aparição, Nossa Senhora observa todas as pessoas presentes, alguma particularmente. Ás vezes quando Ela observa alguém, vejo dor em Seus olhos, outras vezes, alegria, outras, serenidade, e muitas vezes, tristeza. Tudo isto me faz entender que Ela vive com cada simples pessoa presente e compartilha com ela a alegria, a dor ou o sofrimento. Ontem, durante a aparição, aconteceu algo maravilhoso. Eu estava ajoelhada e rezava com os peregrinos presentes. Ela os viu, escutou as suas orações. Quando chegou o momento da aparição de Nossa Senhora, as minhas sensações eram muito fortes e eu sabia que aquele era o momento que Ela viria. Se Nossa Senhora não viesse naquele momento, eu explodiria de tão fortes as minhas emoções. Quando aparece Nossa Senhora, tudo o resto desaparece. Naquela hora para mim não existem mais peregrinos, não existe o lugar onde esperei a aparição, tudo se torna azul como o céu e Ela é mais importante que tudo. Nossa Senhora trazia um vestido cinza e um véu branco, como sempre. E graças a Deus não estava triste. Em geral é quase sempre triste quando tenho no dia 02 de cada mês.Esta vez estava alegre. Não posso dizer que era muito alegre e que sorria. Mas agradeço a Deus porque nos Seus olhos não havia qualquer dor, aquela tristeza ou mesmo as lágrimas. Havia uma expressão materna e parecia que desejava de qualquer modo nos mostrar com o coração, com o amor, e com um sorriso, aquilo que deseja de nós. Deu-me a mensagem e lhe perguntei sobre as pessoas que se encontram em situação de vida difícil. Ela respondeu à minha pergunta. Nos abençoou a todos, com sempre faz, com a Sua benção materna. Repetiu novamente que esta é a Sua benção materna, mas que a benção maior que possamos receber sobre a terra é a benção sacerdotal, porque é o Seu filho que nos abençoa através do sacerdote.


 Durante a aparição você recebe uma mensagem. Como a interpreta? 


Para mim pessoalmente a mensagem é muito profunda. Adquiri um hábito, depois de cada aparição, de rezar o Rosário e refletir sobre cada palavra que Nossa Senhora me disse durante a mensagem e sobre cada expressão de seu rosto. Depois procuro compreender aquilo que Deus deseja dizer a mim pessoalmente, e somente depois penso em comunicar aos outros o que me foi transmitido. Não temos nenhum direito de interpretar as mensagens, porque cada um deve refletir pessoalmente e compreender o que Deus nos quer dizer. A mensagem é dirigida a todos nós porque Deus quer que todos a escutemos e todos a vivamos.


Na ultima mensagem, tocou-me sobretudo a expressão: " renuncia interior". Que coisa deseja Nossa Senhora dizer com isto ?


creio que não seja difícil compreender que a renuncia interior não é necessária somente na quaresma, mas toda nossa vida deve ser uma renuncia interior. Nossa Senhora não nos pede nada que não possamos realizar. Creio que renuncia interior significa colocar o bom Deus e Jesus no primeiro lugar em nosso coração e em nossa família. Se Deus e Jesus estão no primeiro lugar, teremos tudo, porque teremos a verdadeira paz que somente Eles podem nos dar. Na mensagem Nossa Senhora disse que também que o caminho para a renuncia interior passa através do amor.


O que significa amor?


Para mim significa que devemos reconhecer Jesus em cada pessoa que encontramos e que conhecemos, e que devemos amá-la como ela é e não criticá-la ou julgá-la: de fato não podemos segurar nas nossas mãos as coisas de Deus, porque nós julgamos os homens de maneira totalmente diferente. Deus julga os homens segundo o amor e sabe como é o coração do homem, mas nós não podemos saber. Depois Nossa Senhora fala do jejum. Também vocês sabem das mensagens quanto é importante para Nossa Senhora o jejum a pão e água nas 4ªs e 6ªs feiras. O jejum deve ser a nossa vida. Mas Ela compreende e diz a todos nós que somente através da oração poderemos compreender qual sacrifício podemos oferecer no lugar do jejum. Para aqueles que nunca jejuaram, aconselho de fazerem aquilo que Nossa Senhora fez conosco quando começaram as aparições. Quando aparecia em Medjugorje, não nos pediu de repente que jejuássemos a pão e água nas 4ªs e 6ªs feiras, mas primeiro falou do significado de jejum na sexta feira , e assim iniciou o jejum uma vez por semana, isto é, na sexta feira. Somente em seguida, depois de um certo tempo, nos pediu que deveríamos jejuar a pão e água também na quarta feira. Na mensagem, alem disso, Nossa Senhora ressalta a oração.


Que coisa deve significar para nós a oração?


A oração deve ser o nosso diálogo cotidiano com Deus, o nosso constante contato. Como posso dizer que amo alguém que é importante para mim e que ocupa o primeiro lugar no meu coração, se não falo nunca com ele? A oração, portanto não deve ser um peso, mas simplesmente repouso da alma e comunhão com uma pessoa querida. Finalmente Nossa Senhora falou das boas obras. Creio que mesmo o jejum, a oração e o amor nos levam a boas obras. Nossa Senhora nos convida sempre a estas boas obras e deseja que demonstremos que somos cristãos, que acreditamos e que compartilhamos da dor e do sofrimento dos outros. Devemos dar qualquer coisa com o coração, e não aquilo de que nós não precisamos, mas aquilo de que precisamos realmente e que desejamos e amamos profundamente. Nisto está a nossa grandeza de cristãos. É esta a estrada que nos leva a renuncia interior.


Disse agora que compreenderemos os sinais do tempo em que vivemos e acrescenta também que começaremos a falar deles. Que coisa pode significar que falaremos dos sinais?


Nós cristãos havemos de qualquer modo aprendido aquilo que Jesus disse: o vosso SIM seja um SIM , e o vosso NÂO seja um NÂO. Por isso também eu agora me pergunto que coisa deseja dizer Deus por meio de Nossa Senhora, quando diz: compreendereis os sinais e começareis a falar deles? Talvez tenha chegado um tempo extraordinário e devemos testemunhar a nossa fé, mas não dando conselhos às pessoas sobre as coisas que devam fazer. Todos são corajosos em falar.Estou pensando a importância de falar por meio da nossa vida, vivendo as mensagens de Nossa Senhora, vivendo com Deus cada dia. Penso na importância de levar a nossa voz pelas coisas belas e contra aquelas ruins, de compreendermos verdadeiramente que isto deve ser o nosso falar. E penso que Nossa Senhora desejava dizer isto quando disse: é ali que desejo levá-los. Para concluir disse: " obrigada por me terem seguido" Normalmente Nossa Senhora diz: " obrigada por terem respondido ao me chamado". Mas desta vez disse: " obrigada por me terem seguido!" Isto significa que devemos rezar agora muito para conseguir compreender cada palavra que Nossa Senhora desejou dizer. Nossa Senhora não disse: " querida Mirjana, te dou a mensagem" , mas " queridos filhinhos". Digo sempre que para Nossa Senhora não prefere mais um do que qualquer outro de vós porque para uma mãe não existe um filho predileto. Somos todos seus filhos, que Ela escolhe para missões diferentes. A pergunta, agora, é quantas vezes estamos prontos a seguir o caminho de Nossa Senhora, a quem Ela nos chama a todos de modo igual.


 É esta uma responsabilidade pessoal. Mirjana, você foi a primeira vidente que viu Nossa Senhora. Estamos festejando os 25 anos de sua presença. Como vê você mesma, como vidente, depois de 25 anos?


Quando olho para mim e vejo que são passados 25 anos, me parece como que fosse ontem. Não penso que tenha passado assim tanto tempo. Nos primeiros dias das aparições me sentia muito estranha e eram centenas de perguntas não esclarecidas. Naquela época morávamos em Sarajevo. Era o período do comunismo e por medo os meus pais não falavam muito de fé, se bem que a praticássemos. Íamos todos os domingos à Missa e em família recitávamos toda noite o Rosário e também outras orações. Quando me aparecia Nossa Senhora, não sabia se estava viva ou morta. Sentia-me mais no céu do que na terra. Desenvolvia meus trabalhos de rotina, mas meu pensamento era sempre no céu com a querida Nossa Senhora. Pedia ao bom Deus de fazer-me compreender se era possível que realmente eu via Nossa Senhora que verdadeiramente eu estava vivendo tudo aquilo. Recordo-me que pensava o quanto seria bonito se minha vida terminasse de rep ente e eu pudesse estar com Nossa Senhora. Eu desejava viver mais no meu modo de idéias que na realidade. A coisa que mais preferia era poder estar em silencio a pensar e refletir. E assim durante o dia, eu refletia em silencio tudo aquilo que observava do encontro com Nossa Senhora. Depois, com o passar do tempo, e com a ajuda de nossa querida mãe, me familiarizei com tudo aquilo. V ajudou-me a compreender e aceitar tudo. Ajudou-me também a ajudar outras pessoas, a fim de que elas compreendessem. E assim 25 anos passaram depressa. Nestes 25 anos, Nossa Senhora permanece a mesma e tem o Seu projeto que se deve realizar. No 16º aniversário, Nossa Senhora disse: " estou com vocês há 16 anos. Isto demonstra o quanto Deus vos ama." Portanto, nestes 25 anos podemos verdadeiramente ver quanto Deus nos ama, e por quanto tempo nos envia Sua mãe para ajudar-nos a compreender e seguir o caminho correto. Para mim, cada encontro com Nossa Senhora é como se fosse a primeira vez, por isso não posso dizer: " é tudo normal". Não é nunca normal, mas é uma grande emoção. 


Fonte artigo e imagem: " Medjugorje, um convite à oração, Maria Rainha da Paz" n. 68
Posted: 10 Jul 2012 05:07 AM PDT
A ESTRADA QUE DEVEMOS PERCORRER PARA CHEGARMOS A JESUS


Entrevista com Jacov Colo Como vocês todos sabem, Nossa Senhora aparece aqui em Medjugorje desde 25 de junho de 1981. Freqüentemente nos perguntamos porque c aparece aqui em Medjugorje há tanto tempo, porque nos dá tantas mensagens... A razão devemos compreende-la todos, individualmente. , Nossa Senhora vem aqui por nós e vem para ensinar-nos o caminho que devemos percorrer para chegarmos a Jesus. Eu sei que tantas pessoas pensam que é difícil aceitar as mensagens de Nossa Senhora, porem a primeira coisa que deveis fazer quando vierem a Medjugorje, para aceitarem tudo, é abrirem o vosso coração a Nossa Senhora. Tantos dão suas carta para presenteá-la: eu acredito que Ela não precise de nossas cartas, mas a maior carta que podemos dar vem do nosso coração: Ela precisa dos nossos corações.


                                                                       A ORAÇÃO 


Nossa Senhora nos convida a rezarmos todos os dias o Santo Rosário em nossa família, porque Ela diz que não há coisa melhor para unir a família como a oração, juntos. Eu acredito que ninguém pode rezar se sentir-se obrigado a fazê-lo. Cada um de vocês, deve sentir no seu coração a necessidade da oração... A oração deve transformar-se em alimento para nossa vida, a oração nos dá forças para caminharmos, para superarmos os nossos problemas e nos dá a paz para aceitarmos aquilo que nos acontece... Não existe algo melhor para unir, do que a oração juntos, rezarmos com os nossos filhos. Não devemos perguntar porque os nossos filhos não vão à Missa há vinte, trinta anos, se durante este tempo não tivermos jamais rezado com eles. Se os nossos filhos não vão à Missa, a única coisa que podemos fazer por eles é rezarmos e sermos um exemplo. Nenhum de nós pode obrigar ninguém a crer, devemos sentir Jesus em nosso coração.


                
                      NÃO É DIFICIL REZAR QUANTO NOS PEDE NOSSA SENHORA 


O Senhor nos dá os dons: também o rezar com o coração é um dom Seu, peçamo-lo! Quando Nossa Senhora apareceu aqui em Medjugorje, eu tinha 10 anos. Num primeiro mo mento, quando nos falou da oração, jejum, conversão, paz, Santa Missa, eu pensei que para mim tudo isto seria impossível, de que eu não seria jamais capaz disto. Porem como disse antes, é importante abandonar-se nas mãos de Nossa Senhora... pedir esta graça ao Senhor, porque a oração é um processo, é um caminho. Quando Nossa Senhora veio pela primeira vez em Medjugorje, nos convidou somente a rezarmos 07 Pai Nosso, 07 Ave Maria, 07 Glória ao Pai; depois em seguida nos pediu para rezarmos uma terça parte do Rosário; depois em seguida as três partes do Rosário e agora nos pede para rezarmos 03 horas por dia. È um processo de oração, é um caminho.




SE ENQUANTO ESTIVERMOS REZANDO, CHEGAREM NOSSOS AMIGOS AOS QUAIS NÃO INTERESSA REZAR, O QUE DEVEMOS FAZER? 


Seria belo se também eles rezassem junto com vocês, mas se não desejam, vocês, por educação fiquem com eles e depois terminem de rezar. Olha que nós não deixamos de compreender uma coisa: Nossa Senhora nos disse numa mensagem: Eu desejo que todos vocês sejam santos. Ser santos não significa estar de joelhos 24 horas por dia rezando, sermos santos às vezes é termos paciência também com os nossos familiares, é educar bem os nossos filhos, ter uma família que vá de acordo, trabalhar honestamente. Mas esta santidade poderemos ter somente se tivermos o Senhor, se os outros virem nosso sorriso, a alegria do nosso rosto, vendo o Senhor em nosso rosto.


                                            COMO ABRIR-SE A NOSSA SENHORA 


Cada um de nós deve olhar para dentro do próprio coração. Abrir-se a Nossa Senhora é falar com as nossas simples palavras. Dizer-lhe: eu agora desejo caminhar Contigo, desejo aceitar as Tuas mensagens, desejo conhecer o Teu Filho. Mas isto, devemos dizer com palavras nossas, palavras simples, porque Nossa Senhora nos quer assim com somos. Eu digo que se Nossa Senhora desejasse alguma coisa de particular, não escolheria a mim e sim a algum outro. Eu era um menino qualquer, como agora também sou uma pessoa qualquer. Nossa Senhora nos aceita assim como somos, Ela nos aceita com os nossos defeitos, com as nossas fraquezas. Falemos portanto com Ela.


                                                                     A CONVERSÃO


 Nossa Senhora nos convida primeiramente a convertermos o nosso coração. Sei que muitos de vocês quando vem a Medjugorje, desejam ver a nós videntes. Nós não somos importantes, não se deve vir aqui a Medjugorje por causa dos videntes, não se dever vir aqui para ver algum sinal. Tantos param para ver o sol por uma hora. O maior sinal que se pode receber aqui em Medjugorje é a nossa conversão e quando retornares à vossa casa, não é importante dizer: " nós estivemos em Medjugorje". Isto não adianta nada, os outros devem ver Medjugorje dentro de vocês, devem reconhecer o Senhor dentro de vocês.devemos dar o testemunho em primeiro lugar dentro de nossa família e depois sermos testemunhas para os outros. Testemunhar é, quero dizer falar menos com a vossa boca e mais com a vida. È o único modo que temos juntamente com a oração, para ajudarmos o mundo.


                                                                          O JEJUM


 Nossa Senhora nos diz para fazermos o jejum às quartas e sextas feiras com pão e água, porem devemos fazê-lo com amor, no silencio. Eu penso que ninguém deve saber que naquele dia fazemos o jejum. Nós jejuamos para oferecermos qualquer coisa a nós mesmos.


                                           COMO JEJUARMOS SE ISTO NOS PESA


Se verdadeiramente desejamos fazer uma coisa, a faremos. Nós todos em nossa vida temos uma pessoa a qual desejamos verdadeiramente um bem imenso e estamos dispostos a fazer qualquer coisa por ela. Se amamos verdadeiramente o Senhor, poderemos fazer também o jejum, que é uma coisa mínima. Tudo depende de nós. No inicio podemos oferecer somente qualquer coisa, também as crianças podem fazer o jejum à sua maneira, por exemplo, vendo menos desenhos animados. Os idosos, neste dia, dedicarão mais tempo à oração. Jejuar para quem fala muito é esforçar-se naquele dia de estar em silencio. È tudo um jejum, é tudo um oferecer.


                            NOSSA SENHORA PEDE COMO VOCE DEVE COMPORTAR-SE?


 È uma pergunta que todos me fazem mas é um grande engano. Eu recebi um grande dom do Senhor, ver Nossa Senhora, porem nós somos como todos vocês. Por exemplo, em todos os dezessete anos nos quais vi Nossa Senhora, todos estes anos eu não fiz jamais alguma pergunta pessoal para pedir um conselho, sobre alguma decisão a tomar ou sobre aquilo que deveria fazer. Tenho sempre em mente aquilo que Nossa Senhora diz: " rezem, e durante a oração encontrarão todas as respostas que procuram". Seria muito simples se Nossa Senhora nos dissesse de fazer isto ou aquilo, devemos compreender tudo sozinhos. A




                                  ATUAL POSTURA DA IGREJA SOBRE MEDJUGORJE 


A Medjugorje se deve vir somente por uma razão. Existem algumas coisas que a mim desagradam. Por exemplo, se existe a Missa, se existe a Adoração na Igreja e algumas pessoas estão lá fora a olhar o sol e procuram sinais ou milagres. O maio milagre naquele momento são a Missa e a Adoração: este é o maior milagre que se pode ver. O processo de reconhecimento de Medjugorje é longo, porem estou certo que Medjugorje será reconhecida pela Igreja. Não me preocupo com isto, porque eu sei que Nossa Senhora está aqui. Sei que eu vejo Nossa Senhora, conheço os frutos de Medjugorje, vejam quantas pessoas se convertem aqui. Por isto deixemos à Igreja o tempo. Quando vier, será.


 Fonte: artigo de Medjugorje Torino - nº 131
Posted: 09 Jul 2012 09:37 PM PDT
O CAOS LITÚRGICO


COMO SE SABE - E NÃO HÁ COISA MAIS FÁCIL DE PROVAR IRREFUTAVELMENTE DO QUE ISSO - VIVEMOS NUM CAOS LITÚRGICO. OBSERVEMOS, OS INÚMEROS PROBLEMAS LITÚRGICOS A QUE SOMOS OBRIGADOS A ASSISTIR DIARIAMENTE. POR QUE ELES SE MANTÊM? O QUE PRESSUPÕEM? QUAIS OS EFEITOS QUE GERAM?


"POR ISSO, PARA A COMPREENSÃO DA PALAVRA DE DEUS, É NECESSÁRIO ENTENDER E VIVER O VALOR ESSENCIAL DA ACÇÃO LITÚRGICA. EM CERTO SENTIDO, A HERMENÊUTICA DA FÉ RELATIVAMENTE À SAGRADA ESCRITURA DEVE TER SEMPRE COMO PONTO DE REFERÊNCIA A LITURGIA, ONDE A PALAVRA DE DEUS É CELEBRADA COMO PALAVRA ACTUAL E VIVA: A IGREJA, NA LITURGIA, SEGUE FIELMENTE O MODO DE LER E INTERPRETAR AS SAGRADAS ESCRITURAS SEGUIDO PELO PRÓPRIO CRISTO, QUANDO, A PARTIR DO "HOJE" DO SEU EVENTO, EXORTA A PERSCRUTAR TODAS AS ESCRITURAS" - [PAPA BENTO XVI] . PRIMEIRAMENTE, NOTEMOS QUE UM DOS GRANDES FATORES QUE FAVORECEM A PERSEVERANÇA NO ERRO É A AUSÊNCIA DE UMA RETA FORMAÇÃO. ESTE FATOR, PORÉM, NÃO É O ÚNICO, POIS MUITOS DOS RESPONSÁVEIS DIRETOS DESTA BAGUNÇA LITÚRGICA SÃO SUJEITOS DOS QUAIS SE PODE PRESUMIR CONHEÇAM BEM AS REGRAS E OS PRECEITOS LITÚRGICOS. CONTUDO, A FALTA DE UMA FORMAÇÃO MAIS PROFUNDA, TAMBÉM POR PARTE DOS LEIGOS, FAVORECE IMENSAMENTE QUE OS ERROS TOMEM LUGAR. ESTE PROBLEMA - O DE UMA FORMAÇÃO INSUFICIENTE - PODE SER VISTO COMO PRODUTO DA CARÊNCIA DOS MEIOS PARA SE OBTER UMA COMPREENSÃO MAIS EXATA DO ASSUNTO. PORÉM, PENSO SER MAIS RAZOÁVEL A HIPÓTESE DE QUE ISTO SE FAZ POR PURO INTERESSE. PARECE HAVER UM DESEJO POSITIVO DE QUE OS DESMANDOS CONTINUEM E, PARA ASSEGURAR TAL INTENTO, CUMPRE MANTER OS LEIGOS E, SE POSSÍVEL, OS SEMINARISTAS E SACERDOTES, DISTANTES E DISTRAÍDOS DE UMA FORMAÇÃO MAIS ORTODOXA. ISTO PROVOCA EM POUCO TEMPO A PERDA DA UNIDADE LITÚRGICA. COM A AUSÊNCIA DE PRECEITOS CLAROS E FIXOS, A LITURGIA SE TORNA UM CONSTRUCTO ARBITRÁRIO DA COMUNIDADE OU DO ORDINÁRIO. ISTO SIGNIFICA QUE TEREMOS UMA LITURGIA RELATIVIZADA AOS GOSTOS DE CADA UM. HÁ COMO QUE UM PROTESTANTISMO NA LITURGIA E QUE SE EXERCE PELA PRÁTICA DO LIVRE EXAME DO SAGRADO. SURGE, LOGO, O FALSO PRESSUPOSTO DE QUE A LITURGIA É, ANTES DE TUDO, CONSTRUÍDA PELOS HOMENS. SE TAL É ASSIM, ELA PERDE TODO O SEU CARÁTER SOBRENATURAL, E SE TORNA REDUZIDA AO TAMANHO HUMANO. TEREMOS UMA NATURALIZAÇÃO DA MÍSTICA, ISTO É, UM REDUCIONISMO ABSURDO DA RELIGIÃO QUE SE TORNA MERO CAPRICHO HUMANO - COMO UMA BRINCADEIRA - DONDE CONSEQUENTEMENTE SE SEGUE A SUPER-VALORIZAÇÃO DA CRIATIVIDADE COMO GARANTIA DE SE TER UMA LITURGIA MAIS REAL E DINÂMICA. O REALISMO AQUI IDENTIFICA-SE COM A AGRADABILIDADE. SE A LITURGIA É FEITA PELOS HOMENS E PARA OS HOMENS, CUMPRE QUE ELA SEJA, TAMBÉM, AGRADÁVEL. A NATURALIZAÇÃO DA MÍSTICA SE DEGRADA NA RELIGIÃO DO BEM ESTAR. COMO SE PODE PERCEBER, ESTA VIA LEVA À AUTO-PROMOÇÃO DO HOMEM, À ADORAÇÃO DE SI MESMO, À AUTO-SUFICIÊNCIA E, NATURALMENTE, À PERDA DO SENSO DO SAGRADO. É UM MODO MUITO EFICAZ DE SE UTILIZAR DA RELIGIÃO PARA PERPETUAR, A PARTIR DELA, A GRANDE REVOLTA CONTRA A OBJETIVIDADE DIVINA. A NÃO OBEDIÊNCIA AOS PRECEITOS LITÚRGICOS EM FUNÇÃO DOS PRÓPRIOS GOSTOS SÓ PODE SER PROMOVIDA POR AQUELE MESMO ESPÍRITO QUE MOVEU OS NOSSOS PRIMEIROS PAIS À INFIDELIDADE COM DEUS, DONDE RESULTOU A ENTRADA DE TODA A ESPÉCIE DE MALES NO MUNDO. UMA LITURGIA, PORTANTO, QUE SE SUBMETA AOS GOSTOS PESSOAIS SERÁ, ANTES, UMA PROCLAMAÇÃO DE REVOLTA, E NÃO AQUELA SUAVE E ALEGRE DOCILIDADE A DEUS, CARACTERÍSTICA DOS SEUS AMIGOS, E QUE SE TRADUZ DE MODO PERFEITO NO SINGELO "FIAT" DE MARIA SANTÍSSIMA. POR TRÁS, PORTANTO, DOS DESMANDOS LITÚRGICOS, HÁ UM ESPÍRITO DE REVOLTA, DE AUTO-PROMOÇÃO, DE SOBERBA - E LEMBREMOS QUE DEUS RESISTE AOS SOBERBOS. UMA "LITURGIA CRIATIVA" VEDA OU DIFICULTA, POIS, O ACESSO A DEUS. HÁ TAMBÉM O FALSO PRESSUPOSTO DE QUE A LITURGIA É CONSTRUÍDA POR NÓS, QUANDO NA VERDADE ELA É DADA POR DEUS, ISTO É, ELA NOS PRECEDE E NOS ULTRAPASSA, SENDO O MODO PERFEITO DE COMO DEUS QUER SER CULTUADO. A OBSTINAÇÃO NO ERRO CAUSA, AINDA, DIVISÃO NO SEIO DA IGREJA CATÓLICA, QUE DEVE SER UNA, E FAZ COM QUE CADA PARÓQUIA TENHA UMA LITURGIA PECULIAR, SEGUNDO OS PRÓPRIOS GOSTOS, NUM ATO CONTÍNUO DE SUBVERSÃO. TAL ESTADO DE COISAS LEVA, POR FIM, À RELIGIÃO DO BEM ESTAR, A UM CERTO HEDONISMO PRETENSAMENTE ESPIRITUAL QUE IDENTIFICA O BEM E A VERDADE COM O BEM-ESTAR E A OPINIÃO DOS SUJEITOS. NADA HÁ DE BOM, PORTANTO, QUE SURJA DISTO.  O QUE PODEMOS FAZER É REZAR BASTANTE, RECONHECENDO QUE O AUXÍLIO MAIOR NESTES TEMPOS DE CRISE É DADO PELO PRÓPRIO DEUS. DEPOIS, DEVEMOS ESTUDAR PARA TER UMA RETA COMPREENSÃO DA NATUREZA DA IGREJA, DA LITURGIA, DA MÍSTICA, ETC. EM SEGUIDA, TEMOS DE NOS DESPIR DOS CUIDADOS E RESPEITOS HUMANOS, A FIM DE QUE POSSAMOS ENTRAR NESTA LUTA SEM RECEIOS E FAZER, DENTRO DAS NOSSAS CAPACIDADES, O POSSÍVEL PARA QUE MAIS E MAIS PESSOAS SE TORNEM CONSCIENTES DESTAS COISAS. É FUNDAMENTAL, TAMBÉM, QUE CUIDEMOS PARA NÃO CAIR NUM CERTO EXTREMISMO QUE PENSA SER VIRTUDE TODO TIPO DE BALBÚRDIA E AGITAÇÃO E DESAFORO, AINDA QUE SUPOSTAMENTE FAVORÁVEIS À TRADIÇÃO. JÁ DIZIA S. JOSEMARIA ESCRIVÁ: "INTRANSIGÊNCIA NÃO É DESTEMPERO". NÃO É PRECISO COMPRAR O DESGOSTO E O DESAPREÇO DE TODO MUNDO, COMO SE ISSO FOSSE UM VALOR EM SI. É PRECISO, SOMENTE, TER A DISPOSIÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO SINCERA, CLARA, SEM AMBIGUIDADES, E, DENTRO DO QUE NOS CONVÉM E DO QUE DE NÓS DEPENDE, SEM FALSOS PROTAGONISMOS, PROMOVER A RETIDÃO DOS COSTUMES LITÚRGICOS. EM SUMA: ENSINAR E DISCUTIR COM ARGUMENTOS E, ALÉM DISTO, SE EXERCERMOS ALGUMA FUNÇÃO LITÚRGICA, FAZER O POSSÍVEL PARA QUE SEJA CORRETA. BUSQUEMOS, TAMBÉM, QUE NÃO ESTEJAMOS SOZINHOS NESTA EMPRESA. SÓ NÃO DEIXEMOS QUE O DESCASO PASSE A NÓS POR OSMOSE . NÓS VEMOS QUE, DE ALGUMA FORMA, ENTROU DENTRO DO PROCESSO LITÚRGICO DA IGREJA CATÓLICA UMA MENTALIDADE ESTRANHA E ALHEIA A IGREJA, QUE NÓS PODERÍAMOS CHAMAR DE MENTALIDADE REVOLUCIONÁRIA, ONDE AS PESSOAS FAZEM A LITURGIA SUBJETIVA, A PARTIR DOS SEUS GOSTOS, DE SUAS VELEIDADES SUBJETIVAS. O PAPA JOÃO PAULO II ALERTAVA PARA ISSO, E É NECESSÁRIO ENTÃO NÓS RETORNARMOS A FORMA TRADICIONAL DA IGREJA CELEBRAR A LITURGIA, MESMO QUE TENHAMOS OS RITOS LITÚRGICOS DO VATICANO II. MAS A REFORMA LITÚRGICA DO VATICANO II DEVE SER EXECUTADA EM SINTONIA COM A TRADIÇÃO DE 20 SÉCULOS . O POVO DE DEUS DEVE SER RESPEITADO E EDUCADO LENTA E GRADUALMENTE, TRAZIDO PARA A PLENITUDE DA FÉ CATÓLICA E DA BELEZA DA LITURGIA CATÓLICA . NÓS ESTAMOS EM UM TEMPO DIFERENTE, E A IGREJA EVOLUI TAMBÉM NA SUA FORMA DE DEMONSTRAR DEVOÇÃO A CRISTO. FOI DE MIL ANOS PARA CÁ QUE COMEÇARAM AQUELAS HERESIAS QUE NEGARAM A PRESENÇA DE CRISTO NA EUCARISTIA QUE CULMINARAM COM A REFORMA PROTESTANTE, QUE A NEGOU DE VEZ, E AGORA ESTAMOS NESSA SITUAÇÃO. O PAPA BENTO XVI VEM SEGUIDAMENTE NOS DANDO EXEMPLO DE DEVOÇÃO EUCARÍSTICA, DE VERDADEIRA UNIÃO DA TRADIÇÃO DA IGREJA . A IGREJA SABE, COMO MÃE E MESTRA, COLOCAR O REMÉDIO CERTO NA HORA CERTA. E EM UM TEMPO EM QUE, INFELIZMENTE, ACONTECEM ABUSOS E PADRES QUE PERDEM A FÉ NA PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA, A IGREJA COMO MÃE E MESTRA QUER RENOVAR ESSA FÉ . O MISSAL ANTERIOR AQUELE QUE É CELEBRADO HOJE É UM MISSAL QUE SANTIFICOU GERAÇÕES E GERAÇÕES DE CRISTÃOS. AS PESSOAS VÊEM QUE EXISTE ALGO DE ERRADO NA FORMA DE SE CELEBRAR HOJE EM DIA, E POR ISSO TEM A TENDÊNCIA DE IMPUTAR ESSAS DIFICULDADES AO MISSAL DE PAULO VI . OU SEJA, "SE A LITURGIA VAI MAL, É PORQUE O MISSAL DE PAULO VI É MAU". EU RESPEITOSAMENTE DISCORDO DESSA OPINIÃO. EU ACHO QUE SE FOSSE EXECUTADO O MISSAL DE PAULO VI , SE ELE FOSSE OBEDECIDO , TERÍAMOS UMA LITURGIA ESPLENDOROSA E MAGNÍFICA . O PROBLEMA É QUE NÃO É FEITO . ENTÃO EXISTEM MUITOS EQUÍVOCOS COM RELAÇÃO AO MISSAL DE PAULO VI . NÓS VEMOS, POR EXEMPLO, NA INTERNET, COM FREQÜÊNCIA, ABUSOS LITÚRGICOS QUE SÃO FOTOGRAFADOS E COLOCADOS DIZENDO: "VEJAM O MISSAL DE PAULO VI!" QUANDO ISSO É INCORRETO, OU SEJA, AQUILO NÃO É O MISSAL DE PAULO VI, AQUILO É O ABUSO DELE. NÃO POSSO IMPUTAR AO MISSAL DE PAULO VI OS ATOS DAQUELES QUE ESTÃO DESTRUÍNDO ESTE MISSAL. AGORA, ESSES PEDIDOS QUE AUMENTAM CADA VEZ MAIS DE SE CELEBRAR A LITURGIA CONFORME O RITO EXTRAORDINÁRIO SÃO PEDIDOS DE PESSOAS BEM INTENCIONADAS QUE QUEREM VOLTAR A TRADIÇÃO DA IGREJA, E POR ISSO DEVEM SER VALORIZADOS E RESPEITADOS, AO MESMO TEMPO EM QUE ESSAS PESSOAS DEVERIAM SER ESCLARECIDAS, PARA QUE SE COMPREENDESSE QUE A ATUAL SITUAÇÃO DE DESRESPEITO DA LITURGIA NÃO É DEVIDA AO MISSAL , MAS EXATAMENTE A AUSÊNCIA DE RESPEITO AO MISSAL - [GRAA ; PADRE PAULO RICARDO]


LITURGIA DO DIA 10 DE JULHO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: OSÉIAS 8, 4-7.11-13


XIV SEMANA COMUM* , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DA PROFECIA DE OSEIAS - ASSIM FALA O SENHOR: 4CONSTITUÍRAM REIS SEM MINHA APROVAÇÃO, E CHEFES SEM MEU CONHECIMENTO. FIZERAM PARA SI ÍDOLOS DE SUA PRATA E DE SEU OURO, PARA A SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO. 5REJEITO TEU BEZERRO (DE OURO), Ó SAMARIA! MINHA CÓLERA INFLAMOU-SE CONTRA ELES. ATÉ QUANDO NÃO PODERÃO ELES PURIFICAR-SE? 6PORQUE (ESSE BEZERRO) É OBRA DE ISRAEL, FOI UM ARTISTA QUE O FEZ; ELE NÃO É UM DEUS, SERÁ, POIS, DESPEDAÇADO O BEZERRO DE SAMARIA. 7VISTO QUE SEMEARAM VENTOS, COLHERÃO TEMPESTADES; NÃO TERÃO SEQUER UMA ESPIGA, E O GRÃO NÃO DARÁ FARINHA; E, MESMO QUE A DESSE, SERIA COMIDA PELOS ESTRANGEIROS. 11EFRAIM MULTIPLICOU OS ALTARES, E SEUS ALTARES SÓ LHE SERVIRAM PARA PECAR. 12MESMO QUE EU LHE ESCREVA TODOS OS PRECEITOS DE MINHA LEI, ELE A ESTIMARÁ COMO UMA LEI ESTRAGEIRA. 13OFERECEM VÍTIMAS EM SACRIFÍCIO E COMEM-LHES AS CARNES, MAS O SENHOR NÃO SE COMPRAZ NELAS. DORAVANTE ELE SE LEMBRARÁ DA INIQUIDADE DELES, E PUNIRÁ OS SEUS PECADOS: VOLTARÃO PARA O EGITO. - PALAVRA DO SENHOR


SALMO RESPONSORIAL (SALMO 113)


REFRÃO: CONFIA, ISRAEL, NO SENHOR!
1. O MAR, À VISTA DISSO, FUGIU, O JORDÃO VOLVEU ATRÁS. OS MONTES SALTARAM COMO CARNEIROS; AS COLINAS, COMO CORDEIROS. - R.
2. QUE TENS, Ó MAR, PARA ASSIM FUGIRES? E TU, JORDÃO, PARA RETROCEDERES PARA A TUA FONTE? Ó MONTES, POR QUE SALTASTES COMO CARNEIROS, E VÓS, COLINAS, COMO CORDEIROS? - R.
3. ANTE A FACE DE DEUS, TREME, Ó TERRA, POR QUEM O ROCHEDO SE MUDOU EM LENÇOL DE ÁGUA, E A PEDRA EM FONTE DE ÁGUA VIVA. - R.
4. NÃO A NÓS, SENHOR, NÃO A NÓS, MAS AO VOSSO NOME DAI GLÓRIA, POR AMOR DE VOSSA MISERICÓRDIA E FIDELIDADE. POR QUE DIRIAM AS NAÇÕES PAGÃS: ONDE ESTÁ O DEUS DELES? - R.


EVANGELHO: MATEUS 9, 32-38


PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - NAQUELE TEMPO, 32LOGO QUE SE FORAM, APRESENTARAM-LHE UM MUDO, POSSUÍDO DO DEMÔNIO. 33O DEMÔNIO FOI EXPULSO, O MUDO FALOU E A MULTIDÃO EXCLAMAVA COM ADMIRAÇÃO: JAMAIS SE VIU ALGO SEMELHANTE EM ISRAEL. 34OS FARISEUS, PORÉM, DIZIAM: É PELO PRÍNCIPE DOS DEMÔNIOS QUE ELE EXPULSA OS DEMÔNIOS. 35JESUS PERCORRIA TODAS AS CIDADES E ALDEIAS. ENSINAVA NAS SINAGOGAS, PREGANDO O EVANGELHO DO REINO E CURANDO TODO MAL E TODA ENFERMIDADE. 36VENDO A MULTIDÃO, FICOU TOMADO DE COMPAIXÃO, PORQUE ESTAVA ENFRAQUECIDA E ABATIDA COMO OVELHAS SEM PASTOR. 37DISSE, ENTÃO, AOS SEUS DISCÍPULOS: A MESSE É GRANDE, MAS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS. 38PEDI, POIS, AO SENHOR DA MESSE QUE ENVIE OPERÁRIOS PARA SUA MESSE. - PALAVRA DA SALVAÇÃO


  • MENSAGEM DO DIA 25/10/2006 - "QUERIDOS FILHOS ! HOJE O SENHOR ME PERMITIU DIZER-LHES NOVAMENTE QUE VOCÊS ESTÃO VIVENDO EM UM TEMPO DE GRAÇA. VOCÊS NÃO TÊM CONSCIÊNCIA, FILHINHOS, QUE DEUS ESTÁ DANDO A VOCÊS UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA SE CONVERTEREM E VIVEREM NA PAZ E NO AMOR. VOCÊS ESTÃO MUITO CEGOS E APEGADOS ÀS COISAS TERRESTRES E PENSAM NAS COISAS TERRESTRES. DEUS ME MANDOU PARA GUIÁ-LOS ATÉ A VIDA ETERNA. EU, FILHINHOS, NÃO ESTOU CANSADA, EMBORA VEJA QUE SEUS CORAÇÕES ESTÃO PESADOS E CANSADOS DE TUDO O QUE É GRAÇA E DOM. OBRIGADA POR TEREM RESPONDIDO A MEU CHAMADO!" - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO OLAVO - HOJE A IGREJA NOS CONVIDA A CONTEMPLAR A VIDA DE SANTO OLAVO, O SANTO REI DA NORUEGA. NASCIDO EM 995 NUMA FAMÍLIA REAL, OLAVO MOSTRA-NOS COM SUA VIDA QUE A SANTIDADE NÃO ESCOLHE PROFISSÃO, NEM POSIÇÃO SOCIAL, POIS ELA NÃO VÊM SOBRE CLASSES, MAS SIM EM CORAÇÕES ABERTOS À GRAÇA DE CRISTO. ACONTECEU QUE O JOVEM OLAVO FOI PARA A INGLATERRA NUMA EXPEDIÇÃO E ASSIM PÔDE CONHECER JESUS, O CRISTIANISMO E SER BATIZADO, ISTO EM 1014. AO VOLTAR PARA A CASA, OLAVO, QUE ERA HERDEIRO DO TRONO, ENCONTROU O FALECIMENTO DO PAI E USURPADORES DO REINO. ASSIM TEVE OLAVO DE ASSUMIR O TRONO E SUBMETER OS INIMIGOS PELO COMBATE.  QUANDO ESTEVE NO PODER, SANTO OLAVO BUSCOU A SANTIDADE COMO REI; SEM DEIXAR DE FAZER DE TUDO PARA LEVAR DEUS AOS SÚDITOS, POR ISSO, PROCUROU ACABAR COM O PAGANISMO, CONSTRUIR IGREJAS E TRAZER SACERDOTES DA INGLATERRA PARA EVANGELIZAR SEU POVO. TODOS OS ESFORÇOS DE OLAVO PARA SUBMETER A NORUEGA AO REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES ENCONTRARAM ÊXITOS E BARREIRAS, AO PONTO DO SANTO REI TER QUE FICAR POR UM TEMPO EXILADO E AO VOLTAR FOI VÍTIMA DE UM CONFLITO ARMADO EM 1030. SANTO OLAVO, ROGAI POR NÓS!












Posted: 09 Jul 2012 05:32 PM PDT
A benignidade é um fruto do Espírito Santo que produz na vida do cristão uma transformação que o torna semelhante a Cristo. A gentileza, a compaixão, a misericórdia, o perdão, o desprendimento e a generosidade são os desdobramentos de uma vida pautada pela benignidade.
As pessoas benignas não praticam atos de caridade para agradar ou parecerem boas para os outros, agem segundo a Palavra de Deus, de forma sincera e discreta. São generosas e não esperam nada em troca, pois sabem que o Senhor, que tudo vê, as recompensará segundo a sinceridade dos seus corações. A gentileza com que tratam as outras pessoas não é forçada ou superficial, sentem prazer em ser agradáveis, educadas e carinhosas, pois tem a mesma natureza de Cristo: amável e amiga. São cristãos que sentem verdadeira compaixão pelo outro, que se colocam no lugar das pessoas sofredoras, sentem intensamente estes sofrimentos e lutam para melhorar a situação dessas pessoas.
Em um mundo tão perturbado, onde as pessoas agem de forma a defender apenas os próprios interesses, sendo indiferentes, traiçoeiras, frias, egoístas e avarentas, precisamos pedir a Deus o fruto da benignidade em nossas vidas. Precisamos deixar de olhar unicamente para nós mesmos, pois quem muito se reserva certamente não descobre a grandeza de si mesmo e nem a dos outros. Sigamos os ensinamento de Madre Teresa de Calcutá, a santa dos pobres e dasvalidos:
"Dê sempre o melhor... E o melhor virá. Às vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas... Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta e interesseiro... Seja gentil assim mesmo. Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros... Vença assim mesmo. Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo... Seja honesto e franco assim mesmo. Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja... Seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã... Faça o bem assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante... Dê o melhor assim mesmo. E veja você, que no final das contas, é entre você e Deus... nunca será entre você e eles!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]