Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 16 de julho de 2012

    Nossa Senhora de Medjugorje




    Nossa Senhora de Medjugorje



    Posted: 15 Jul 2012 11:33 AM PDT


    Terço da Divina Misericórdia, rezado na Festa da Rainha da Paz, dia 25.06.12: 

     
    Posted: 15 Jul 2012 11:07 AM PDT

    Caros jovens! O caminho para a Verdadeira Felicidade só se encontra em Deus e na Sua Santa Igreja! Por meio da Oração do Rosário de Maria, da Confissão Sacramental e da Eucaristia sempre em Estado de Graça, se encontra a Verdadeira Paz e Alegria que tanto se almeja! Também a cura e a Purificação do próprio coração e a verdadeira descoberta da própria identidade!... a Vontade de Deus para sua vida!

      "Ser jovem é ser vida! Ser jovem é ter no peito, um coração que não se cansa! Ser jovem é crer que sempre depois do horizonte, haverá um novo amanhecer cheio de luz! Ser jovem é sempre crer, quando tudo à sua volta já não oferece esperança! Ser jovem é sempre sorrir, mesmo quando as lágrimas desejam cair dos olhos, é sempre lutar sem pensar na dor! Ser jovem é ser obediente, à Voz da SABEDORIA DIVINA! Ser jovem é sempre olhar para o alto, ainda que tudo diga:'não adianta'! É gostar do que é belo, verdadeiro, puro e santo! É ter garra! É ser reflexo da VIDA! É lutar até o fim por aquilo que se quer! 
    Quando eu tinha 15 anos, com o Meu "SIM", trouxe DEUS ao mundo, e todos foram redimidos... Também vocês, mesmo sendo muito novos, podem com o seu "sim", fazer 'coisas grandiosas' por DEUS e pela conversão do mundo! Sejam Santos! Sejam jovens obedientes a DEUS!" (Nossa Senhora à uma alma especial) 

    "Adolescente, fala em teu interesse uma vez; duas vezes no máximo, se tiveres sido interrogado. Repete a fala, dizendo muito em poucas palavras; porta-te como quem sabe, mas ao mesmo tempo cala-te. No meio dos grandes não banques o presunçoso; da mesma forma, onde há idosos não fale muito. Como o relâmpago vem antes do trovão, à frente do modesto vai à simpatia. Na hora de levantar-te, não te demores; sê o primeiro a retirar-te, voltando para casa. Lá te diverte, lá brinca; realiza teus desígnios, mas não peques com palavras arrogantes. E por todas essas coisas bendize a Deus, que te criou e te inebria de todos os seus dons." (Eclo, 10-17)



     Caros jovens! Amadíssimos jovens dos Corações de Jesus e Maria! Como é difícil viver estes tempos! Tempos de tantas crises no mundo! Acima das crises econômicas, seja na Europa, seja nos Estados Unidos ou nos países diretamente ou indiretamente atingidos pelo bloco europeu ou Estados Unidos, a crise de FÉ é a maior de todas, e, seguramente, a origem de qualquer outra! A expulsão do Senhor na história da humanidade, ou seja: a tentativa do homem mau, de extirpar desta terra, qualquer vestígio da presença do Senhor criador deste mesmo mundo. O homem mau, negando o Inegável! O homem mau, desejando colocar para o exterior o deserto do interior do seu coração: esta mesma ausência de Deus, na qual ele mesmo rejeita. Enfim, a exaltação do pecado, como um algo normal.

    Tempos que vivemos também, em consequência deste primeiro contexto acima, em que particularmente a juventude é fortemente atacada pelo demônio, através das mais variadas ofertas sedutoras: a ociosidade na internet, o tal do 'ficar sem compromisso', prostituição do próprio corpo por meio da roupa, da masturbação, da música, do sexo fácil e desvinculado de sua origem, da bebedeira,  drogas, baladas 'nada santas', que descambam para a  ideia de LIBERDADE no conceito mundano. Para o jovem cristão  tantas ofertas de' vida fácil',  é um grande desafio : dizer 'não' às seduções do mundo. Dizer 'não' às ofertas de 'FELICIDADE' que o mundo acredita ser . Dizer 'não' ao estilo de vida de jovem 'normal' e 'sadio' como o mundo conceitua. Afinal de contas, amar a Deus e buscar viver seus mandamentos, é coisa careta. Para o mundo, o jovem tem mesmo é que 'curtir'!. Dizer 'sim' à Deus, tal como Maria Santíssima, realmente é a grande a chave do jovem neste mundo: se comprometer a amar a Deus. Esta é a primeira grande ajuda para futuramente, se evitar as ocasiões de pecado. Para o jovem cristão que deseja viver verdadeiramente uma vida cristã, a resposta se encontra na Santa Madre Igreja: a vida nos sacramentos, sobretudo a confissão e a Eucaristia e a vivência do Santo Evangelho e a oração frequente e confiante do Rosário de Maria, bem como a sua consagração à Deus por meio do Seu Imaculado Coração, são os refúgios e a normativa para a descoberta de uma verdadeira e sincera identidade do que é ser homem e mulher, nesta etapa da vida. Deus não quer reter o joem para Si, como se este fosse um escravo Dele, mas, Deus o quer livre, verdadeiramente feliz e liberto, sabendo realmente para que existe e o que Deus deseja dele. Deus só quer a felicidade dele! Apenas isso! A verdadeira FELICIDADE da JUVENTUDE é em DEUS! A Verdadeira Alegria e a Verdadeira Liberdade só se encontra em Deus! O resto é apenas desilusão! Apenas um sopro! Por mais que tenha aparência de prazer e felicidade.

     Já a dita 'felicidade' que é ofertada ao jovem no mundo, é apenas aparência, tal qual as paixões deste mundo, e tal qual o pecado: bonito e atraente pela frente, mas, por trás, um rastro de destruição e falta de esperança! E isso que o demônio que fazer nós acreditarmos depois que pecamos. Que não adianta fazer mais nada. Que estamos mortos! Daí é hora de nos arrependermos e corrermos de volta ao confessionário sem pestanejar, sem enrolar, sem se considerar tão pecador, que a Misericórdia Divina não possa suplantar. O pecado destrói e desfigura nossa identidade. Ainda mais na etapa do jovem, que busca uma identidade para a vida adulta, pois agora é preciso andar a passos largos, esta angústia pode tornar-se  ainda maior.

    Porém, coragem! Deus é conosco! Basta que escolhamos à Ele! Busquemos por meio da oração constante e vigilante do Santo Terço e do Santo rosário, abrir-nos à Deus! O Rosário é a grande arma do jovem! O Terço, Rosário, abre a alma para Deus e para a Igreja, pelas Mãos Daquela que é a ponte para Jesus e Mãe da Igreja, que é Esposa de Cristo. Por meio do Rosário, o jovem é levado a amar a Deus, a buscar a oração constante em sua vida - uma nova experiência de vida com Cristo -,  o Sacramento da Confissão, da Eucaristia sempre em Estado de Graça e da consequente Purificação do Coração, nesta imensa batalha que é aluta do nosso coração contra nossos maus desejos, sobretudo em uma fase em que somos tão atacados na área da sexualidade, cada qual à sua maneira, já que o demônio muito nos estuda, e, sabe de algum modo onde somos fracos nesta área.

    Se cairmos, caros irmãos, não temamos! não desistamos! A Verdadeira Felicidade como dito acima, só se encontra em Deus! Já é um grande avanço! A Felicidade não está no mundo! Somente em Deus! Então, se cairmos no pecado, busquemos a Deus na oração e no Sacramento da Confissão! E daí na Sagrada Eucaristia, onde Jesus deseja se unir conosco e nos curar, nos ajudar a viver a santidade que ele deseja para nós!

    Caros jovens! Confiança em Deus! Ele nos ama! Então nos aproximemos Dele por meio de Maria, e não importa o que acontecer, não nos afastemos mais deste amabilíssimo Coração! A Paz dos Corações de Jesus e Maria à todos vocês!!!
    Posted: 15 Jul 2012 05:50 AM PDT
    Pouco depois do meio-dia, já de regresso a Castel Gandolfo, Bento XVi não quis faltar ao costumado encontro com os fiéis para a recitação da oração mariana do Angelus. Na sua alocução, o Papa recordou de novo as leituras da missa deste domingo, mas fê-lo evocando ao mesmo tempo o santo do dia: São Boaventura, franciscano, Doutor da Igreja, sucessor de São Francisco de Assis à frente da Ordem dos Frades Menores. Bento XVI recordou que São Boaventura declarava que o que mais o impressionara na vida de São Francisco era o facto de esta se assemelhar aos inícios e ao crescimento da Igreja. O que – sublinhou o Papa – faz pensar no Evangelho deste domingo, e no envio que Jesus faz dos seus Apóstolos, em missão, dois a dois, de maneira pobre, austera, sem saco nem provisões. "Francisco de Assis, depois da sua conversão, praticou à letra este Evangelho, tornando-se testemunha fidelíssimo de Jesus. Associado de modo singular ao mistério da Cruz, foi transformado num 'outro Cristo', como o apresenta São Boaventura". Por outro lado, fez notar ainda o Papa, "toda a vida de São Boaventura, como também a sua teologia, têm como centro inspirador Jesus Cristo", aquela centralidade que encontramos na segunda Leitura deste domingo, com o célebre hino da Carta de São Paulo aos Efésios. "Este hino paulino contém a visão da história que São Boaventura contribuiu a difundir na Igreja: toda a história tem como centro Cristo, o qual garante também novidade e renovação a cada época". De facto, em Jesus Deus disse-nos e deu-nos tudo. Ele é um tesouro inesgotável, o Espírito Santo nunca acaba de revelar e de atualizar o seu mistério. É por isso que a obra de Cristo e da Igreja avança sempre. De entre os presentes neste domingo no pátio interior de Castel Gandolfo, encontrava-se um grupo de peregrinos brasileiros, que Bento XVI saudou expressamente: "Dirijo agora uma saudação especial para os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente para os fiéis da Paróquia São José, de Bragança Paulista e para o grupo de Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, acompanhadas de professores de escolas brasileiras. Agradecido pela amizade e orações, sobre todos invoco os dons do Espírito Santo para serem verdadeiras testemunhas de Cristo no meio das respectivas famílias e comunidades, que de coração abençoo. » Radio Vaticano
    Posted: 15 Jul 2012 03:16 AM PDT
    Dia de São Boaventura, bispo e doutor da Igreja LAUDES V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Hoje cantemos o triunfo do guia sábio e bom pastor; que já reina entre os eleitos a testemunha do Senhor. Foi sacerdote, guia e mestre do povo santo do Senhor. Como prelado e como sábio, da vida o dom lhe preparou. Oremos para que, bondoso, peça perdão para os faltosos, e sua prece nos conduza do céu aos cumes luminosos. Poder, louvor, honra e glória ao Deus eterno e verdadeiro, que, em suas leis, rege e sustenta, governa e guia o mundo inteiro. Salmodia Ant. 1 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre o cimo da montanha. Aleluia. Salmo 62 (63), 2-9. Sede de Deus Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5) — 2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!* Desde a aurora ansioso vos busco! = A minh'alma tem sede de vós,+ minha carne também vos deseja,* como terra sedenta e sem água! — 3Venho, assim, contemplar-vos no templo,* para ver vossa glória e poder. — 4Vosso amor vale mais do que a vida:* e por isso meus lábios vos louvam. — 5Quero, pois, vos louvar pela vida,* e elevar para vós minhas mãos! — 6A minh'alma será saciada,* como em grande banquete de festa; — cantará a alegria em meus lábios,* ao cantar para vós meu louvor! - 7Penso em vós no meu leito, de noite,* nas vigílias suspiro por vós! — 8Para mim fostes sempre um socorro;* de vossas asas à sombra eu exulto! — 9Minha alma se agarra em vós;* com poder vossa mão me sustenta. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre o cimo da montanha. Aleluia. Ant. 2 Brilhe aos homens vossa luz; vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste. Aleluia. No cânticos que se segue o refrão entre parênteses é opcional. Cântico Dn 3,57-88.56 Louvor das criaturas ao Senhor Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5) - 57Obras do Senhor, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - 58Céus, bendizei o Senhor! 59Anjos do Senhor, bendizei o Senhor! (R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! Ou R. A ele glória e louvor eternamente) - 60Águas do alto céu, bendizei o Senhor!* 61Potências do Senhor, bendizei o Senhor! - 62Lua e sol, bendizei o Senhor!* 63Astros e estrelas bendizei o Senhor! (R.) - 64Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!* 65Brisas e ventos, bendizei o Senhor! - 66Fogo e calor, bendizei o Senhor!* 67Frio e ardor, bendizei o Senhor! (R.) - 68Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!* 69Geada e frio, bendizei o Senhor! - 70Gelos e neves, bendizei o Senhor!* 71Noites e dias, bendizei o Senhor! (R.) - 72Luzes e trevas, bendizei o Senhor!* 73Raios e nuvens, bendizei o Senhor! -74Ilhas e terra, bendizei ao Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - 75Montes e colinas, bendizei o Senhor!* 76Plantas da terra, bendizei o Senhor! - 77Mares e rios, bendizei o Senhor!* 78Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! (R.) - 79Baleias e peixes, bendizei o Senhor!* 80Pássaros do céu, bendizei o Senhor! - 81Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!* 82Filhos dos homens, bendizei o Senhor! (R.) - 83Filhos de Israel, bendizei o Senhor!* Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - 84Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!* 85Servos do Senhor, bendizei o Senhor! (R.) - 86Almas dos justos, bendizei o Senhor!* 87Santos e humildes, bendizei o Senhor! - 88Jovens Misael,Ananias e Azarias, bendizei o Senhor,* louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! (R.) - ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo* louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! - 56Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus!* Sois digno de louvor e de glória eternamente! (R.) No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai Ant. Brilhe aos homens vossa luz; vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste. Aleluia. Ant. 3 A palavra do Senhor é viva e eficaz; é cortante e penetrante como espada de dois gumes. Aleluia. Salmo 149 A alegria e o louvor dos santos Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio) — 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* e o seu louvor na assembléia dos fiéis! — 2Alegre-se Israel em quem o fez,* e Sião se rejubile no seu Rei! — 3Com danças glorifiquem o seu nome,* toquem harpa e tambor em sua honra! — 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo* e coroa com vitória os seus humildes. — 5Exultem os fiéis por sua glória,* e cantando se levantem de seus leitos, — 6com louvores do Senhor em sua boca* e espadas de dois gumes em sua mão, — 7para exercer sua vingança entre as nações,* e infligir o seu castigo entre os povos, — 8colocando nas algemas os seus reis,* e seus nobres entre ferros e correntes, — 9para aplicar-lhes a sentença já escrita:* Eis a glória para todos os seus santos. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. A palavra do Senhor é viva e eficaz; é cortante e penetrante como espada de dois gumes. Aleluia. Leitura breve Hb 13,7-9a Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e, considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis enganar por qualquer espécie de doutrina estranha. Responsório breve R. Colocastes sentinelas * Vigiando vosso povo. R.Colocastes. V. Anunciam, dia e noite, vosso nome, ó Senhor. * Vigiando. Glória ao Pai. R.Colocastes. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Não sois vós que falareis, é o Espírito do Pai que em vós há de falar. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. sois vós que falareis, é o Espírito do Pai que em vós há de falar. Preces Agradeçamos a Cristo, o bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas; e lhe peçamos: R. Apascentai, Senhor, o vosso rebanho! Cristo, quisestes mostrar vosso amor e misericórdia nos santos pastores; – por meio deles, sede sempre misericordioso para conosco. R. Através dos vossos representantes na terra, continuais a ser o Pastor das nossas almas; – não vos canseis de nos dirigir por intermédio de nossos pastores. R. Em vossos santos, que guiam os povos, sois o médico dos corpos e das almas; – não cesseis de exercer para conosco o ministério da vida e da santidade. R. Pela sabedoria e caridade dos santos, instruístes o vosso rebanho; – guiados pelos nossos pastores, fazei-nos crescer na santidade. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de São Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. HINO Vós que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente. E da santa morte o prêmio nos dê glória eternamente. Escutai-nos, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que convosco e o Espírito vive em plena comunhão. Salmodia Ant. Nós somos ajudantes do Senhor na sua Igreja; vós sois a construção e a plantação que Deus cultiva. Salmo 125(126) Alegria e esperança em Deus Assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação (2Cor 1,7). –1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, * parecíamos sonhar; –2 encheu-se de sorriso nossa boca, * nossos lábios, de canções. – Entre os gentios se dizia: 'Maravilhas * fez com eles o Senhor!' –3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, * exultemos de alegria! –4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor, * como torrentes no deserto. –5 Os que lançam as sementes entre lágrimas, * ceifarão com alegria. –6 Chorando de tristeza sairão, * espalhando suas sementes; – cantando de alegria voltarão, * carregando os seus feixes! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 126(127) O trabalho sem Deus é inútil Vós sois a construção de Deus (1Cor 3,9). –1 Se o Senhor não construir a nossa casa, * em vão trabalharão seus construtores; – Se o Senhor não vigiar nossa cidade, * em vão vigiarão as sentinelas! –2 É inútil levantar de madrugada, * ou à noite retardar vosso repouso, – para ganhar o pão sofrido do trabalho, * que a seus amados Deus concede enquanto dormem. –3 Os filhos são a bênção do Senhor, * o fruto das entranhas, sua dádiva. –4 Como flechas que um guerreiro tem na mão, * são os filhos de um casal de esposos jovens. –5 Feliz aquele pai que com tais flechas * consegue abastecer a sua aljava! – Não será envergonhado ao enfrentar * seus inimigos junto às portas da cidade. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 127(128) A paz do Senhor na família De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio). –1 Feliz és tu se temes o Senhor * † e trilhas seus caminhos! –2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, * serás feliz, tudo irá bem! –3 A tua esposa é uma videira bem fecunda * no coração da tua casa; – os teus filhos são rebentos de oliveira * ao redor de tua mesa. –4 Será assim abençoado todo homem * que teme o Senhor. –5 O Senhor te abençoe de Sião, * cada dia de tua vida; – para que vejas prosperar Jerusalém * 6 e os filhos dos teus filhos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. – Ó Senhor, que venha a paz a Israel, * que venha a paz ao vosso povo! Ant. Nós somos ajudantes do Senhor na sua Igreja; vós sois a construção e a plantação que Deus cultiva. Leitura breve 1Tm 3,13 Os que exercem bem o ministério, recebem uma posição de estima e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus. V. Se o Senhor não construir a nossa casa, R. Em vão trabalharão seus construtores. Oração Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de São Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. SÃO BOAVENTURA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA Memória Nasceu por volta de 1218, em Bagnorégio, na Etrúria (Itália). Estudou filosofia e teologia em Paris e, Obtida a láurea de doutor, ensinou as mesmas disciplinas, com grande aproveitamento, aos seus irmãos da Ordem dos Frades Menores. Eleito ministro geral da Ordem, governou-a com prudência e sabedoria. Foi nomeado bispo de Albano e criado cardeal. Morreu em Lião (França), no ano de 1274. Escreveu muitas obras filosóficas e teológicas. ____________________________________________________________________________ Ofício das Leituras V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras. Hino Cristo Pastor, modelo dos pastores, comemorando a festa deste Santo, a multidão fiel e jubilosa, vosso louvor celebra neste canto. O vosso Espírito ungiu o forte atleta pelo dom íntimo duma unção de amor; tornando-o apto para a dura luta, do povo santo o fez fiel pastor. Do seu rebanho foi pastor e exemplo, ao pobre alívio e para os cegos luz, pai carinhoso, tudo para todos, seguindo em tudo o Bom Pastor Jesus. Cristo, que aos santos dais nos céus o prêmio, com vossa glória os coroando assim, dai-nos seguir os passos deste mestre e ter um dia um semelhante fim. Justo louvor ao Sumo Pai cantemos, e a vós, Jesus, Eterno Rei, também. Honra e poder ao vosso Santo Espírito no mundo inteiro, agora e sempre. Amém. Salmodia Ant. 1 Quem quiser ser o primeiro, seja o servo, seja o último. Salmo 20(21),2-8.14 –2 Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; * quanto exulta de alegria em vosso auxílio! –3 O que sonhou seu coração, lhe concedestes; * não recusastes os pedidos de seus lábios. –4 Com bênção generosa o preparastes; * de ouro puro coroastes sua fronte. –5 A vida ele pediu e vós lhe destes, * longos dias, vida longa pelos séculos. –6 É grande a sua glória em vosso auxílio; * de esplendor e majestade o revestistes. –7 Transformastes o seu nome numa bênção, * e o cobristes de alegria em vossa face. – –8 Por isso o rei confia no Senhor, * e por seu amor fiel não cairá, –14 Levantai-vos com poder, ó Senhor Deus, * e cantaremos celebrando a vossa força! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Quem quiser ser o primeiro, seja o servo, seja o último. Ant. 2 Quando vier o supremo Pastor de nossas almas, recebereis a coroa de glória imperecível. Salmo 91(92) I –2 Como é bom agradecermos ao Senhor * e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! –3 Anunciar pela manhã vossa bondade, * e o vosso amor fiel, a noite inteira, –4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, * com canto acompanhado ao som da cítara. –5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, * e rejubilo de alegria em vossas obras. –6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, * quão profundos são os vossos pensamentos! –7 Só o homem insensato não entende, * só o estulto não percebe nada disso! –8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, * ou prosperem igualmente os malfeitores, – são destinados a perder-se para sempre. * 9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Quando vier o supremo Pastor de nossas almas, recebereis a coroa de glória imperecível. Ant. 3 Servo bom e fiel, vem entrar na alegria de Jesus, teuSenhor. II =10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, † eis que os vossos inimigos vão perder-se, * e os malfeitores serão todos dispersados. –11 Vós me destes toda a força de um touro, * e sobre mim um óleo puro derramastes; –12 triunfante, posso olhar meus inimigos, * vitorioso, escuto a voz de seus gemidos. –13 O justo crescerá como a palmeira, * florirá igual ao cedro que há no Líbano; –14 na casa do Senhor estão plantados, * nos átrios de meu Deus florescerão. –15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, * cheios de seiva e de folhas verdejantes; –16 e dirão: "É justo mesmo o Senhor Deus: * meu Rochedo, não existe nele o mal!" – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Servo bom e fiel, vem entrar na alegria de Jesus, teuSenhor. V. Ouvirás uma palavra de meus lábios. R. E haverás de transmitir-lhes em meu nome. Primeira leitura Do Livro do Eclesiástico 39,1b-14 O sábio, versado nas Escrituras 1bO sábio busca a sabedoria de todos os antigos e dedica o seu tempo às profecias. 2Conserva as narrações dos homens célebres, penetra na sutileza das parábolas. 3Investiga o sentido oculto dos provérbios, deleita-se com os segredos das parábolas. 4Presta serviços no meio dos grandes e apresenta-se diante dos que governam. 5Percorre as terras dos povos estrangeiros, experimentando o que é bom e mal entre os homens. 6Empenha bem cedo o coração, a dirigir-se ao Senhor que o criou, elevando suas orações ao Altíssimo. 7Abre a sua boca para rezar e pede perdão pelos próprios pecados. 8E se o Senhor, em sua grandeza, quiser, ele será repleto do espírito de inteligência. 9Fará chover as palavras da sua sabedoria, e em sua oração dará graças ao Senhor. 10Conservará retos o seu conselho e a sua ciência, e aprofundará os segredos divinos. 11Ensinará publicamente a instrução recebida e se gloriará na Lei da Aliança do Senhor. 12Muitos louvarão a sua sabedoria, a qual jamais será esquecida. 13Sua lembrança nunca se apagará, e seu nome vai ser recordado de geração em geração. 14As nações hão de proclamar a sua sabedoria e a assembléia celebrará o seu louvor. Responsório Cf. Eclo 15,5-6 R. No meio da assembléia falou palavras sábias. * Deus o encheu com seu Espírito de saber e inteligência. V. Guardou tesouros para ele de alegria e de júbilo. * Deus o encheu. Segunda leitura Do Opúsculo Itinerário da mente para Deus, de São Boaventura, bispo (Cap.7,1.2.4.6:Operaomnia,5,312-313) (Séc.XII) A sabedoria mística revelada pelo Espírito Santo Cristo é o caminho e a porta. Cristo é a escada e o veículo, o propiciatório colocado sobre a arca de Deus (cf. Ex 26,34) e o mistério desde sempre escondido (Ef 3,9). Quem olha para este propiciatório, como rosto totalmente voltado para ele, contemplando-o suspenso na cruz, com fé, esperança e caridade, com devoção, admiração e alegria, com veneração, louvor e júbilo, realiza com ele a páscoa, isto é, a passagem. E assim, por meio do lenho da cruz, atravessa o mar Vermelho, saindo do Egito e entrando no deserto, onde saboreia o maná escondido. Descansa também no túmulo com Cristo, parecendo exteriormente morto, mas experimentando, tanto quanto é possível à sua condição de peregrino, aquilo que foi dito pelo próprio Cristo ao ladrão que o reconhecera: Ainda hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23,43). Nesta passagem, se for perfeita, é preciso deixar todas as operações intelectuais, e que o ápice de todo o afeto seja transferido e transformado em Deus. Estamos diante de uma realidade mística e profundíssima: ninguém a conhece, a não ser quem a recebe; ninguém a recebe, se não a deseja; nem a deseja, se não for inflamado, até à medula, pelo fogo do Espírito Santo, que Cristo enviou ao mundo. Por isso, o Apóstolo diz que essa sabedoria mística é revelada pelo Espírito Santo (cf. 1Cor 2,13). Se, portanto, queres saber como isso acontece, interroga a graça, e não a ciência; o desejo, e não a inteligência; o gemido da oração, e não o estudo dos livros; o esposo, e não o professor; Deus, e não o homem; a escuridão, e não a claridade. Não interrogues a luz, mas o fogo que tudo inflama e transfere para Deus, com unções suavíssimas e afetos ardentíssimos. Esse fogo é Deus; a sua fornalha está em Jerusalém. Cristo acendeu-a no calor da sua ardentíssima paixão. Verdadeiramente, só pode suportá-la quem diz: Minha alma prefere ser sufocada, e os meus ossos a morte (cf. Jó 7,15). Quem ama esta morte pode ver a Deus porque, sem dúvida alguma, é verdade: O homem não pode ver-me e viver (Ex 33,20). Morramos, pois, e entremos na escuridão; imponhamos silêncio às preocupações, paixões e fantasias. Com Cristo crucificado, passemos deste mundo para o Pai (cf. Jo 13,1), a fim de podermos dizer com o apóstolo Filipe, quando o Pai se manifestar a nós: Isso nos basta (Jo 14,8); ouvirmos com São Paulo: Basta-te a minha graça (2Cor 12,9); e exultar com Davi, exclamando: Mesmo que o corpo e o coração vão se gastando, Deus é minha parte e minha herança para sempre! (Sl 72,26). Bendito seja Deus para sempre! E que todo o povo diga: Amém! Amém! (cf. Sl 105,48). Responsório 1Jo 3,24; Eclo 1,9a.10ab R. Quem guarda os preceitos de Deus, em Deus permanece e Deus nele. * Sabemos que em nós permanece, pelo Espírito que ele nos deu. V. Deus criou pelo Espírito Santo, e espalhou sobre todas as coisas a sabedoria divina. * Sabemos. Oração Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de São Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus.
    Posted: 14 Jul 2012 08:56 PM PDT
    NOSSA SENHORA, PAVOR DOS DEMÔNIOSQUANDO SÃO DOMINGOS ESTAVA PREGANDO O ROSÁRIO PERTO DE CARCASSONA, TROUXERAM À SUA PRESENÇA UM ALBIGENSE QUE ESTAVA POSSESO PELO DEMÔNIO, PARECE QUE MAIS DE DOZE MIL PESSOAS TINHAM VINDO OUVI-LO PREGAR.OS DEMÔNIOS QUE POSSUÍAM ESSE INFELIZ FORAM OBRIGADOS A RESPONDER ÀS PERGUNTAS DE SÃO DOMINGOS, COM MUITO CONSTRANGIMENTO. ELES DISSERAM QUE:


    1 - HAVIA QUINZE MIL DELES NO CORPO DESSE POBRE HOMEM, PORQUE ELE ATACOU OS QUINZE MISTÉRIOS DO ROSÁRIO ; 2 - ELES CONTINUARAM A TESTEMUNHAR QUE, QUANDO SÃO DOMINGOS PREGAVA O ROSÁRIO ELE IMPUNHA MEDO E HORROR NAS PROFUNDEZAS DO INFERNO E QUE ELE ERA O HOMEM QUE ELES MAIS ODIAVAM EM TODO O MUNDO, ISTO POR CAUSA DAS ALMAS QUE ELE ARRANCOU DOS DEMÔNIOS ATRAVÉS DA DEVOÇÃO DO SANTO ROSÁRIO; ELES ENTÃO REVELARAM VÁRIAS OUTRAS COISAS . SÃO DOMINGOS COLOCOU O SEU ROSÁRIO EM VOLTA DO PESCOÇO DO ALBIGENSE E PEDIU QUE OS DEMÔNIOS LHE DISSESSEM QUEM DE TODOS OS SANTOS NOS CÉUS ELES MAIS TEMIAM, E QUEM DEVERIA SER, PORTANTO MAIS AMADO E REVERENCIADO PELOS HOMENS . NESSE MOMENTO ELES SOLTARAM UM GEMIDO INEXPRIMÍVEL NO QUAL A MAIORIA DAS PESSOAS CAIU POR TERRA DESMAIANDO DE MEDO...E ELES DISSERAM: " DOMINGOS, NÓS TE IMPLORAMOS, PELA PAIXÃO DE JESUS CRISTO E PELOS MÉRITOS DE SUA MÃE E DE TODOS OS SANTOS, DEIXE-NOS SAIR DESSE CORPO SEM QUE FALEMOS MAIS, POIS OS ANJOS RESPONDERÃO SUA PERGUNTA A QUALQUER MOMENTO.....SÃO DOMINGOS AJOELHOU-SE E REZOU À NOSSA SENHORA PARA QUE ELA FORÇASSE OS INIMIGOS A PROCLAMAREM A VERDADE COMPLETA E NADA MAIS QUE A VERDADE . MAL TINHA TERMINADO DE REZAR VIU A SANTÍSSIMA VIRGEM PERTO DE SI, RODEADA POR UMA MULTIDÃO DE ANJOS.ELA BATEU NO HOMEM POSSESO COM UM CAJADO DE OURO QUE SEGURAVA E DISSE: "RESPONDA AO MEU SERVO DOMINGOS IMEDIATAMENTE" . ENTÃO OS DEMÔNIOS COMEÇARAM A GRITAR : "OH, VÓS, QUE SOIS NOSSA INIMIGA, NOSSA RUINA E NOSSA DESTRUIÇÃO, PORQUE DESCESTE DO CÉUS SÓ PARA NOS TORTURAR TÃO CRUELMENTE? OH, ADVOGADA DOS PECADORES, VÓS QUE OS TIRAIS DAS PRESAS DO INFERNO, VÓS QUE SOIS O CAMINHO CERTEIRO PARA O CÉUS, DEVEMOS NÓS, PARA O NOSSO PRÓPRIO PESAR, DIZER TODA A VERDADE E CONFESSAR DIANTE DE TODOS QUEM É QUE É A CAUSA DE NOSSA VERGONHA E NOSSA RUINA? OH, POBRES DE NÓS, PRINCIPES DA ESCURIDÃO: ENTÃO, OUÇAM BEM, VOCÊS CRISTÃOS: A MÃE DE JESUS CRISTO É TODO-PODEROSA E ELA PODE SALVAR SEUS SERVOS DE CAÍREM NO INFERNO.ELA É O SOL QUE DESTRÓI A ESCURIDÃO DE NOSSA ASTÚCIA E SUTILEZA. É ELA QUE DESCOBRE NOSSOS PLANOS OCULTOS, QUEBRA NOSSAS ARMADILHAS E FAZ COM QUE NOSSAS TENTAÇÕES FIQUEM INÚTEIS E SEM EFEITO . NÓS TEMOS QUE DIZER, PORÉM DE MANEIRA RELUTANTE, QUE NEM SEQUER UMA ALMA QUE REALMENTE PERSEVEROU NO SEU SERVIÇO FOI CONDENADA CONOSCO; UM SIMPLES SUSPIRO QUE ELA OFERECE À SANTÍSSIMA TRINDADE É MAIS PRECIOSO QUE TODAS AS ORAÇÕES, DESEJOS E ASPIRAÇÕES DE TODOS OS SANTOS . NÓS A TEMEMOS MAIS QUE TODOS OS SANTOS NOS CÉUS JUNTOS E NÃO TEMOS NENHUM SUCESSO COM SEUS FIÉIS SERVOS. MUITOS CRISTÃO QUE A INVOCAM QUANDO ESTÃO NA HORA DA MORTE E QUE SERIAM CONDENADOS, DE ACORDO COM OS NOSSOS PADRÕES ORDINÁRIOS, SÃO SALVOS POR SUA INTERCESSÃO . OH, SE PELO MENOS ESSA MARIA (ASSIM ERA NA SUA FÚRIA COMO ELES A CHAMARAM) NÃO TIVESSE SE OPOSTO AOS NOSSOS DESÍNIOS E ESFORÇOS, TERÍAMOS CONQUISTADO A IGREJA E A TERÍAMOS DESTRUIDO HÁ MUITO TEMPO ATRÁS; E TERÍAMOS FEITO QUE TODAS AS ORDENS DA IGREJA CAÍSSEM NO ERRO E NA DESORDEM. AGORA, QUE SOMOS FORÇADOS A FALAR, TAMBÉM LHE DIREMOS ISTO: NINGUÉM QUE PERSEVERA AO REZAR O ROSÁRIO SERÁ CONDENADO, PORQUE ELA OBTÉM PARA SEUS SERVOS A GRAÇA DA VERDADEIRA CONTRIÇÃO POR SEUS PECADOS E POR MEIO DELE, ELES OBTÊM O PERDÃO E A MISERICÓRDIA DE DEUS" -
    (FONTE : O SEGREDO DO ROSÁRIO - SÃO LUÍS MARIA G. DE MONTFORT -PÁG.95 À 97) . MARIA É A MAIS TERRÍVEL INIMIGA QUE DEUS ARMOU CONTRA O DEMÔNIO . É PRINCIPALMENTE A ESTAS ÚLTIMAS E CRUÉIS PERSEGUIÇÕES DO DEMÔNIO, QUE SE MULTIPLICARÃO TODOS OS DIAS ATÉ AO REINO DO ANTICRISTO, QUE SE REFERE AQUELA PRIMEIRA E CÉLEBRE PREDIÇÃO E MALDIÇÃO QUE DEUS LANÇOU CONTRA A SERPENTE NO PARAÍSO TERRESTRE. VEM A PROPÓSITO EXPLICÁ-LA AQUI, PARA GLÓRIA DA SANTÍSSIMA VIRGEM, SALVAÇÃO DE SEUS FILHOS E CONFUSÃO DO DEMÔNIO . "INIMICITIAS PONAN INTER TE ET MULIEREM, ET SEMEN TUUM ET SEMEN ILLIUS; IPSA CONTERET CAPUT TUUM, ET TU INSIDIABERIS CALCANEO EIUS" (GN 3, 15): POREI INIMIZADES ENTRE TI E A MULHER, E ENTRE A TUA POSTERIDADE E A POSTERIDADE DELA. ELA TE PISARÁ A CABEÇA, E TU ARMARÁS TRAIÇÕES AO SEU CALCANHAR . UMA ÚNICA INIMIZADE DEUS PROMOVEU E ESTABELECEU, INIMIZADE IRRECONCILIÁVEL, QUE NÃO SÓ HÁ DE DURAR, MAS AUMENTAR ATÉ AO FIM: A INIMIZADE ENTRE MARIA, SUA DIGNA MÃE, E O DEMÔNIO; ENTRE OS FILHOS E SERVOS DA SANTÍSSIMA VIRGEM E OS FILHOS E SEQUAZES DE LÚCIFER; DE MODO QUE MARIA É A MAIS TERRÍVEL INIMIGA QUE DEUS ARMOU CONTRA O DEMÔNIO. ELE LHE DEU ATÉ, DESDE O PARAÍSO, TANTO ÓDIO A ESSE AMALDIÇOADO INIMIGO DE DEUS, TANTA CLARIVIDÊNCIA PARA DESCOBRIRA MALÍCIA DESTA VELHA SERPENTE, TANTA FORÇA PARA VENCER, ESMAGAR E ANIQUILAR ESSE ÍMPIO ORGULHOSO, QUE O TEMOR QUE MARIA INSPIRA AO DEMÔNIO É MAIOR QUE O QUE LHE INSPIRAM TODOS OS ANJOS E HOMENS E, EM CERTO SENTIDO, O PRÓPRIO DEUS. NÃO QUE A IRA, O ÓDIO, O PODER DE DEUS NÃO SEJAM INFINITAMENTE MAIORES QUE OS DA SANTÍSSIMA VIRGEM, POIS AS PERFEIÇÕES DE MARIA SÃO LIMITADAS, MAS, EM PRIMEIRO LUGAR, SATANÁS, PORQUE É ORGULHOSO, SOFRE INCOMPARAVELMENTE MAIS, POR SER VENCIDO E PUNIDO PELA PEQUENA E HUMILDE ESCRAVA DE DEUS, CUJA HUMILDADE O HUMILHA MAIS QUE O PODER DIVINO; SEGUNDO, PORQUE DEUS CONCEDEU A MARIA TÃO GRANDE PODER SOBRE OS DEMÔNIOS, QUE, COMO MUITAS VEZES SE VIRAM OBRIGADOS A CONFESSAR, PELA BOCA DOS POSSESSOS, INFUNDE-LHES MAIS TEMOR UM SÓ DE SEUS SUSPIROS POR UMA ALMA, QUE AS ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS; E UMA SÓ DE SUAS AMEAÇAS QUE TODOS OS OUTROS TORMENTOS . O QUE LÚCIFER PERDEU POR ORGULHO, MARIA GANHOU POR HUMILDADE. O QUE EVA CONDENOU E PERDEU PELA DESOBEDIÊNCIA, SALVOU-O MARIA PELA OBEDIÊNCIA. EVA, OBEDECENDO À SERPENTE, PERDEU CONSIGO TODOS OS SEUS FILHOS E OS ENTREGOU AO PODER INFERNAL; MARIA, POR SUA PERFEITA FIDELIDADE A DEUS, SALVOU CONSIGO TODOS OS SEUS FILHOS E SERVOS E OS CONSAGROU A DEUS . DEUS NÃO PÔS SOMENTE INIMIZADE, MAS INIMIZADES, E NÃO SOMENTE ENTRE MARIA E O DEMÔNIO, MAS TAMBÉM ENTRE A POSTERIDADE DA SANTÍSSIMA VIRGEM E A POSTERIDADE DO DEMÔNIO. QUER DIZER, DEUS ESTABELECEU INIMIZADES, ANTIPATIAS E ÓDIOS SECRETOS ENTRE OS VERDADEIROS FILHOS E SERVOS DA SANTÍSSIMA VIRGEM E OS FILHOS E ESCRAVOS DO DEMÔNIO. NÃO HÁ ENTRE ELES A MENOR SOMBRA DE AMOR, NEM CORRESPONDÊNCIA ÍNTIMA EXISTE ENTRE UNS E OUTROS. OS FILHOS DE BELIAL, OS ESCRAVOS DE SATÃ, OS AMIGOS DO MUNDO (POIS É A MESMA COISA) SEMPRE PERSEGUIRAM ATÉ HOJE E PERSEGUIRÃO NO FUTURO AQUELES QUE PERTENCEM À SANTÍSSIMA VIRGEM, COMO OUTRORA CAIM PERSEGUIU SEU IRMÃO ABEL, E ESAÚ, SEU IRMÃO JACOB, FIGURANDO OS RÉPROBOS E OS PREDESTINADOS. MAS A HUMILDE MARIA SERÁ SEMPRE VITORIOSA NA LUTA CONTRA ESSE ORGULHOSO, E TÃO GRANDE SERÁ A VITÓRIA FINAL QUE ELA CHEGARÁ AO PONTRO DE ESMAGAR-LHE A CABEÇA, SEDE DE TODO O ORGULHO. ELA DESCOBRIRÁ SEMPRE SUA MALÍCIA DE SERPENTE, DESVENDARÁ SUAS TRAMAS INFERNAIS, DESFARÁ SEUS CONSELHOS DIABÓLICOS, E ATÉ AO FIM DOS TEMPOS GARANTIRÁ SEUS FIÉIS SERVIDORES CONTRA AS GARRAS DE TÃO CRUEL INIMIGO. MAS O PODER DE MARIA SOBRE TODOS OS DEMÔNIOS HÁ DE PATENTEAR-SE COM MAIS INTENSIDADE, NOS ÚLTIMOS TEMPOS, QUANDO SATANÁS COMEÇAR A ARMAR INSÍDIAS AO SEU CALCANHAR, ISTO É, AOS SEUS HUMILDES SERVOS, AOS SEUS POBRES FILHOS, OS QUAIS ELA SUSCITARÁ PARA COMBATER O PRÍNCIPE DAS TREVAS. ELES SERÃO PEQUENOS E POBRES AOS OLHOS DO MUNDO, E REBAIXADOS DIANTE DE TODOS COMO O CALCANHAR EM COMPARAÇÃO COM OS OUTROS MEMBROS DO CORPO. MAS, EM TROCA, ELES SERÃO RICOS EM GRAÇAS DE DEUS, GRAÇAS QUE MARIA LHES DISTRIBUIRÁ ABUNDANTEMENTE. SERÃO GRANDES E NOTÁVEIS EM SANTIDADE DIANTE DE DEUS, SUPERIORES A TODA CRIATURA, POR SEU ZELO ATIVO, E TÃO FORTEMENTE AMPARADOS PELO PODER DIVINO, QUE, COM A HUMILDADE DE SEU CALCANHAR E EM UNIÃO COM MARIA, ESMAGARÃO A CABEÇA DO DEMÔNIO E PROMOVERÃO O TRIUNFO DE JESUS CRISTO - [ FONTE : SÃO LUÍS DE MONTFORT ; TRATADO DE VERDADEIRA DEVOÇÃO À SSMA. VIRGEM , CAP. I; ART. II; N. 51-54]


    LITURGIA DO DIA 15 DE JULHO DE 2012


    PRIMEIRA LEITURA: AMÓS 7, 12-15

    X SEMANA COMUM , (VERDE, GLÓRIA, CREIO - III SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DA PROFECIA DE AMÓS  - NAQUELES DIAS, 12AMASIAS DISSE A AMÓS: VAI-TE DAQUI, VIDENTE, VAI PARA A TERRA DE JUDÁ E GANHA LÁ O TEU PÃO, PROFETIZANDO. 13MAS NÃO CONTINUES A PROFETIZAR EM BETEL, PORQUE AQUI É O SANTUÁRIO DO REI, UMA RESIDÊNCIA REAL. 14AMÓS RESPONDEU A AMASIAS: EU NÃO SOU PROFETA NEM FILHO DE PROFETA. SOU PASTOR E CULTIVADOR DE SICÔMOROS. 15O SENHOR TOMOU-ME DE DETRÁS DO MEU RABANHO E DISSE-ME: VAI E PROFETIZA CONTRA O MEU POVO DE ISRAEL. - PALAVRA DO SENHOR

    SALMO RESPONSORIAL (SALMO 84)

    REFRÃO: MOSTRAI-NOS, Ó SENHOR, VOSSA BONDADE / E A VOSSA SALVAÇÃO NOS CONCEDEI!
    1. ESCUTAREI O QUE DIZ O SENHOR DEUS, PORQUE ELE DIZ PALAVRAS DE PAZ AO SEU POVO, PARA SEUS FIÉIS, E ÀQUELES CUJOS CORAÇÕES SE VOLTAM PARA ELE. SIM, SUA SALVAÇÃO ESTÁ BEM PERTO DOS QUE O TEMEM, DE SORTE QUE SUA GLÓRIA RETORNARÁ À NOSSA TERRA. - R.
    2. A BONDADE E A FIDELIDADE OUTRA VEZ SE IRÃO UNIR, A JUSTIÇA E A PAZ DE NOVO SE DARÃO AS MÃOS. A VERDADE BROTARÁ DA TERRA, E A JUSTIÇA OLHARÁ DO ALTO DO CÉU. - R.
    3. ENFIM, O SENHOR NOS DARÁ SEUS BENEFÍCIOS, E NOSSA TERRA PRODUZIRÁ SEU FRUTO. A JUSTIÇA CAMINHARÁ DIANTE DELE, E A FELICIDADE LHE SEGUIRÁ OS PASSOS. - R.

    SEGUNDA LEITURA: EFÉSIOS 1, 3-14

    LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS - 3BENDITO SEJA DEUS, PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE DO ALTO DO CÉU NOS ABENÇOOU COM TODA A BÊNÇÃO ESPIRITUAL EM CRISTO, 4E NOS ESCOLHEU NELE ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO, PARA SERMOS SANTOS E IRREPREENSÍVEIS, DIANTE DE SEUS OLHOS. 5NO SEU AMOR NOS PREDESTINOU PARA SERMOS ADOTADOS COMO FILHOS SEUS POR JESUS CRISTO, SEGUNDO O BENEPLÁCITO DE SUA LIVRE VONTADE, 6PARA FAZER RESPLANDECER A SUA MARAVILHOSA GRAÇA, QUE NOS FOI CONCEDIDA POR ELE NO BEM-AMADO. 7NESSE FILHO, PELO SEU SANGUE, TEMOS A REDENÇÃO, A REMISSÃO DOS PECADOS, SEGUNDO AS RIQUEZAS DA SUA GRAÇA 8QUE DERRAMOU PROFUSAMENTE SOBRE NÓS, EM TORRENTES DE SABEDORIA E DE PRUDÊNCIA. 9ELE NOS MANIFESTOU O MISTERIOSO DESÍGNIO DE SUA VONTADE, QUE EM SUA BENEVOLÊNCIA FORMARA DESDE SEMPRE, 10PARA REALIZÁ-LO NA PLENITUDE DOS TEMPOS - DESÍGNIO DE REUNIR EM CRISTO TODAS AS COISAS, AS QUE ESTÃO NOS CÉUS E AS QUE ESTÃO NA TERRA. 11NELE É QUE FOMOS ESCOLHIDOS, PREDESTINADOS SEGUNDO O DESÍGNIO DAQUELE QUE TUDO REALIZA POR UM ATO DELIBERADO DE SUA VONTADE, 12PARA SERVIRMOS À CELEBRAÇÃO DE SUA GLÓRIA, NÓS QUE DESDE O COMEÇO VOLTAMOS NOSSAS ESPERANÇAS PARA CRISTO. 13NELE TAMBÉM VÓS, DEPOIS DE TERDES OUVIDO A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DE VOSSA SALVAÇÃO NO QUAL TENDES CRIDO, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO QUE FORA PROMETIDO, 14QUE É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA, ENQUANTO ESPERAMOS A COMPLETA REDENÇÃO DAQUELES QUE DEUS ADQUIRIU PARA O LOUVOR DA SUA GLÓRIA. - PALAVRA DO SENHOR

    EVANGELHO: MARCOS 6, 7-13

    PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MARCOS - NAQUELE TEMPO, 7ENTÃO CHAMOU OS DOZE E COMEÇOU A ENVIÁ-LOS, DOIS A DOIS; E DEU-LHES PODER SOBRE OS ESPÍRITOS IMUNDOS. 8ORDENOU-LHES QUE NÃO LEVASSEM COISA ALGUMA PARA O CAMINHO, SENÃO SOMENTE UM BORDÃO; NEM PÃO, NEM MOCHILA, NEM DINHEIRO NO CINTO; 9COMO CALÇADO, UNICAMENTE SANDÁLIAS, E QUE SE NÃO REVESTISSEM DE DUAS TÚNICAS. 10E DISSE-LHES: EM QUALQUER CASA EM QUE ENTRARDES, FICAI NELA, ATÉ VOS RETIRARDES DALI. 11SE EM ALGUM LUGAR NÃO VOS RECEBEREM NEM VOS ESCUTAREM, SAÍ DALI E SACUDI O PÓ DOS VOSSOS PÉS EM TESTEMUNHO CONTRA ELE. 12ELES PARTIRAM E PREGARAM A PENITÊNCIA. 13EXPELIAM NUMEROSOS DEMÔNIOS, UNGIAM COM ÓLEO A MUITOS ENFERMOS E OS CURAVAM. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

    • MENSAGEM DO DIA 25/02/2007 - "QUERIDOS FILHOS ! ABRAM OS VOSSOS CORAÇÕES PARA A MISERICÓRDIA DE DEUS NESTE TEMPO QUARESMAL. O PAI CELESTIAL DESEJA LIBERTAR CADA UM DE VOCÊS DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. POR ISTO, FILHINHOS, FAÇAM BOM USO DESTE TEMPO E ATRAVÉS DO ENCONTRO COM DEUS NA CONFISSÃO, DEIXEM O PECADO E DECIDAM-SE PELA SANTIDADE. FAÇAM ISTO POR AMOR DE JESUS QUE REDIMIU TODOS VOCÊS COM SEU SANGUE, A FIM DE QUE VOCÊS ESTEJAM  FELIZES E EM PAZ. NÃO ESQUEÇAM, FILHINHOS: A VOSSA LIBERDADE É A VOSSA FRAQUEZA, POR ISTO SIGAM AS MINHAS MENSAGENS COM SERIEDADE. OBRIGADA POR TEREM RESPONDIDO A MEU CHAMADO" - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

    A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BOAVENTURA - O SANTO DE HOJE FOI BISPO E RECONHECIDO DOUTOR DA IGREJA DO CRISTO QUE CHAMOU PESCADORES E CAMPONESES PARA SEGUI-LO NO CARISMA DE FRANCISCO DE ASSIS, MAS TAMBÉM HOMENS CULTOS E DE CIÊNCIA. SÃO BOAVENTURA ERA UM DESTES HOMENS DE MUITA CIÊNCIA, PORÉM, DE MAIOR HUMILDADE E CONHECIMENTO DE DEUS, POR ISTO REGISTROU O QUE VIVIA.  ESCREVE ELE: "NÃO BASTA A LEITURA SEM A UNÇÃO, NÃO BASTA A ESPECULAÇÃO SEM A DEVOÇÃO, NÃO BASTA A PESQUISA SEM MARAVILHAR-SE; NÃO BASTA A CIRCUNSPECÇÃO SEM O JÚBILO, O TRABALHO SEM A PIEDADE, A CIÊNCIA SEM A CARIDADE, A INTELIGÊNCIA SEM A HUMILDADE, O ESTUDO SEM A GRAÇA".  BOAVENTURA NASCEU NO CENTRO DA ITÁLIA EM 1218, E AO FICAR MUITO DOENTE RECEBEU A CURA POR MEIO DE UMA ORAÇÃO FEITA POR SÃO FRANCISCO DE ASSIS, QUE PERCEBENDO A GRAÇA TOMOU-O NOS BRAÇOS E DISSE: "Ó, BOA VENTURA!". ENTROU NA ORDEM FRANCISCANA E, PELA MORTIFICAÇÃO DOS SENTIDOS E MUITA ORAÇÃO, EXERCEU SUA VOCAÇÃO FRANCISCANA E SACERDÓCIO NA SANTIDADE, A PONTO DO SEU MESTRE QUALIFICAR-LHE ASSIM: "PARECE QUE O PECADO ORIGINAL NELE NÃO ACHOU LUGAR".  SÃO BOAVENTURA, ANTES DE SE DESTACAR COMO SANTO BISPO, JÁ CHAMAVA - SEM QUERER - A ATENÇÃO PELA SUA CULTURA E CIÊNCIA TEOLÓGICA, POR ISSO, AO LADO DE SANTO ALBERTO MAGNO E SANTO TOMÁS DE AQUINO, CARACTERIZARAM O SÉCULO XIII COMO O TEMPO DE SÍNTESES TEOLÓGICAS.  CERTA VEZ, UM FREI LHE PERGUNTOU SE PODERIA SALVAR-SE, JÁ QUE DESCONHECIA A CIÊNCIA TEOLÓGICA; A RESPOSTA DO SANTO NÃO FOI OUTRA: "SE DEUS DÁ AO HOMEM SOMENTE A GRAÇA DE PODER AMÁ-LO ISSO BASTA... UMA SIMPLES VELHINHA PODERÁ AMAR A DEUS MAIS QUE UM PROFESSOR DE TEOLOGIA". O DOUTOR SERÁFICO, ASSUMIU MUITAS RESPONSABILIDADES, COMO MINISTRO GERAL DA ORDEM FRANCISCANA, BISPO, ARCEBISPO, ATÉ QUE DEPOIS DE TANTO TRABALHAR, GANHOU COM 56 ANOS O REPOUSO NO CÉU.  SÃO BOAVENTURA, ROGAI POR NÓS!

    Posted: 14 Jul 2012 08:23 PM PDT
    Um amigo e leitor pediu que desse minha opinião a respeito do filme "Mãos que curam", sobre o qual ouviu ter como assunto a ideia de vocação e sacrifício.


    Assisti ao filme e me parece justo dizer sobre ele que não trata tanto de vocação mas sim, de dom. A vocação está para o dom assim como o saber está para o poder. Por vocação o sujeito comunica algum saber; por dom, exercita algum poder. E no filme o personagem principal, um médico, não é alguém que conhece e impressiona por sua vocação médica, mas, pelo contrário, alguém que ignora e é "arrastado" pelo dom que possui.


    Além disso, este mesmo dom, no filme, manifesta-se em pessoas que não têm nenhuma relação com a medicina, um arquiteto e uma pré-adolescente. De modo que o fato de tratar-se de dom para curar, no filme, não está necessariamente associado à medicina, mas a pessoas determinadas. E a vocação, não obstante ser algo da pessoa, não é tão alheio assim a alguma profissão ou espécie de profissão determinada.


    Não obstante se possa assinalar tal diferença entre vocação e dom, a linguagem comum às vezes mistura as duas noções, ora chamando de dom o que é vocação, ora chamando de vocação o que é dom. Para o filme em questão, não faz diferença se se trata de dom apenas (como parece ser o caso) ou de vocação. Nele parece interessar qual concepção sobre Deus (ou de poder) subjaz em toda trama.


    O personagem central do filme é, por acaso, um médico. A diferença entre um médico por vocação e um médico que possui, como neste filme, o dom de curar, é que no primeiro caso ele faz uso de remédios ou outros meios distintos de seu próprio corpo, para gerar saúde no paciente; usa de remédios que provocam o funcionamento ideal do corpo do paciente e este, ao reagir, desencadeia a produção no organismo do que lhe permite sarar. O médico que possui o dom de curar o faz por virtude própria, de si mesmo, do próprio corpo e não pelo despertar de alguma virtude que haja no corpo do paciente.


    O que há de característico no filme, e por isso chama a atenção do telespectador, é o fato de toda cura provocada por este médico vir acompanhada de alguma perda pessoal: ao curar um paciente, seu pai, médico, homem saudável, desenvolveu repentinamente câncer; ao curar outro, sua irmã adoeceu e assim por diante. O mesmo fenômeno ocorria com os dois outros possuidores deste mesmo dom, o arquiteto e a garota pré-adolescente: sempre que curavam alguém, alguma pessoa de sua relação pessoal, parente ou não, adoecia e morria.


    O médico acaba descobrindo a lógica do fenômeno: se ao exercer o dom, fazendo o bem ao paciente, algum parente seu adoecia de morte, era provável que o inverso também ocorreria, isto é, seu parente doente melhoraria ao recusar-se curar algum paciente. Foi o que aconteceu: curou um paciente e seu pai adoeceu de morte; sua irmã estava doente de morte, e então recusou intervir e curar o paciente com quem percebeu que ela estava associada, e sua irmã reestabeleceu.


    Pergunta-se: que visão de Deus é necessária para sustentar tal ponto de vista? Se o bem (a cura) vem sempre acompanhado de um mal; e se um mal (a doença e a morte) vem sempre acompanhado de um bem (a cura), que poder (ou concepção respeito de Deus) é capaz disso? A resposta é: um deus (com "d" minúsculo) pré-cristão, um deus antigo – na verdade, "deus", não, mas "deuses": um do bem (Mazda) e outro do mal (Arimã). Sempre que se dá o bem, o mal necessariamente o acompanha: Mazda nunca se livra de Arimã e vice-versa. E esta é a concepção religiosa dos persas (a Pérsia é o país hoje conhecido como Irã), a religião de Zoroastro, que ensinava que dois deuses criaram todas as coisas que existem: o do bem, as coisas espirituais; o do mal, as coisas materiais.
    Esta concepção foi retomada no séc. XX pelo psicólogo suíço C. Gustav Jung, que acreditava que tudo quanto existe possui uma "sombra", de modo que, segundo ele, o Deus dos cristãos possui uma, a quem dão o nome de diabo. Para ele, o diabo é Deus com sinal invertido: se Deus é o bem, é o mais, o diabo é o mal, é o menos.


    Nesta concepção, a moral fica embaralhada, pois se o bem (Mazda) está sempre acompanhado do mal (Arimã), então quem queira fazer o bem desencadeará o mal e quem fizer o mal estará na verdade provocando o bem. Por isso não era alheio a esta concepção o sacrifício humano: se uma criança é sacrificada, por exemplo, na verdade não se está praticando nenhum mal, mas provocando a ocorrência de algum bem.


    Observe-se como, nos dias de hoje, algumas pessoas são convictas de que o aborto é um direito, portanto, um bem. Tais pessoas – refiro-me às que sinceramente acreditam nisto – possuem um sentir correspondente a uma época e lugar pré-cristão. São pessoas onde nem a razão natural elevou-se ao que dela se espera e nem a graça da fé penetrou suficientemente na alma, semelhante ao ocorrido com os alemães na II Guerra Mundial.


    O filme de que tratamos parece trazer, em sua base, esta mesma concepção de criação, este mesmo espírito zoroastrino. Daí não ser de espantar qu eele não faça referência explícita e direta ao bem ou ao mal. Numa palavra, assiste-se ao filme e só pensamos de maneira objetiva no bem e no mal porque somos cristãos, mas não porque o filme o seja ou o sugira.


    O filme é obra contrária à verdade antes de ser contrária à fé que a Igreja ensina. Contrária à verdade porque baseia-se no suposto de que o bem sempre se acompanha de algum mal, como se o bem e o mal fossem como irmãos siameses, fossem vetores de força igual porém de sinais contrários. E isto não é verdade: o bem não necessita do mal e pode existir sem ele. O mal, sim, depende do bem para existir, pois ele é deficiência no bem. Contrária à fé da Igreja porque por ela aprendemos que em Deus não existe qualquer mescla de imperfeição, portanto, de mal, o que está afirmado nas palavras do Credo: "Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, das coisas invisíveis e visíveis." Ou seja, um só e único Deus criou todas as coisas, o mal sendo portanto coisa da criatura e não do Criador.


    Joel Nunes dos Santos, em 13 de julho de 2012.
    Posted: 14 Jul 2012 03:41 PM PDT



    A Sagrada Escritura fala do demônio desde o primeiro até o último dos livros revelados: do Gênesis ao Apocalipse. Não há dúvida de que através de toda história humana, existe uma dura batalha contra o poder das trevas, e essa batalha, iniciada nas origens do mundo, durará até o último dia.
    Nos nossos dias, também podemos ver manifestações de maldades e malícias que não se explicam unicamente pela ação do homem. Pode-se dizer que o demônio provoca numerosos danos de natureza espiritual e até, indiretamente, de natureza física, tanto nos indivíduos como na sociedade. Nas suas tentações o demônio utiliza a fraude e a mentira, seduzindo a humanidade com bens falsos e uma felicidade fictícia, que se converte sempre em solidão e amargura. Ele não cessa de rondar as criaturas para semear a inquietação, a ineficácia, e sobretudo, a separação de Deus, pois almeja a nossa perdição. O maligno age incessantemente para transplantar no homem atitude de rivalidade, de insubordinação e de oposição à Deus.
    Mas, graças à obra Redentora de Jesus Cristo, o demônio só pode causar verdadeiros danos a quem livremente lhe permitir, consentindo no mal e afastando-se de Deus. O poder de satanás é limitado, uma vez que ele também está sob o domínio e a soberania de Deus, que é o único Senhor do universo. Mas se o demônio ainda continua a deter certo poder sobre o mundo, é porque a humanidade rejeita os frutos da Redenção. Por isso, vemos tantas vezes triunfar o mal e ser lesada a justiça. O demônio consegue exercer seu domínio sobre aqueles que se entregam voluntariamente a ele, preferindo o reino das trevas ao reino da graça.
    Por outro lado, o Nosso Senhor nos deixou muitos meios para vencer e para viver no mundo com paz e a alegria de um bom cristão. Entre esses meios, está a oração, a mortificação, a frequente recepção da Sagrada Eucaristia, a Palavra de Deus e a Confissão, bem como o amor à Virgem Maria.
    Com Nossa Senhora caminhamos sempre seguros.

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo