MARCELO NINIO
Num pronunciamento que elevou as preocupações de que a guerra civil na Síria escale para um novo patamar de violência, Damasco admitiu pela primeira vez possuir armas químicas e ameaçou usá-las caso sofra uma intervenção militar externa.
Pressionado pelo avanço das tropas rebeldes nas duas principais cidades do país, o regime ressaltou, porém, que não usará armas de destruição em massa contra civis.
"A Síria jamais usará qualquer arma química ou outras não convencionais contra seus civis e as usará só em caso de agressão externa", disse o porta-voz da Chancelaria síria, Jihad Makdissi.
A ameaça foi feita em tom ambíguo, com ressalvas de que "tais armas, se elas existem", estão armazenadas em lugar seguro, disse Makdissi.
Foi a primeira vez em que o regime mencionou seu arsenal de armas químicas, que especialistas suspeitam ser um dos maiores do mundo.
O temor de que o regime sírio recorra a armas não convencionais ronda a Síria desde o início da revolta contra o regime do ditador Bashar Assad, há 16 meses -a oposição já estima 19 mil mortos.
Beba na fonte: Folha de S.Paulo - Mundo - Síria admite pela 1ª vez ter arma química - 24/07/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]