Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 18 de julho de 2012

    Prioridade da vida interior sobre a vida ativa




    Grupo São Domingos de Gusmão

    Prioridade da vida interior sobre a vida ativa

    Em Deus está a vida, toda a vida, Ele é a própria vida. Ora, não é nas obras exteriores, como a Criação, que o Ser infinito manifesta essa vida do modo mais intenso, mas sim no que a teologia chama de operações ad intra: essa atividade inefável cujo termo é a geração perpétua do Filho e a incessante processão do Espírito Santo. Essa é, por excelência, a sua obra essencial, eterna.

    A vida terrena de Nosso Senhor Jesus Cristo foi a realização perfeita do plano divino. Trinta anos de recolhimento, seguidos de quarenta dias de retiro e penitência, prepararam a sua curta carreira evangélica; e, durante as suas jornadas apostólicas, quantas vezes ainda, O vemos retirar-se para as montanhas ou para os desertos, a fim de orar: “Ele retirava-Se para lugares solitários e entregava-Se aí à oração” (Lc 6, 12). Rasgo ainda mais significativo: Marta deseja que o Senhor, condenado a suposta ociosidade de sua irmã, proclame a superioridade da vida ativa; a resposta de Jesus: “Maria escolheu a melhor parte” (Lc 10, 42), consagra a importância da vida interior. Jesus quis, pois, fazer-nos ver, claramente, a preponderância da vida de oração sobre a vida ativa.

    Os apóstolos, fiéis aos exemplos do Mestre, reservaram para si o ofício da oração e o ministério da palavra, deixando as ocupações mais exteriores aos diáconos: “Quanto a nós, entregar-nos-emos, assiduamente, à oração e ao exercício da palavra” (Act 6,4).

    Os Papas, os santos doutores e os teólogos afirmam, por sua vez, que a vida interior é superior à vida ativa.

    Há alguns anos, uma mulher, de grande virtude e caráter – superiora geral de uma das mais importantes congregações de Aveyron – foi convidada pelos superiores eclesiásticos a favorecer a secularização das suas religiosas.

    Deveria sacrificar as obras à vida religiosa, ou abandonar esta para conservar aquelas? Perplexa, querendo conhecer a vontade de Deus, partiu, secretamente, para Roma, obteve uma audiência de Leão XIII, expôs-lhe as suas dúvidas e a pressão que sofrera a favor das obras.

    Após alguns instantes de recolhimento, o Pontífice deu-lhe esta peremptória: “A conservação na vida religiosa das suas filhas, que tiverem o espírito do seu santo estado e o amor à vida de oração, é preferível a qualquer obra. Se não conseguir conservá-las nesse espírito e nessa vida, Deus suscitará em França outras vocações. A sua vida interior, orações e sacrifícios, serão mais úteis à França se continuarem como verdadeiras religiosas, do que se forem privadas dos tesouros da sua congregação a Deus”.

    Numa carta dirigida a um importante instituto exclusivamente dedicado ao ensino, São Pio X manifestou o seu pensamento com as palavras seguintes:

    “Chegou ao Nosso conhecimento que começa a difundir-se uma opinião, segundo a qual vós deveríeis considerar como prioritária a educação das crianças e, apenas em segundo lugar, a vossa profissão religiosa: que assim o exigiriam o espírito e as necessidades dos tempos. De foram alguma queremos que tal opinião encontre o mínimo crédito, seja da vossa parte, seja da parte dos demais institutos religiosos dedicados à educação, como o vosso. Fique, portanto, bem assente, pelo que vos toca, que a vida religiosa é muitíssimo superior à vida comum e que, se estais gravemente obrigados ao dever de ensinar o próximo, muito mais graves são as obrigações que vos vinculam a Deus”.

    Não é, porventura, a aquisição da vida interior o fim principal da vida religiosa?

    “A vida contemplativa – diz o Doutor Angélico – é melhor que a vida ativa, e preferível a ela”.

    S. Boaventura acumula os superlativos, para mostrar a excelência desta vida interior: “Vida mais sublime, mais segura, mais rica, mais suave, mais estável”.

    “Vida mais sublime”. A vida ativa ocupa-se dos homens, a vida contemplativa faz-nos entrar no domínio das mais altas verdades, sem desviar os olhos do próprio princípio da vida. Principium quod Deus est quaeritur. Os seus horizontes são sublimes e o seu campo de ação incomparavelmente amplo: “Marta, num só lugar, entregava-se a vários trabalhos físicos. Maria, pela caridade, trabalha em muitos lugares e em numerosas obras. Contemplando e amando a Deus, tudo vê, tudo compreende e abarca. Pode, pois, dizer-se que, em comparação com Maria, Marta tem poucas inquietações”.[1]

    “Vida mais segura”. Há menos perigos nesta vida. Na vida ativa, a alma agita-se, torna-se febril, dispersa as suas energias e debilita-se. “Marta, Marta, andas inquieta – disse o Senhor - e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária” (Lc 10, 41-42). Há, pois, aqui um tríplice defeito: “andas inquieta”: são as inquietações do pensamento; “perturbada”: são as perturbações provenientes das afeições; enfim, “com muitas coisas”: são as múltiplas ocupações, que originam a divisão de esforços. Ao invés, uma só causa se impõe para constituir a vida interior: a união com Deus. O resto só pode ser secundário, e só se justifica se fortalecer tal união.

    “Vida mais rica”. Com a contemplação, alcançam-se todos os bens: “Com ela me vieram todos os bens” (Sab 7, 2). É a parte excelente: “Ela escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada” (Lc 10,42). Recolhe mais méritos. Por quê? Porque fortifica a vontade e aumenta a graça santificante, levando a alma a operar por um princípio de caridade.

    “Vida mais suave”. A alma verdadeiramente interior abandona-se à vontade de Deus, aceita, com inalterável paciência. Tanto as coisas agradáveis como as penosas, e chega a mostrar-se alegre no meio das aflições, feliz por carregar a sua cruz.

    “Vida mais estável”. Por mais intensa que seja, a vida ativa tem o seu termo neste mundo: pregações, ensinamentos, trabalhos, tudo isso cessa no limiar da eternidade. Mas a vida interior não conhece ocaso. Por meio dela, a passagem por este mundo é uma contínua ascensão para a luz, ascensão que, após a morte, se torna, incomparavelmente, mais rutilante e mais rápida.

    Para resumir as excelências da vida interior, podem-se lhe aplicar estas palavras de S. Bernardo: “Nela, o homem vive com mais pureza, cai mais raramente, levanta-se mais depressa, anda com mais cautela, é consolado pelo Céu com mais frequência, descansa com amis segurança, morre com mais confiança, é purificado mais depressa, e é premiado com mais abundância”.[2]

    [1] Ricardo de S. Victor, in Cant., 8.
    [2] São Bernardo, Hom. Simile est... bom. neg.

    Fonte: A alma de todo o apostolado – J. B. Chautard.

    http://sanctidominici.blogspot.com.br/2012/07/prioridade-da-vida-interior-sobre-vida.html
    Postado por Letícia Silva às 17:14
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    Marcadores: Espiritualidade
    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Caríssimo leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será automaticamente apagado.

    Nos Corações de Jesus e Maria,
    Grupo São Domingos de Gusmão.

    Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)

    Clique na imagem para saber sobre nós!
    Busca


    ℣. Oremus pro Pontifice nostro Benedicto. ℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius. - Deus, omnium fidelium pastor et rector, famulum tuum Benedictum, quem pastorem Ecclesiae tuae praeesse voluisti, propitius respice: da ei, quaesumus, verbo et exemplo, quibus praeest, proficere: ut ad vitam, una cum grege sibi credito, perveniat sempiternam. Per Christum, Dominum nostrum. Amen.
    Sites e Blogs Amigos

    Mosteiro da Santa Cruz – Nova Friburgo/RJ
    Mon Petit Coin - Maringá/PR
    Linhas Piedosas - Maringá/PR
    Capela Nossa Senhora das Alegrias – Vitória/ES
    Contra Impugnantes – Rio de Janeiro, Nova Friburgo/RJ
    Tradição Católica – Vitória/ES
    Grupo Dom Bosco – Foz do Iguaçu/PR
    FSSPX no Brasil – Priorado Padre Anchieta
    A Boa Música – Nova Friburgo/RJ
    Congregação Escravas de Maria – Campo Grande/MS
    Courrier Sud - Foz do Iguaçu/PR
    Fora da Igreja não há salvação – Santos/SP
    Grupo Santo Tomás de Aquino – Anagé/BA
    Mulher Católica – Curitiba/PR
    Santa Mãe de Deus – Pouso Alegre/MG
    São Pio V – Curitiba/PR
    Modéstia Masculina – Rio das Ostras/RJ
    Tradição em Foco – Rio das Ostras/RJ

    Adquira seu escapulário verde enviando um e-mail para:

    sancti.dominici@gmail.com

    R$ 5,00 + Frete
    Presenteie seus amigos!

    Entre em contato conosco pelo e-mail:

    sancti.dominici@gmail.com

    E faça o seu pedido!

    O livro possui 56 páginas com pensamentos de Santa Teresinha para cada dia do ano. Aproveite essa oportunidade! Escreva-nos!
    Receba nossas atualizações!

    PADROEIRA

    Regina Sacratissimi Rosarii, Ora pro nobis!

    Orações

    Como Ser um Bom Cristão?
    Orações da Manhã e Noite
    Orações Diversas
    Ladainhas
    Rosário
    Santo Sacrifício da Missa

    Devoções

    Cinco Primeiros Sábados
    Confrarias
    S. Coração de Jesus
    Escapulário do Carmo
    Escapulário Verde

    Materiais

    Livros
    Imagens Católicas
    Panfletos
    Filmes e Vídeos

    Ordens Religiosas fiéis à Tradição

    Ordem Dominicana
    Ordem Beneditina
    Ordem Capuchinha

    » Não sou mais que um bispo da Igreja Católica que continua a transmitir a doutrina. Eu penso, e isto não tardará, que poderão gravar sobre minha tumba estas palavras de São Paulo: Tradidi quod et accepi, Eu vos transmiti o que eu recebi, simplesmente isto. « [Monsenhor Marcel Lefebvre]
    Apostolado Amigo do Mosteiro da Santa Cruz

    Sancte Michael Archangele, defende nos in prælio; contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium.Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps militiæ cælestis, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute in infernum detrude. Amen.
    Marcadores

    Apologética (26)
    Artigos (310)
    Atualidades (14)
    Castidade (13)
    Catecismo (11)
    Crise da Igreja (26)
    Documentos da Igreja (19)
    Doutrina (60)
    Escatologia (8)
    Espiritualidade (179)
    Família (18)
    História (31)
    Liturgia (33)
    Modéstia (26)
    Santos. (19)

    Seguidores

    Tecnologia do Blogger.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo