terça-feira, 3 de julho de 2012

Santa Ester, Rainha da Pérsia - 1 de julho

http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/07/santa-ester-rainha-da-persia-1-de-julho.html




domingo, 1 de julho de 2012


  1. Santa Ester, Rainha da Pérsia - 1 de julho


Esta heroína, como também Judite, deu o nome a um dos livros das Sagradas Escrituras. Por ocasião da morte de seus pais, foi adotada por seu tio Mardoqueu. Ambos pertenciam à tribo de Benjamim. A família havia sido deportada no ano 597 a.C., no tempo do rei Nabucodonosor, e Mardoqueu nascera no exílio.
Mardoqueu cuidou de Ester como se fosse a pupila de seus olhos.
Xerxes I, conhecido com o nome de Assuero (485-465 a.C), foi o terceiro sucessor de Ciro, rei dos persas. Ele havia repudiado sua mulher, Vasti, porque ela recusara obedecê-lo, e procurava uma nova esposa. Por conselho de Mardoqueu, Ester se candidatou, mantendo em segredo que era judia. E o rei a elegeu sua esposa favorita. Para manter viva a lembrança de seu matrimônio com Ester, concedeu indultos, distribuiu benesses e concedeu paz a todas as províncias de seu reino.
Mardoqueu tornou-se agradável ao rei por ter descoberto um atentado contra a sua vida e comunicado o fato à Rainha Ester.
Mas Aman, primeiro-ministro de Assuero, homem soberbo e cruel, impôs a seus subordinados a obrigação de ajoelharem-se diante dele. Ora, o hebreu Mardoqueu (os hebreus tinham sido feitos cativos pelos persas) não quis proceder dessa forma com Aman porque julgava que esta homenagem era devida somente a Deus. Por esta razão, Aman fez promulgar um decreto condenando à morte todos os hebreus.
Mardoqueu pediu que Ester intercedesse junto ao rei para que a matança não acontecesse. Ester sabia que ninguém podia ver o rei sem antes ter sido convocado pelo monarca; apresentar-se diante dele sem ter sido chamado tinha como pena a morte.
Depois de ter se preparado com jejuns e orações a Deus, Ester se apresentou diante do rei e o convidou para um banquete em seus aposentos reais. Xerxes aceitou com muito gosto o convite. Durante a recepção, na qual estava presente Aman, ele ouviu o pedido que ela lhe fazia. E como havia prometido que atenderia qualquer pedido que ela fizesse, não pode negar diante dos rogos de Ester: o ministro Aman foi condenado e o povo judeu se salvou graças à intercessão da Rainha Ester.
*
O primeiro ministro Aman, que desejou a condenação dos hebreus, representa o príncipe das trevas, o demônio.
Ester é uma pré-figura de Maria, pois pela intercessão da Santíssima Virgem junto a seu Divino Filho o gênero humano obteve seu resgate e todos os filhos espirituais dEla são salvos da morte eterna.
São Boaventura proclama: “Virgem santa, verdadeira Ester, vós sois o apoio e a consolação de todo bem”.
Postado por Zeni às 06:25

http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/07/santa-ester-rainha-da-persia-1-de-julho.html
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Quem sou eu

Zeni
Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...
Visualizar meu perfil completo
Campanha São Paulo pela VIDA


Assine essa petição!
Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
Beata Elizabete da Trindade
Minha lista de blogs


Almas Castelos
São Paulo e o Mago
8 horas atrás

AGÊNCIA BOA IMPRENSA
“Lé com lé; cré com cré” no velório da democracia
1 dia atrás

São Paulo resiste!
Mentira tem perna curta...
2 semanas atrás

O Combate
A mão do demônio
2 meses atrás

Irmandade dos Blogs Católicos
Irmandade dos Blogs Católicos
5 meses atrás
Links

http://www.adf.org.br
http://www.ipco.org.br
http://www.catolicismo.com.br
Heroínas



Seguidores


Arquivo do blog

▼ 2012 (91)
▼ Julho (1)
Santa Ester, Rainha da Pérsia - 1 de julho
► Junho (14)
► Maio (14)
► Abril (16)
► Março (16)
► Fevereiro (14)
► Janeiro (16)
► 2011 (169)
Total de visualizações de página

27081
Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.
http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/07/santa-ester-rainha-da-persia-1-de-julho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]