Heroinas da Cristandade
"O encanto grandioso e delicado da Cristandade não provém tanto do que ela realizou, como da harmonia profunda e da veracidade cintilante dos princípios sobre os quais ela construiu". Graças a Igreja Católica a mulher foi elevada a uma dignidade nunca antes atingida. Essas mulheres virtuosas também contribuíram para a grandeza da Cristandade. Aquelas glorificadas pela Igreja, o foram para que as mulheres de todos os tempos as tomassem como exemplo.
domingo, 29 de julho de 2012
Santa Marta da Betânia - Festejada 29 de julho
As Escrituras contam que em seus poucos momentos de descanso Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável há cerca de apenas quatro quilômetros de Jerusalém. Marta, Lázaro e Maria, três irmãos provavelmente filhos de Simão, o leproso, eram os seus solícitos hospedeiros. Poucas, mas importantíssimas são as referências a Santa Marta nas Sagradas Escrituras.É muito conhecido o episódio da primeira visita de Jesus a sua casa. Marta era a mais velha dos irmãos. Jesus conversava com eles e Maria estava aos seus pés ouvindo sua pregação. Marta, trabalhadora e responsável, se queixou da atitude da irmã, que nada fazia, apenas ouvindo o Mestre.
Ela se queixa que Maria, “sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra”, em vez de preparar a comida: “Senhor, não se Te dá que a minha irmã me deixe só a servir? Diz-lhe que me venha ajudar”. “Marta, Marta, respondeu Ele, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada”. (Lc. 10, 40-41).
Os estudiosos das Escrituras veem nestas palavras do Divino Salvador um ensinamento dEle quanto à precedência da vida contemplativa à vida ativa.
Quando da ressurreição de Lázaro, é ela quem mais fala com Jesus naquele momento tão comovente, que inclusive arrancou lágrimas do Salvador. Marta diz a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará". Jesus, que ressuscitaria Lázaro em seguida, responde: «Eu sou a Ressurreição e a Vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá» (Jo 11,21-25).
A segunda resposta do Salvador como que suprime em nós o medo da morte e satisfaz todas as aspirações do nosso coração. E o milagre de reviver Lázaro, já morto e sepultado, solicitado com tamanha simplicidade por Marta, exemplifica a plena fé na omnipotência do Senhor.
Outra passagem é a ceia de Betânia, com a presença de Lázaro ressuscitado, uma pré-figura da última ceia, pois ali Marta serve a mesa e Maria lava os pés de Jesus, gesto que Ele vai imitar em seu último encontro com os doze apóstolos na noite em que Ele instituiu a Sagrada Eucaristia e em que seria aprisionado.
A devoção a Santa Marta nasceu na época das Cruzadas, na França, quando nela principiou a divulgar-se que toda a família da Betânia tinha vindo terminar os seus dias na Provença, Santa Marta mais precisamente na cidade de Tarascon, onde lhe foi atribuído estrangular a Tarasca, dragão fêmea que devorava os animais domésticos e as crianças. Foi o que levou os Tarasconenses de então a procurar as relíquias dela. E, julgando tê-las encontrado (1187), construíram uma igreja para guardá-las (1197) e tomaram a benfeitora dos seus antepassados como padroeira.
Santa Marta é patrona das donas-de-casa e das cozinheiras.
Os primeiros a dedicarem uma festa litúrgica a Santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e escolheram o dia 29 de julho para sua celebração, dia que ainda hoje é guardado pela Santa Igreja em sua honra.
Betânia, Israel
http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/07/santa-marta-da-betania-festejada-29-de.html
Postado por Zeni às 13:38
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
Zeni
Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...
Visualizar meu perfil completo
Campanha São Paulo pela VIDA
Campanha São Paulo pela VIDA
Assine essa petição!
Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
Beata Elizabete da Trindade
Minha lista de blogs
Almas Castelos
Ódio e mais ódio
3 dias atrás
AGÊNCIA BOA IMPRENSA
Impeachment do presidente Lugo e esdrúxula reação “bolivariana”
3 dias atrás
São Paulo resiste!
Mentira tem perna curta...
1 mês atrás
O Combate
A mão do demônio
2 meses atrás
Irmandade dos Blogs Católicos
Irmandade dos Blogs Católicos
6 meses atrás
Links
http://www.adf.org.br
http://www.ipco.org.br
http://www.catolicismo.com.br
Heroínas
Seguidores
Arquivo do blog
▼ 2012 (104)
▼ Julho (14)
Santa Marta da Betânia - Festejada 29 de julho
Beata Maria Madalena Martinengo, Abadessa Capuchin...
Santa Bartolomea Capitanio, Fundadora - Festejada ...
Santa Cunegundes ou Kinga, Rainha da Polônia - Fes...
Santa Brígida da Suécia, Fundadora - Festejada 23 ...
Beata Stilla de Abenberg, Virgem - Festejada 19 de...
Beata Teresa de Sto. Agostinho e Comp., Mártires -...
Tesouro Carmelitano pouco conhecido do Brasil
Santa Amalberga de Temse, Virgem - Festejada 10 de...
Santa Verônica Giuliani, Abadessa - Festa 9 de jul...
Santa Darerca (Moninna) de Killeavy, Abadessa - 6 ...
Santa Isabel, Rainha de Portugal - Festejada 4 de ...
Beata Maria Ana Mogas Fontcuberta, Fundadora - 3 d...
Santa Ester, Rainha da Pérsia - 1 de julho
► Junho (14)
► Maio (14)
► Abril (16)
► Março (16)
► Fevereiro (14)
► Janeiro (16)
► 2011 (169)
Total de visualizações de página
30385
Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]