L'OSSERVATORE ROMANO
Internacional
Cidade do Vaticano, 16 de Julho de 2012.
Moção do Parlamento italiano contra a perseguição dos cristãos e a favor da liberdade religiosa onde estiver ameaçada
Abuja, 21.
Cento e cinquenta mortos e pelo menos duzentos feridos são o trágico resultado da última onda de violências que está a assolar o norte da Nigéria esta semana, aumentando a dificuldade do Governo federal e o alarme da comunidade internacional. Os atentados de domingo contra três igrejas do Estado de Kaduna, reivindicados pelo Boko Haram, o grupo terrorista de matriz fundamentalista islâmica, foram acompanhados por represálias e vinganças entre as comunidades muçulmana e cristã – sobre as quais os bispos nigerianos expressam condenação e preocupação – com um balanço global de 108 mortos. Além disso, entre segunda-feira e ontem, quarenta pessoas, seis militares e 34 militantes do Boko Haram morreram nos conflitos em Damaturu, capital do Estado de Yobe.Mais de uma vez os bispos nigerianos advertiram sobre a necessidade de evitar que prevaleça a estratégia terrorista do Boko Haram, que tem por objectivo radicalizar o ódio inter-religioso. «Se à violência respondermos com a violência faremos um favor a quem quer destruir um país, que sem o diálogo entre as religiões, os povos e as culturas não pode existir», disse o padre Patrick Alumuku, responsável das comunicações sociais da arquidiocese de Abuja à agência Misma.
Entre as iniciativas internacionais relativas à situação no norte da Nigéria – e mais em geral às violências contra os cristãos no mundo – houve uma moção apresentada à Câmara dos deputados italiana contra a perseguição dos cristãos e a favor da liberdade religiosa onde estiver ameaçada, assinada em unanimidade pelos grupos parlamentares. A moção compromete o Governo «a assumir todas as iniciativas de sua competência a fim de que a perseguição contra os cristãos seja considerada uma emergência internacional gravíssima em todas as assembleias internacionais e se torne objecto de condenação explícita e de intervenções coordenadas e eficazes por parte das autoridades e organizações supranacionais».
22 de Junho de 2012
This site has been made possible thanks to the generous donation from System Comunicazione Pubblicitaria Il sole 24 Ore S.p.A.
Hoje em primeiro plano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]