segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ACI Digital: Aniversário da bomba de Hiroshima: O homem precisa da fé como do ar que respira, afirma prelado

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  6 de agosto de 2012  
Aniversário da bomba de Hiroshima: O homem precisa da fé como do ar que respira, afirma prelado
ROMA, 06 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Depois de 67 anos do lançamento da primeira bomba atômica da história que causou a morte de centenas de milhares de pessoas, o Secretário emérito do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Pier Luigi Celata, viajou a Hiroshima (Japão), para participar de uma marcha pela paz e celebrar uma Missa na que recordou que o homem necessita da fé e da esperança como do próprio ar que respira.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS PELO TWITTER
https://twitter.com/#!/acidigital

SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/#!/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

MUNDO

CONTROVÉRSIA

Católico em Dia
Evangelho:
Marcos 9,1-9
Santo ou Festa:
São Hormisdas
Um pensamento:
Quando se ama, tudo fala de amor, at nossos trabalhos que requerem nossa total ateno podem ser um testemunho de nosso amor.
Santa Margarita Maria
 
 

 

VATICANO


O Papa termina último livro da trilogia Jesus de Nazaré

VATICANO, 03 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou na manhã desta quinta feira que o Papa Bento XVI terminou durante estes dias, em sua residência do verão de Castel Gandolfo, o terceiro volume de sua obra “Jesus de Nazaré” dedicado à infância de Cristo.

O volume, cujo título original em alemão Die Kindheitsgeschichten constitui "o término dos dois precedentes", indica um comunicado do Vaticano.

O texto da Sala de Imprensa da Santa Sé explica ademais que se está procedendo às traduções em diversas línguas, que serão feitas diretamente do original em alemão.

Espera-se que a publicação do livro se realize ao mesmo tempo nas línguas de maior difusão, o que "exigirá um espaço de tempo prudente para uma tradução precisa deste importante e esperado texto", conclui o comunicado.

O novo volume é a continuação de "Jesus de Nazaré", publicado em 2007; e "Jesus de Nazaré. Da entrada em Jerusalém até a Ressurreição", publicado em 2011. Ambos os livros publicados em sete idiomas e em formato eletrônico, e que já superaram o milhão de cópias vendidas.

Além de terminar seu livro sobre Jesus, o Papa também prepara seus discursos para a viagem apostólica ao Líbano, que entre os dias 14 e 16 de setembro, por ocasião da assinatura da exortação apostólica pós-sinodal da Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos.

Do mesmo modo, Bento XVI escreve seus discursos para a próxima celebração do 50 aniversário do Concílio Vaticano II e a inauguração do Ano da Fé, que começa o próximo 11 de outubro.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Bento XVI prepara nova encíclica sobre a Fé

VATICANO, 03 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, afirmou no dia 02 de agosto que o Papa Bento XVI prepara uma nova encíclica sobre a Fé, como "um grande presente pelo Ano da Fé".

Ao celebrar a Missa na Igreja Paroquial de Introd, no Vale d’Aosta (Itália), onde passa uns dias de repouso, o Cardeal Bertone comunicou aos assistentes que "o Santo Padre já concluiu o terceiro volume de sua trilogia sobre a vida de Jesus, que consistirá em um manuscrito dedicado a Jesus de Nazaret", e "depois, possivelmente também tenha lugar uma encíclica".

A encíclica do Papa apareceria no contexto do Ano da Fé, estabelecido pelo Pontífice para ser celebrado de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, comemorando os 50 anos do início do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Depois de escrever sobre a caridade e a esperança, uma encíclica dedicada à fé completaria as cartas que o Santo Padre dedicou às outras duas virtudes teologais: Deus caritas est (Deus é amor), de 25 de dezembro de 2005; Spe salvi (Salvos na esperança), de 2007, e Caritas in veritate (Caridade na verdade) de 2009.

Em sua homilia, o Cardeal Tarcisio Bertone assinalou, que o ministério do Papa significa "cuidar de outros, defender os mais fracos, os necessitado, e à imagem e semelhança do bom pastor, fazer resplandecer a realeza de Cristo".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Bento XVI: O centro da existência humana é o encontro com Cristo

CASTEL GANDOLFO, 06 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras prévias à oração do Ângelus, diante dos peregrinos reunidos ontem diante de sua residência de verão em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI afirmou que “o centro da existência, aquilo que dá sentido pleno e firme esperança ao caminho, freqüentemente difícil, é a fé em Jesus, o encontro com Cristo".

"Não se trata de seguir uma idéia, um projeto, mas de encontrá-lo como uma Pessoa viva, de deixar-se implicar totalmente por ele e por seu Evangelho", explicou.

O Santo Padre sublinhou que "Jesus convida a não deter-nos no horizonte humano e abrir-nos ao horizonte de Deus, ao horizonte da fé. Ele exige uma única obra: receber o plano de Deus, isto é 'Acreditar naquele que Ele enviou'".

"Moisés tinha dado a Israel o maná, o pão do céu, com o qual Deus mesmo tinha alimentado seu povo. Jesus não doa algo, mas doa Si mesmo: ele é o 'pão verdadeiro, descido do céu', e no encontro com Ele nós encontramos o Deus vivente".

Bento XVI sublinhou que tanto "nos dias carregados de ocupações e de problemas, mas também naqueles de descanso e de distensão, o Senhor convida a não nos esquecermo-nos que embora é preciso preocupar-se com o pão material e restaurar as forças, é ainda mais fundamental o fazer crescer a relação com Ele, reforçar nossa fé naquele que é o 'pão de vida', que enche nosso desejo de verdade e de amor".

"Jesus quer ajudar as pessoas a irem além da satisfação imediata das próprias necessidades materiais, mesmo quando são importantes. Quer abrir a um horizonte da existência que não é simplesmente aquele das preocupações cotidianas do comer, do vestir, da carreira".

O Papa indicou que "Jesus fala de um alimento que não perece”, que é importante que nós o procuremos e o acolhamos.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


O Papa aos líderes religiosos: oferecer ajuda aos afetados pelos desastres naturais e trabalhar pela paz

VATICANO, 03 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI recordou as vítimas dos desastres naturais ao redor do mundo e alentou os fiéis a trabalharem sempre pelo bem comum, oferecendo ajuda a quem mais a necessita.

Em sua mensagem dada a conhecer hoje pela ocasião do 25º aniversário do encontro interreligioso de oração pela paz no mundo de Kyoto (Japão), o Santo Padre assinalou que "o compromisso pela causa da paz por parte de líderes religiosos é de grande importância".

No texto enviado ao sacerdote supremo do templo budista de Monte Hiei, Bento XVI expressou sua alegria por saber que graças a seus esforços a cúpula que se realiza nessa localidade "converteu-se em um importante evento anual que contribui efetivamente ao diálogo entre as pessoas de distintos credos".

"Confio que o trabalho da cúpula e o simpósio que estudam a resposta dos líderes religiosos aos desastres naturais levará a uma maior solidariedade e mútua ajuda".

O Papa destacou logo que "de acordo à perspectiva cristã, o amor dado a quem sofre é um reflexo da divina caridade de Deus que tanto amou o mundo e que enviou o seu Filho único Jesus Cristo".

"Neste sentido, minha mente recorda o terremoto e o tsunami no nordeste do Japão no ano passado e as horríveis conseqüências para toda a nação. Foi alentador saber do papel efetivo dos líderes religiosos ao oferecer ajuda e ânimo, assim como conselho e consolo a todos os que sofrem".

Para o Santo Padre, "o trágico evento também mostra como as pessoas de distintos credos podem cooperar com os demais pelo bem da pessoa humana".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Cardeal Koch: "Em relação ao Concílio, os lefebvristas se comportam como Lutero"

VATICANO, 04 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O presidente do Conselho Pontifício da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, defendeu a importância do diálogo interreligioso e do Concílio Vaticano II, e indicou que a posição que toma a Fraternidade Sacerdotal São Pio X sobre este documento, os deixa mais perto das posturas de Martinho Lutero.

Em uma entrevista à agência Apic-Kipa, recolhida pelo L´Osservartore Romano no dia 2 de agosto, o Cardeal insinuou que é difícil alcançar um acordo com este grupo cismático apesar da abertura mostrada pelo Papa Bento XVI para que voltem à Igreja.

Do mesmo modo, abordou a posição da Fraternidade que assinala que o Concílio Vaticano II foi um erro. “O conceito segundo o qual um concílio também pode ser um erro se remonta historicamente a Martinho Lutero”, por isso advertiu os membros da Fraternidade que “somente ao considerar este fato, eles deveriam perguntar-se onde estão efetivamente”.

"Ninguém afirmaria que o Concílio do Trento tenha tido um nível inferior. Então, do ponto de vista puramente formal, é possível encontrar algumas diferenças, mas não se pode aceitar verdadeiramente que haja diferenças em relação ao caráter estrito do conteúdo destes documentos", acrescentou.

O Cardeal explicou que "o Vaticano II adotou quatro constituições, nove decretos e três declarações. Em termos puramente formais, pode-se fazer uma diferença entre estes três gêneros. Mas logo surge um problema, se consideramos que o Concílio do Trento (1545-1563) apenas publicou decretos e nenhuma constituição".

Do mesmo modo, o prelado disse que o diálogo interreligioso “não é um tema secundário, mas central do Concílio, como João Paulo II recordou em certa ocasião. Por isso, hoje este deve ser um tema central da Igreja. Além disso, a declaração conciliar sobre as relações da Igreja com as religiões não cristãs, particularmente com o judaísmo, a ‘Nostra aetate’ (declaração do concílio sobre a igreja e as religiões não-cristãs), também se apóia na constituição dogmática sobre a Igreja (Lumen Gentium)”.  


voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Aniversário da bomba de Hiroshima: O homem precisa da fé como do ar que respira

ROMA, 06 Ago. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Depois de 67 anos do lançamento da primeira bomba atômica da história que causou a morte de centenas de milhares de pessoas, o Secretário emérito do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Pier Luigi Celata, viajou a Hiroshima (Japão), para participar de uma marcha pela paz e celebrar uma Missa em que recordou que o homem necessita da fé e da esperança como do próprio ar que respira.

Segundo informou a Rádio Vaticano, neste domingo falando na catedral da Hiroshima, Dom Celata afirmou ante os fiéis que, onde quer que haja medo e destruição, está a "fé e a esperança necessárias para cada ser humano e a sociedade inteira, como o ar que necessitamos para respirar".

"Estamos chamados a unir nossas energias espirituais e materiais para colaborar na edificação de uma sociedade mais justa e solidária, que possa conviver em paz e harmonia", afirmou o também Vice-camerlengo da Santa Igreja.

"Com vossa coragem e sua firme determinação –disse-, haveis transfigurado aquela página profundamente escura da história da humanidade, tornando-a em um ponto luminoso de referência, no qual se alimentam a confiança e a esperança por um mundo melhor".

Ao recordar aquele fatídico 6 de agosto de 1945, o prelado sublinhou que, apesar de "a tentação do egoísmo, da opressão de domínio, do acumulação dos bens, freqüentemente, através do erro, a violência e a guerra que habita no coração de cada ser humano e entre os povos", todos os que acreditam em Deus e as pessoas de boa vontade "temos que reagir a esta tentação colocando-nos ao serviço da paz, sustentados pelos valores espirituais de nossas tradições".

Dom Celata animou os fiéis a superarem todo medo e abrir o coração ao encontro com os demais, "também aqueles que enxergamos como diferentes de nós, reconhecendo-nos todos como membros de uma única família humana com um destino comum".

"Portanto, estamos chamados a aceitar-nos e a respeitar-nos reciprocamente: na sacralidade da vida, nas escolhas de consciência, sobre tudo em matéria religiosa e na dignidade de cada pessoa".

Finalmente, Dom Celata recordou que Jesus Cristo morreu e ressuscitou na cruz por amor a todos nós, e nos libertou da escravidão do pecado fazendo-nos capazes de amar-nos uns aos outros como "Ele nos amou".

"Jesus nos reconcilia com o Pai e entre nós", é "nossa paz; Jesus nos dá a verdadeira paz; Jesus nos convida a edificar a paz. Só assim, poderemos obter a bem-aventurança que Ele nos promete: ‘Bem-aventurados os construtores de paz, porque eles serão chamados filhos de Deus’", concluiu o Prelado.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

CONTROVÉRSIA


No Paquistão: envenenamento de três enfermeiras cristãs durante o Ramadã começa a ser investigado

KONIGSTEIN, 06 Ago. 12 (ACI) .- As autoridades policiais do Paquistão estão investigando denúncias de que extremistas atacaram enfermeiras em Karachi, colocando veneno no chá que elas bebiam, na tarde de 30 de julho, durante o Ramadã, mês no qual os muçulmanos têm o dever de jejuar do amanhecer até a noite.

Os informes mais recentes apontam que as 11 enfermeiras, que foram internadas no Hospital Civil de Karachi, estão fora de perigo, apesar de que algumas delas foram direto para o Centro de Tratamentos Intensivos após tomar o chá envenenado.

Entre as enfermeiras se encontravam três cristãs, por isso a Fundação Masihi, uma organização que defende os direitos dos cristãos, qualificou o ataque como um “ato vil” contra a liberdade religiosa e a tolerância.

O Arcebispo de Karachi, Dom Joseph Coutts, disse no dia 1º de agosto à fundação católica Ajuda à Igreja Que Sofre (AIS) que pediu que o caso seja investigado pela organização de defesa de católicos no Paquistão, a Comissão Nacional para Justiça e Paz.

“Ainda não está claro o motivo atrás deste incidente de envenenamento. Acaso foi um motivo religioso, foi um motivo criminoso ou foi puramente acidental?”, questionou.

Dom Coutts disse que “seja qual for a verdade, definitivamente é uma causa de preocupação, e esperamos obter uma imagem clara do que realmente aconteceu assim que possível”.

O Prelado disse que Karachi se encontra sob ameaça de muitos grupos extremistas, que têm tolerância zero para a suposta atividade “anti-islâmica”, como romper o jejum no Ramadã.

“Karachi tem alguns elementos extremistas, mas também tem uma comunidade muito diversa, incluindo um grande número de hinduístas e de outros credos diferentes”, assinalou.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]