segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Aumenta a Perseguição Religiosa, Afirma o Departamento de Estado

Photobucket

Estado e Igreja




Aumenta a Perseguição Religiosa, Afirma o Departamento de Estado



Segunda-feira passada, o Departamento de Estado norte-americano publicou o International Religious Freedom Report para 2011. Este relatório é produzido com base nas informações das representações diplomáticas dos Estados Unidos no exterior e é o mais completo entre os que estão disponíveis – com a óbvia e notável exceção dos próprios Estados Unidos. Completo não significa indiscutível: o relatório dá a perspetiva do governo americano.

Este ano, o relatório acentua a diminuição da liberdade religiosa na Europa, no Médio Oriente e na China. A notícia da Cnn, cuja cabeça acima reproduzimos, resume-o bem. Na Europa, as críticas são dirigidas ao crescimento do antisemitismo e da islamofobia, tanto por parte do Estado como da própria organização social. O relatório considera que a proibição do véu islâmico viola a liberdade religiosa: esta posição não é de hoje. Portugal é elogiado: goza de liberdade religiosa e a situação manteve-se estável durante o ano passado.

O relatório está a provocar reações na Europa. Massimo Introvigine, controverso diretor do Observatório da Liberdade Religiosa fundado em Junho passado pela cidade de Roma e pelo ministério italiano dos Negócios Estrangeiros, concorda com as críticas do relatório mas afirma que o ênfase sobre o fenómeno da islamofobia «às vezes parece desproporcionado»; acrescenta que o relatório não refere as violações da liberdade religiosa dos católicos e dos cristãos nos Estados Unidos – nem na própria Europa.

Na apresentação do relatório, Hillary Clinton revelou-se mais preocupada com a situação no Médio Oriente: o desrespeito da liberdade religiosa fará descarrilar a «primavera árabe». O relatório cita numerosos casos de violação de direitos dos coptas no Egito.

O Relatório está organizado por países e por temas; é precedido por um resumo:

http://www.state.gov/j/drl/rls/irf/religiousfreedom/index.htm#wrapper

http://estadoeigreja.wordpress.com/2012/08/02/aumenta-a-perseguicao-religiosa-afirma-o-departamento-de-estado/



Notícias sobre o relatório:

http://security.blogs.cnn.com/2012/07/30/state-department-warns-of-poor-religious-freedoms-in-egypt-china-europe/

http://www.zenit.org/article-30957?l=portuguese

Página na net do Cesnur, organismo animado por Massimo Introvigine, com opiniões e informações sobre a religião em geral e o catolicismo em particular

http://www.cesnur.org/
Gosto
Be the first to like this.
from → Uncategorized
← Querela dos Ritos, Século XXI
No comments yet
Deixar uma resposta

Blog em WordPress.com.

Tema: Vigilance por The Theme Foundry.
Seguir
Follow “Estado e Igreja”

Get every new post delivered to your Inbox.

Powered by WordPress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]