HISTÓRIA DA IGREJA
(061)- REFORMA GREGORIANA !
Ano 1073-1085.
Pontificado de Gregório VII (Hildebramdo). Um papa de muita acção; levou por diante programas de reforma eclesiástica clerical e geral, lutou contra Henrique IV e outros governadores para pôr termo aos males da lei da investidura.
Introduziu a liturgia latina em Espanha e estabeleceu as datas definitivas para a observância das Têmporas.
A Reforma Gregoriana foi um movimento de reforma do século XI em que se pretendia corrigir os abusos morais dentro da Igreja e contra os elementos ligados à sociedade feudal, que enfraqueciam a sua independência.
Chamou-se Reforma Gregoriana por ser dirigida pelo papa que pontificava, Gregório VII (1073-1085) Ildebrando, embora tivesse os seus princípios, pelo menos desde o papa Leão IX (1049-1054). do em dois problemas mais urgentes :
Os papas anteriores tinham-se concentrado em dois problemas mais urgentes :
* Simonia em que se pagavam favores espirituais, incluindo a eleição para ofícios eclesiásticos.
* Desprezo pelo celibato clerical.
Um outro problema também de grande preocupação era o abuso da interferência do poder civil na eleição dos bispos e dos papas e a investidura do clero.
Nicolau II (1059-1061), no Sínodo de 1059, deu um grande avanço à liberdade da eleição papal, o que levou à prática da eleição do papa pelos cardeais no século XII.
O mais eficaz reformador, Gregório VII, exerceu a sua maior influência contra a simonia e a incontinência clerical; mas quanto ao problema da investidura foi um longo problema com o imperador Henrique IV.
O pontificado de Gregório VII foi assinalado por dramáticos incidentes :
* Provocação dos direitos do papa por Henrique IV até à sua suspensão por excomunhão.
* O dramático apelo do imperador até à submissão de Canossa e subsequente interferência com a vida da Igreja.
* Segunda excomunhão de Henrique IV.
* Nomeação de um antipapa (Clemente III).
* Ataques a Roma.
* Defesa do papa pelos Normandos, que depois saquearam a cidade, voltando-se o povo contra o papa.
* Embora tivesse morrido no exílio em Salerno, o que fez pela liberdade da Igreja, teve os seus bons efeitos no futuro.
Temas relativos : Beija-Mão. Canossa. Celibato. Simonia. Veto.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]