quinta-feira, 2 de agosto de 2012

[Catolicos a Caminho] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO (100) 18o DOMINGO COMUM - B Som !

 

 

   

      

 

                                 HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

 

                                              (100)-18º DOMINGO COMUM – B

 

              - "Vou fazer chover dos céus pão para vós"...!

 

 

            Com uma linguagem chocante, mas realista, Jesus afirma que o Pão com que ele nos há-de saciar é a sua carne, oferecida pela vida do mundo.

            Tendo incarnado, Jesus assume a nossa condição humana, marcada pela finitude e pelo  pecado; mas valoriza essa nossa condição, porque na sua própria Pessoa ela é transfigurada e se transforma num Pão do Espírito para a vida do mundo.

            Doravante, comer a sua carne e beber o seu sangue é participar na Vida que lhe vem do Pai e entrar com Ele na missão de partilhar com todos esse Pão da vida plena.

            Impedindo desse modo qualquer tentação de fuga do mundo ou o repúdio da fragilidade da nossa condição, é pelo realismo da Incarnação que Jesus nos associa à missão suprema, recebida do Pai, de renovar este mundo que Ele ama.

            Este Pão não é apenas carne e sangue; esse Pão é o próprio Jesus que vem conviver connosco na Pessoa viva dum Nazareno :

* Que partilha o nosso destino.

* Que  assume a nossa história.

* Que entra nas nossas genealogias, para aí introduzir o dinamismo redentor daquele Espírito que nele habita e o torna simultaneamente Filho de Deus e Irmão Universal.

            Qual é, afinal, o alimento que nos faz viver ?

            Todos corremos, consciente ou inconscientemente, atrás de algo que nos serve de alimento, algo que nos dá alento para suportar o quotidiano, com mais ou menos coragem.

            Não falemos apenas da dieta que cada um elege para o seu sustento físico.

                        * Falemos sobretudo do afecto que nos move interiormente.

                        * Falemos da paixão que nos arrasta.

                        * Falemos da fome que nos inquieta.

                        * Falemos, sim,  dum coração  que  se julga  saciado  ou  que busca uma melhor correspondência.

            Para onde nos orientaremos em qualquer dos casos ?

            O discurso do Pão da Vida, que Jesus pronuncia, vai ao encontro desta questão de vários  modos.

                        * Desde logo porque se trata de um pão que, por si só, abarca todas as fomes e a todas dá resposta,

                        * Depois porque é um pão que sacia em plenitude, uma vez que é pão de vida eterna,

                        * Mas também porque é um pão que em si mesmo traz a resposta para quem deseja salvar a sua vida.

            Só se salva aquilo que é dado.

            Quando a dádiva é total a salvação encontrada chama-se ressurreição.

            Foi porque entregou a sua vida na totalidade e por todos, que Jesus ressuscitou e se tornou para toda a humanidade uma fonte inesgotável de vida, que corre para a plenitude e para a transcendência; não é como o maná do deserto que os nossos pais comeram e morreram; este alimento permanece para a vida eterna.

            Foi exactamente por ser diferente do maná do deserto, que alguns recalcitraram contra o discurso de Jesus.

            Não parece muito claro e menos ainda apetecível, na nossa civilização, que o motor da existência seja o dom, a dádiva.

            Mas essa é, com efeito, a lógica mais profunda da vida e do Evaangelho :

            - Viver é dar, e o homem eterniza-se à medida que se vai dando !...

             E assim, qual é, afinal, o pão que dá vida, que eterniza ?

            O Pão da Vida que Jesus nos oferece é a maior garantia de podermos ser admitidos no Plano da Hstória da Salvação.

                                                                

                                    "Este é o pão que o Senhor vos dá como alimento".

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]