terça-feira, 7 de agosto de 2012

[catolicos_respondem] IGREJA CATÓLICA (059) OUTRAS IGREJAS Som !

 

 

   

                      IGREJA CATÓLICA !

 

               

                                                        (059) OUTRAS IGREJAS !   

                 

               EPÍLOGO                                                                                                                                                                                                Apesar da pregação da Igreja, como sua vocação de ensinar todas as nações, nem sempre essa pregação tem sido aceite da mesma maneira por todos, de modo que, por razões várias, fugindo da pregação da Igreja Católica, foram surgindo ao longo dos tempos diferentes Igrejas ou facções religiosas, com fundadores diferentes e com vocação diferente, que procuram caminhos diferentes  e doutrinas adaptadas para, com mais facilidade e menos compromissos chegarem ao conhecimento de um Deus à sua maneira, que perdoe e deixe fazer o que cada um quiser.

 

          FUNDADORES DE OUTRAS IGREJAS

A partir do século XVI foram surgindo outras denominações religiosas, ou seitas ou igrejas, todas elas em oposição à doutrina da Igreja Católica, por qualquer motivo particular, na intenção de encontrar uma religião mais fácil segundo os conceitos humanos, e todas elas alimentam uma certa má vontade contra a Igreja Católica, julgando-a errada porque só cada uma dessas novas denominações se considera a verdadeira Igreja, apesar de ter nascido depois do século XVI.

 Chamamo-lhes Igrejas Separadas.

                IGREJAS SEPARADAS

 

Este assunto das Igrejas Separadas foi objecto do Decreto do Concílio Vaticano II sobre o Ecumenismo, onde podemos ler :

- "Temos diante dos olhos as duas principais categorias de cisões que ferem a túnica inconsútil de Cristo.

As primeiras divisões sobrevieram no Oriente, já por contestação das fórmulas dogmáticas dos Concílios de Éfeso e Calcedónía, já em tempo posterior, pela ruptura da comunhão eclesiástica entre os Patriarcas orientais e a Sé de Roma.

 As outras, após mais de quatro séculos, originaram-se no Ocidente, provocadas pelos acontecimentos comumente conhecidos com o nome de Reforma. Desde então, muitas Comunhões, nacionais ou confessionais, se separaram da Sé Romana".(UR 13).

Todavia, apesar da separação, muitas Igrejas mantêm alguns vínculos com a Sé de Roma, quer na Sagrada Escritura, quer em alguns dogmas, quer ainda em alguns sacramentos e na liturgia.(cf. LG 15).

As Igrejas e Comunidades eclesiais, diferem da Igreja Católica e diferem também entre elas próprias, por causa da diversidade de origem, doutrina e vida espiritual, pelo que não é fácil descrevê-las de modo adequado.

Mas diremos alguma coisa :

* Igreja Luterana começou com Martinho Lutero em 31 de Outubro de 1517, e é a Igreja oficial da Escandinávia.

* Igreja Anglicana, fundada por Henrique VIII, nasceu em 1534 e é a Igreja oficial de Inglaterra.

* Igreja Presbiteriana, foi fundada por John Knox (1560) e é a Igreja oficial da Escócia.

* Igreja Protestante Episcopaliana, uma ramificação, ou rebento da Igreja de Inglaterra que Samuel Seabury fez surgir nas colónias da América no século XVII.

* Igreja Congregacionista, foi fundada por Robert Brown no ano de 1582, na Holanda.

* Igreja Metodista, foi fundada por John Wesley e Charles Wesley na Inglaterra em 1744.

* Igreja Unitariana, foi fundada por Theophilus Lindley em Londres em 1774.

* Igreja Mormon (Cristãos do sétimo dia), foi fundada por Joseph Smiyth em Palmira, Nova York em 1829.

* Igreja Baptista, foi fundada por John Smyth em Amsterdão em 1605.

* Igreja Alemã Reformada, foi fundada por Michaelis Jones em Nova York em 1628.

* Igreja filiada na Salvation Army, foi fundada por William Booth em Londres em 1865.

* A Igreja Cristã Cientista, foi fundada por Mary Baker Eddy em 1879.

Apareceram ainda já no século XX, a Igreja de Nazaré; Evangelho Pentecostal; Igreja da Santidade; Testemunhas de Jeová, e outras várias ramificações de Igrejas já existentes.

Estas são apenas algumas, porque seria muito difícil fazer uma lista completa e cronológica das 20.000 Igreja cristãs hoje existentes.

Numa Estimativa muito aproximada, tinhamos em  2000 :

 

          Católicos.....................................1.000.000.000.

Protestantes................................   500.000.000.

Ortodoxos...................................   200.000.000.

 

               Ultimamente têm aparecido muitas ramificações religiosas, cada uma com a sua mentalidade e o seu género próprio e específico de uma espiritualidade que pretende atrair adeptos sem grande formação e sem grandes compromissos, sob a capa de afamada Liberdade Religiosa.

Sobre as Igrejas Separadas diz também o Catecismo da Igreja Católica :

819. - Existem fora das fronteiras visíveis da Igreja Católica "muitos  elementos  de  santificação  e de verdade": "a Palavra de Deus escrita, a vida da graça, a fé, a esperança e a caridade, outros dons interiores do Espírito Santo e outros elementos visíveis"(VR 3). O Espírito de Cristo serve-Se destas Igrejas e comunidades eclesiais como meios de salvação, cuja força vem da plenitude de graça e de verdade que Cristo confiou à Igreja Católica. Todos estes bens provêm de Cristo e a Ele conduzem e por si mesmos reclamam "a unidade católica.(LG).

A IGREJA CATÓLICA: Foi fundada por Jesus Cristo, o Filho de Deus, aproximadamente no ano 33 A.D.  Ele fundou uma só Igreja para reunir nela todos os homens.

Referente a ela deu a Pedro a promessa da sua assistência até ao fim do mundo.

                                                                                                                                                            Nascimento

                                     John

                                             Nascimento

 

 

 

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Ofertas HP: Computadores Intel

Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]