IGREJA CATÓLICA
(061) – ECUMENISMO-
DECRETO DO VATICANO II-UNITATIS REDINTEGRATIO !
1.- PROEMIO
Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais prpósitos do Sagrado Concílio Ecuménico Vaticano II.
n Pois Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja.
Todavia, são numerosas as Comunhões cristãs que se apresentam aos homens como a verdadeira herança de Jesus Cristo.
Todos, na verdade, se professam discípulos do Senhor, mas têm pareceres diversos e caminham por rumos diferentes, como se o próprio Cristo estivesse dividido.
Esta divisão, porém, contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura.
O Senhor dos séculos, porém, prossegue sábia e pacientemente o plano da sua graça a favor de nós pecadores.
Começou ultimamente a infundir de modo mais abundante nos cristãos separados entre si a compunção de coração e o desejo de união.
Por toda a parte, muitos homens sentiram o impulso desta garça.
Também surgiu entre os nossos irmãos separados, por moção da graça do Espírito Santo, um movimento cada vez mais intenso em ordem à restauração da unidade de todos os cristãos.
Este movimento de unidade é chamado ecuménico.
Participam dele os que invocam Deus Trino e confessam a Cristo como Senhor e Salvador, não só individualmente mas também reunidos em assembleias.
Cada qual afirma que o grupo onde ouviu o Evangelho é Igreja sua e de Deus.
Quase todos, se bem que de modo diverso, aspiram a uma Igreja de Deus una e visível, que seja verdadeiramente universal e enviada ao mundo inteiro, a fim de que o mundo se converta ao Evangelho e assim seja salvo, para glória de Deus.
Este sagrado Concílio considera todas essas coisas com muita alegria.
Tendo já declarado a doutrina sobre a Igreja, movido pelo desejo de restaurar a unidade de toos os cristãos, quer propor a todos os católicos os meios, os caminhos e as formas com que eles possam corresponder a esta vocação e graça divina.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário