OS ANJOS SÃO
MENSAGEIROS OCULTOS
GUIAS CELESTIAIS
COMPANHEIROS ESPIRITUAIS !
(04) Os Anjos da Guarda !
Falando do Escândalo, especialmente para com as crianças, disse Jesus :
- "Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, nos céus, vêem constantemente a face de Meu Pai, que está nos Céus".(Mt.18,10).
A Igreja sempre entendeu esta verdade no sentido de que os filhos de Deus são protegidos pelos Anjos das Guarda, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica :
328. - A existência de seres espirituais, não-corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé.
Esta afirmação da Igreja leva-nos a pensar que a existência dos Anjos da Guarda, é para nós muito confortável.
Deus deu a cada um de nós um Anjo da Guarda.
E S. Jerónimo fez um comentário mais profundo do que um simples sentido de conforto e de encorajamento, dizendo :
- Quão grande deve ser a dignidade da alma, uma vez que, cada um de nós, desde o seu nascimento fica ao cuidado de um Anjo da Guarda.
Este foi o comemntário de S. Jerónimo a estas palavras do Evangelho de Mateus :
- "Em verdade vos digo : Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no reino dos céus".(Mt.18,3).
Já o Antigo Testamento, nos disse :
- "É que Ele deu ordens aos seus Anjos para te protegerem em todos os caminhos. Tomar-te-ão nas palmas das mãos, não aconteça ferires, nas pedras os teus pés".(Sl.91/11-12).
- "Eu vou mandar um Anjo à tua frente para te proteger e te conduzir ao lugar que preparei para ti". (Ex.23/20).
Esta é uma imagem de ternura e de cuidados, uma imagem de protecção e de confiança, uma imagem de promessa e de inspiração.
Portanto a missão dos Anjos da Guarda é a de guardar as pessoas, ou grupos de pessoas, cidades e países, para o bem, e ajudá-las a evitar o mal.
Desde o século XVII que a festa em honra dos Anjos da Guarda se tem celebrado em Outubro e, depois da revisão do calendário Litúrgico da Igreja, ficou estabelecida a sua festa para o dia 2 de Outubro, como Memória obrigatória.
Em Portugal costumamos celebrar a festa do Anjo da Guarda de Portugal com Memória obrigatória, no Dia de Portugal -10 de Junho, por várias razões :
1) - Para unir esta celebração à celebração do Dia de Portugal e das Comunidades espalhadas pelo mundo.
2) - Porque a Sagrada Escritura nos recomenda que :
a)- "Os Anjos são mensageiros de Deus : O Anjo despertou Pedro, tocando-lhe no lado, e disse-lhe : Ergue-te depressa. E as correntes caíram-lhe das mãos..." (Act. 12/8).
b)- Porque em Fátima apareceu um Anjo que disse que era o Anjo da Guarda de Portugal.
3) - Em Portugal, a devoção ao Anjo da Guarda é muito antiga. Tomou, porém, um incremento especial com as Aparições do Anjo em Fátima, aos Pastorinhos.
Pio XII mandou inserir esta comemoração no nosso Calendário Litúrgico.
Devemos orar todos os dias ao nosso Anjo da Guarda, invocar a sua protecção e e respeitar a sua contínua presença junto de nós.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário