domingo, 12 de agosto de 2012

Dom Orani: O Pai e a Família

Photobucket

Dom Orani: O Pai e a Família

Neste domingo celebramos o Dia dos Pais! Dentro da comunidade família, o pai é chamado a viver o seu dom. Os pais são planos de Deus para a família. Esta comemoração, que veio através da sociedade civil, nos ajuda a valorizar no âmbito religioso a vida familiar. Apesar da exploração comercial deste dia, a Igreja no Brasil, neste mês vocacional, recorda a vocação à vida em família. Por isso mesmo começamos a viver também nesse dia a Semana Nacional da Família.
Hoje, ultrapassamos a ideia do chamado pai provedor, enquanto ele é capaz de trabalhar, até arduamente, para abrigar sua família, colocar comida na mesa e pagar as contas no final do mês. A paternidade começa no compromisso de vida do marido para com sua esposa, baseando-se no amor desinteressado e generoso.
Os filhos e filhas devem reconhecer no pai a presença do amor, da escuta e do apoio oportuno para o seu crescimento, para se tornarem pessoas com conhecimento dos seus direitos e responsabilidades; o apoio para alcançar a auto-estima, a autêntica autonomia e independência e também para compartilhar e celebrar os seus sucessos, e dar conforto quando confrontado com o fracasso.
O que conta para o cristão é a forma como o Pai orienta seus filhos para Jesus Cristo, e qual o papel de modelo de fidelidade de valores ele realmente quer apresentar no seio de sua família.
Neste sentido, o pai é chamado a assegurar o desenvolvimento harmonioso e de união entre todos os membros da sua família. Deve partilhar com a esposa a formação dos filhos.
Podemos afirmar que a paternidade é própria de uma verdadeira espiritualidade da família. Deus é a fonte da vida e do amor em que a família vive no mundo de hoje. O saudoso Papa Paulo VI já nos recordava na Encíclica Humanae Vitae que o casamento “não é efeito do acaso ou do produto da evolução de forças naturais inconscientes: é uma instituição sapiente do Criador para realizar na humanidade o seu desígnio de amor (HV 8).
Daí que, na missão de pai, este é convidado a frutificar e ter a vida ao máximo, exercendo sua função específica biológica e psicológica no contexto da família.
Poderíamos dizer que a missão do Pai é uma vocação, em última instância, do próprio matrimônio. Este significa, antes de tudo, a união de uma pessoa com todos os seus valores e tudo o que deve representar a medida de sua própria dignidade. Todo homem e toda mulher deve doar-se mutuamente em dom sincero de si, através das expressões de sua masculinidade e de feminilidade, o que transpassará certamente para o seu relacionamento com os filhos que virão de sua união.
A família é sempre desafiada com variados problemas urgentes, que são, na verdade, provocados pelas tendências de sua secularização.
Neste contexto, surge o conceito de Pai como serviço no amor. Novamente nos adverte Paulo VI: “na tarefa de transmitir a vida, os pais não são livres para procederem à vontade, como se pudessem determinar, de forma totalmente autônoma, as vias honestas a seguir, mas devem conformar a sua atividade de acordo com a intenção criadora de Deus, expressa na própria natureza do matrimônio e de seus atos”.
A criança não pode exercer certas fases de sua maturidade psicológica sem a ajuda paterna, que a ajude a ousar e a enfrentar as adversidades da vida. O pai educa principalmente pela sua conduta pessoal, que consigo também carrega os seus variados aspectos da masculinidade do ser humano. Os filhos e filhas olham para a figura paterna muito mais do que apenas como uma extensão de seus conhecimentos limitados. Olham para seus gestos, suas expressões e para o seu testemunho. Procuram neste um valor e um sentido de suas vidas, que encontrarão, certamente, na realidade das coisas, na vida que se apresentará diante deles, um dia.
Em suma, a paternidade é um “link” para as consciências dos filhos, que os orienta na condução moral e nos princípios éticos de suas existências.
Roguemos, hoje, a São José, como modelo de pai que abraçou por inteiro as suas responsabilidades, ressaltando a sua firmeza e sua perseverança, confiando sempre em Deus e no seu plano. Quantos pais estão diante das frustrações da procura por emprego, ou de desejo de dar o melhor pela sua família, sem poder fazê-lo!
São Bento, grande mestre da espiritualidade, diz que o abade de um mosteiro tem que mostrar a atitude dura de um mestre e a ternura de um pai. O mesmo deveria se aplicar aos pais de família. Devem ser tanto carinhosos com seus filhos, enquanto agem com firmeza em sua educação.
Que a Semana Nacional da Família, ecoando o tema do Encontro Mundial das Famílias com o Papa, neste ano, em Milão, “A família, o trabalho e a festa” nos ajude a apresentar a beleza da vida em família cristã que procura ouvir a voz de Deus e colocar em prática a Sua Palavra.
Eis um belo momento de apresentar ao mundo a importância e a necessidade das famílias cristãs e a proposta de sua presença na sociedade!


† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

http://blogscatolicos.blogspot.com.br/2012/08/dom-orani-o-pai-e-familia.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/BeItJ+%28Guia+de+Blogs+Cat%C3%B3licos%29



Gostou? Clique no link abaixo e conheça o blog que publicou essa postagem!
Dom Orani: O Pai e a Família
Postado por Danilo Badaró
Nenhum comentário:

Postar um comentário
Links para esta postagem

Criar um link
Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Compartilhe!

Eles nos acompanham. E você?
Coisas interessantes
Abaixo, você encontra as últimas atualizações de sites interessantes.
Padre Paulo Ricardo

Não murmureis! - 19º Domingo do Tempo Comum - sábado, 11 de agosto de 2012
Pode ter Jesus desprezado a sua mãe? - quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Papa Bento XVI termina o último livro da trilogia Jesus de Nazaré - terça-feira, 7 de agosto de 2012
Lançamento do DVD "Antropologia e Escatologia" - segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Quem são os irmãos de Jesus? - segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Zenit em português

"Lets Bridge": pontes entre as pessoas para superar as divisões - sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Dante Alighieri, do norte ao sul da Itália - sexta-feira, 10 de agosto de 2012
O testemunho da caridade, caminho da nova evangelização - sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Apelo sobre as vítimas de tráfico humano no Sinai - sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Ser católico por inteiro - sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Postagens populares nos últimos 7 dias

23 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A BÍBLIA
01) Qual o significado da palavra "Bíblia"? A palavra " Bíblia " é de origem grega e quer dizer " LIVROS ". São, ao todo, 73 livros: ...
O mistério da cruz e da ressurreição
Sábado Santo, dia de esperança A meditação sobre o mistério da cruz de Cristo é fundamental para a vida de todo o cristão. Na Quaresma...
Os Sete dons do Espírito Santo
Hoje quero colocar uma instrução sobre os dons do Espírito Santo, primeiramente para que estes dons? Os dons do paráclito, são uma form...
Perdoa-me se eu orar errado
Oro sem saber orar. Falo contigo, a quem eu nunca vi, cuja voz jamais ouvi e cuja presença às vezes não sinto. A Ti, a quem nós que se...
Tau de São Fracisco, Medalha de São Bento e Medalha de N.S. das Graças
Quem me conhece pessoalmente sabe que uso esses três sacramentais, raramente tiro, muito me perguntam qual o significado, e ai está! Descul...
Influências nefastas do rock satânico
Pe. Gabrielle Amorth Vários autores católicos já preveniram das consequências nefastas do rock satânico. Recordo especialmente de Pier...
A Pedagogia de um Deus que é Pai - Fernanda Pontes (Shalom)
A Pedagogia de um Deus que é Pai - Fernanda Pontes (Shalom) : Sempre compare Deus com pais prudentes Desde que li “A promessa” de Emmir ...
Nós Precisamos do Espírito Santo
"O Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer"(Lc 12,12)! Somente Deus "sonda o abismo do coração humano, e penetr...
Charles Darwin
Charles Darwin : Charles Robert Darwin (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 – Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico...
Bestialidade na Suécia: Os suecos têm cada vez mais relações sexuais com animais
Bestialidade é o ato de se envolver em relações sexuais com um animal. A Suécia é o país mais ateu do mundo e os relatórios do adherents....


Eu evangelizo, tu evangelizas...
Você gosta do serviço que o Guia de Blogs Católicos oferece? Que tal ajudar seus visitantes a conhecê-lo também? Insira agora o banner do GBC em seu site e ajude a otimizar a evangelização pela rede!
Arquivo

▼ 2012 (1661)
▼ Agosto (15)
Dom Orani: O Pai e a Família
Profissão: Pai - A transmissão da FÉ aos filhos
Qual o valor de um corpo perfeito?
Na festa de São João Maria Vianney – O bom Pastor....
Rezar reduz risco da doença de Alzheimer, afirmam ...
Ajude a tirar do ar site que vende medicamento abo...
Uniões homossexuais são instáveis e infidelidade é...
Pe. Crystian - O verdadeiro cristão não tem proble...
Bento XVI prepara nova encíclica sobre a Fé
Jesus Cristo é Filho de Deus
O eterno entra na história
As faces da fidelidade conjugal. O verdadeiro amor...
Saibamos viver na busca do discernimento
A Teologia da Libertação na Pastoral da Juventude ...
O discernimento filosófico da experiência mística ...
► Julho (34)
► Junho (45)
► Maio (27)
► Abril (127)
► Março (470)
► Fevereiro (232)
► Janeiro (711)

► 2011 (547)

► 2010 (2)

Coisas interessantes
Abaixo, você encontra as últimas atualizações de sites interessantes.

Modelo Ethereal. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]