segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fwd: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - 22o DOMINGO COMUM - B - Som !



Enviado via iPhone

Início da mensagem encaminhada

De: <nascimentoja@shaw.ca>
Data: 27 de agosto de 2012 19:38:12 BRT
Para: "Grupo Mahavidya" <grupomahavidya@yahoogrupos.com.br>
Assunto: [MUNDO CATÓLICO] LITURGIA DA PALAVRA - 22o DOMINGO COMUM - B -  Som !
Responder A: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br



 

       

                         É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.

                    22º DOMINGO  COMUM - ANO  B !

 

 

        Eles tomam alimento com as mãos por lavar !

 

             A Liturgia da Palavra deste 22º Domingo Comum – B, coloca-nos perante a Lei e convida-nos ao seu cumprimento para que não fiquemos apenas nas palavras.

            Todo o empreendimento humano, pequeno ou grande, supõe, habitualmente, uma entrega e uma doação total, para se realizar alguma coisa útil.

            Ao aceitar a Palavra de Deus o homem, no mais íntimo do seu ser, estabelece uma aliança com a pessoa de Jesus Cristo e não apenas com uma ideologia.

            O preço da fidelidade a esta aliança é a renúncia a si mesmo.

             A Lei de Deus não subjuga o homem, mas liberta-o na medida em que o ajuda a tomar as suas decisões mais correctas.

            A 1ª Leitura do Livro do Deuteronómio, diz-nos que Moisés fala ao povo de Israel, dizendo-lhe que a obediência aos preceitos do Senhor fará a sua grandeza e glória.

            - «Escutai agora, Israelitas, as leis e os preceitos que hoje vos ensino, a fim de os pordes em prática. Assim podereis viver e entrar na posse da terra que vos dá o Senhor».(1ª Leitura).

             Deus, revelando-Se ao povo eleito, aproxima-Se do homem e torna-o conhecedor e participante dos Seus planos de salvação para toda a humanidade.

            Daí a necessidade de o homem  viver segundo a lei de Deus, como nos sugere o Salmo Responsorial :

            - "Quem viverá, Senhor, em Vossa casa !"

            Na 2ª Leitura de hoje é S. Tiago que diz aos judeus convertidos ao cristianismo e dispersos pelo vasto império romano, e hoje a todo o povo cristão,  que os livros santos, tão religiosamente guardados pelo povo judeu, têm a sua expressão final no Evangelho, que é a Palavra de Cristo Salvador.

            - "Tudo o que de bom nos é dado e todo o dom perfeito vêm do alto, descem do Pai, Criador das estrelas".(2ª Leitura).

             Por esta razão e, segundo este Evangelho, o homem não pode limitar-se a ouvir, mas deve também acreditar e pôr em prática.

            O Evangelho é de S. Marcos, e diz-nos que Jesus, perante a actuação dos seus discípulos e a acusação dos fariseus, aproveita para se referir aos costumes judaicos  que não passam de práticas hipócritas, de meras formalidades sem valor porque não correspondem aos seus sentimentos interiores.

            - «Bem profetizou  Isaías a respeito de vós, os hipócritas : Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração  está bem longe de Mim».(Evangelho).

            A distinção entre puro e impuro só existe na medida em que o homem se deixa conduzir por inspirações que, brotando do íntimo do coração, o afastam dos caminhos de Deus.

            O apego à Lei, que deu grande destaque ao judaísmo, e que, em mais de um caso, foi motivo de salvação de Israel, comportava, porém, graves perigos.

            Ao colocar no mesmo plano todos os preceitos, religiosos e morais, civis e culturais, entregando-se às subtilezas  casuísticas, o culto da Lei terminava por impor um jugo impossível de carregar.

            Uma maneira de pensar farisaica tentou bloquear o dinamismo misssionário da Igreja primitiva.

            Foi necessária uma rude energia de Paulo e a convocação do Primeiro Concílio de Jerusalém, para que a comunidade primitiva se pudesse libertar das normas que os judaizantes queriam impor.

            Ainda hoje pode haver, no seio da Igreja,  uma maneira de agir farisaica, ao exagerar e absolutizar a legalidade, o preceito e a exterioridade.

            Também se pode viver ainda hoje um cristianismo legalista, exterior, superficial, mais preocupado em obedecer  pasivamente às normas recebidas, sem fazder ondas, do que em dar uma resposta pessoal e responsável aos chamamentos de Deus e aos apelos dos nossos irmãos.

            Corremos o risco de sermos fariseus também quando não distinguimos o essencial dos factos da história e nos apegamos a aspectos meramente secundários e sem uma interpelação evangelizadora, ao nível do nosso tempo.

            Caem sob esta acusação algumas resitências à renovação conciliar, especialmente no campo da Pastoral e nos abusos das práticas litúrgicas.

            Uma mal entendida fidelidade à tradição, que se manifesta em oposição a toda a forma de renovação, é índice de esterilidade espiritual.

            Pelo contrário, a fidelidade ao Espírito é de um carácter dinâmico, não passiva mas conquistadora, não apologética mas missionária, e não fechada em si  mesma.

            Os jovens são um elemento activo dessa dinâmica de transformação, de estruturas  e de tradições antiquadas.

            Eles percebem, em geral, consciente e naturalmente,  a possibilidade de abdicação do passado e de abertura razoável para um futuro mais humano; isto é uma profecia para uma sociedade farta e satisfeita consigo mesma; a sua crítica construtiva tem por função libertar continuamente, de um modo evidente, os valores,  para aderir em profundidade a eles,  sem nunca absolutizar o que já passou.

            Eles possuem também fantasia e utopia suficientes para acelerar bastante as mudanças, ou a revisão de inovações precipitadas, de costumes e relações de dependência e de modos de  conduzir a comunidade.

            A força dos jovens impele uma comunidade para o futro, em busca dos  caminhos de Deus que nos conduzem aos planos da História da Salvação.

             .............................................................

            O Catecismo da Igreja Católica, toma este texto do Evangelho de S. Marcos para nos dizer :

            582. – Indo mais longe, Jesus cumpriu a lei sobre  a pureza dos alimentos, tão importante na vida quotidiana judaica, explicando o seu sentido «pedagógico» por uma interpretação divina : «Não há nada fora do homem que, ao entrar nele, o possa tornar impuro(...)- e assim declara puros todos os alimentos(...) O que sai do homem é que o torna impuro. Pois, do interior do coração dos homens, é que saem os pensamentos perversos»(Mc.7,18-219). Proporcionando, com autoridade divina, a interpretação definitiva da Lei, Jesus colocou-Se numa situação de confronto com certos doutores da Lei, que não aceitavam a sua interpretação, muito embora garantida pelos sinais divinos que a acompanhavam. Isto vale sobretudo para a questão do sábado : Jesus lembra, e muitas vezes com argumentos rabínicos, que o repouso sabático não é violado pelo serviço de Deus ou do próximo, que as suas curas realizam.

 

                                          

                                               Este povo Honra-Me com os lábios   mas o seu coração está bem longe de Mim

 

 



__._,_.___


Troca de e-mail
===============
Se você já membro deste grupo e deseja trocar o seu endereço eletrônico, então comunique este fato ao administrador da lista para que ele atualize o seu cadastro. Assim, você não precisa fazer uma nova apresentação pessoal. A ausência dessa comunicação leva o seu novo e-mail para a condição automática de "BLOQUEADO PARA ENVIAR MENSAGENS", isto é, você só recebe mensagens mas não se comunica com o grupo.


Endereços úteis da lista MUNDO CATÓLICO
=======================================
(1) Para entrar em contato com o grupo: MundoCatolico@yahoogrupos.com.br
(2) Para cadastrar um novo membro: MundoCatolico-subscribe@yahoogrupos.com.br
(3) Para sair do grupo: MundoCatolico-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(4) Mudança de endereço: entre em contato com o administrador da lista
(5) Endereço do administrador: MundoCatolico-owner@yahoogrupos.com.br 
(6) Endereço da página do grupo (URL): http://br.egroups.com/group/MundoCatolico
(7) Endereços do site: http://www.mundocatolico.org.br

Para que seu pedido seja processado em (2) e (3) envie uma mensagem em branco, sem assunto, colocando apenas o endereço apropriado no campo "destinatário".





Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]