quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nossa Senhora de Medjugorje

Nossa Senhora de Medjugorje


O CEMITÉRIO: LEMBRANÇA DA NOSSA ETERNIDADE COM DEUS

Posted: 22 Aug 2012 12:51 PM PDT



Monsenhor Ascânio Brandão

Que é um cemitério?

Cemitério é simplesmente o lugar do repouso dos mortos. A palavra cemitério vem do latim caemeterium, que literalmente significa dormitório, como a palavra grega donde se origina. Dormitório! Lugar de descanso. Lá estão aqueles sobre os quais a Igreja reza, dizendo: Daí-lhes, Senhor, o descanso eterno! Os corpos dos fiéis cristãos dormem, à espera da ressurreição. A Igreja chama o cemitério o lugar onde dormem os fiéis. O Ritual Romano fala na bênção "do lugar onde dormem os fiéis"... Que expressões!
Na linguagem cristã, o cemitério chama-se também campo santo. E há lugares onde o denominam também campo de Deus. Os povos pagãos tinham do cemitério uma ideia ou supersticiosa ou muito grosseira e materialista. Os romanos o denominavam putreolli – lugar onde se apodrece. Os pagãos modernos têm horror ao cemitério e pensam o mesmo em aboli-lo, substituindo-o pelos macabros fornos crematórios. Entretanto, é um lugar sagrado, uma lição perene para os vivos, é a recordação de nosso nada, de nossa miséria, mas também de nossa imortalidade e da ressurreição da carne. É um lugar sagrado. Tem este caráter sagrado, por mais que o laicismo tende reduzi-lo a um simples depósito de cadáveres destinados ao apodrecimento. Nosso corpo é sagrado, é o templo do Espírito Santo. Ainda depois de separado da alma, há de merecer todo respeito, porque um dia ressuscitará.
A Liturgia tem uma Bênção solene para os cemitérios, reservada aos Bispos. Nele se planta uma cruz bem grande. É a lembrança de nossa Redenção. O cemitério é a terra da cruz. Tudo ali nos fala da cruz de JESUS CRISTO. Em cada sepultura uma cruz, o símbolo da Redenção. Como é triste verem-se, ainda hoje, túmulos pagãos donde baniram a cruz, substituída por uma coluna partida ou qualquer outro símbolo de dor e desespero. O cristianismo santificou a nas catacumbas, com honras e piedosas preces. Como são belas as inscrições que nos deixaram! Todas falam da imortalidade e do Céu. Ás vezes uma só palavra dizia tudo: Viveu!
A Igreja, que consagra os cemitérios, abençoa as sepulturas cristãs e pede ao Senhor que mande um Anjo guardar cada uma delas. Eis a bela oração da bênção do túmulo:
"Ó DEUS, cuja misericórdia dá o repouso às Almas dos fiéis, dignai-Vos abençoar esta sepultura e enviar o vosso Anjo para a guardar. Dignai-Vos também livrar dos laços de seus pecados as Almas daqueles cujos corpos estão aqui sepultados, a fim de que gozem continuamente e eternamente da felicidade junto com os vossos Santos"...
Que laços são estes dos pecados? Naturalmente os laços que prendem as pobres Almas na expiação, nas chamas do Purgatório. Eis como a Igreja santifica o cemitério, nossa sepultura, e deseja que aprendamos ali o que somos: Pó! É...uma alma imortal destinada à felicidade eterna no seio de DEUS.

 Lições do cemitério
O cemitério é uma escola, não há dúvida. Fala-nos da morte. Lembra nossos Novíssimos. Dizia Santo Agostinho: "que a morte seja vossa mestra!" Palavras profundas e tão singelas! Sim, a morte é uma grande mestra. E onde ensina melhor? Onde está sua escola? No cemitério. Quantas lições não nos dá ela! Ó, se os vivos soubessem aproveitar as lições da Doutora Morte!
Vamos ao cemitério com sentimentos cristãos e muito aprenderemos lá.
Um cemitério cristão, escreve o erudito Mons. Gaume, prega quatro dogmas:
- A nobreza e a santidade do corpo da pessoa humana,
- a grande lei da fraternidade universal e eterna,
- a imortalidade da alma,
- a ressurreição da carne.
Prega a nobreza do corpo humano, cercando-o de respeito e veneração, mesmo quando ele se transforma num montão de ruínas, numa podridão, num punhado de cinzas. Respeita estas cinzas e as quer depositadas num lugar sagrado.
Uma voz parece se ouvir no cemitério como a do Senhor a Moisés: É sagrado o lugar onde estás, esta terra que pisas.
Lá dormem os cristãos. Como é doloroso ver-se desrespeitado e profano o lugar dos mortos com tantas leviandades e até com o escândalo e o pecado. No cemitério conservamo-nos respeitosos como num templo. Oremos e meditemos ali. É lugar sagrado. O cemitério fala-nos que somos todos irmãos. Todos nivelados numa tumba! A diferença dos mausoléus e das sepulturas rasas não tira ao cemitério a ideia do nivelamento, do nada que somos, e da podridão de uma sepultura. Que lição para os orgulhosos! E como devemos nos amar em CRISTO, nós que seremos nivelados após a morte até a ressurreição da carne! Debaixo de uma sepultura, todos iguais! Ali não se acaba tudo. Ali começa tudo. É a porta da eternidade, o pórtico da outra vida. Então, pensamos na imortalidade de nossa alma. Olhar para um cemitério com a indiferença deste grosseiro materialismo que hoje aí impera, é muito triste e horrível porque desespera. Cada sepultura é uma porta do céu para o verdadeiro cristão. Uma sementeira onde descansa um corpo que depois de apodrecido como a semente na terra, surgirá ressuscitado para unir-se à alma na eternidade, quando vier a ressurreição da carne. Ressuscitarei um dia! Que doce esperança do cristão!
Escreveu D. Cabról: "A alma voltará um dia para animar este corpo que foi seu companheiro na Terra e que ela o fez trabalhar no serviço de DEUS. Tomará de novo sua forma mortal, mas uma forma embelezada, enobrecida, elevada até o apogeu da glória. A alma santificada elevará este corpo a um grau de glória e o fará entrar no Céu e lhe comunicará os dons da imortalidade e da glória".
Tudo isto o cristão aprende e medita num cemitério quando o visita com fé e vive o espírito da Igreja que santifica e abençoa o campo santo. 

Visitas ao cemitério
Quanto mais os cristãos tíbios e os pagãos modernos têm horror e fogem dos cemitérios, tanto mais nós, os que cremos na imortalidade de nossa alma e esperamos a ressurreição da carne, devemos visitar e amar o campo santo. Visitemos os cemitérios. Serão nossos mestres, e neles nos lembraremos das pobres Almas do Purgatório.
São Camilo de Lelis e muitos outros santos tinham o piedoso costume de visitar os mortos e meditar sobre as sepulturas. Quantas vezes o Santo dos enfermos não se aprofundava numa meditação ante as sepulturas, dizendo a si mesmo: "medita na sorte destes que já estão na eternidade. Ó, se muitos destes mortos pudessem voltar à Terra como fariam penitência e haviam de trabalhar para sua salvação! Agora sabem eles o que é DEUS e a eternidade, e o que valem as vaidades deste mundo!"
Aconselha-se a visita aos cemitérios para meditação nossa e para o proveito dos fiéis defuntos. Convém recolher-se um pouco ao passar diante de um campo santo. Rezar, refletir um instante! Não sejamos indiferentes e frios como os que não têm fé e não esperam a ressurreição da carne.
A Santa Igreja, para nos estimular, concede-nos várias e ricas indulgências pela visita ao cemitério. Durante a oitava dos mortos, isto é, de 2 a 9 de Novembro, os fiéis que visitarem o cemitério e rezarem pelos defuntos, podem lucrar as seguintes indulgências: "uma indulgência plenária cada dia aplicado só aos defuntos. E a todos que visitam o cemitério e oram pela Almas, uma indulgência parcial aplicável só aos defuntos" P.446.
Por que estas indulgências? Naturalmente para nos estimular a orar pelos mortos no lugar dos mortos, e assim embalsamarmos com a oração a sepultura sagrada dos que dormem à espera do acordar do Juízo no último dia.
Nas visitas pastorais, o Bispo reserva um dia para os mortos. São também dignos merecedores da visita do Pastor. É o exame do Pastor vigilante não só por motivos canônicos e litúrgicos; tem o fim estimular os fiéis a rezarem pelos fiéis defuntos, incentivar a devoção do sufrágio, recordar as grandes verdades de nossos novíssimos.

Por tudo isto, que havemos de concluir?
A Igreja quer que visitemos os cemitérios, que não nos esqueçamos desta obra de caridade. Não basta aquela visita, muitas vezes por vaidade e ostentação, no dia de Finados umas coroas depositadas nos túmulos, umas lágrimas que logo se enxugam e as flores que logo se murcham. Não é disto que precisam os mortos. As flores provam amizade, não as reprovamos. São elas uma manifestação delicada de amor. As lágrimas não as condenamos. JESUS não chorou ante o sepulcro de Lázaro? Ficaremos todavia só em lágrimas de sentimentalismo? É preciso sufragar as Almas de nossos defuntos queridos. Vamos aos cemitérios para os socorrer e não apenas para nos consolar e cumprir uma formalidade social. Enfim, visitemos os cemitérios como cristãos, como os que acreditam na ressurreição da carne.

Exemplo - O príncipe polonês convertido
O grande pregador Pe. Lacordaire numa de suas conferências aos alunos do colégio de Sorreza, conta o seguinte fato ao tratar da imortalidade da alma:
Um príncipe polonês, incrédulo e muito conhecido pelo seu materialismo, havia escrito um livro contra a imortalidade da alma. Estava já pronto o livro e nas últimas correções para a impressão, quando ao passear pelo jardim veio-lhe ao encontro uma pobre mulher e banhada em lágrimas lançou-se aos seus pés, dizendo: - "Meu caro senhor, meu marido morreu. A sua alma deve estar no Purgatório e há de sofrer muito. Eu sou muito pobre, não tenho dinheiro para a espórtula de uma Missa por sua alma. Tenha caridade de me dar uma esmola para eu pedir para celebrar uma santa Missa pela alma de meu marido/'.
O incrédulo príncipe teve pena da pobre mulher, e embora não acreditasse na imortalidade da alma e combatesse toda a crença, levou a mão ao bolso e encontrou uma moeda de ouro. Deu-a logo à mulher. A pobrezinha, radiante de alegria, foi logo à primeira igreja e encomendou diversas Missas pela alma do saudoso esposo. Cinco dias depois, o príncipe relia os manuscritos de seu livro já em vésperas de ser publicado – o terrível livro contra a imortalidade da alma. – De repente, levantando a cabeça, deu com os olhos num homem misterioso que lhe parou em frente à mesa de trabalho do escritório. Era um camponês. – Príncipe, diz o desconhecido, venho agradecer-lhe. Sou o marido daquela pobre senhora que há poucos dias pediu a vossa alteza uma esmola para mandar celebrar Missas pela Alma do esposo falecido, que sou eu. A caridade de vossa Alteza foi tão bem aceita por Deus, que me foi permitido vir agradecer tão grande benefício. Dizendo isto desapareceu.
Diante disto o príncipe, comovido, se converteu, rasgou os originais do livro ímpio que havia escrito, lançou-os ao fogo e tornou-se bom cristão até a morte. 

MP3 Estudo bíblico Jo 1,5-14b Prólogo

Posted: 22 Aug 2012 08:28 AM PDT


Estudo Bíblçico Ministrado pelo Pe. Mateus Maria, no Mosteiro Menino Jesus, no dia 22/08/12... Estudo bíblico Jo,85-14b Prólogo
CASO NÃO ABRIR O VÍDEO CLIQUE: http://pt.gloria.tv/?media=324338

7ª Edição da Revista In Guardia.

Posted: 22 Aug 2012 06:59 AM PDT

Nesse mês de agosto, mês das vocações, temos a satisfação de entregar a todos os nossos leitores a 7ª Edição da Revista In Guardia.
 
Com essa edição comemoramos nosso primeiro aniversário, nosso primeiro ano. Nesse último ano tivemos a oportunidade de conhecer muitos de nossos leitores, muitos católicos ávidos por formação e informação. Fiéis à Igreja e ao Santo Padre. Tivemos a oportunidade de crescer junto com cada um que nos acompanha e ver esse projeto aumentar em amplitude e devoção.
 
Nessa edição temos em nossa capa São João Maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes, alguém que não poderia faltar no mês dedicado às vocações. Junto a ele temos aquele que vem trazendo a nós católicos a visão e experiência de um sacerdócio que deve entender a principal missão da Igreja: a salvação das almas.
 
Parabéns a todos os bispos, sacerdotes, diáconos, vocacionados e também a todos os pais e mães que também tem sua vocação específica destinada a uma igreja doméstica, onde tudo começa. Não nos esqueçamos dos catequistas e tantas outras vocações, enfim parabéns a todos. Aproveitem essa edição de aniversário, afinal, continuamos sempre on line e gratuitos.
 
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Posted: 22 Aug 2012 06:59 AM PDT

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O COMBATE AO ERRO , E A QUEM DEVEMOS AGRADAR - LITURGIA DIÁRIA , 22 DE AGOSTO DE 2012

Posted: 22 Aug 2012 03:52 AM PDT


O COMBATE AO ERRO , E A QUEM DEVEMOS AGRADAR

TEXTO ABAIXO É UMA RECOMENDAÇÃO FEITA EM 1859, POR SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, O SANTO CURA DE ARS, A DOIS AUTORES -- ERNEST HELLO, E JORGE SEIGNEUR -- QUE LHE PEDIRAM CONSELHOS SOBRE COMO FAZER UM JORNAL CATÓLICO. DISSE-LHE SÃO JOÃO MARIA VIANNEY:

"O PRINCÍPIO DE UMA GRANDE OBRA DEVE SER PEQUENO . NÃO É A QUESTÃO FINANCEIRA QUE VOS DEVE AFLIGIR . TUDO O QUE DEUS QUER SE ARRANJA, NÃO SE SABE COMO. TEREIS O NECESSÁRIO AUXILIO, E, MESMO FALTANDO ESTE, DEVEIS COMEÇAR . VIVEMOS EM UM MUNDO MISERÁVEL . DEVEIS EXPOR ESTA MISÉRIA E DIZER A VERDADE SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS. HÁ UMA MASSA DE MENTIRAS E DE ERROS QUE DEVEIS DISSIPAR, SEM OLHAR PARA AS PESSOAS QUE OS ESPALHAM . DEVEIS COMBATER O ERRO MESMO ENTRE OS CATÓLICOS , POIS ESTES TÊM MENOS DIREITO – SE POSSO FALAR DE DIREITO – DO QUE OS OUTROS PARA PREGAR IDÉIAS ERRÔNEAS . AMAI OS VOSSOS ADVERSÁRIOS . REZAI POR ELES, MAS NÃO DEVEIS FAZER-LHES CUMPRIMENTOS . É TEMPO PERDIDO . NÃO PROCUREIS AGRADAR A TODOS, NEM PODEIS A TODOS AGRADAR. PROCURAI AGRADAR A DEUS E SEUS ANJOS E SANTOS: EIS O VOSSO PÚBLICO! MAS VÓS, MEUS FILHOS  DIR-ME-EIS QUE OS HOMENS NÃO SÃO DEMÔNIOS . SEM DUVIDA, MUITOS NÃO SÃO DEMÔNIOS. MAS EM TODOS QUE NÃO ESTÃO UNIDOS INTIMAMENTE A CRISTO ESTÁ LATENTE ALGUMA COISA DIABÓLICA: E CONTRA ISSO DEVEIS LEVANTAR-VOS COMO EXECUTORES DE JUSTIÇA. O ERRO É UM OBSTÁCULO PARA A UNIÃO . MEU DEUS, QUÃO INEXAURÍVEL É A VERDADE, QUÃO IMARCESCÍVEL , QUÃO REPLETA DE VIDA! MAIS UMA VEZ, NÃO DEIXEIS JAMAIS DE COMBATER O ERRO. E PARA ISTO, GASTAI A MAIOR PARTE DE VOSSO TEMPO. COMEÇAI, POIS, E PERSEVERAI ! NÃO VOS DEIXEIS INTIMIDAR PELA CONTRADIÇÃO. CONTRADIÇÃO NÃO VALE NADA . FAREIS BEM E MUITO BEM" . ATACADA POR TODOS OS LADOS, HOJE A FÉ TORNOU-SE RARA NAS ALMAS . À MEDIDA QUE OS TEMPOS AVANÇAM, CAMINHAMOS PARA A REALIZAÇÃO DAS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR: «QUANDO O FILHO DO HOMEM VOLTAR, CRÊS QUE ELE ENCONTRARÁ FÉ SOBRE A TERRA?». (LC. 18,8) . REPARE QUE AS ALMAS QUE VEMOS JÁ NÃO TER FÉ, TIVERAM-NA AO MENOS NO BATISMO . ESTAS ALMAS ESTÃO EM UM ESTADO BEM DIFERENTE DOS INFIÉIS QUE NUNCA TIVERAM FÉ . A FÉ É UM BEM TÃO GRANDE QUE UMA VEZ ENTRANDO NUMA ALMA FICA SEMPRE ALGUMA COISA . SÃO FRANCISCO DE SALES DISSE, A RESPEITO DA CARIDADE: «A CARIDADE TENDO SIDA SEPARADA DA ALMA PELO PECADO DEIXA, MUITAS VEZES, ALGUMA COISA QUE PARECE COM A CARIDADE, QUE PODE ILUDIR E NOS ENTRETER EM VÃO» . ESTA APARÊNCIA DE FÉ, PORQUE ELA É APENAS APARÊNCIA, NÃO PASSA DE UM FINGIMENTO DE FÉ; UMA FÉ FINGIDA OU, SE QUISER, IMAGINADA, É O QUE SE CHAMA SENTIMENTO RELIGIOSO . OS SENTIMENTOS RELIGIOSOS! UMA ESPÉCIE DE PRESENTE QUE OS HOMENS QUEREM DAR A DEUS, PELO QUAL DEUS DEVE SE SENTIR MUITO AGRADECIDO ; UM FUNDO DE BENEVOLÊNCIA QUE O HOMEM SENTE POR DEUS ; UMA SORTE DE POLIDEZ , DE BOM TOM , DE BOM GOSTO DO HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS ; SIM , TUDO QUE QUISER NESTE GÊNERO , QUE A POUCO OBRIGUE , QUE NÃO ATRAPALHE , QUE SE ACOMODE , QUE SE PRESTE A TUDO, E NÃO SE COMPROMETA COM COISA ALGUMA: AÍ ESTÁ O QUE GERALMENTE SE ENTENDE POR SENTIMENTOS RELIGIOSOS, MAS ISTO NÃO É A FÉ. ASSIM COMO A APARÊNCIA DE CARIDADE PODE NOS ILUDIR E NOS ENTRETER EM VÃO, A APARÊNCIA DE FÉ PODE NOS ILUDIR E NOS ILUDE MUITAS VEZES E PODE NOS ENTRETER E NOS ENTRETÉM AMIÚDO, EM VÃO . E COMO ISTO ACONTECE? PERGUNTARÁ A SENHORA. A RESPOSTA É FÁCIL . UM CRISTÃO, PARA AGRADAR A DEUS, DEVE FAZER ATOS DE FÉ A TODA HORA . NA ORAÇÃO, NA PRÁTICA DA VIDA CRISTÃ, NA RECEPÇÃO DOS SACRAMENTOS, O CRISTÃO DEVE TER COMO OBRIGAÇÃO SEVERA PRATICAR A FÉ, FAZENDO ATOS INTERIORES PARA ACOMPANHAR MUITOS ATOS EXTERIORES DA VIDA CRISTÃ. ESTE É O DEVER . ORA, O PERIGO, A DECEPÇÃO CONSISTE EM FAZER ATOS DA VIDA CRISTÃ NÃO COM FÉ MAS COM APARÊNCIA DE FÉ OU SENTIMENTOS RELIGIOSOS . A FÉ É ENTÃO SUBSTITUÍDA PELO SENTIMENTO, A REALIDADE PELA IMAGINAÇÃO. NESTE ESTADO PODEM-SE FAZER MUITAS ORAÇÕES SEM REZAR, CONFESSAR-SE SEM QUERER SE EMENDAR, RECEBER A EUCARISTIA SEM SE UNIR A JESUS CRISTO. SEGUNDO O QUE OUVI DIZER, TANTO POR UM BISPO COMO POR UM MISSIONÁRIO QUE PERCORREU TODA A FRANÇA E ESTUDOU ATENTAMENTE O ESTADO DAS ALMAS, PARECE QUE HOJE, SOB MUITOS PONTOS DE VISTA, FAZEMOS APENAS COM A MÁSCARA DA FÉ O QUE DEVE SER FEITO COM A FÉ . ISTO AJUDARÁ A SENHORA A COMPREENDER E A POUPARÁ DO SOFRIMENTO QUANDO CHEGAR O DIA EM QUE RECONHECER QUE UM BOM NÚMERO DE CRISTÃOS, QUE SE DIZEM DEVOTOS E PRATICANTES, TÊM EXATAMENTE OS MESMOS VÍCIOS DOS MUNDANOS NÃO PRATICANTES. ELES PRATICAM, AI DE NÓS! MAS A FÉ NÃO É O PRINCÍPIO DE SEUS ATOS RELIGIOSOS, ELES SÃO CRISTÃOS EM IMAGINAÇÃO, E NA REALIDADE VICIOSOS COMO TANTOS OUTROS . O SENTIMENTO RELIGIOSO É CERTAMENTE UM DOM DE DEUS. É UM BEM, UM BEM DE ORDEM NATURAL. O SENTIMENTO RELIGIOSO É A CONSEQÜÊNCIA NATURAL DE NOSSA QUALIDADE DE CRIATURAS, COMO O RESPEITO AOS PAIS É NATURAL NOS FILHOS . DIGAMOS JUNTOS : CREDO" - [FONTE : CARTAS SOBRE A FÉ – PE EMMANUEL ANDRE – PAGS 10-12]

"CONVERTEI-VOS DE CORAÇÃO SINCERO ! QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE SABE RECOMPENSAR COM GRANDE GENEROSIDADE, VOS DÊ A PAGA DOS VOSSOS TRABALHOS . FUGI DO MAL, AFASTAI-VOS DOS PERIGOS . NÓS E TODOS OS NOSSOS IRMÃOS, EMBORA INDIGNOS, ROGAMOS CONSTANTEMENTE A DEUS PAI, AO SEU FILHO JESUS CRISTO, E TAMBÉM À VIRGEM MARIA, SUA MÃE, QUE SEMPRE VOS AJUDEM E GUIEM NO ESFORÇO PARA ALCANÇAR A SALVAÇÃO DAS VOSSAS ALMAS E CORPOS . PORTANTO, IRMÃOS, EXORTO-VOS INSISTENTEMENTE A QUE TRABALHEIS COM TODA A PRUDÊNCIA E SOLICITUDE NA SALVAÇÃO DAS VOSSAS ALMAS. A MORTE É CERTA; E A VIDA, QUE É BREVE, DESFAZ-SE COMO A FUMAÇA . LEMBRAI-VOS DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE, ARDENDO DE AMOR POR NÓS, DESCEU DO CÉU PARA NOS SALVAR; SUPORTOU INÚMEROS TORMENTOS NA ALMA E NO CORPO, E NÃO QUIS EVITAR SOFRIMENTO ALGUM POR NOSSA CAUSA . ELE DEU-NOS O EXEMPLO DA PERFEITA PACIÊNCIA E DO PERFEITO AMOR ; PORTANTO, SEJAMOS NÓS TAMBÉM PACIENTES NAS ADVERSIDADES .  AFASTAI DE VÓS TODA A ESPÉCIE DE ÓDIO E INIMIZADE; EVITAI CUIDADOSAMENTE AS PALAVRAS ÁSPERAS E INCONVENIENTES; E SE ALGUMA VEZ TIVEREM SAÍDO DA VOSSA BOCA, NÃO VOS ENVERGONHEIS DE LEVAR O REMÉDIO COM OS MESMOS LÁBIOS QUE PROVOCARAM A FERIDA . PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS E ESQUECEI TOTALMENTE QUALQUER OFENSA RECEBIDA. GUARDAR SENTIMENTO DO MAL É UMA INJÚRIA, É COMPLEMENTO DA IRA, RETENÇÃO DO PECADO, ÓDIO DA JUSTIÇA, VENENO DA ALMA, DESTRUIÇÃO DAS VIRTUDES, VERME DA CONSCIÊNCIA, OBSTÁCULO DA ORAÇÃO, IMPEDIMENTO DA CARIDADE, ESPINHO CRAVADO NA ALMA, MALDADE SEMPRE DESPERTA, PECADO QUE NUNCA SE APAGA, MORTE QUOTIDIANA . AMAI A PAZ, QUE É O MAIS PRECIOSO DE TODOS OS TESOUROS. CONVERTEI-VOS, ENTÃO, DE CORAÇÃO SINCERO . VIVEI DE TAL MODO QUE MEREÇAIS RECEBER A BÊNÇÃO DO SENHOR ; E A PAZ DE DEUS NOSSO PAI ESTEJA SEMPRE CONVOSCO"[FONTE: SÃO FRANCISCO DE PAULA, CARTAS]

LITURGIA DO DIA 22 DE AGOSTO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: ISAÍAS 9, 1-6

NOSSA SENHORA RAINHA , (BRANCO, PREFÁCIO DE MARIA - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS - 1O POVO QUE ANDAVA NAS TREVAS VIU UMA GRANDE LUZ; SOBRE AQUELES QUE HABITAVAM UMA REGIÃO TENEBROSA RESPLANDECEU UMA LUZ. 2VÓS SUSCITAIS UM GRANDE REGOZIJO, PROVOCAIS UMA IMENSA ALEGRIA; REJUBILAM-SE DIANTE DE VÓS COMO NA ALEGRIA DA COLHEITA, COMO EXULTAM NA PARTILHA DOS DESPOJOS. 3PORQUE O JUGO QUE PESAVA SOBRE ELE, A COLEIRA DE SEU OMBRO E A VARA DO FEITOR, VÓS OS QUEBRASTES, COMO NO DIA DE MADIÃ. 4PORQUE TODO CALÇADO QUE SE TRAZ NA BATALHA, E TODO MANTO MANCHADO DE SANGUE SERÃO LANÇADOS AO FOGO E TORNAR-SE-ÃO PRESA DAS CHAMAS; 5PORQUE UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO NOS FOI DADO; A SOBERANIA REPOUSA SOBRE SEUS OMBROS, E ELE SE CHAMA: CONSELHEIRO ADMIRÁVEL, DEUS FORTE, PAI ETERNO, PRÍNCIPE DA PAZ. 6SEU IMPÉRIO SERÁ GRANDE E A PAZ SEM FIM SOBRE O TRONO DE DAVI E EM SEU REINO. ELE O FIRMARÁ E O MANTERÁ PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA, DESDE AGORA E PARA SEMPRE. EIS O QUE FARÁ O ZELO DO SENHOR DOS EXÉRCITOS. - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 112)

REFRÃO: BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR, / AGORA E POR TODA A ETERNIDADE!
1. LOUVAI, LOUVAI Ó SERVOS DO SENHOR, / LOUVAI, LOUVAI O NOME DO SENHOR. / BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR, / AGORA E POR TODA A ETERNIDADE! - R.
2. DO NASCER DO SOL ATÉ O SEU OCASO, / LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR! / O SENHOR ESTÁ ACIMA DAS NAÇÕES, / SUA GLÓRIA VAI ALÉM DOS ALTOS CÉUS. -R.
3. QUEM PODE COMPARAR-SE AO NOSSO DEUS, AO SENHOR, QUE NO ALTO CÉU TEM O SEU TRONO / E SE INCLINA PARA OLHAR O CÉU E A TERRA? - R.
4. LEVANTA DA POEIRA O INDIGENTE / E DO LIXO ELE RETIRA O POBREZINHO, / PARA FAZÊ-LO ASSENTAR-SE COM OS NOBRES, / ASSENTAR-SE COM OS NOBRES DO SEU POVO! -R.

EVANGELHO: LUCAS 1, 26-38

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 26NO SEXTO MÊS, O ANJO GABRIEL FOI ENVIADO POR DEUS A UMA CIDADE DA GALILÉIA, CHAMADA NAZARÉ, 27A UMA VIRGEM DESPOSADA COM UM HOMEM QUE SE CHAMAVA JOSÉ, DA CASA DE DAVI E O NOME DA VIRGEM ERA MARIA. 28ENTRANDO, O ANJO DISSE-LHE: AVE, CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO. 29PERTURBOU-SE ELA COM ESTAS PALAVRAS E PÔS-SE A PENSAR NO QUE SIGNIFICARIA SEMELHANTE SAUDAÇÃO. 30O ANJO DISSE-LHE: NÃO TEMAS, MARIA, POIS ENCONTRASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS. 31EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS À LUZ UM FILHO, E LHE PORÁS O NOME DE JESUS. 32ELE SERÁ GRANDE E CHAMAR-SE-Á FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SENHOR DEUS LHE DARÁ O TRONO DE SEU PAI DAVI; E REINARÁ ETERNAMENTE NA CASA DE JACÓ, 33E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM. 34MARIA PERGUNTOU AO ANJO: COMO SE FARÁ ISSO, POIS NÃO CONHEÇO HOMEM? 35RESPONDEU-LHE O ANJO: O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI, E A FORÇA DO ALTÍSSIMO TE ENVOLVERÁ COM A SUA SOMBRA. POR ISSO O ENTE SANTO QUE NASCER DE TI SERÁ CHAMADO FILHO DE DEUS. 36TAMBÉM ISABEL, TUA PARENTA, ATÉ ELA CONCEBEU UM FILHO NA SUA VELHICE; E JÁ ESTÁ NO SEXTO MÊS AQUELA QUE É TIDA POR ESTÉRIL, 37PORQUE A DEUS NENHUMA COISA É IMPOSSÍVEL. 38ENTÃO DISSE MARIA: EIS AQUI A SERVA DO SENHOR. FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA. E O ANJO AFASTOU-SE DELA. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

25 DE ABRIL DE 2008 (MARIJA) – "QUERIDOS FILHOS! TAMBÉM HOJE CONVIDO A TODOS VOCÊS A CRESCEREM NO AMOR DE DEUS COMO UMA FLOR QUE SENTE OS RAIOS QUENTES DA PRIMAVERA. ASSIM TAMBÉM VOCÊS, FILHINHOS, CRESÇAM NO AMOR A DEUS E LEVEM-NO A TODOS AQUELES QUE ESTÃO DISTANTES DE DEUS. PROCUREM A VONTADE DE DEUS E FAÇAM O BEM A TODOS AQUELES QUE DEUS COLOCAR NO CAMINHO DE VOCÊS E SEJAM LUZ E ALEGRIA . OBRIGADA POR TERDES RESPONDIDO AO MEU CHAMADO"MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , NOSSA SENHORA RAINHA - INSTITUÍDA PELO PAPA PIO XII, CELEBRAMOS HOJE A MEMÓRIA DE NOSSA SENHORA RAINHA, QUE VISA LOUVAR O FILHO, POIS JÁ DIZIA O CARDEAL SUENENS: "TODA DEVOÇÃO A MARIA TERMINA EM JESUS, TAL COMO O RIO QUE SE LANÇA AO MAR". PARALELA AO RECONHECIMENTO DO CRISTO REI ENCONTRAMOS A REALEZA DA VIRGEM A QUAL FOI ASSUNTA AO CÉU. MÃE DA CABEÇA, DOS MEMBROS DO CORPO MÍSTICO E MÃE DA IGREJA; NOSSA SENHORA É AQUELA QUE DO CÉU REINA SOBRE AS ALMAS CRISTÃS, A FIM DE QUE HAJA A SALVAÇÃO: "É IMPOSSÍVEL QUE SE PERCA QUEM SE DIRIGE COM CONFIANÇA A MARIA E A QUEM ELA ACOLHER" (SANTO ANSELMO). NOSSA SENHORA RAINHA, DESDE A ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS, BUSCOU PARTICIPAR DOS MISTÉRIOS DE SUA VIDA COMO DISCÍPULA, PORÉM SEM NUNCA RENUNCIAR SUA MATERNIDADE DIVINA, POR ISSO O EVANGELISTA SÃO LUCAS A IDENTIFICA ENTRE OS PRIMEIROS CRISTÃOS: "MARIA, A MÃE DE JESUS" (ATOS 1,14). DIANTE DESTA DOCE REALIDADE DE SE TER UMA RAINHA NO CÉU QUE INFLUENCIA A TERRA, PODEMOS COM TODA A IGREJA SAUDÁ-LA: "SALVE RAINHA" E REPETIR COM O PAPA PIO XII QUE INSTITUIU E ESCREVEU A CARTA ENCÍCLICA AD CAELI REGINAM (À RAINHA DO CÉU): "A JESUS POR MARIA. NÃO HÁ OUTRO CAMINHO". NOSSA SENHORA RAINHA, ROGAI POR NÓS!

 

 

 

 

 

 

 

 

Aprendendo com S. Bernardo sobre os planos de Deus através da Virgem Maria

Posted: 21 Aug 2012 06:22 PM PDT


 

 
Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! O abade S. Bernardo percebia profundamente a Escritura como sendo a palavra de Deus que está vivo na Igreja, a história da revelação do amor de Deus em Cristo. Meditando sobre o papel de Maria na história da salvação, escreveu esta lindíssima homilia em louvor da Virgem-Mãe:

"A Deus competia nascer unicamente de uma virgem ; e era claro que do parto da Virgem somente viesse Deus à luz. Por este motivo, o Criador dos homens, para se fazer homem nascido de ser humano, devia dentre todas escolher, ou melhor, criar para si a mãe tal como sabia convir a si e ser-lhe agradável em tudo. Quis então que fosse uma virgem – da imaculada nascendo o imaculado – aquele que purificaria as manchas de todos.
 
Ele a quis também humilde, donde proviesse o manso e humilde de coração, que iria mostrar a todos o necessário e salubérrimo exemplo destas virtudes. Concedeu, pois, à Virgem a fecundidade, a ela a quem já antes inspirara o voto de virgindade e lhe antecipara o mérito da humildade.
 
A não ser assim, como poderia o anjo dizê-la cheia de graça, se algo, por mínimo que fosse, faltasse à graça? Assim, aquela que iria conceber e dar à luz o Santo dos santos, recebeu o dom da virgindade para que fosse santa no corpo, e, para ser santa no espírito, recebeu o dom da humildade.
 
Esta Virgem régia, ornada com as joias das virtudes, refulgente pela dupla majestade da alma e do corpo, por sua beleza e formosura conhecida nos céus, atraiu sobre si o olhar dos anjos e até inclinou de desejo o coração das almas e fez com que das alturas viesse até ela o mensageiro celeste.
 
O anjo foi enviado à Virgem (Lc 1,26-27). Virgem na alma, virgem na carne, virgem pelo propósito, virgem enfim tal como a descreve o Apóstolo, santa de espírito e de corpo. Não naquele momento, nem encontrada por acaso, mas eleita desde o princípio dos séculos, conhecida pelo Altíssimo e preparada para ele, guardada pelos anjos, prefigurada pelos patriarcas, prometida pelos profetas."
 
 

Sejam como Maria, vestidos de sol! - Pe. Slavko

Posted: 21 Aug 2012 06:24 PM PDT




Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Estamos vivendo uma semana especialmente mariana. No domingo tivemos a solenidade da Assunção de Maria e nesta quarta-feira celebramos nossa Mãe como Rainha. Ela é a Rainha do céu e da terra, a Rainha da Igreja, a Rainha dos nossos corações, a Rainha da Paz. Acompanhemos este pequeno trecho de uma homilia do Pe. Slavko, em que ele nos explica no que consiste consagrar-nos a esta Mulher vestida de sol, que pisa sobre a lua e leva na cabeça uma coroa de doze estrelas. Entreguemo-nos de corpo, mente e espírito a Esta que, sendo Mãe de Deus, é também a mais terna das mães para cada um de nós.

Durante a homilia da Missa da Assunção, P. Slavko anunciou que durante a novena havia sido rodado um filme intitulado: "Crianças vestidas de sol". Era visível a sua emoção. O título – acrescentou – seja o seu plano de vida.

"No batismo recebemos esta veste de sol. Maria deixou-Se guiar e tornou-Se radiante deste sol. Deus tem um plano para transformar-nos a todos em sol. Esta é a esperança que pode mover-nos em frente. Não nos cansemos conosco mesmos, nem com os outros. O plano de Deus é muito lindo. Eu não posso dizer 'eu não quero', porque então estaria julgando a mim mesmo e ao plano de Deus e me auto-excluindo. Hoje vamos consagrar-nos a Nossa Senhora, a mulher vestida de sol. Maria não ficou vivendo a sua felicidade sozinha. Nós A vemos na luta contra o mal... Todos deveriam ser como Nossa Senhora na luta contra satanás: tomar e proteger o próprio filho, para que ele não seja devorado pelas forças negativas. Deveríamos educar-nos a proteger os nossos irmãos.

Consagrar-se é decidir-se a viver com uma Pessoa que já é santa. O pecado nos separa uns dos outros, e a consagração nos une. Consagrando-me, deixo a solidão criada pelo pecado e começo uma nova vida. Deus quer curar-nos, vestir-nos, unir-nos a Maria para que andemos em frente como crianças vestidas de sol, capazes de realizar o projeto na própria vida, na própria família, na comunidade."

Seguiu-se uma bela oração na qual, em nome dos jovens, pediu a vitória sobre o mal neles e ao redor deles: "Te apresento a minha realidade, as minhas feridas, os meus problemas e também as feridas do mundo inteiro. Eu me apresento a mim mesmo e me consagro a Ti e decido caminhar em direção à santidade contigo, para que o meu sol ilumine todos os Teus filhos."

VITÓRIA DA TRADIÇÃO MILENAR DA IGREJA: Tendência de Padres Jovens é o retorno do uso da Batina

Posted: 21 Aug 2012 03:55 PM PDT



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Há 50 anos a "libertação" da batina era tida gesto "jovem"
Escrito por - Luis Dufaur

Há 50 anos o cardeal arcebispo de Paris, Mons. Maurice Feltin, aprovou que os padres deixassem de usar a batina em condições normais. Sua decisão, tomada em 29 de junho de 1962, não se apresentou como doutrinária ou moral, mas pastoral, visando adaptar os costumes eclesiásticos às mutações da sociedade. De fato, significou uma mudança histórica e foi acompanhada no mesmo ano pela maioria das dioceses francesas. O "clergyman" foi acolhido até com euforia por sacerdotes novos e "beatas" de sacristia, relembrou o colunista da revista "La Vie", Jean Mercier em artigo sob o sugestivo título de "A veste de luz". Mercier insiste na "embriaguez de modernidade" daquele momento pouco anterior ao Vaticano II para se compreender que a mudança foi recebida como "verdadeira liberação".
Aproximadamente desde o Concílio de Trento os sacerdotes usavam batina para se diferenciarem do resto dos homens. A batina adquiriu sua forma bem conhecida no século XIX. Escreve Mercier:  "Faz pensar na morte, na Cruz. O sacerdote que a veste [a batina] se compromete a imitar a Cristo casto e pobre. Ela sinaliza sua renúncia ao prazer e à sedução e, num sentido mais largo, sua renúncia ao mundo, quer dizer, ao sistema que marca as relações humanas pelo desejo de poder, dinheiro e aparência. A batina é uma forma de túmulo. Ela faz eco à antiga prática de se revestir de um 'véu mortuário' na cerimônia de entrada de religiosos e religiosas em religião, para simbolizar a morte à vontade própria e ao mundo".
Em 1962 tudo isso ficou para trás: a lógica do abandono da batina foi a mesma da abertura ao mundo profano, laicizado, que repelia a submissão e a obediência. Por isso foi uma ruptura enorme.
O "clergyman" durou muito pouco e acabou sendo abandonado na onda da revolução libertária de Maio de 68."É proibido proibir", clamavam nas ruas operários, estudantes e sacerdotes rebeldes contra toda restrição, inclusive a sexual. Porém, 50 anos depois, os papéis se inverteram. São os sacerdotes jovens que querem usar a batina cuja abolição os velhos defendem. Mercier constata, espantado, que não se trata apenas de jovens sacerdotes tradicionalistas: "Hoje, o grande assunto entre os padres é saber se eles têm a coragem de assumir a batina", dizia um deles ao jornalista. No modo de ver dos simples fiéis, a batina está primeiramente associada à ideia de tradicionalismo. Em segundo lugar, diante do padre jovem de batina, o fiel pensa tratar-se de alguém que celebra discretamente a missa tridentina em latim, sob a forma aprovada pela Santa Sé como "extraordinária". No fundo da cabeça da pessoa da rua – constata Mercier – a imagem do padre verdadeiro continua ligada à batina, malgrado as transformações introduzidas pelo Vaticano II. Um sacerdote amigo do colunista lhe contou que foi a Lourdes recentemente com outro padre. Só que este último usava batina, e ele só um clergyman preto.
Mercier apresenta esse padre de clergyman como um homem de boa presença e "carismático", e o de batina como tímido, pouco dotado de qualidades e brilho pessoal. Entretanto, quando iam pelas ruas de Lourdes, eram parados sem cessar por peregrinos que pediam para benzer objetos.
"Em momento algum eles se dirigiram a mim, contou o padre de clergyman, embora fosse evidente que eu sou padre, mas sempre a meu amigo de batina. Eu acredito que era por causa da batina. Ela exerce efeito especial sobre as pessoas que estão longe da Igreja, um atrativo poderoso".
Mercier diz que teria muitos outros testemunhos no mesmo sentido para narrar. Para os padres de mais 60 anos – acrescenta – a batina é um retrocesso, é arrogância, endurecimento ideológico, uma renúncia a tudo pelo que eles combateram na vida. Mas os jovens sacerdotes, os quais voltaram a usá-la em 2012, pensam que ela serve melhor para evangelizar. Em se tratando de "dar testemunho", que melhor testemunho pode haver que andar de batina pelos logradouros públicos?
Mas para Mercier, que não é amigo da batina, há um problema muito delicado. A batina está ligada estreitamente ao celibato e os padres sentem muito isso. Optar por não casar para seguir a Jesus Cristo e trabalhar pelo Reino de Deus: isso a batina prega como nenhum outro símbolo.
A veste preta que cobre o corpo todo, escreve Mercier, é um escândalo para um mundo que exibe a carne, onde prevalece um conformismo social tirânico em matéria de sexualidade, onde se afirma ser anormal que alguém não seja sexualmente ativo. Ora, o sacerdote que pratica a castidade e escolhe o celibato encarna a resistência contra esse modo de pensar dominante. O fato de usar batina participa da radicalidade de Cristo e de seu Evangelho".
Mercier recomenda a seus amigos, sacerdotes e leigos engajados como ele no movimento progressista e que hoje se sentem cada vez mais frustrados, não polemizar com os jovens padres de batina. Se isso acontecer eles vão radicalizar mais e a situação vai ficar pior para aqueles que um dia julgaram que conquistariam o mundo mostrando-se "jovens" e jogando as "velharias" da Igreja pela janela. Como a batina…

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]