quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Santa Pletrudes, Fundadora - Festejada 10 de agosto

Photobucket

Heroinas da Cristandade


Santa Pletrudes, Fundadora - Festejada 10 de agosto

Ela nasceu de uma família nobre perto de Trier. Ugoberto, seu pai, parente do santo bispo Teodardo, tornou-se, em 705, Bispo de Maastricht e sua mãe era, como agora é geralmente reconhecida, a Beata Irmina, que morreu como abadessa de Oren e está provavelmente enterrada em Weissenburg.
Pletrudes se casou com o francês Pepino e exerceu uma influência benéfica sobre ele; tiveram dois filhos, Drogo e Grimaldo que morreram prematuramente. Seu relacionamento com o marido, no entanto, foi muitas vezes ofuscado pela presença de uma concubina, Alpaida (Chalpaida), que deu à luz Carlos Martel.
Em 697-98, ela teve uma participação decisiva na fundação do mosteiro de Echternach, que fica no território de Luxemburgo atualmente, que foi dado a São Vilibardo para dirigi-lo, e do mosteiro de Kaiserswerth, com a ajuda de São Suitberto. A partir destes dois centros partiram missionários anglo-saxões em particular para a conversão dos frísios.
Após a morte de Pepino, em 714, Pletrudes confiou a regência a Carlos Martel e retirou-se para Colônia, onde fundou uma igreja em honra da Mãe de Deus, que mais tarde ficou conhecida como "Santa Maria no Capitólio", e uma comunidade monástica.
Segundo a tradição, ela faleceu em Colônia, em 10 de agosto de 725. O culto de Santa Pletrudes limitou-se à igreja fundada por ela e ao convento de Santa Maria no Capitólio, onde seu túmulo ficava no meio do coro antes do altar-mor; na cobertura do túmulo o retrato da Santa foi esculpido no século XI.
As informações sobre Pletrudes resultam sobretudo da Chronica Regia do século XII, que embora seja tardia, o fato é que a tradição que a considera santa e fundadora se manteve ininterruptamente. O dia de sua morte foi sempre celebrado como uma "memoria Plektrudis reginae fundatricis huius ecclesiae", e, apesar da opinião do Bollandistas, seu culto é provado sem qualquer dúvida.
O Calendário de Essen, séculos XIII e XIV, registra o seu nome, bem como a Ladainha do Liber Capitularis de Santa Maria no século XIV. Sua festa era celebrada inicialmente em 10 de agosto; mais tarde em 11 de agosto e também em 18 de setembro.

Echternach, Luxemburgo, vendo-se ao fundo a Abadia


http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/08/santa-pletrudes-fundadora-festejada-10.html


Postado por Zeni às 13:54
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Quem sou eu

Zeni
Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...

Visualizar meu perfil completo
Campanha São Paulo pela VIDA
Campanha São Paulo pela VIDA
Assine essa petição!
Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
Beata Elizabete da Trindade
Minha lista de blogs

AGÊNCIA BOA IMPRENSA
CANCIONEIROS E REPENTISTAS
2 dias atrás
Almas Castelos
Dante Alighieri
1 semana atrás
São Paulo resiste!
Mentira tem perna curta...
1 mês atrás
O Combate
A mão do demônio
3 meses atrás
Irmandade dos Blogs Católicos
Irmandade dos Blogs Católicos
6 meses atrás

Links

http://www.adf.org.br
http://www.ipco.org.br
http://www.catolicismo.com.br

Heroínas


Seguidores
Arquivo do blog

▼ 2012 (111)
▼ Agosto (5)
Santa Pletrudes, Fundadora - Festejada 10 de agost...
Beata Maria Margarida do Sagrado Coração, Fundador...
Santa Margarida de Cesolo, Viúva - Festejada 5 de ...
Beata Cecilia Cesarini, Virgem dominicana - Festa ...
Santa Alfreda de Crowland, Monja Beneditina - Fest...
► Julho (16)
► Junho (14)
► Maio (14)
► Abril (16)
► Março (16)
► Fevereiro (14)
► Janeiro (16)

► 2011 (169)


Total de visualizações de página
31868
Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]