ESCÂNDALO
Por definição, o Escândalo é um acto que pode induzir outrem a erro, a pecado ou a mau procedimento.
Pode-se dar Escândalo directa, ou indirectamente.
Directamente quando se pratica uma acção intencional, isto é, com a intenção de levar outrem a proceder mal, como por exemplo, toda a espécie de sedução.
Indirectamente, quando alguém pratica uma má acção, sem intenção de dar Escândalo, mas da qual pode resultar o mau procedimento de outrem, como por exemplo a venda de objectos perigosos ou pornográficos ou de drogas.
Também se pode dar Escândalo em virtude das pessoas que o cometem, como por exemplo uma falta de disciplina por uma pessoa que representa a Lei, um excesso de velocidade por um agente de vigilância.
O Catecismo da Igreja Católica dá uma dimensão da gravidade do Escândalo :
2326. - O Escândalo constitui uma falta grave, quando, por acção ou omissão, leva deliberadamente outrem a pecar.
A doutrina ou disciplina do escândalo insere-se na doutrina do quinto mandamento e foi repudiada por Jesus, especialmente para com as crianças, como nos diz ainda o Catecismo da Igreja Católica :
2285 . – O escândalo reveste uma gravidade particular em virtude da autoridade dos que o causam ou da fraqueza dos que dele são vítimas. O escândalo provocou esta maldição do Senhor : "Mas se alguém vier a ser ocasião de queda para um desses pequeninos que crêem em Mim, mais lhe convinha que se lhe suspendesse em volta do pescoço uma mó de jumento e se afogasse no alto mar".(Mt.18,6). O escândalo é grave quando dado por quem, por natureza ou virtude da função que exerce, é obrigado a ensinar e a educar os outros. Jesus censura-o nos escribas e fariseus, comparando-os a lobos disfarçados de cordeiros.(Mt.7,15).
O escândalo é especialmente grave e condenável quando é provocado por insituições, pela moda ou pela opinião pública ou privada responsável.
Sobre este assunto, Pio XII, num discurso no dia 1 de Junho de 1941, disse :
"É assim que se tornam culpados de escândalo os que estabelecem leis ou estruturas sociais conducentes à degradação dos costumes e à corrupção da vida religiosa, ou "condições sociais que, voluntária ou involuntariamente, tornam difícil e praticamente impossível uma conduta cristã conforme aos mandamentos". O mesmo se diga dos chefes de empresa que estabelecem regulamentos incitando à fraude, dos professores que "exasperam" os seus alunos, ou daqueles que, manipulando a opinião pública, a desviam dos valores morais".
E, de então para cá, quantas coisas nos têm chegado através do cinema e seus correlativos em Vídeos e DVDs, e toda uma publicidade pornográfica, que nos entram a toda hora pela porta a dentro, sem escrúpulo e sem vigilância, pela Internet, que têm sido causa de inúmeros crimes, vítimas de escândalo.
Em razão da sua gravidade, diz ainda o Catecismo da Igreja Católica :
2287 . – Aquele que usa dos poderes de que dispõe, em condições que levam ao mau procedimento, torna-se culpado de escândalo e responsável pelo mal que, directa ou indirectamente, favoreceu. "É inevitável que apareçam ocasiões de pecado, mas ai daquele por quem acontecem".(Lc.17,1).
Ora estas responsabilidades acontecem a nível nacional, pelo que muitas nações são causa de escândalo como nações e serão julgadas como um todo nacional.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]