terça-feira, 18 de setembro de 2012

[catolicos_respondem] IGREJA CATÓLICA (064) ECUMENISMO (04) O MOVIMENTO ECUMÉNICO Som !

 

 

                   

                                           IGREJA CATÓLICA                                           

                                                                (064) – ECUMENISMO-UNITATIS REDINTEGRATIO !      

                                                                                PRINCÍPIOS CATÓLICOS DO ECUMENISMO         

                                                                                                      O MOVIMENTO ECUMÉNICO                                                                                                 4. - Hoje, em muitas partes do mundo, mediante o sopro da graça do Espírito Santo, empreendem-se, pela oração, pela palavra e pela acção, muitas tentativas de aproximação  daquela plenitude de unidade que Jesus Cristo quis.

                Este Sagrado Concílio, portanto, exorta todos os fiéis a que, reconhecendo os sinais dos tempos,  solicitamente participem do trabalho ecuménico.

            Por "movimento ecuménico" entemdem-se as actividades e iniciativas, que são suscitadas e ordenadas, segundo as várias necessidades da Igreja e oportunidades dos tempos, no sentido de favorecer a unidade dos cristãos.

            Tais são, portanto, todos os esforços para eliminar palavras, juízos e acções que, segundo a equidade e a verdade, não correspondem à condição dos irmãos separados e, por isso, tornam mais difíceis as relações com eles; depois, o "diálogo" estabelecido entre peritos competentes, em reuniões de cristãos das diversas Igrejas em Comunidades, organizadas em espírito religioso, em que cada qual explica mais profundamente a doutrina da sua Comunhão e apresenta com clareza as suas características.

            Com este diálogo,  todos adquirem um conhecimento mais verdadeiro e um apreço mais justo da doutrina e da vida de cada Comunhão.

            Então estas Comunhões conseguem também  uma  mais ampla colaboração em certas obrigações que a consciência cristã exige em vista do bem comum.

            E onde for possível, reunem-se em oração unânime.

            Enfim, todos examinam a sua fidelidade à vontade de Cristo acerca da Igreja e, na medida da necessidade, levam vigorosamente por diante o trabalho de renovação e de reforma.

            Desde que os fiéis da Igreja Católica prudente e pacientemente trabalhem sob a vigilâcia dos pastores, tudo isto contribuirá para promover a equidade e a verdade, a concórdia e a colaboração, o espírito fraterno e a união.

            Assim, palmilhando este caminho, superando pouco a pouco os obstáculos que impedem  a perfeita comunhão eclesiástica, todos os cristãos se congreguem numa única celebração da Eucaristia e na unidade de uma única Igreja.

            Esta unidade, desde o início Cristo a concedeu à Sua Igreja.

            Nós cremos que esta unidade subsiste indefectivelmente na Igreja Católica e esperamos que cresça de dia para dia, até à consumação dos séculos.

            Mas é evidente que o trabalho de preparação e reconciliação dos indivíduos que desejam a plena comunhão católica é por sua natureza distinto da empresa ecuménica.

            Entretanto, não existe nenhuma oposição entre as duas, pois ambas procedem da admirável Providência divina.

            É, sem dúvida,  necessário que os fiéis católicos na empresa ecuménica se preocupem com os irmãos separados, rezando por eles, comunicando com eles sobre assuntos da Igreja, dando os primeiros passos em direcção a eles.

            Sobretudo, porém, examinem com espírito sincero e atento aquelas coisas que na própria família católica devem ser renovadas e realizadas para que a sua vida dê um testemunho mais fiel e luminoso da doutrina e dos ensinamentos recebidos de Cristo, através dos Apóstolos.

 

                                                           

                                                            John

                                                                        Nascimento

                                                           

           

 

 

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]