sábado, 1 de setembro de 2012

[catolicos_respondem] LEI DIVINA-LEI ECLESIÁSTICA - Som !

 

 

       

                                LEI DIVINA -  LEI ECLESIÁSTICA

    

           LEI DIVINA

            Por meio dos autores inspirados da Bíblia, Deus revelou o Seu plano para a vida dos homens, ditou a Sua Lei, a Lei Divina.

          Para o Seu Povo da Antiga Aliança, Israel, Deus revelou o Decálogo, ou os Dez Mandamentos, começando por dizer :

          - "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair do Egipto, de uma casa de escravidão. Não terás outro Deus além de Mim".(Ex.20/22-3).(Deut.5/6).

            Todos os católicos deviam conhecer a doutrina dos Dez Mandamentos para a cumprirem na sua vida.

          Jesus, que veio ao mundo para aperfeiçoar e cumprir a Lei, também disse ao jovem rico :

          - "Se queres entrar na vida eterna, cumpre os Mandamentos".(Mt.19/17).

            Jesus ensinou que a Sua missão era a de ensinar a Lei e os Profetas, a não a de os abolir :

          - "Até que passem o Céu e a Terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra". (Mt.5/18).

            E ao Legista que perguntou a Jesus qual era o maior mandamento, Ele respondeu :

          - "Amarás ao Senhor Teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. O segundo é-lhe semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". (Mt.22/37-39).

            E na Última Ceia, Jesus volta a revelar a Sua lei pelo Mandamento do Amor, um Mandamento Novo :

          - "Um novo Mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu, também vós vos deveis amar uns aos outros". (Jo. 13/34).

            E no sermão da montanha Jesus apresentou outra radical dimensão da vida cristã, com as Bem-aventuranças. (cf. Mt.5/3-10).

          Toda a vida e pregação de Jesus foi uma perene revelação da lei que nos queria deixar, a Lei Divina.

          O Concílio Vaticano II, na sua declaração sobre a Liberdade Religiosa, diz :

          - A suprema norma da vida humana é a própria Lei Divina, objectiva e universal, com a qual Deus, no desígnio da Sua sabedoria e amor, ordena, dirige e governa o universo inteiro e os caminhos da comunidade humana..(DH 3).

          O Catecismo da Igreja Católica apresenta a Lei Divina quando fala dos Dez Mandamentos de 2052 a 2074.              

 

LEI ECLESIÁSTICA

            É uma lei instituída e promulgada pela autoridade eclesiástica competente.

            Uma Lei Eclesiástica não é a repetição de uma Lei Divina nem de uma Lei Natural, dentro da Lei da Igreja.

            As Leis Eclesiásticas incluem as Leis disciplinares, as Leis Litúrgicas, Processuais e Penais.

            Muitas Leis Eclesiásticas de natureza disciplinar, podem ser dispensadas pelos Ordinários do lugar, a não ser que sejam reservadas à Santa Sé.

            Todos os assuntos relativos à Leis Eclesiásticas estão tratados e regulamentados pelo Direito Canónico, Cân. 7 a 22.

            Através do Concílio Vaticano II, nós podemos observar que a Lei Eclesiástica se estende a muitos sectores da Vida da Igreja, nomeadamente sobre :

                        * Missão canónica dos bispos. (LG.24).

                        * Poder dos bispos para dispensar. (CD 8).

                        * Regulamento do culto. (LG 26).

                        * Exercícios de piedade. (SC 13 e 17).

                        * Direcção da prática dos conselhos evangélicos. (LG 45).

                        * Dever dos sacerdotes para atenderem os enfermos. (PO 21).

                        * Prática do celibato. (OT 10).

                        * Administração dos bens eclesiásticos. (PO 17).

                        * Implantação da Igreja, sinal de maturidade das Igrejas jovens. (AG 19).

 

                        Temas Relativos :  Decálogo. Dez Mandamentos. Direito Canónico. Magistério da Igreja. Mandamentos da Lei de Deus.   Preceitos da Igreja.

 

                                                                           John

                                                                        Nascimento

 

                       

 

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]