OS ANJOS SÃO
MENSAGEIROS OCULTOS
GUIAS CELESTIAIS
COMPANHEIROS ESPIRITUAIS
(10) – GUERREIROS NUMA BATALHA ESPIRITUAL !
Os anjos ajudam-nos a resistir às tentações.
Se os demónios pretendem levar-nos a desobedcer a Deus, os anjos pretendem fazer exactamente o contrário.
Talvez não pensemos muitas vezes nos anjos, mas se dedicássemos algum tempo a pensar neles talvez pudéssemos aprender mais alguma coisa a respeito deles em contraste com os seus opositores, sobre a queda dos anjos.
Logicamente falando, se nós sabemos algumas coisas dos anjos que desobedeceram e dos seus intentos, naturalmente deveremos também procurar saber mais alguma coisa dos anjos bons e da sua missão junto de nós.
Assim se Satanás é o acusador dos nossos irmãoss, naturalmemnte, os anjos pretendem ajudar-nos e encorajar-nos :
- "Eu ouvi uma voz clamar no Céu : Agora chegou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo, porque o acusador dos nossos irmãos, que os acusava dia e noite diante de Deus, foi derrubado".(Ap.12,10).
Se os anjos decaídos estão continuamente a procurar fazer de nós "auto suficientes", então os anjos bons estarão continuamente a tentar tornar-nos "auto-confidentes".
Se os demónios pretendem levar-nos a desobedecer a Deus, os anjos bons pretendem ajudar-nos a proceder ao contrário :
- "A serpente disse à mulher : "Não, não morrereis; mas Deus sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão so vossos olhos e sereis como Deus, ficareis a conhecer o bem e o mal".(Gn.3,4-5).
Para fezermos uma boa ideia sobre a missão dos anjos, podemos fazer uma reflexão sobre os métrodos dos anjos – nas tentações de Jesus no deserto.
Olhando para os métodos do demónio para tentar a Jesus, reconhecemos depois a actividade dos anjos para nos defenderem e nos protegerem.
Antes de mais nada devemos fazer um esclarecimento.
Em muitas situações, quando nos sentimos ajudados por alguma graça espiritual, ficamos na dúvida e torna-se difícil reconhecer se foi uma ajuda de Deus Pai, de Jesus ou do Espírito Santo que que nos ajudaram.
Mas é muito mais difícil reconhecer se se trata de um desafio para identificar sem qualquer dúvida, se foi um trabalho dos anjos.
Mas, por mais difícil que isso possa parecer, é sempre muito confortável saber que Deus creou os anjos como Seus mensageiros e servidores para nos ajudarem na nossa vida espiritual.
Eles estão sempre em actividade, em todas as circunstâncias, trazendo-nos a graça e dando-nos coragem e conforto, como vamos ver a seguir, o que se passou com Jesus no Deserto em que foi tentado pelo demónio.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]