quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Assim falava um chefe de Estado medieval: sermão de Carlos Magno


QUARTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 2012

Assim falava um chefe de Estado medieval: sermão de Carlos Magno


Carlos Magno medalhão comemorativo
Sermão de Carlos Magno, pronunciado na grande assembléia de Aix-la-Chapelle, no mês de março de 802.

Sermão do Senhor Carlos, Imperador:

"Ouvi, bem amados irmãos! Fomos enviados aqui para vossa salvação, a fim de vos exortar a seguir exatamente a Lei de Deus e para vos converter na justiça e na misericórdia à obediência das leis desse mundo.

"Exorto-vos primeiramente a crer em um só Deus, Todo Poderoso, Padre, Filho e Espírito Santo; Deus único e verdadeiro, Trindade perfeita, Unidade verdadeira, Criador das coisas visíveis e invisíveis, em quem está nossa salvação, e que é o Autor de todos os bens.

"Crede no Filho de Deus feito homem para a salvação do mundo, nascido da Virgem Maria por obra do Espírito Santo. Crede que por nós sofreu a morte; que, ao terceiro dia, ressuscitou dentre os mortos; que subiu ao Céu, onde está sentado à destra de Deus.

"Crede que virá para julgar os vivos e os mortos, e que dará a cada um segundo suas obras.

"Crede numa só Igreja, ou seja, na sociedade dos bons por todo o universo; e sabei que só estes poderão ser salvos, e que só aos que perseveram até o fim na Fé, na comunhão e na caridade desta Igreja pertence o Reino de Deus.

Os que, por causa de seus pecados, estão excluídos dessa Igreja e não retornarem a Ela pela penitencia, não podem fazer neste século nenhuma ação que seja aceita por Deus. Estais persuadidos que recebestes no batismo a absolvição de vossos pecados.

"Esperai na misericórdia de Deus, que nos perdoa os pecados, cada dia, pela confissão e pela penitência. Crede na ressurreição de todos os mortos, na vida eterna, no suplício eterno dos ímpios.


Carlos Magno recebe bispos da Gália, Grandes Chroniques de France
"Tal é a Fé que vos salvará se a guardardes fielmente, e se lhe acrescentares as boas obras, porque a Fé sem as obras é uma Fé morta, e as obras sem a Fé, mesmo quando são boas, não podem agradar a Deus.

"Amai, pois, antes de tudo ao Senhor Todo-Poderoso com todo vosso coração e com todas vossas forças; tudo aquilo que credes ser-Lhe grato, fazei-o sempre, segundo vosso poder, com o socorro de Sua graça, mas evitai tudo o que O desagrada; porque mente quem pretende amar a Deus e não guarda Seus Mandamentos.

"Amai vosso próximo como a vós mesmos, e dai esmola aos pobres segundo vossos recursos.

"Recebei os viajantes nas vossas casas, visitai os pobres, e sede caridosos com os prisioneiros; na medida em que possais, não façais mal a ninguém, e não pactueis com aqueles que fazem mal a outrem, pois é mau não só prejudicar o próximo, mas também entender-se com aqueles que o prejudicam.

"Perdoai mutuamente vossas ofensas se quereis que Deus vos perdoa os pecados.

"Resgatai os cativos, socorrei aqueles que são injustamente oprimidos, defendei as viúvas e os órfãos, pronunciai juízos conforme à eqüidade; não favoreçais nenhuma injustiça, não vos abandoneis a longas cóleras, evitai a embriaguez e os festins inúteis.

"Sede humildes e bons uns para os outros; sede fiéis a vossos senhores; não cometais roubos, nem perjúrios, e não tenhais nenhum entendimento com aqueles que os cometem.

"Os ódios, a inveja e a violência nos afastam do Reino de Deus. Reconciliai-vos o quanto antes uns com os outros, pois, se está na natureza do homem pecar, arrepender-se é angélico, mas perseverar no pecado é diabólico.

"Defendei a Igreja de Deus e ajudai-a, a fim de que os Padres de Deus possam rezar por vós. Lembrai-vos do que prometestes a Deus no batismo: renunciastes ao demônio e às suas obras, não retorneis em nada para ele, não retornais em nada às obras às quais renunciastes, mas permanecei na vontade de Deus como prometestes, e amai Aquele que vos criou e por quem tendes todos os bens.

"Que cada um sirva a Deus fielmente no lugar onde se encontra.


São Pedro e São Paulo falam a Carlos Magno que dormia.
Catedral de Bourges, França
"Que as esposas sejam submissas a seus maridos; em toda bondade e pudor, guardem-se de atos desonestos; não cometam envenenamentos e não cedam em nada à cupidez, porque as que cometem esses atos estão em revolta contra Deus.

"Que elas eduquem seus filhos no temor de Deus e doem esmolas conforme suas fortunas, com coração bom e alegre. "

Que os maridos amem suas esposas e não lhes digam nenhuma palavra grosseira; dirijam seus lares com bondade e reúnam-se com mais freqüência na igreja. Que doem aos homens o que lhes devem, sem murmurar, e a Deus o que é de Deus, de boa vontade.

"Que os filhos amem os seus pais e os honrem.

Que não lhes desobedeçam em nada e guardem-se contra o roubo, o homicídio e a licenciosidade.

"Que os clérigos e os cônegos obedeçam diligentemente as ordens de seus Bispos, conservem sua residência e não andam de um lado para outro.

"Que não se imiscuam nas questões do século.

"Que conservem a castidade: a leitura das Sagradas Escrituras deve lembrá-los, freqüentemente, o serviço de Deus e da Igreja. "Que os monges sejam fiéis às promessas que fizeram a Deus; não se permitam nada contrário à vontade de seu Abade, não procurem nenhum benefício vergonhoso; saibam de cor sua regra e a sigam regularmente, lembrando-se de que para um grande número teria sito melhor não pronunciar votos do que não cumprir o voto pronunciado.

"Que os duques, os condes e os juízes sejam justos para com o povo, misericordiosos para com os pobres; que não vendam a justiça por dinheiro, e que nenhum ódio particular os faça condenar os inocentes.

Que tenham sempre no coração estas palavras do Apóstolo: 'Teremos que comparecer, todos, perante o tribunal de Cristo, onde cada qual será julgado segundo suas obras, boas ou más'.


Assinatura de Carlos Magno
O que o Senhor expressou pelas seguintes palavras: 'Assim como julgastes, assim sereis julgados', isto é, sede misericordiosos a fim de que Deus vos faça misericórdia.

" 'Não há nada secreto que não deva então ser conhecido, nada escondido que não deva ser descoberto. No dia do juízo daremos contas a Deus de toda palavra inútil'.

"Esforcemo-nos pois, com a ajuda de Deus, em agradá-lo em todas nossas ações, a fim de que, depois da vida presente, mereçamos nos rejubilar na eternidade com os Santos do Senhor.

"Esta vida é curta, e a hora da morte é incerta, que outra coisa temos para fazer senão mantermo-nos sempre prontos?

"Não esqueçamos como é terrível cair nas mãos de Deus. Pela confissão, penitência e esmola tornamos o Senhor misericordioso e clemente: se Ele nos vê retornar para Ele de todo o coração, terá logo piedade de nós e nos fará misericórdia.

"Senhor, concedei-nos as prosperidades desta vida, e a eternidade da vida futura com Vossos Santos. Que Deus vos guarde, irmãos bem amados!".

(Autor : Charles de Ricault d'Héricault, « Histoire Anecdotique de la France », Bloud et Barral, Libraires -Éditeurs, Paris, T. I, pp. 301-304)



http://heroismedievais.blogspot.com.br/2012/10/assim-falava-um-chefe-de-estado.html




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS ORAÇÕES CONTOS CIDADE SIMBOLOS

POSTADO POR LUIS DUFAUR ÀS 03:30
MORE SHARING SERVICESSHARE | SHARE ON FACEBOOK SHARE ON MYSPACE SHARE ON GOOGLE SHARE ON GOOGLE_PLUSONE

MARCADORES: CARLOS MAGNO
NENHUM COMENTÁRIO:

POSTAR UM COMENTÁRIO

Obrigado pelo comentário! Comente sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.


Postagem mais antiga INÍCIO
Assinar: Postar comentários (Atom)
RECEBA EM SEU EMAIL



RECEBA AS

ATUALIZAÇÕES

EM SEU E-MAIL

Digite seu email:

PESQUISAR ESTE BLOG


SEGUIDORES DE HERÓIS MEDIEVAIS


SANTA JOANA D'ARC ENTROU EM ORLÉANS AO SOM DESTA MÚSICA


JURAMENTO DA GUARDA SUÍÇA


GREGORIANO DE NATAL


Dominus dixit ad me, Introitus: Ps. 2, 7. V. 1.2.8, Missa de Galo, Natal Tecum principium, Graduale: Ps. 100, 3. V. 1, Missa de Galo, Natal Dominus dixit ad me, Alleluia: Ps. 2, 7, Missa de Galo, Natal Lætentur cæli, Offertorium: Ps. 95, 11, Missa de Galo, Natal In splendoribus, Communio: Ps. 100, 3, Missa de Galo, Natal Introitus: Is. 9, 6. V. 97, Missa de Natal Viderunt omnes, Graduale: Ps. 97, 3cd-4. V. 2, Missa de Natal Dies sanctificatus, Alleluia, Missa de Natal Tui sunt cæli, Offertorium: Ps. 88, 12 et 15ª, Missa de Natal Viderunt omnes, Communio: Ps. 97, 3cd, Missa de Natal Iustus ut palma florebit, Offertorium: Ps. 91, 13, São João  Tolle puerum, Communio: Mt. 2, 20, Dominica infra octavam Nativitatis

NAS CATEDRAIS MEDIEVAIS


(Plinio Corrêa de Oliveira, 13/10/79, sem revisão do autor)
MAIS LIDOS


Dom Sebastião, um rei virgem capaz de ressuscitar a Idade Média agonizante
Dom Sebastião (1554-1578), rei de Portugal, foi com certeza uma figura da trans-esfera. Desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte ...

Clóvis, Rei dos francos, instrumento da Providência Divina
Dentre as hordas de bárbaros que investiram contra as possessões romanas do Ocidente na Europa central, destacaram-se os francos, povo guer...

Carlos Martel: Herói da Cristandade e salvador da Europa
Em 732 a situação da Europa inspirava as piores apreensões. À anarquia feudal somavam-se as invasões. Pelo Norte, em geral por via marítima ...

São Gregório Magno, baluarte da Idade Média nascente
"Gregório é certamente uma das mais notáveis figuras da história eclesiástica. Exerceu em vários aspectos uma significativa influência na d...

Carlos Magno, modelo ideal de imperador católico
Todas as áreas de civilização têm seus homens-mito, que simbolizam certos traços de caráter e fatos que efetivamente não se deram na vida de...

Santo Estevão, a monarquia apostólica da Hungria e o Reinado de Nossa Senhora
Santo Estevão Confessor (967-1038), rei e apóstolo da Hungria, ( inglês , Enciclopedia Católica , espanhol ). A oração da post-comunio na...

Santa Adelaide imperatriz: heroína modelo de autêntica santidade
Sobre Santa Adelaide (931-999), rainha, a respeito da qual Omer Englebert, na "Vida dos Santos", diz o seguinte: "Santa Adelaide, foi uma...

O rei Dom Afonso Henriques, fundador de Portugal
D. Afonso Henriques, nascido por volta de 1109, era filho do Conde D. Henrique de Borgonha e de sua esposa, D. Teresa. Pelo pai, era neto do...

A poesia épica medieval captou o maravilhoso que latejava na realidade
Aquele que pretendeu que os franceses não tinham «a cabeça épica» ignorava a Idade Média. Nenhuma literatura é mais épica do que a nossa. Nã...

Nuno Álvares Pereira, Condestável de Portugal, guerreiro e santo
Nascido em 1360, no Castelo de Sernache de Bonjardim, filho de um dos mais ilustres senhores do reino, D. Álvaro Gonçalves Pereira, Prior d...
LINKS


Luz de Cristo x trevas da razão
 LGBT batem recordes de consumo de drogas e álcool
1 hora atrás

Verde: a cor nova do comunismo
 Dogma, sacerdócio e ditatorialismo na "religião" ambientalista
3 horas atrás

AGÊNCIA BOA IMPRENSA
 Islamização forçada de crianças cristãs no Bangladesh
3 horas atrás

A cidade medieval
 Os privilégios do Vale do Roncal, exemplo de sociedade orgânica não planificada – 3
9 horas atrás

Sou conservador sim, e daí?
 Eurodeputado Cristiano Magdi Allam suplica ao Papa para que acolha no seio da Igreja os muçulmanos convertidos
10 horas atrás

Blog da Família
 CONVITE — Conferência sobre o Projeto de Novo Código Penal
13 horas atrás
IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Imagem de Nossa Senhora de Coromoto, padroeira da Venezuela: descobertas surpreendentes
17 horas atrás

Pesadelo chinês
 Milhares de policiais reprimem indignação operária em fábrica da Foxconn
1 dia atrás

Castelos medievais
 Fontaine-Henry: antecâmara do Paraíso terrestre?
1 dia atrás

GPS do Agronegócio
IBAMA proíbe aviação agrícola....
1 dia atrás
Nobility and Analogous Traditional Elites
Fabulous Luxembourg Royal Wedding
2 dias atrás

Luzes de Esperança
 Enchente excecional inunda a Gruta de Lourdes. Nossa Senhora é Rainha e nada teme
2 dias atrás

Valores inegociáveis: respeito à vida, à família e à religião
 Faça agora sua inscrição para a palestra com Padre Paulo Ricardo
2 dias atrás

O que está acontecendo na América Latina?
 Faça agora sua inscrição para a palestra com Padre Paulo Ricardo
2 dias atrás

Glória da Idade Média
 O ensino medieval mudou a história do mundo
3 dias atrás

Lourdes 150º aniversário das aparições
 Enchente excecional inunda a Gruta de Lourdes. Nossa Senhora é Rainha e nada teme
3 dias atrás

Ação Jovem Pela Terra de Santa Cruz
 Suspendam imediatamente a blasfêmia contra a Virgem Maria.PROTESTE!
5 dias atrás

Idade Média
Sagração do rei em Reims. Santa Joana d'Arc – 5
6 dias atrás

Catedrais Medievais
 Catedral de Orvieto, síntese entre a beleza das formas e das cores
6 dias atrás

Flagelo russo
 Poloneses recusam pacto anticristão a antipatriótico de bispos de seu país com o Patriarcado de Moscou
1 semana atrás

As Cruzadas
 Refutando mitos nº 6, 7 e 8: a Cruzada das crianças, pedido de perdão de João Paulo II e "justiça" do ódio muçulmano
1 semana atrás

Orações e milagres medievais
 As duas trombetas de Deus: São Francisco e São Domingos – 1
1 semana atrás

A Aparição de La Salette e suas Profecias
 13 de outubro de 1917: sexta e última aparição em Fátima. O milagre do sol:
1 semana atrás

Contos e lendas da Era Medieval
 Cantiga de Nossa Senhora de Castro Marim
4 semanas atrás

Frases e pesamentos de Plinio Corrêa de Oliveira, O Cruzado do Século XX
Relativismo
1 mês atrás

BLOG 7 Dias em Revista
As "conversações exploratórias" de paz: Desmobilização da Narcoguerrilha ou da Colômbia?
1 mês atrás

Ciência confirma a Igreja
 O Papa acerta o calendário universal na Torre dos Ventos
1 mês atrás

Jóias e símbolos medievais
 Relicários de Santa Waldetrudis, princesa fundadora de Mons, na Bélgica
2 meses atrás
Associação dos Fundadores
Nota de pesar pelo passamento de Dom Bergonzini
4 meses atrás

Radar da mídia
 Sim, eles querem o chavismo!
7 meses atrás

Notícias-Lepanto
 Indústria farmacêutica chinesa produz anti-histamínicos com pó de bebês abortados
1 ano atrás
Pela Legítima Defesa
que pensa a Igreja Católica sobre o desarmamento?
1 ano atrás

Frente Universitária e Estudantil Lepanto
Decisiva derrota de Napoleão na Rússia
1 ano atrás

Blog Nascer é um Direito
Dê seu apoio ao Estatuto do Nascituro
2 anos atrás

São Luis atacando Damieta
GLÓRIA DA IDADE MÉDIA


INSCREVA-SE



RECEBA AS

ATUALIZAÇÕES

EM SEU E-MAIL

Digite seu email:

ORAÇÃO A SÃO LUIZ REI, DO CONDESTÁVEL BERTRAND DU GUESCLIN:


"Guardai-me puro como o lírio de vosso brasão!
Vós que mantínheis vossa palavra mesmo dada ao infiel, fazei que jamais mentira passe por minha boca, ainda que a franqueza devesse me custar a vida.

Óh! homem de proezas, incapaz de recuos, cortai as pontes para os meus fingimentos e que eu caminhe sempre para o ponto mais duro do combate".

Amém.

Foto: Bertrand du Guesclin, col. part..

PÁGINAS

Início
VIDEOS
CRUZADAS


MARCADORES

Afonso de Albuquerque (1)
Afonso Henriques (1)
albigenses (1)
Albânia (1)
Balduino IV (6)
Bayard (1)
Beata Francisca de Amboise (1)
Beato Nuno Álvares (1)
Beja (5)
Cantuária (1)
Carlos Magno (6)
Carlos Martel (2)
Carlos o Temerário (1)
cavalaria (2)
Chanson de Roland (1)
Cluny (4)
Clóvis (5)
Compostela (1)
conde de Champagne (1)
Covadonga (3)
Cruzada (8)
Cruzadas (4)
Dom Afonso Henriques (5)
Dom Sebastião (1)
Don Pelayo (3)
Du Guesclin (1)
El Cid (3)
Enrique o Largo (1)
Espanha (6)
Fernán Antonlínez (1)
Fernán Gonzales (1)
feudalismo (1)
França (14)
Fátima (1)
Godofredo de Bouillon (5)
Guarda Suiça Pontificia (1)
Hasburgo (1)
Hungria (1)
Igreja (1)
Inglaterra (8)
Inocêncio III (3)
Inquisição (2)
invasões (1)
Islã (3)
Jaffa (2)
Jerusalém (5)
Joinville (1)
Lidador (5)
navegações (2)
Nossa Senhora (2)
Nuno Álvares Pereira (2)
Ormuz (1)
Ostrevent (1)
Ourique (1)
Papas (1)
Paris (1)
Poitiers (2)
Portugal (9)
Reconquista (4)
Reims (3)
Ribemont (1)
Ricardo Coração de Leão (3)
Rodolfo I (1)
Rosário (2)
Saladino (8)
Santa Adelaide imperatriz (1)
Santa Clotilde (3)
Santa Genoveva (1)
Santa Joana d'Arc (13)
Santiago (1)
Santo Américo (1)
Santo Anselmo (1)
Santo Estevão (1)
Santo Odilon (3)
Simão de Montfort (1)
Skanderbeg (2)
São Bernardo (1)
São Bonifácio (1)
São Domingos (2)
São Fernando de Castela (1)
São Germano (1)
São Gregório Magno (1)
São Gregório VII (2)
São Luís IX rei (2)
São Remígio (3)
templários (2)
Tours (1)
Vasco da Gama (1)
Vaticano (1)

Muralhas de Ávila
CASTELOS MEDIEVAIS

Fontaine-Henry: antecâmara do Paraíso terrestre?
Val: castelo da "Bela adormecida", ou ápice de realidade bem pega?
Vitré: super-castelo sublimado, reflexo de Deus
O castelo de Guimarães: nobre, de proporções distintas, sem nada de agressivo
Josselin: charme, requinte e amor à milenar história bretã

Catedral de Amiens
CATEDRAIS MEDIEVAIS

Catedral de Orvieto, síntese entre a beleza das formas e das cores
Orvieto: o gótico colorido
O Retábulo de Ouro: portento da arte medieval
Notre-Dame de Paris: colorida na Era da Luz
A capela para a Coroa de Espinhos: um relicário de luz
ARQUIVO DO BLOG

▼  2012 (22)
▼  Outubro (4)
Assim falava um chefe de Estado medieval: sermão d...
Epitáfio do Carlos, o Temerário
O bispo D. Jeronimo pede ao Cid a honra de dar os ...
A Primeira Comunhão e a morte do jovem cavaleiro V...
►  Setembro (4)
►  Agosto (5)
►  Julho (2)
►  Maio (2)
►  Março (1)
►  Fevereiro (3)
►  Janeiro (1)
►  2011 (21)
►  2010 (27)
►  2009 (24)
►  2008 (14)
RECEBA EM SEU EMAIL



RECEBA AS

ATUALIZAÇÕES

EM SEU E-MAIL

Digite seu email:







































1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.  
2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:  
3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!  
4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!  
5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!  
6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!  
7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!  
8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!  
9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!  
10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!  
11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.  
12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]