http://heroinasdacristandade.blogspot.com.br/2012/10/beata-emilia-de-villeneuve-fundadora-2.html
Beata Emília de Villeneuve, Fundadora - 2 de outubro
Joana Emília de Villeneuve era neta do Conde de Villeneuve e terceira dos quatro filhos do Marquês Luís de Villeneuve e de Rosália d'Avessens. Os primeiros anos de sua vida transcorreram no Castelo de Hauterive, na proximidade de Castres, onde sua mãe teve que retirar-se por causa de seu delicado estado de saúde.
Com a idade de 14 anos, Joana Emília perdeu sua mãe e três anos depois sua irmã Otavia. Estes fatos trágicos marcarão sua existência, bem como o contato que mantinha com o padre jesuíta Le Blanc, a quem transmite as preocupações sociais que sentia (entre as quais se destaca a miséria que via a seu redor, no contexto histórico dos primeiros albores da revolução industrial).
Após a morte de sua mãe, a vida da família de Joana Emília transcorre entre Hauterive e Toulouse, onde a avó assume a educação de seus netos. Aos 19 anos, ela muda definitivamente para Hauterive com sua família, onde administra com êxito a vida familiar, aliviando deste encargo seu pai, prefeito de Castres (1826-1830).
Pouco depois, declara a seu pai sua vontade de entrar com as Filhas da Caridade. Ele não aceita seu pedido e lhe propõe um prazo de reflexão que durará quatro anos. No final desse prazo, e com a aprovação do Bispo, ela decide fundar, com duas companheiras, a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres (8 de dezembro de 1836), denominadas popularmente Irmãs azuis por causa da cor do hábito.
Entre os princípios diretivos desta Congregação, se destacam dois: "Deus só" e "Servir aos pobres". A austeridade e a preocupação social pelos menos favorecidos da sociedade serão os eixos principais da ação social e religiosa desta Congregação.
A partir de um humilde local na região de Castres, ajuda as jovens da classe social menos favorecida, operários, presos e doentes. O número de Irmãs da Congregação aumenta, e seu horizonte se amplia da França ao Senegal, Gâmbia e Gabão, para onde vão as primeiras Irmãs Missionárias, ainda durante a vida de Emília de Villeneuve.
Em 1853, Emília de Villeneuve pede para ser substituída como dirigente da Congregação, conseguindo que esta tarefa seja confiada à Irmã Helena Delmas. Escreve, por isso, às suas Irmãs Missionárias "Após as eleições, tenho o consolo de poder dedicar-me mais ao aspecto espiritual da Congregação".
Em meados de 1854 uma epidemia de cólera e de febre assola o sul da França e seus efeitos atingem a cidade de Castres. Joana Emília de Villeneuve morre no dia 2 de outubro de 1854 como consequência desta epidemia, rodeada do afeto das Irmãs de sua Congregação.
Atualmente esta Congregação conta com setecentas religiosas e implantação em 16 países, onde exerce uma atividade social que inclui cinquenta colégios com 35.000 alunos anualmente inscritos e várias casas de acolhida para crianças abandonadas. Também presta serviço em hospitais e a famílias desfavorecidas. Em Roma possui uma Casa de Hospedagem para acolhida de peregrinos.
Os primeiros trâmites processuais que levaram à beatificação de Joana Emília de Villeneuve se iniciaram em 1945. Após a promulgação oficial do Decreto Papal sobre a heroicidade de suas virtudes (outubro de 1991), ela foi considerada venerável e se deu continuidade ao processo de beatificação.
Para sua beatificação foi aberto na Congregação para a Causa dos Santos o processo referente à cura de Binta Diaby, de 19 anos, que foi levada a Barcelona, internada e operada com urgência. Entrou em coma e seu caso foi considerado, sob o ponto de vista clínico, em fase terminal. As Irmãs e Noviças da Congregação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, informadas por membros do hospital sobre a situação em que se encontrava Binta Diaby, fizeram uma novena a Joana Emília de Villeneuve pedindo sua cura, colocando uma relíquia na mão da doente. Ela foi curada inesperada e rapidamente e, atualmente, vive e trabalha em Barcelona.
Entre 16 de maio e 29 de outubro de 2003 foi realizado o processo diocesano pelo Arcebispado de Barcelona sobre a cura de Binta Diaby, presumidamente milagrosa. No dia 4 de fevereiro de 2005 foi reconhecido pela Congregação para a Causa dos Santos o processo apresentado pelo Tribunal de Barcelona. No dia 16 de fevereiro de 2006, a Consulta Médica do Decastéreo reconheceu que a cura dos males provocados pela ingestão de soda cáustica, com as consequências pós-operatórias, foi rápida, completa e permanente, e inexplicável à luz dos conhecimentos atuais da Medicina.
O processo culminou no dia 5 de julho de 2009, quando Joana Emília de Villeneuve foi beatificada em Castres (França), numa cerimônia oficiada pelo Arcebispo D. Ângelo Amato, S.D.B.
Fontes: www.cic-castres.org; pt.wikipedia.org/wiki/Emilie_de_Villeneuve
Catedral de Castres, França
Postado por Zeni às 05:22
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
Zeni
Sempre me interessei por biografias. Com o passar dos anos, as vidas das Santas atrairam minha atenção. Católica praticante, via nelas um exemplo a seguir. E assim nasceu minha "coleção" de vidas dessas mulheres fascinantes! Que espero um dia conhecer pessoalmente...
Visualizar meu perfil completo
Campanha São Paulo pela VIDA
Assine essa petição!
Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade
Beata Elizabete da Trindade
Minha lista de blogs
Almas Castelos
São Bernardo de Menton
1 dia atrás
AGÊNCIA BOA IMPRENSA
O celibato eclesiástico vem da ligação sobrenatural do Sacerdote católico com Cristo, o Sumo-Sacerdote
3 dias atrás
O Combate
Mais de doze mil católicos isolados pela violência na Síria
5 semanas atrás
São Paulo resiste!
Mentira tem perna curta...
3 meses atrás
Irmandade dos Blogs Católicos
Irmandade dos Blogs Católicos
8 meses atrás
Links
http://www.adf.org.br
http://www.ipco.org.br
http://www.catolicismo.com.br
Heroínas
Seguidores
Arquivo do blog
▼ 2012 (140)
▼ Outubro (1)
Beata Emília de Villeneuve, Fundadora - 2 de outub...
► Setembro (17)
► Agosto (16)
► Julho (16)
► Junho (14)
► Maio (14)
► Abril (16)
► Março (16)
► Fevereiro (14)
► Janeiro (16)
► 2011 (169)
Total de visualizações de página
39042
Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.
ads not by this site
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus
discípulos aproximaram-se dele.
2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino
dos céus!
4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão
saciados!
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque
deles é o Reino dos céus!
11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem
e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos
céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]