Curso: Perda e depressão. Mágoa e perdão.
quartas-feiras, 07 a 28/NOVEMBRO/2012- 19h30 às 21h - no Centro Loyola - Gávea
O Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio promove em novembro de 2012 um novo curso com a proposta de aprofundar duas realidades: 1 - de quem sofre uma perda, que pode reagir de duas maneiras: caindo em depressão ou fazendo um trabalho de luto e superando a perda sofrida. 2 - de quem sofre uma ofensa, que também tem duas opções: ficar magoado ou perdoar.
Professor:
Pe. Ricardo Torri de Araújo, SJ - (Padre jesuíta, Psicólogo e Mestre em Psicologia - UFMG, Doutorando em Teoria Psicanalítica - UFRJ).
O curso será realizado no período de 07 a 28 de novembro (encontros às quartas-feiras); e será realizado no Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio (Estrada da Gávea, 1 Gávea), no horário de 19h30 às 21h.
Programa:
1. A "depressão" na Bíblia
2. A depressão à luz da psicanálise: tipos, características, causas e tratamentos
3. Depressão psicológica e desolação espiritual
4. O processo do perdão: o que é? por quê? e como perdoar?
O valor único é de R$85,00 (uma parcela). Serão conferidos certificados ao final do curso.
As inscrições devem ser realizadas previamente pelo telefone (21) 3527-2012, pelo e-mail scursosloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br .
Inscreva-se aqui: http://goo.gl/K9Yd1
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]