quarta-feira, 24 de outubro de 2012

[Catolicos a Caminho] IGREJA CATÓLICA (069) IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS Som !

 

 

                       

                   IGREJA CATÓLICA   

                               (069) – ECUMENISMO-UNITATIS REDINTEGRATIO !

                               IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS...

 

               DUAS CATEGORIAS DE CISMAS                        

              13. – Temos diante dos olhos as duas principaiss categorias de cisões que ferem a túnica inconsútil de Cisto.   

As primeiras divisões sobrevieram no Oriente, já por contestação das fórmulas dogmáticas dos Concílios de Éfeso e Calcedónia, já em tempo posterior, pela ruptura da comuhão eclesiástica entre os Patriarcados orientais e a Sé de Roma.         

As outras, após mais de quatro séculos, originaram-se no Ocidente, provocadas pelos acontecimentos comumente conhecidos com o nome de Reforma.

          Desde então, muitas comunhões, nacionais ou confessionais, se separaram da Sé Romana.          

          Entre aquelas nas quais continuam parcialmente as Tradições e as estruturas católicas, ocupa um lugar especial a Comunhão Anglicana.

          Estas diversas divisões, todavia, diferem muito entre si,  não apenas em razão da origem, lugar e tempo,  mas principalmente pela natureza e gravidade das questões relativas à fé e à estrutura eclesiástica.

          Por isso, sem querer minimizar as diferenças entre os vários grupos cristãos e sem desconhecer os laços que, não obstante a divisão entre elas existem, este sagrado Concílio determina propor as seguintes considerações para levar a cabo uma prudente acção ecumenical.

 

                   I.CONSIDERAÇÃO PECULIAR SOBRE AS IGREJAS SEPARADAS

                                  Carácter e história  própria dos orientais.

                      14. -  Durante não poucos séculos, as Igrejas do Oriente e do Ocidente seguiram por caminhos próprios, unidas, contudo pela fraterna comunhão da fé e da vida sacramental.

          Quando entre elas surgiram dissenções acerca da fé ou da disciplina, era a Sé Romana quem, de comum acordo, as resolvia.

          Entre outras coisas de grande importância, é grato ao sagrado Concílio trazer à memória de todos o facto de  que no Oriente florescem muitas Igrejas   particulars ou locais, entre as quais sobressaem as Igrejas Patriarcais; não poucas delas se gloriam  de ter origem  nos próprios Apóstolos.

Por isso entre os orientais prevaleceu e prevalece a solicitude e o cuidado de conservar na comunhão de fé  e caridade aquelas relações fraternas que devem vigorar entre as igrejas locais como entre irmãs.

          Semelhantemente, não se deve esquecer que as Igrejas do Oriente, têm desde a origem um tesouro, do qual a Igreja do Ocidente herdou muitas coisas em Liturgia, tradição espiritual e ordenação jurídica.

          Nem se deve subestimar o facto de que os dogmas fundamentais da fé cristã sobre a Trindade e o Verbo de Deus encarnado da Virgem Maria, foram definidos em Concílios Ecuméniocos celebrados no Oriente.

          Para preservar esta fé, muito sofreram e ainda  sofrem aquelas Igrejas.

          Mas a herança deixada pelos Apóstolos foi aceite de formas e modos diversos e desde  os primórdios da Igreja cá e lá foi explicada de maneira diferente, também por causa da diversidade de génio e condições de vida.

          Tudo isso, além das causas externas e também por falta de mútua compreensão e caridade, deu ocasião às separações.

          Em vista disto, o sagrado Concílio exorta a todos, mormente aos que pretendem dedicar-se à restauração da plena comunhão desejada entre as Igrejas Orientais e a Igreja Católica  a que tenham na devida consideração esta peculiar condição da origem e do crescimento das Igrejas do Oriente e da índole das relações que vigoravam entre elas e a Sé Romana antes da separação.

          Procurem apreciar rectamene todos estes factores.

          Acuradamente observadas, estas coisas contribuirão muito para o desejado diálogo.

 

                                                         John                                                                                                                      Nascimento      

                                                                                                                           

         

 

 

 

 

 

 

         

 

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]