quinta-feira, 4 de outubro de 2012

[catolicos_respondem] HISTÓRIA DA SALVAÇÃO 27o DOMINGO COMUM - B FAMÍLIA BASE DA SOCIEDADE Som !

 

 

                   

 

                                  HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

 

                                 (109)-27º DOMINGO COMUM – B      

 

                                                          FAMÍLIA BASE DA SOCIEDADE

 

            Os Filhos de Jacob

 

            Na Bíblia, o povo de Israel estava dividido em tribos e clãs; e os clãs eram constituídos pelas "casas ancestrais", ou Famílias.

Era assim que as Famílias seguiam como descendentes de famosos antepassados, como, por exemplo a «Casa de Jacob» e «Casa de David».

A Família era também uma unidade no culto :

- "Quando acabava a série dos dias de banquete, Job mandava chamar os seus filhos para os purificar e, levantando-se na manhã seguinte, oferecia um holocausto por intenção de cada um deles: "Talvez os meus filhos tenham pecado e amaldiçoado a Deus no seu coração". (Job 1,5).

Os livros da Sagrada Escritura fazem os elogios das belezas e da felicidade da Família :

- "Vale mais um bocado de pão seco, com paz, do que uma casa cheia de carne com discórdia". (Prov. 17,1).

- "Aquele que amaldiçoa o seu pai ou a sua mãe, verá a sua luz apagar-se no meio das trevas".(Prov.20,20).

A Família na sociedade moderna e no pensamento religioso é uma Instituição constituída pelos pais e pelos filhos.

Mesmo quando não haja filhos podem existir outros familiares relacionados.

Na estrutura social dos homens, tanto no Estado como na Igreja a Família é a primeira entidade porque, através da Família continuam os cuidados e a educação de todos os membros e fica assegurado o seu desenvolvimento e a sua maturidade.

Os leigos que vivem no estado matrimonial têm obrigação, de acordo com o seu estado de vida, de assumir as responsabilidades de educar os seus filhos segundo os ensinamentos da Igreja, e de trabalhar para a edificação do Povo de Deus.

As Encíclicas católicas sociais têm repetidamente apelado para o respeito e para os direitos da Família.

As Famílias têm os seus direitos dentro da sociedade, e o Estado não pode impor ou consentir no que quer que seja que perturbe a sua unidade e a sua vida para servir interesses puramente sociais ou políticos, e têm o direito de viver a sua vida em paz.

As Famílias têm direito a leis e instituições sociais que promovam e protejam a sua unidade e integridade.

A base destes direitos é o facto de que as Famílias são a primeira "escola" dos filhos e as Famílias têm a obrigação de gerar, promover e educar os filhos.

Se não estiverem protegidas, de modo que não possam cumprir as suas responsabilidades, os filhos ficam privados daquilo que têm necessidade e a que têm direito, com o terrível prejuízo da sociedade.

O Concílio Vaticano II ensina :

           - Foi sempre dever dos esposos e hoje é a maior incumbência do seu apostolado : manifestar e demonstrar, pela sua vida, a indissolubilidade e a santidade do vínculo matrimonial; afirmar vigorosamente o direito e o dever próprio dos pais e tutores de educar cristãmente os filhos; defender a dignidade e legítima autonomia da Família.(AA 11).

Sobre a Família e a Sociedade, eis o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica :

2207. - A Família é a Célula primária da vida social. É ela a sociedade natural em que o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações no seio da Família constituem os fundamentos da liberdade, da segurança, da fraternidade no seio da sociedade. A Família é a comunidade em que, desde a infância, se podem aprender os valores morais, começar a honrar a Deus e a fazer bom uso da liberdade. A vida de Família é a iniciação na vida da sociedade.

E sobre os direitos da Família dentro da sociedade, continua o Catecismo da Igreja Católica :

2209. - A Família deve ser ajudada e defendida por medidas sociais apropriadas. Nos casos em que as Famílias não estão em condições de cumprir as suas funções, os outros corpos sociais têm o dever de as ajudar e de amparar a instituição familiar. Mas, segundo o princípio da subsidiaridade, as comunidades mais poderosas acautelar-se-ão de usurpar-lhe os poderes ou de se imiscuir na sua vida.

Talvez nunca tanto como hoje a Família se encontra torpedeada de todos os lados em defesa de uma situação mais cómoda ou de interesses controversos de uma escassa minoria, mas com foros de pretendida legalidade.

Todavia, graças ao poder de Deus, que se vai manifestando com toda a clareza e evidência, a Família será sempre obra do Seu amor pela Humanidade que Ele criou e governa, e subsistirá apesar de todas as tentativas de deturpação ou destruição por parte dos homens.

É no seio da Família, como Deus a constituiu, que estão garantidos os fundamentos para a realizção do plano da História da Salvação.

 

                                                 John    

                                                                          Nascimento

 

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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]