domingo, 28 de outubro de 2012

[catolicos_respondem] MÊS DO ROSÁRIO DE 2012 (29) A MISERICÓRDIA DE DEUS NA MENSAGEM DE FÁTIMA Som !

 

 

                       

                 MÊS DO ROSÁRIO

                 - OUTUBRO DE 2012-

                Vamos celebrar este Mês do Rosário de 2012, apresentando diariamente textos publicados em "VOZ DE FÁTIMA" e "FÁTIMA LUZ E PAZ" em diversas datas mais recentes.

                                                       (29)- A MISERICÓRDIA DE DEUS NA MENSAGEM DE FÁTIMA !

           Os grandes acontecimentos  da História da Salvação foram preparados por Deus com divina sabedoria, através de uma pedagogia crescente e de uma didáctica atenta à capacidade humana de cada geração.

          De facto, a Misericórdia de Deus nunca improvisou a maturidade daqueles a quem dirige a revelação da Sua mensagem de Salvação, mas sempre esperou pelo amadurecimento daqueles a quem se revelou.

          A esta pedagogia de Deus chamou Santo Inácio de Antioquia, martirizado no reino de Trajano (98-117), "economia da salvação", explicando assim como o judaísmo preparou a Humanidade para a Salvação de Cristo.

          "Economia da Salvação" designa o modo como Deus se revela, preparando progressivamente os corações humanos para a compreensão da mensagem a revelar.

          Inscrevem-se nesta pedagogia todos os patriarcas, juízes e profetas do Antigo Testamento até que na "Plenitude dos Tempos" (Gal.4,4), se revelou o Filho de Deus Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual foi apresentado por João Baptista, o precursor.

          A mensagem de Fátima, pela sua importante ajuda para a descoberta da Salvação pelo Homem contemporâneo, também transporta consigo os sinais da pedagogia de Deus, plenamente revelada em Jesus Cristo, ícone e Evangelho da misericórdia do Pai.

          Em 1916, o Céu iniciou a preparação das crianças de Aljustrel para a sua missão de mensageiros do recado do Céu no séc.XX  e XXI.

          Da segunda Aparição do Anjo, o mensageiro da ternura de Deus ficou este registo da Irmã Lúcia :

          -"Que fazeis ? Orai, orai muito, Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de Misericórdia. Oferecei constantemente, ao Altíssimo, orações e sacrifícios".

           Voltando à segunda aparição do Anjo, percebemos como também nós, à semelhança dos pastorinhos, nos havemos de oferecer a Deus pela salvação da Humanidade :

          -"De tudo o que puderdes, oferecei a Deus sacrifícios em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e súplica pela conversão dos pecadores".

          Não desperdicemos as coisas simples que nos advêm do cumprimento dos nossos deveres quotidianos de estado de vida, da nossa cidadania e da fidelidade aos valores e critérios evangélicos e façamos a oferta constante a Deus em favor dos Homens nossos irmãos, muitos deles, vazios de amor e de beleza e repletos de amargura e escuridão.

          A fidelidade aos pormenores do amor é terreno fecundo para encontrarmos na nossa vida sacrifícios e mensagens para com a Virgem Maria e p[ara que ofertermos ao  Coração Redentor de Cristo, o Bom Pastor.

          Se para dom da Cruz quotidiana, a nossa generosidade nos sugerir sacrifícios voluntários, ouçamos os apelos do nosso amor grato e ofereçamo-nos como os pastorinhos :

-"A Jacinta tomou tanto a peito os sacrifícios pela conversão dos pecadores, que não deixava escaper ocasião alguma :

          -"Havia umas crianças, filhos de duas famílias da Moita, que andavam pelas portas a pedir. Encontrámo-las, um dia, quando íamos com o nosso rebanho. A Jacinta, ao vê-los, disse-nos : -Damos a nossa merenda àqueles pobrezinhos, pela conversão dos pecadores ? E correu a levar-lha".

           Conforme observa o Bispo de Leiria-Fátima e assistente geral do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), D. António Marto, na sua Carta Pastoral publicada no Boletim do MMF,Quereis ofertecer-vos Deus, N.28 (2012) :

          -"Estamos a viver uma certa cultura do desencanto, de crise de confiança na vida, na bondade da vida e do mundo. A crise de confiança é também uma crise de fé na outra dimensão da vida aberta ao mistério de Deus e do seu amor que salva e sustenta o mundo".

           Na citada Carta Pastoral, D. António Marto, diz-nos também :

          -"Hoje assistimos, de facto, ao nascimento dum mundo novo que é, ao mesmo tempo, fascinante e difícil, cheio de possibilidades e de contrastes tremendos".

           Colaboremos com a Senhora da Mensagem, na evangelização destes novos tempos, pondo-nos inteiramente ao seu dispor, colaborando com a participação da oferta da nossa cruz, unida à Cruz Redentora de Cristo.

                                              VOZ DA FÁTIMA Julho de 2012.

 

                                                              John

                                                                        Nascimento

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Oferta Notebook HP

Mais um Dia dos Namorados sozinho? Nada disso! Encontre companhia agora

Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]