22/10/2012 às 19:18 \ Direto ao Ponto
Marco Aurélio votou pela proscrição do país do faz de conta que desmascarou em 2006
Nesta tarde, antes de enunciar seu voto, o ministro Marco Aurélio Mello releu o magnífico discurso que pronunciou em maio de 2006, quando assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Coerentemente, condenou por formação de quadrilha os integrantes do alto comando do bando do mensalão.
Graças aos ministros que souberam honrar a toga, foram desmascarados e punidos os liberticidas que tramaram a captura do Estado Democrático de Direito. Neste 22 de outubro de 2012, pode ter começado a agonizar o país do faz de conta descrito por Marco Aurélio no texto abaixo reproduzido:
Infelizmente, vivenciamos tempos muito estranhos, em que se tornou lugar-comum falar dos descalabros que, envolvendo a vida pública, infiltraram na população brasileira ─ composta, na maior parte, de gente ordeira e honesta ─ um misto de revolta, desprezo e até mesmo repugnância. São tantas e tão deslavadas as mentiras, tão grosseiras as justificativas, tão grande a falta de escrúpulos que já não se pode cogitar somente de uma crise de valores, senão de um fosso moral e ético que parece dividir o País em dois segmentos estanques ─ o da corrupção, seduzido pelo projeto de alcançar o poder de uma forma ilimitada e duradoura, e o da grande massa comandada que, apesar do mau exemplo, esforça-se para sobreviver e progredir.
Não passa dia sem depararmos com manchete de escândalos. Tornou-se quase banal a notícia de indiciamento de autoridades dos diversos escalões não só por um crime, mas por vários, incluindo o de formação de quadrilha, como por último consignado em denúncia do Procurador-Geral da República, Doutor Antônio Fernando Barros e Silva de Souza. A rotina de desfaçatez e indignidade parece não ter limites, levando os já conformados cidadãos brasileiros a uma apatia cada vez mais surpreendente, como se tudo fosse muito natural e devesse ser assim mesmo; como se todos os homens públicos, nas mais diferentes épocas, fossem e tivessem sido igualmente desonestos, numa mistura indistinta de escárnio e afronta, e o erro passado justificasse os erros presentes.
A repulsa dos que sabem o valor do trabalho árduo se transformou em indiferença e desdém. E seguimos como se nada estivesse acontecendo. Perplexos, percebemos, na simples comparação entre o discurso oficial e as notícias jornalísticas, que o Brasil se tornou um país do faz-de-conta. Faz de conta que não se produziu o maior dos escândalos nacionais, que os culpados nada sabiam ─ o que lhes daria uma carta de alforria prévia para continuar agindo como se nada de mal houvessem feito. Faz de conta que não foram usadas as mais descaradas falcatruas para desviar milhões de reais, num prejuízo irreversível em país de tantos miseráveis. Faz de conta que tais tipos de abusos não continuam se reproduzindo à plena luz, num desafio cínico à supremacia da lei, cuja observação é tão necessária em momentos conturbados.
Se, por um lado, tal conduta preocupa, porquanto é de analfabetos políticos que se alimentam os autoritarismos, de outro surge insofismável a solidez das instituições nacionais. O Brasil, de forma definitiva e consistente, decidiu pelo Estado Democrático de Direito. Não paira dúvida sobre a permanência do regime democrático. Inexiste, em horizonte próximo ou remoto, a possibilidade de retrocesso ou desordem institucional. De maneira adulta, confrontamo-nos com uma crise ética sem precedentes e dela haveremos de sair melhores e mais fortes. Em Medicina, "crise" traduz o momento que define a evolução da doença para a cura ou para a morte. Que saiamos dessa com invencíveis anticorpos contra a corrupção, principalmente a dos valores morais, sem a qual nenhuma outra subsiste.
Nesse processo de convalescença e cicatrização, é inescusável apontar o papel do Judiciário, que não pode se furtar de assumir a parcela de responsabilidade nessa avalancha de delitos que sacode o País. Quem ousará discordar que a crença na impunidade é que fermenta o ímpeto transgressor, a ostensiva arrogância na hora de burlar todos os ordenamentos, inclusive os legais? Quem negará que a já lendária morosidade processual acentua a ganância daqueles que consideram não ter a lei braços para alcançar os autoproclamados donos do poder? Quem sobriamente apostará na punição exemplar dos responsáveis pela sordidez que enlameou gabinetes privados e administrativos, transformando-os em balcões de tenebrosas negociações?
Essa pecha de lentidão recai sobre o Judiciário injustamente, já que não lhe cabe outro procedimento senão fazer cumprir a lei, essa mesma lei que por vezes o engessa e desmoraliza, recusando-lhe os meios de proclamar a Justiça com efetividade, com o poder de persuasão devido. Pois bem, se aqueles que deveriam buscar o aperfeiçoamento dos mecanismos preferem ocultar-se por trás de negociatas, que o façam sem a falsa proteção do mandato. A República não suporta mais tanto desvio de conduta.
Ao reverso do abatimento e da inércia, é hora de conclamar o povo, principalmente os mais jovens, a se manifestar pela cura, não pela doença, não pela podridão do vale-tudo, que corrói, com a acidez do cinismo, a perspectiva de um futuro embasado em valores como retidão, dignidade, grandeza de caráter, amor à causa pública, firmeza de propósitos no empenho incondicional ao progresso efetivo, e não meramente marqueteiro, do País. Ao usar a voz da urna, o povo brasileiro certamente ouvirá o eco vitorioso da cidadania, da verdade ─ que, sendo o maior dos argumentos, mais dia, menos dia, aparecerá.
Àqueles que continuam zombando diante de tão simples obviedades, é bom lembrar que não são poucos os homens públicos brasileiros sérios, cuja honra não se afasta com o tilintar de moedas, com promessas de poder ou mesmo com retaliações, e que a imensa maioria dos servidores públicos abomina a falta de princípios dos inescrupulosos que pretendem vergar o Estado ao peso de ideologias espúrias, de mirabolantes projetos de poder. Aos que laboram em tamanhas tolices, nunca é demais frisar que se a ordem jurídica não aceita o desconhecimento da lei como escusa até do mais humilde dos cidadãos, muito menos há de admitir a desinformação dos fatos pelos agentes públicos, a brandirem a ignorância dos acontecimentos como tábua de salvação.
Incumbe a cada eleitor perceber que o voto, embora individualizado, a tantos outros se seguirá, formando o grande todo necessário à escolha daqueles que o representarão. Impõe-se, nesse sagrado direito-dever, a conscientização, a análise do perfil, da vida pregressa daqueles que se apresentem, é de presumir – repito – para servir com honestidade de propósito e amor aos concidadãos, dispostos, acima de tudo, a honrar a coisa pública.
O Judiciário compromete-se com redobrado desvelo na aplicação da lei. Não haverá contemporizações a pretexto de eventuais lacunas da lei, até porque, se omissa a legislação, cumpre ao magistrado interpretá-la à luz dos princípios do Direito, dos institutos de hermenêutica, atendendo aos anseios dos cidadãos, aos anseios da coletividade. Que ninguém se engane: não ocorrerá tergiversação capaz de turbar o real objetivo da lei, nem artifício conducente a legitimar a aparente vontade das urnas, se o pleito mostrar-se eivado de irregularidades. Esqueçam, por exemplo, a aprovação de contas com as famosas ressalvas. Passem ao largo das chicanas, dos jeitinhos, dos ardis possibilitados pelas entrelinhas dos diplomas legais. Repito: não haverá condescendência de qualquer ordem. Nenhum fim legitimará o meio condenável. A lei será aplicada com a maior austeridade possível – como, de resto, é o que deve ser. Bem se vê que os anticorpos de que já falei começam a produzir os efeitos almejados. Esta é a vontade esmagadora dos brasileiros.
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/marco-aurelio-votou-pela-proscricao-do-pais-do-faz-de-conta-que-desmascarou-em-2006/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+augustonunes+%28Augusto+Nunes%29
Tags: julgamento do mensalão, Marco Aurélio Mello, Superior Tribunal Federal
Share on Tumblr
Links Patrocinados
Quer Testar Seu Inglês?
Faça um Teste Rápido e Curto Agora Mesmo e Saiba Seu Nível de Inglês.
www.UPTIME.com.br/Teste_Ingles
Quer Eliminar a Flacidez?
Sinta Seu Corpo Tonificado. Sessão Cortesia. BeSlim - Tijuca e Barra
BeSlimbrasil.com.br/Flacidez
Tratamento do Câncer
Conheça os Direitos do Paciente com Câncer e acesso a tratamentos.
www.vilhenasilva.com.br
Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
Nome (obrigatório)
Email (não será publicado) (obrigatório)
58 Comentários
ziu - 23/10/2012 às 0:38
Que outubro fantástico para este nosso Brasil, este de 2012.Que homens e mulheres valorosos têm esta nossa Suprema Corte, excetuando-se Toffoli e Lawandowski – que não estão, nunca estiveram e jamais estarão à altura do STF (mas esta ressalva fica para ser tratada num outro momento), pois agora o que se quer aqui é falar destes homens de bem (incluídas obviamente as duas ministras), que não se amedrontaram, não se acovardaram, não se apequenaram em momento algum deste julgamento,e mostraram à sociedade brasileira que ela já pode dormir um pouco mais sossegada, pois a grande quadrilha de petistas e acumpliciados, alguns travestidos de homens públicos, foi finalmente enquadrada nos termos do Código Penal como criminosos, o que tornará mais difícil a esses delinquentes subtrair a nossa pátria-mãe gentil por meio de tenebrosas transações, pois o judiciário brasileiro, através do STF, deu mostras de que estará mais vigilante.
Creio que o Supremo, com a decisão deste caso do mensalão petista, sinaliza para os juízes, especialmente os de primeiro grau, que eles também já podem aplicar a lei ao caso concreto em decisões que envolvam políticos corruptos com mais firmeza, sem temor de exercer o seu dever de ofício, pois há anos os juízes brasileiros vêm se mostrando intimidados pelos poder desses políticos, que não só delinquem com uma sem cerimônia espantosa, mas sobretudo porque se utilizam de influências, inclusive econômica e financeira, tanto para contratar advogados a peso de ouro não só para defendê-los, mas também para afrontar o judiciário com suas teses, salvo exceções, estapafúrdias e mirabolantes, que não servem para se contrapor à realidade dos fatos praticados, visto que esses em boa parte dos casos de corrupção saltam aos olhos, mas para se utilizar de um formalismo exacerbado, característico da nossa cultura jurídica, e cujo ranço ainda permeia boa parte das sentenças de juízes e tribunais, o que possibilita muitas das absolvições que se vê com frequência, e ainda temos a agravante de que esses juízes, não raro, são constrangidos a se ver diante de advogados e corruptos que não só insinuam, como até verbalizam alto e bom som, que sua sentença será reformada e seu cliente ficará leve, livre e solto para praticar o que bem quiser, pois aqui é assim com os "poderosos". Isso levou o brasileiro a desacreditar na Justiça, pois o que ele assimilou é que "aqui se rouba e se deixa roubar". Mas agora há uma esperança de que não se deixe roubar como se deixava até então, e que possamos restabelecer a decência e a dignidade, tão em falta no exercício do cargo público neste país. Parabéns aos integrantes valentes e valorosos deste STF!!!
Christianne - 23/10/2012 às 0:31
Augusto, onde eu poderia encontrar o vídeo do voto de hoje do Ministro Marco Aurélio? Procurei no YouTube e não encontrei. Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Os debates estão ótimos. Vocês poderiam fazer isso sempre, independente do mensalão. Abraço.
Vou procurar, cara Christiane. Um abraço
Anita - 23/10/2012 às 0:30
São dois links. O primeiro já está no El País de hoje, 23 de outubro, sobre a condenação: http://internacional.elpais.com/internacional/2012/10/23/actualidad/1350948111_451987.html
Depois é a vez do Zé Dirceu com a costumeira a falta de moral para criticar Serra e como há várias frases intercaladas é melhor ler o link inteiro: http://www.estadao.com.br/noticias/politica,em-blog-dirceu-ataca-serra-e-diz-que-psdb-ja-entregou-os-pontos,949305,0.htm
LUIZ TAVARES - 23/10/2012 às 0:24
… E O 4º VOTO DA MAIS NOVA COOPTADA PARA LIVRAR OS MILICIANOS QUANDO DOS EMBARGOS INFRINGENTES…???
- LEMBRAMOS QUE ATÉ LÁ SERÃO + 3 INFILTRADOS=7=MAIORIA.
[DRª CARMEM LÚCIA...AINDA HÁ TEMPO PARA MUDAR O SEU INDECOROSO VOTO]
- NÃO JOGUE A SUA DIGNIDADE NA VALA COMUM DOS MENSALEIROS , REPENSE COM BASE NAS BELAS E RESPEITÁVEIS LAVRAS DO DECANO – DO PRESIDENTE – DO LUIZ FUX – DO GILMAR MENDES – DO ILUSTRE RELATOR E DO , AGORA MAIS UMA VEZ , CARIOCA DA GEMA , O GRANDE MARCÃO, E MUDE O SEU VOTO PARA CONDENAR ESSES VERMES DA SOCIEDADE – SANGUESSUGAS DO ERÁRIO…
[[[ DÊ , MAIS UMA VEZ , ESPERANÇAS AOS JOVENS DUM BRASIL MELHOR - OS MEUS NETOS ESTÃO INCONFORMADOS COM ESSES VOTOS SEM PÉ NEM CABEÇA - A SRª MUDOU DA ÁGUA PARA O VINHO NUM PISCAR DE OLHOS , QQÉISSO...??? LASTIMÁVEL ]]]
- SERÁ QUE FOI MESMO PARA DAR O 4º VOTO DOS EMBARGOS INFRINGENTES – ELES VÃO SAIR RINDO DE VCS TODOS E DANDO UMA BANANA PARA OS BRASILEIROS QUE ACREDITARAM NUM PAÍS MELHOR …
MUDE O SEU VOTO PARA O BEM DO BRASIL…!!! ELES SERÃO ABSOLVIDOS DAKI UNS 3 ANOS E VAI FICAR NA SUA CONTA DRª.
Dulce Toledo - BH - 22/10/2012 às 23:57
Augusto, querido,
o STF lavou a nossa alma e nossa honra hoje. Alguns votos me surpreenderam, mas venceu a justiça. Que seja feita! Que delícia ouvir o Celso de Melo e o Marco Aurélio Mello (este, sim, me surpreendeu de fato! As ministras também, por outro lado.) Que delícia ouvir que os delinquentes, marginais, quadrilheiros de terno e gravata foram condenados.
Abraços
Edegar - 22/10/2012 às 23:50
Nos últimos tempos não faltaram manchetes de que o julgamento da AP 470 (mensalão) seria um "julgamento político". De fato, ficou confirmado: Quem condenou, julgou de maneira técnica, amparado na lei! Quem absolveu, fê-lo por "razões políticas" e descaradamente. Toffoli teve a "proeza" de absolver a todos em 30 segundos e "cair fora". É preciso ter muita "cara de pau", Rosa Weber, Carmen Lúcia e Lewandowski ficarem sentados e levar uma "enxurrada" de Luiz Fux, Marco Aurélio e Celso de Mello, brilhantíssimos! A "rosinha", sempre gaguejando, vai poder "colocar a cabeça no travesseiro" na noite de hoje, como afirmou dias atrás?
Estela - 22/10/2012 às 23:34
Dilma, mulher honesta.
Está no Estadão Online:
"Dilma intervém para arquivar processos contra Pimentel
Ministro era investigado por negócios de consultoria e fretamento de jatinho para viagem à Europa
22 de outubro de 2012 | 20h 02″
É clicar e ver:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-intervem-para-arquivar-processos-contra-pimentel,949331,0.htm
Nei Moreira - 22/10/2012 às 23:18
Ave Augusto.
Ave STF.
Ave Brasil.
Alexandre - 22/10/2012 às 23:08
Hoje termino o dia orgulhoso da atuação brilhante de alguns ministros do STF. Muitos e muitos brasileiros gostariam de ter proferido aqueles votos! Além do voto do Ministro Joaquim Barbosa, já proferido anteriormente com a objetividade e brilhantismo usuais, hoje fiquei emocionado com os votos dos ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio (a leitura do discurso foi sensacional!), Celso de Mello (aula de democracia e republicanismo!) e Ayres Britto. É uma pena que alguns desses ministros deixem a corte do STF por aposentadoria ou outro motivo.
Nelson - 22/10/2012 às 22:55
Após ler o discurso acima e ter o privilégio de vivenciar o que se deu hoje em pleno Supremo Tribunal Federal do alto dos meus 48 anos, me lembrei de um dicurso de Rui Barbosa e, por alguns minutos, me senti orgulhoso de ser honesto!!!
José Figueredo - 22/10/2012 às 22:54
De onde muito se espera…(com algumas decepções…4),é de onde poderia sair alguma busca da decência e da normalidade.Parabéns STF!!!!!!!
Nilton Costa - 22/10/2012 às 22:52
Afinal, quando o chefão, maior e único beneficiário do MENSALÃO, será julgado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha ?
Será que o APEDEUTA conseguirá prosseguir com a bandidagem dentro do governo do Brasil ?
ACORDA POVO BRASILEIRO !!!!!
José Paulo - 22/10/2012 às 22:33
Caro augusto Nunes, há tempos tenho tido o intuito de enviar à sua coluna um artigo que escrevi há dois anos sobre a propensão dos petistas à mentira. Vou tentar anexá-lo nesse espaço, mas não sei se conseguirei. Um abraço!
A Verdade e a Mentira segundo os Petistas.
"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão. Ignorância é Força" – 1984, George Orwell
Antes de começar o meu texto quero fazer uma distinção que considero pertinente para evitar confusão. Enxergo uma diferença entre um petista e um eleitor do PT. O primeiro, filiado ou não, adere sem constrangimentos aos métodos do partido. É cínico, mentiroso e quando confrontado com a verdade, abespinha-se, fica rude e, não raro, recorre à violência verbal, podendo descambar para a agressão física. Esse é o petista clássico.
Um eleitor do PT, que não é exatamente um petista, ainda acredita nos valores democráticos que o partido dizia ter quando foi fundado em 1980. Esse eleitor fica indignado com políticos venais, lastima a situação de penúria de brasileiros que vivem em condições abjetas e sem acesso a um sistema de saúde eficiente e a uma escola de qualidade. Um eleitor do PT sonha com um país "socialmente mais justo", e crê, fortemente, que o PT é um partido comprometido com essas demandas, ou por outra: acredita, de verdade, que nenhum outro partido tenha mais condições de melhorar a vida do povo do que o partido dos trabalhadores.
Os petistas, é claro, também acreditam nisso, mas sabem que é só parte do que eu chamaria de "valores míticos do PT". Para um petista, pouco importa se o partido vai ou não resolver os problemas que promete resolver. O que importa, a verdadeira missão deles é preservar o mito de que só eles podem fazer isso.
Concluindo: um petista usa a mentira como método, e mente com tanta convicção, que, diante da verdade, usa a tática orwelliana de chamar a verdade de mentira e a mentira de verdade. Já o eleitor do PT, por desconfiar dos outros partidos e dos outros políticos; por falta de informação consistente; e aturdido com as mentiras e as mistificações que o PT e seus reverberadores não se cansam de produzir, agarra-se àquela certeza ingênua de que o PT tem compromisso com os pobres. Os petistas enganam. Os eleitores do PT se deixam enganar.
"Ah, Zé Paulo, então os outros partidos também não usam a mentira como arma de convencimento?", perguntaria o eleitor petista. Sim. Mas nenhum outro partido usa a mentira como método. Nenhum outro partido tem tanta desenvoltura na arte de mentir e enganar. Dificilmente um político não-petista mentiria com tanta frieza e convicção.
E de onde vem essa propensão do petista à mentira? Não é natural, é claro, porque ninguém nasce petista. Conhecer essa origem é o que pretendo responder nesse artigo.
Protágoras de Abdera, famoso sofista que parece ter feito fortuna na Atenas clássica, cunhou a sentença que será retomada muitos séculos depois pelo filósofo norte-americano, William James. Para o sofista grego, "o homem é a medida de todas as coisas". Ou seja, o que torna algo real ou verdadeiro não é a coisa em si, suas premissas, mas a apreensão ou a sensação do que os homens fazem desse algo. Como cada ser humano tem uma percepção particular, a verdade não pode ser única, absoluta, uma vez que a verdade é o que cada ser humano percebe, sente, e, diria James, aceita como verdadeiro. O relativismo foi sem dúvida uma das principais contribuições dos sofistas para a filosofia.
No século XIX, C.S Peirce, filósofo americano, vai exercer sobre um médico e psicólogo compatriota, William James, uma influência decisiva. É verdade que essa influência de Peirce sobre James é fruto do que o segundo achou que o primeiro dissera. Vejam como Russel analisa essa influência:
A doutrina do pragmatismo é estabelecida em alguns dos primeiros trabalhos de Peirce, numa forma que permite, à primeira vista, a inferência que James extraiu deles. Peirce vincula a sua definição da verdade a uma discussão geral da investigação e dos motivos que a estimulam. A investigação surge de algum tipo de insatisfação ou desconforto e diz-se que o seu objetivo é alcançar um estado de repouso do qual tenham sido eliminadas as influências perturbadoras. O critério que se aceita em qualquer desses estágios intermediários de equilíbrio é, até onde se possa saber, a verdade. Mas nunca se pode saber se novas evidências não venham a exigir uma mudança de opinião. (…) Em relação a isso, afirma que a verdade é a opinião à qual, afinal, a comunidade adere. Superficialmente, isto é um absurdo.
Quanto à influência de qualquer verdade particular, Peirce insiste em que qualquer declaração que pretenda ser verdadeira precisa ter consequências práticas. (…) Diz-se que o significado de uma declaração consiste nessas consequências práticas. Foi sob esta forma que James adotou o pragmatismo."¹
Ainda segundo Russel, James, apoiando-se em Peirce (na verdade, naquilo em que acreditou que Peirce dissera), definirá o seu conceito de verdade como aquilo que produz consequências frutíferas.²
O trecho abaixo foi retirado da obra a História da Filosofia, de Will Durant e reproduz o conceito de verdade, segundo William James
O verdadeiro (…) é apenas o conveniente no caminho de nosso pensamento assim como o "direito" é apenas o conveniente no caminho do nosso comportamento. Conveniente é quase qualquer moda; e conveniente a longo prazo, e de modo geral, é claro; porque aquilo que satisfaz convenientemente a todas as experiências à vista não irá necessariamente atender a todas as experiências seguintes de forma igualmente satisfatória(…) A verdade é uma das espécies de bem, e não, como em geral se supõe, uma categoria distinta do bem e coordenada com ele. Verdadeiro é o nome de tudo aquilo que se mostra bom no caminho da crença³
Vemos nesse trecho que William James não acredita, como os sofistas não acreditavam, na verdade objetiva. Mais: para ele a verdade varia com o tempo, como se ele pudesse ter dito que cada época tem a sua verdade. James crê também que o verdadeiro depende das consequências práticas ou frutíferas daquilo que se crê.
Comentando as idéias de Willian James, Will Durant na mesma obra supracitada, analisa:
Se (…) a verdade foi aquilo testado pela experiência e pelo experimento, a resposta só pode ser: "É claro." Se significa que a utilidade pessoal é um teste da verdade, a resposta não pode ser outra: "É claro que não"; utilidade pessoal é apenas utilidade pessoal; só a utilidade permanente universal constituiria a verdade. Quando alguns pragmatistas falam de uma crença que foi verdadeira em determinada época porque então era útil (embora agora invalidada), estão dizendo bobagem com termos eruditos; tratava-se de um engano útil, não de uma verdade.4
Para mentirosos contumazes, como são os petistas, a definição que James dá do significado de verdade é um prato cheio. Para estes, se uma declaração mostra-se frutífera, se ela funciona de acordo com os objetivos pré-estabelecidos, ela se torna, pelo pragmatismo de James, verdadeira. Daí a insistência dos petistas em reproduzir à exaustão as mentiras com a certeza, infelizmente corroborada pelos fatos, de que estas mentiras úteis serão aceitas, terão a adesão da comunidade, como diria Peirce, e por isso, passarão como verdade.
Para o petista uma declaração tem quem ser antes de tudo pragmática. Se ela funciona para os objetivos do partido deve ser usada sem pudor ou limites, ainda que seja, como geralmente é, uma enorme enganação.
NOTAS:
1 -Russel, Bertrand; História do Pensamento Ocidental, páginas 445 e 446.
2 – Idem; página 450.
3 – Duran, Will; A História da Filosofia. pág 464
4 – Idem; página 470
epie - 22/10/2012 às 22:30
Fratura no codice d'omertà.
Tá no globo online:
http://oglobo.globo.com/pais/defesa-de-valerio-diz-que-lula-foi-um-dos-protagonistas-do-mensalao-6478688
maria-maria - 22/10/2012 às 22:23
Estranho que as ministras, tão ciosas de sua responsabilidade em outros momentos do julgamento, de repente associaram-se ao duo da ignomínia para compor os 4 votos que o quadrilheiro queria.
José Geraldo Coelho - 22/10/2012 às 22:23
Ele só se esqueceu de dizer que: o Mensalão só mudou de endereço.
Hoje ele é mais seguro e de difícil criminilização.
Agora o roubo é feito através da entrega de ministérios de, porteira fechada, à partidos.
E o "Plano de Poder" do PT está a todo vapor.
Celso Arnaldo - 22/10/2012 às 22:23
Obrigado, meu irmão. Abraços afetuosos. Augusto
ForaPetralhas! - 22/10/2012 às 22:19
Marcos, eu sempre li o UOL mas também tenho percebido que tal site em se tornando porta-voz do PT, é claro o direcionamento e manipulação da notícia. Fiquei aliviada de ver alguém que também percebeu isto. pelo menos ainda temos a VEJA e seus colaboradores!
fpenin - 22/10/2012 às 22:15
Na sessão de hoje, um dos ministros falou, sobre o número de réus, que seria "sintomático" o 13. Emblemático não seria o mais adequado?
Dulce Regina - 22/10/2012 às 22:14
Alma lavada!!!
j.rogério - 22/10/2012 às 22:09
Augusto, você talvez conheça este vídeo. Mas, para ilustrar, olha aí um depoimento sobre o Zé Genuíno:
http://www.youtube.com/watch?v=QZXeeckzqB4&feature=relmfu
julio - 22/10/2012 às 21:51
Caro Nunes, alma lavada. agora só falta um.
;
Murilo Menon - 22/10/2012 às 21:45
Grande Augusto! Vitória dos honestos e do Brasil que presta. Agora é segurar esses crápulas para que não sumam. Os passaportes dessa turma deveriam ser confiscados imediatamente.
Um abraço muito especial, grande Murilo.
josé gomes de oliveira - 22/10/2012 às 21:39
Meu caro Augusto, fazia tempo que não sentia um
ar tão puro em "noçupaís". As coisas ficam nítidas em nossa mente,exemplo: aqueles dois tentando defender a quadrilha com argumentos mais furados que peneira, as
duas Ministras deram uma derrapada no final,e os outros dando uma aula magistral sobre moralidade pública. Só nos resta dizer obrigado a vocês jornalistas do bem,ao Supremo e em especial ao Minis-
tro Joaquim Barbosa pela brilhante acusação. Graças
aos senhores o País já começa a mudar.
anônima-RJ - 22/10/2012 às 21:32
Na minha opinião, Rosa Weber e Carmen Lúcia degradaram a qualidade de seus votos em dois momentos: no julgamento de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes e neste último item de formação de quadrilha. Por coincidência são os dois itens que têm uma simbologia que mais afeta Lula. A primeira pela ilegalidade em torno da sua campanha e a segunda na sua imagem de presidente da república. É muito forte a ideia de que Lula governou com uma quadrilha que ele defende até hoje.
As ministras "amarelaram". Deram votos confusos, incompreensíveis e derrubados em todos os pontos pelos 6 ministros que votaram pela condenação. E mais, ficaram em silêncio sem conseguir defender as suas teses…
fontana - 22/10/2012 às 21:32
É uma pena que os 65% não tenham acesso a um texto desses, e se tem, não sabem interpretar.Mas a esperança está naqueles que interpretam e colocam em pratica.As trevas não suportam a luz.
gaúcha indignada - 22/10/2012 às 21:31
UFA!!! CONSEGUIMOS!!!! BRAVO AOS MINISTROS DO STF INDEPENDENTES (aí não incluídos o PToffoli, o PTlewandow$$ki, a Carmem e a Rosa)
Mag - 22/10/2012 às 21:25
Grande Ministro Marco Aurélio!
toninho malvadeza - 22/10/2012 às 21:23
De novo o LEWANDOFUMODOWSKI perdeu para o Barbosão.Coitado não ganha uma sequer.
Bernardo - 22/10/2012 às 21:22
A caixa preta do judiciário se abre e um raio de luz surge para ficar marcado nos anais da história desta NAÇÃO. Momento histórico do qual vivo como agente e ator no papel que desempenho junto a esta sociedade, Augusto, voce é tantos outros, e mesmo, humildemente citando, a todos os comentaristas deste e outros bloqs são héróis da resistencia.
João Caetano - 22/10/2012 às 21:22
Se o cachaceiro corrupto e chefão dos chefetes do mensalão souber ler, vai adorar.
fpenin - 22/10/2012 às 21:18
O ministro Marco Aurélio votou de acordo com o que o que tornou público em 2006. Coerente. Em tempo: na semana passada a jornalista Dora Kramer aventou a possibilidade de que os bandidos mensaleiros possam vir a ser indultados pela presidente Dilma, a eminência parda do governo paralelo de Lula. Qualquer cidadão que tenha noção da práxis política não duvida que Dilma possa usar esse expediente. Por que não? Cabe à sociedade reagir a essa possível "justiça paralela". Quem pregou o Fora, FHC e a instalação de um governo paralelo ao de FHC, comandado pelos moralistas daquela época,é capaz de propôr um golpe de mão no resultado da AP 470. Ou não? Por isso, caro Augusto, eu também faço uma sugestão: uma enquete para saber a opinião dos brasileiros sobre um possível indulto aos facínoras ora condenados. Dora Kramer, assim como Regina Duarte,pode estar sendo profética. Não há controvérsias…
justiça - 22/10/2012 às 21:14
PREZADO AUGUSTO, AINDA NÃO VI A SUA OPINIÃO A RESPEITO DO CONTIDO NA PARTE FINAL DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 22 DA LEI 7492/86 (EVASÃO DE DIVISAS). SEGUNDO O RADAR, DO LAURO JARDIM, O KAKAY QUE LEVOU A MIXARIA DE 5 MILHÕES DE REAIS PARA DEFENDER O DUDA AINDA ESTÁ COM RECEIO DA MODIFICAÇÃO DE VOTO POR PARTE DE ALGUNS MINISTROS. GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIÃO A RESPEITO.
Sergio - 22/10/2012 às 21:06
Muito bonito, e etc. Mas resta ver se algum desses condenados vai pegar cadeia. Se for tudo simbólico, toda essa discurseira vai para o ralo.
José Tupinambá de Macedo - 22/10/2012 às 20:54
Parabéns aos Meritíssimos Ministros do STF que lavaram a alma dos brasileiros decentes, ao condenarem os réus do Mensalão. Que as penas lhe sejam bem pesadas.
Alvaro - 22/10/2012 às 20:51
Augusto, em auxílio á sugestão da Anônima-RJ, acrescento outra, que é reviver o FEBEAPA do imortal Ponte Preta. Seria uma homenagem ao primeiro jornalista que descobriu que levar os maus políticos à execração pública, pela via do humor, é produtivo. Pense em fazer uma coletânea das sandices e mentiras assacadas pelos políticos contra a inteligência do povo brasileiro e publicá-la constantemente.
Sonia - 22/10/2012 às 20:49
Acredito que as ministras Rosa Weber e Carmem Lúcia, assim como decepcionaram a mim, decepcionaram todas as mulheres, que se veem ali representadas por elas. Deixaram de estabelecer medida pedagógica para que todos os eleitos por nós aprendam a não vender seu voto por qualquer que seja o pagamento. Então uma prática que só foi sustada pelo escândalo das revelações de Jefferson não estaria vigendo até hoje, em circunstâncias diferentes?, Mais de dois anos agindo na surdina com crimes tipificados no códico penal, interrompidos à revleia dos integrantes, não tem sua habitualidade estabelecida? Não sendo ingênuas estas duas ministras, não sei como adjetivr os votos de ambas no quesito "formação de quadrilha". Não causa abalo em nossa paz saber que nossos votos são considerados lixo pelos acusados? Perguntem isto a mim e aos demais eleitores conscientes, senhoras ministras!
O.F.REYES - 22/10/2012 às 20:47
O que está acontecendo no STF é a 2ª libertação do Brasil. A 1ª foi libertar-se do jugo da corôa portuguesa e a 2ª agora, libertar-se do jugo comunista / ditadura do proletariado que paira nas cabeças de todos os brasileiros, quer tenham votado nos petistas ( muitos votos comprados a troco de cestas básicas, mensalinhos e mensalões ) quer tenham votado contra
Sonia - 22/10/2012 às 20:46
Meu comentário não foi. Veio uma mensagem dizendo que é repetido. Que absurdo.
Chegou sim, Sonia. Acabei de publicar. Um abraço
Sonia - 22/10/2012 às 20:45
Meu comentário não é repetido!
Espero que transcrevam o espetacular voto do Ministro Celso de Mello – há um duro recado para o ex- presidente Lula.
Há frases antológicas no voto do decano.
Sonia - 22/10/2012 às 20:44
Espero que transcrevam o espetacular voto do Ministro Celso de Mello – há um duro recado para o ex- presidente Lula.
Há frases antológicas no voto do decano.
Márcio - 22/10/2012 às 20:41
A única coisa que mudou nesse país é que os velhos 3 "Ps" agora são 4. No Brasil só vai pra cadeia pobre, preto, puta e petista…
Vejam como funciona o neurônio do milicianomarcio, amigos. Ele acha que os quadrilheiros do PT vão para a cadeia porque são petistas.
Cilo - 22/10/2012 às 20:41
Estamos relativamente satisfeitos, mas esperamos ainda que a Justiça, em outro processo, venha a alcançar o chefe dos chefes, aquele que continua Brasil afora vomitando sandices.
IassaI - 22/10/2012 às 20:37
LULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
SE CANDIDATA DE NOVO SEU LADRÃO! O POVO BRASILEIRO VAI TE JULGAR AGORA SEU BANDIDO!
Jose Maria - 22/10/2012 às 20:34
Parabéns, Senhor Ministro Marco Aurélio!!! Peso e medida se equivalem em seu profundo parecer, o Brasil precisa de mentes conscientes, só assim nos tornaremos exemplo para o mundo. Que Deus nos ilumine. Obrigado, Augusto. Precisamos reconstruir o Brasil moral, que boa matéria.
Cilo - 22/10/2012 às 20:32
Ponto para Marco Aurélio, do Supremo. Foi coerente com seu pronunciamento feito à época de sua posse no TSE. 13 é um número sintomático, diz. 13 é o número da delinquência. Que seja o começo da redenção da vida política brasileira, que nunca foi perfeita nem o será porque, atividade humana, é praticada por seres que erram, falíveis, mas que de forma alguma pode ser empalmada pelo banditismo. Este é humano também, mas a outra face da espécie: o joio daninho.
Francisco Rocha - 22/10/2012 às 20:32
Prezado Augusto:
O alcance do texto do Ministro Marco Aurélio Mello, à época em que veio a público alcançou as cadeiras do meu curso de Direito aqui no Paraná. Esse texto foi posto em discussão e levado à avaliação, como forma do acadêmico poder enxergar o judiciário como bastião da legalidade, como mantenedor do Estado Democrático de Direito, à luz da Constituição e das leis ordinárias que compõe o ordenamento jurídico brasileiro.
De fácil entendimento, o texto expõe um pensamento reto em direção ao moralmente correto, ao ético, espancando qualquer dúvida de que o judiciário não pode e nem poderá ser conivente, condescendente, com qualquer sorte de desmandos políticos ou falcatruas de qualquer espécie.
"… A repulsa dos que sabem o valor do trabalho árduo se transformou em indiferença e desdém. E seguimos como se nada estivesse acontecendo. Perplexos, percebemos, na simples comparação entre o discurso oficial e as notícias jornalísticas, que o Brasil se tornou um país do faz-de-conta. Faz de conta que não se produziu o maior dos escândalos nacionais, que os culpados nada sabiam ─ o que lhes daria uma carta de alforria prévia para continuar agindo como se nada de mal houvessem feito. Faz de conta que não foram usadas as mais descaradas falcatruas para desviar milhões de reais, num prejuízo irreversível em país de tantos miseráveis. Faz de conta que tais tipos de abusos não continuam se reproduzindo à plena luz, num desafio cínico à supremacia da lei, cuja observação é tão necessária em momentos conturbados…" (sic).
Quando fomos premiados com essas expressas palavras ordeiras, vindo de um ministro da mais alta corte do país, encheu-nos o coração e a mente de esperança e motivação, para continuar a ladear o justo e o honesto, na certeza da derrota à impunidade.
Mais adiante finaliza:
"… O Judiciário compromete-se com redobrado desvelo na aplicação da lei. Não haverá contemporizações a pretexto de eventuais lacunas da lei, até porque, se omissa a legislação, cumpre ao magistrado interpretá-la à luz dos princípios do Direito, dos institutos de hermenêutica, atendendo aos anseios dos cidadãos, aos anseios da coletividade…" (sic).
Hoje, passados já seis anos, vimos no mesmo magistrado a síntese daquele.
Não eram por fim, eram bolhas de sabão. Foram elucubrações distintas de ações, de atitudes condizentes com a envergadura das palavras ou com a responsabilidade de se processar de fato, o devido apenamento a quem a lei transgrediu e, por isso mesmo, cabendo à devida punição legal.
Ministro Marco Aurélio! Não o senhor!
Pode-se esperar tudo de um Tóffoli, de um Lewandowiski, mas não do senhor.
Estávamos certos, ao acreditar que homens que escrevem o que o senhor escreveu, viriam no momento certo, fazer exatamente no que proferiu, acreditou e fez outros milhares de brasileiros honestos, já naquela época acreditarem.
Que momento profissional esse senhor viveu hoje. Que voto coerente e calmante aos anseios de um povo que acredita na justiça, o senhor fez hoje…
ana soriano - 22/10/2012 às 20:28
Ele foi impecável. Tenho muito orgulh e ser representada or esse ministro.
tunico - 22/10/2012 às 20:27
Augusto, a partir de hoje, podemos adjetivar oficialmente José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno de CORRUPTOS e QUADRILHEIROS, confirmando o que sempre afirmamos desde 2004.
Por favor, amigo. Nos dê o link correto do debate pois desde a semana passada não consigo vê-los logo após a sessão do STF. Tenho que esperar até o dia seguinte.
Aí vai, amigo: http://www.veja.com.br/ao-vivo
abração
Roberto Souza - 22/10/2012 às 20:25
Augusto,
tem algumas perguntas que não posso deixar de fazer:
1) será que os mensaleiros estão rindo muito da piada de salão que era o mensalão?
2) Será que Lula agora pensa que foi traído ou acha que foi injustiçado?
3) Será que Tóffoli ficou pelo menos um pouco ruborizado ao ouvir o votos dos demais ministros, especialmente o de Celso Mello.
4) Como será que Toffoli explica seus votos aos familiares durante o almôço de domingo ou, como serão as conversas com esposa, pais, tios, cunhados, etc.?
5)Depois do esmagamento das teses de defesa feito por Marco Aurélio Mello e Celso de Melo, o que estariam pensando os ministros que votaram pela absolvição da acusação de formação de quadrilha?
6)Diante da clareza e contundência do voto do Ministro Celso de Mello, os que votaram pela absolvição não se constragem nem um pouquinho?
7)Teria Candido Vacarezza enviado algum torpedo ao STF com a famosa frase "você é nosso e nós somos teu".
epie - 22/10/2012 às 20:23
——————————
Circula na rede uma série impagável de quadrinhos retratando a reação de Lewandowski ao descobrir o motorista na suíte do casal.
Vale a pena recuperar:
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1019_453947374655538_1646276729_n.jpg
Jacob - 22/10/2012 às 20:23
Avante PT …Rumo à cadeia!!
paulo - 22/10/2012 às 20:20
JÁ ERA…PERDEU!!!
SÓ FALTA AGORA PEGAR O VERDADEIRO CHEFE DA QUADRILHA…QUERO VER O LULALÁ! QUERO VER O LULALÁ! QUERO VER O LULALÁ!!!
anônima-RJ - 22/10/2012 às 20:06
Sugiro, Augusto, em contraponto ao Sanatório Geral, selecionar frases dos ilustres ministros e outros que fortalecem o estado de direito, a democracia e esmagam os delinquentes. A cada frase de delinquente, uma frase dos decentes…
Vou fazer isso, amiga. Um abraço
marcos - 22/10/2012 às 19:59
Eu nunca vi tantas besteiras juntas,nos sites do yahoo e uol só falam de coisas muito fúteis,mas todos os dias tem alguma coisa falando bem do governo do pt.é lamentavel ver como a imprensa brasileira é completamente controlada pelo governo ,esses comunistas f das p estão como um cancer altamente maligno matando tudo oque existe de bom,o nosso futuro é negro na terra de ninguem que o lula criou.
anônima-RJ - 22/10/2012 às 19:59
Mais um dia histórico, Augusto!
O que se escancarou é que Lula governou com uma quadrilha de delinquentes no coração do planalto. E não viu nada!!!
Os ministros que condenaram por formação de quadrilha esmagaram os que não enxergaram este crime!!!
Não há comparação entre a qualidade dos votos de Lewandowski, Rosa Weber e Carmen Lúcia por um lado e J.B. Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto.
Com Celso de Mello 5 a 4 pela condenação!!!E estamos indo para 6 a 4.
Os advogados podem entrar com embargos disto ou daquilo, vão perder!
Os ministros que condenaram não voltarão atrás!
PAPUDO DIRETO DA PAPUDA - 22/10/2012 às 19:30
É para emoldurar e colocar na parede do quarto das crianças..
Mas veja aí , AN , é off topic mas a cada dia a INSANIDADE MENTAL de luiz inacio é mais evidente====
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse, em discurso em Jundiaí, no interior de São Paulo, que o povo está de "saco cheio" de mentiras e de candidatos que, por não terem o que falar, falam mal dos adversários. Em comício do candidato Pedro Bigardi (PCdoB) na manhã desta segunda-feira, Lula fez uma série de ataques a políticos do PSDB, que, segundo Lula, operam uma "central de boatos". Em Jundiaí, Bigardi, cujo vice, Durval Orlato, é do PT, disputa a eleição com Luiz Fernando Arantes Machado, do PSDB.
Em discurso de pouco mais de dez minutos debaixo de sol escaldante, Lula se referiu aos tucanos como "essa gente" e lembrou dos ataques do PSDB durante as campanhas à presidência em 2006 e em 2010, contra ele e Dilma. O ex-presidente mencionou o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad em seu discurso para militantes.
- É uma central de mentiras aqui na cidade de Jundiaí todo santo dia. É uma central de boatos. Vocês estão vendo a campanha contra o Haddad. É por isso que o Haddad vai ganhar também como você, Pedro, vai ganhar aqui, porque o povo brasileiro e o povo de Jundiaí estão de saco cheio de mentiras. Estão com o saco cheio de candidato que não tem o que falar, então começa a falar mal do outro – disse.
O ex-presidente pediu para a militância ficar alerta até o fim da votação, e não acreditar que "vantagem em pesquisa garante eleição". Como já fez em outros discursos eleitorais esse ano, Lula disse que "tucano é bicho predador" e "come passarinho novo no ninho e ovinho", apesar de ter bico bonito.
Na opinião do ex-presidente, nesta última semana antes da votação, não se deve aceitar provocação dos adversários.
- Nesta semana, não aceitem nenhuma provocação. Campanha a gente tem que fazer com cara boa, cara bonita, defendendo o nosso programa. Quem tem que ter raiva é o nosso adversário, que é obrigado a fazer um sorriso bonitinho na fotografia. Quem é bom desde o nascimento não tem que ficar arreganhando os dentes em época de eleição. É só falar a verdade para as pessoas – disse.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/povo-esta-de-saco-cheio-de-mentiras-diz-lula-sobre-tucanos-6477390#ixzz2A47nZCok
© 1996 – 2012.
ENFERMEIROS!!!
Tuco - 22/10/2012 às 19:23
.
MAurélio preparou o cadáver
da corja…
Agora CMello, em profusão,
junta ao caixão, velas pretas!
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/marco-aurelio-votou-pela-proscricao-do-pais-do-faz-de-conta-que-desmascarou-em-2006/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+augustonunes+%28Augusto+Nunes%29
.
Destaques
Feira Livre
'É sujo e ao barro voltará'
Enquete
Pelo que dizem os parentes e amigos de José Genoíno, o companheiro condenado por corrupção ativa merece ser:
Ministro da Justiça
Ministro do STF
Presidente de Honra do Instituto Lula
Presidente do PT
Presidente da República
Procurador-Geral da República
Ver resultado
Arquivo
Homem sem Visão
Eduardo Paes, José de Abreu e José Genoino pioram a briga de foice no escuro
Entrevista
Debatendo o julgamento do mensalão (32)
Vale Reprise
O Brasil já foi mais exigente
Baú de Presidentes
A noite em que encontrei Fidel Castro (parte 2)
Mais recentes
Coerência é isso (2)
Coisa de moleque
32° debate sobre o julgamento do mensalão
Debatendo o julgamento do mensalão (32)
Vai nessa, Chávez
Marco Aurélio votou pela proscrição do país do faz de conta que desmascarou em 2006
'A nova censura', por Ricardo Noblat
Em campanha
Dois temas e seis debates
Final infeliz
Últimas notícias
Candidatos tentam trazer 3º debate para âmbito doméstico
◄ ● ● ● ● ● ►
+ Lidas
1Acompanhe o 39º dia de julgamento do mensalão
2Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000 reais
3Onix, da GM, terá versões entre R$ 29.900 e R$ 41.900
4Sucesso do HB20 faz Hyundai antecipar produção
5Músico James Blunt anuncia fim da carreira
Blogs e colunistas
Política
Maquiavel
Coluna do
Ricardo Setti
◄ ● ● ● ● ● ● ● ►
Sanatório Geral
"É importante que o povo não entre em uma aventura".
Lula, ao defender a reeleição do prefeito petista Mario Reali, explicando aos eleitores de Diadema por que os eleitores de São Paulo não devem votar em Fernando Haddad.
(clique aqui e confira outras frases)
Feira Livre
'Piada de salão', um artigo de Ferreira Gullar
O País quer Saber
Silvio Mota, ex-integrante da ALN: 'O mensalão foi uma burrice'
História em Imagens
O Protetor dos Pecadores Companheiros garante que absolver bandidos é novidade
Arquivos
OUTUBRO 2012
S T Q Q S S D
« set
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
Escolha o dia e veja o que foi publicado
Mais comentados
FHC aceita o convite para o duelo que Lula não pode recusar (860)
Com tantas meninas estupradas por aí, a ministra Iriny decidiu que o problema da mulher é Gisele Bündchen. Foto explica (697)
O caseiro do Piauí e a camareira da Guiné (690)
Com a ajuda de Lula, Collor finalmente conseguiu chegar ao cofre da Petrobras (601)
Lula recusa o convite para o debate que FHC aceitou (506)
FHC foi o acorde dissonante na ópera do absurdo que Lula recomeçou (505)
Atacar primeiro não é para amadores (477)
O presidente que exige uma mulher no Planalto nega socorro à mulher condenada à morte por apedrejamento (474)
Num país sério, os estupradores da lei eleitoral sairiam algemados do SBT (474)
Reportagem de VEJA revela a obscena ofensiva de Lula para subjugar o Supremo e livrar do castigo a quadrilha do mensalão (473)
Os livro mais interessante estão emprestado (471)
O menino que viu a nudez dos reizinhos (467)
Brindemos ao duplo triunfo: o renascimento da resistência democrática e a chegada da coluna a 1,5 milhão de acessos por mês (462)
Orlando Silva e seu bando têm de cair fora do ministério que virou covil do PCdoB (448)
Renuncie ao mandato, senador (447)
Augusto Nunes no
• Acompanhe a coluna
• O que é?
Manchetes de VEJA
Estados Unidos
Candidatos levam debate para âmbito doméstico
Como o foco do encontro é a política externa, Obama e Romney buscam relacionar questões...
Nova novela bate recorde de periguetes
HB20: com boa venda, Hyundai adianta produção
+ Lidas
1Acompanhe o 39º dia de julgamento do mensalão
2Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000...
3Onix, da GM, terá versões entre R$ 29.900 e R$ 41.900
O que foi destaque
22/1023:15
Debate nos EUA: política externa já rendeu gafes
22/1021:05
AO VIVO: o julgamento do mensalão em debate
22/1020:15
Decretada prisão do presidente do Cruzeiro do Sul
Publicidade
22/1019:50
Placar no STF: 5 a 4 pela condenação de Dirceu
22/1014:55
R$ 15 bilhões destinados ao PAC estão parados
22/1012:45
No STF, brigas marcam o julgamento do mensalão
Publicidade
Serviços
TabletAndroidFacebookOrkutFoursquareTwitterGoogle+RSSNewsletterAnuncieTempoCotaçõesiba
Assinaturas
Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!
O clube que conhece e reconhece você.
Assine Veja e ganhe meses a mais!
Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!
Assine SUPER versão digital!
Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!
Assine EXAME e ganhe meses a mais!
Assine por 1 ano e receba
+ 6 meses grátis!Nome Nascimento E-mail CEP
Apenas 10x R$ 51,48
Notícias
Brasil
Economia
Internacional
Celebridades
Esporte
Vida Digital
Educação
Ciência
Saúde
RSS
Infográficos
As Listas de VEJA
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Destaques da semana
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário
Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Fernanda Furquim, séries de TV
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Lucia Mandel, dermatologia
Mayana Zatz, genética
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Neiva, celebridades
Reinaldo Azevedo, blog
Renato Dutra, atividade física
Ricardo Setti, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores
Tony Bellotto, crônicas
Parceiros
Contas Abertas
Blogs da redação
Viver Bem, saúde
Imposto de Renda 2012
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura
Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
Diz o Estudo, ciência
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues
Enquetes, opinião
Ponto de vista
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes, conhecimentos gerais
Serviços
Assine VEJA
iba
Busca
RSS
Twitter
Facebook
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade
Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Nova novela bate recorde de periguetes
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Tags: julgamento do mensalão, Marco Aurélio Mello, Superior Tribunal Federal
Share on Tumblr
Links Patrocinados
Quer Testar Seu Inglês?
Faça um Teste Rápido e Curto Agora Mesmo e Saiba Seu Nível de Inglês.
www.UPTIME.com.br/Teste_Ingles
Quer Eliminar a Flacidez?
Sinta Seu Corpo Tonificado. Sessão Cortesia. BeSlim - Tijuca e Barra
BeSlimbrasil.com.br/Flacidez
Tratamento do Câncer
Conheça os Direitos do Paciente com Câncer e acesso a tratamentos.
www.vilhenasilva.com.br
Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
Nome (obrigatório)
Email (não será publicado) (obrigatório)
58 Comentários
ziu - 23/10/2012 às 0:38
Que outubro fantástico para este nosso Brasil, este de 2012.Que homens e mulheres valorosos têm esta nossa Suprema Corte, excetuando-se Toffoli e Lawandowski – que não estão, nunca estiveram e jamais estarão à altura do STF (mas esta ressalva fica para ser tratada num outro momento), pois agora o que se quer aqui é falar destes homens de bem (incluídas obviamente as duas ministras), que não se amedrontaram, não se acovardaram, não se apequenaram em momento algum deste julgamento,e mostraram à sociedade brasileira que ela já pode dormir um pouco mais sossegada, pois a grande quadrilha de petistas e acumpliciados, alguns travestidos de homens públicos, foi finalmente enquadrada nos termos do Código Penal como criminosos, o que tornará mais difícil a esses delinquentes subtrair a nossa pátria-mãe gentil por meio de tenebrosas transações, pois o judiciário brasileiro, através do STF, deu mostras de que estará mais vigilante.
Creio que o Supremo, com a decisão deste caso do mensalão petista, sinaliza para os juízes, especialmente os de primeiro grau, que eles também já podem aplicar a lei ao caso concreto em decisões que envolvam políticos corruptos com mais firmeza, sem temor de exercer o seu dever de ofício, pois há anos os juízes brasileiros vêm se mostrando intimidados pelos poder desses políticos, que não só delinquem com uma sem cerimônia espantosa, mas sobretudo porque se utilizam de influências, inclusive econômica e financeira, tanto para contratar advogados a peso de ouro não só para defendê-los, mas também para afrontar o judiciário com suas teses, salvo exceções, estapafúrdias e mirabolantes, que não servem para se contrapor à realidade dos fatos praticados, visto que esses em boa parte dos casos de corrupção saltam aos olhos, mas para se utilizar de um formalismo exacerbado, característico da nossa cultura jurídica, e cujo ranço ainda permeia boa parte das sentenças de juízes e tribunais, o que possibilita muitas das absolvições que se vê com frequência, e ainda temos a agravante de que esses juízes, não raro, são constrangidos a se ver diante de advogados e corruptos que não só insinuam, como até verbalizam alto e bom som, que sua sentença será reformada e seu cliente ficará leve, livre e solto para praticar o que bem quiser, pois aqui é assim com os "poderosos". Isso levou o brasileiro a desacreditar na Justiça, pois o que ele assimilou é que "aqui se rouba e se deixa roubar". Mas agora há uma esperança de que não se deixe roubar como se deixava até então, e que possamos restabelecer a decência e a dignidade, tão em falta no exercício do cargo público neste país. Parabéns aos integrantes valentes e valorosos deste STF!!!
Christianne - 23/10/2012 às 0:31
Augusto, onde eu poderia encontrar o vídeo do voto de hoje do Ministro Marco Aurélio? Procurei no YouTube e não encontrei. Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Os debates estão ótimos. Vocês poderiam fazer isso sempre, independente do mensalão. Abraço.
Vou procurar, cara Christiane. Um abraço
Anita - 23/10/2012 às 0:30
São dois links. O primeiro já está no El País de hoje, 23 de outubro, sobre a condenação: http://internacional.elpais.com/internacional/2012/10/23/actualidad/1350948111_451987.html
Depois é a vez do Zé Dirceu com a costumeira a falta de moral para criticar Serra e como há várias frases intercaladas é melhor ler o link inteiro: http://www.estadao.com.br/noticias/politica,em-blog-dirceu-ataca-serra-e-diz-que-psdb-ja-entregou-os-pontos,949305,0.htm
LUIZ TAVARES - 23/10/2012 às 0:24
… E O 4º VOTO DA MAIS NOVA COOPTADA PARA LIVRAR OS MILICIANOS QUANDO DOS EMBARGOS INFRINGENTES…???
- LEMBRAMOS QUE ATÉ LÁ SERÃO + 3 INFILTRADOS=7=MAIORIA.
[DRª CARMEM LÚCIA...AINDA HÁ TEMPO PARA MUDAR O SEU INDECOROSO VOTO]
- NÃO JOGUE A SUA DIGNIDADE NA VALA COMUM DOS MENSALEIROS , REPENSE COM BASE NAS BELAS E RESPEITÁVEIS LAVRAS DO DECANO – DO PRESIDENTE – DO LUIZ FUX – DO GILMAR MENDES – DO ILUSTRE RELATOR E DO , AGORA MAIS UMA VEZ , CARIOCA DA GEMA , O GRANDE MARCÃO, E MUDE O SEU VOTO PARA CONDENAR ESSES VERMES DA SOCIEDADE – SANGUESSUGAS DO ERÁRIO…
[[[ DÊ , MAIS UMA VEZ , ESPERANÇAS AOS JOVENS DUM BRASIL MELHOR - OS MEUS NETOS ESTÃO INCONFORMADOS COM ESSES VOTOS SEM PÉ NEM CABEÇA - A SRª MUDOU DA ÁGUA PARA O VINHO NUM PISCAR DE OLHOS , QQÉISSO...??? LASTIMÁVEL ]]]
- SERÁ QUE FOI MESMO PARA DAR O 4º VOTO DOS EMBARGOS INFRINGENTES – ELES VÃO SAIR RINDO DE VCS TODOS E DANDO UMA BANANA PARA OS BRASILEIROS QUE ACREDITARAM NUM PAÍS MELHOR …
MUDE O SEU VOTO PARA O BEM DO BRASIL…!!! ELES SERÃO ABSOLVIDOS DAKI UNS 3 ANOS E VAI FICAR NA SUA CONTA DRª.
Dulce Toledo - BH - 22/10/2012 às 23:57
Augusto, querido,
o STF lavou a nossa alma e nossa honra hoje. Alguns votos me surpreenderam, mas venceu a justiça. Que seja feita! Que delícia ouvir o Celso de Melo e o Marco Aurélio Mello (este, sim, me surpreendeu de fato! As ministras também, por outro lado.) Que delícia ouvir que os delinquentes, marginais, quadrilheiros de terno e gravata foram condenados.
Abraços
Edegar - 22/10/2012 às 23:50
Nos últimos tempos não faltaram manchetes de que o julgamento da AP 470 (mensalão) seria um "julgamento político". De fato, ficou confirmado: Quem condenou, julgou de maneira técnica, amparado na lei! Quem absolveu, fê-lo por "razões políticas" e descaradamente. Toffoli teve a "proeza" de absolver a todos em 30 segundos e "cair fora". É preciso ter muita "cara de pau", Rosa Weber, Carmen Lúcia e Lewandowski ficarem sentados e levar uma "enxurrada" de Luiz Fux, Marco Aurélio e Celso de Mello, brilhantíssimos! A "rosinha", sempre gaguejando, vai poder "colocar a cabeça no travesseiro" na noite de hoje, como afirmou dias atrás?
Estela - 22/10/2012 às 23:34
Dilma, mulher honesta.
Está no Estadão Online:
"Dilma intervém para arquivar processos contra Pimentel
Ministro era investigado por negócios de consultoria e fretamento de jatinho para viagem à Europa
22 de outubro de 2012 | 20h 02″
É clicar e ver:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-intervem-para-arquivar-processos-contra-pimentel,949331,0.htm
Nei Moreira - 22/10/2012 às 23:18
Ave Augusto.
Ave STF.
Ave Brasil.
Alexandre - 22/10/2012 às 23:08
Hoje termino o dia orgulhoso da atuação brilhante de alguns ministros do STF. Muitos e muitos brasileiros gostariam de ter proferido aqueles votos! Além do voto do Ministro Joaquim Barbosa, já proferido anteriormente com a objetividade e brilhantismo usuais, hoje fiquei emocionado com os votos dos ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio (a leitura do discurso foi sensacional!), Celso de Mello (aula de democracia e republicanismo!) e Ayres Britto. É uma pena que alguns desses ministros deixem a corte do STF por aposentadoria ou outro motivo.
Nelson - 22/10/2012 às 22:55
Após ler o discurso acima e ter o privilégio de vivenciar o que se deu hoje em pleno Supremo Tribunal Federal do alto dos meus 48 anos, me lembrei de um dicurso de Rui Barbosa e, por alguns minutos, me senti orgulhoso de ser honesto!!!
José Figueredo - 22/10/2012 às 22:54
De onde muito se espera…(com algumas decepções…4),é de onde poderia sair alguma busca da decência e da normalidade.Parabéns STF!!!!!!!
Nilton Costa - 22/10/2012 às 22:52
Afinal, quando o chefão, maior e único beneficiário do MENSALÃO, será julgado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha ?
Será que o APEDEUTA conseguirá prosseguir com a bandidagem dentro do governo do Brasil ?
ACORDA POVO BRASILEIRO !!!!!
José Paulo - 22/10/2012 às 22:33
Caro augusto Nunes, há tempos tenho tido o intuito de enviar à sua coluna um artigo que escrevi há dois anos sobre a propensão dos petistas à mentira. Vou tentar anexá-lo nesse espaço, mas não sei se conseguirei. Um abraço!
A Verdade e a Mentira segundo os Petistas.
"Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão. Ignorância é Força" – 1984, George Orwell
Antes de começar o meu texto quero fazer uma distinção que considero pertinente para evitar confusão. Enxergo uma diferença entre um petista e um eleitor do PT. O primeiro, filiado ou não, adere sem constrangimentos aos métodos do partido. É cínico, mentiroso e quando confrontado com a verdade, abespinha-se, fica rude e, não raro, recorre à violência verbal, podendo descambar para a agressão física. Esse é o petista clássico.
Um eleitor do PT, que não é exatamente um petista, ainda acredita nos valores democráticos que o partido dizia ter quando foi fundado em 1980. Esse eleitor fica indignado com políticos venais, lastima a situação de penúria de brasileiros que vivem em condições abjetas e sem acesso a um sistema de saúde eficiente e a uma escola de qualidade. Um eleitor do PT sonha com um país "socialmente mais justo", e crê, fortemente, que o PT é um partido comprometido com essas demandas, ou por outra: acredita, de verdade, que nenhum outro partido tenha mais condições de melhorar a vida do povo do que o partido dos trabalhadores.
Os petistas, é claro, também acreditam nisso, mas sabem que é só parte do que eu chamaria de "valores míticos do PT". Para um petista, pouco importa se o partido vai ou não resolver os problemas que promete resolver. O que importa, a verdadeira missão deles é preservar o mito de que só eles podem fazer isso.
Concluindo: um petista usa a mentira como método, e mente com tanta convicção, que, diante da verdade, usa a tática orwelliana de chamar a verdade de mentira e a mentira de verdade. Já o eleitor do PT, por desconfiar dos outros partidos e dos outros políticos; por falta de informação consistente; e aturdido com as mentiras e as mistificações que o PT e seus reverberadores não se cansam de produzir, agarra-se àquela certeza ingênua de que o PT tem compromisso com os pobres. Os petistas enganam. Os eleitores do PT se deixam enganar.
"Ah, Zé Paulo, então os outros partidos também não usam a mentira como arma de convencimento?", perguntaria o eleitor petista. Sim. Mas nenhum outro partido usa a mentira como método. Nenhum outro partido tem tanta desenvoltura na arte de mentir e enganar. Dificilmente um político não-petista mentiria com tanta frieza e convicção.
E de onde vem essa propensão do petista à mentira? Não é natural, é claro, porque ninguém nasce petista. Conhecer essa origem é o que pretendo responder nesse artigo.
Protágoras de Abdera, famoso sofista que parece ter feito fortuna na Atenas clássica, cunhou a sentença que será retomada muitos séculos depois pelo filósofo norte-americano, William James. Para o sofista grego, "o homem é a medida de todas as coisas". Ou seja, o que torna algo real ou verdadeiro não é a coisa em si, suas premissas, mas a apreensão ou a sensação do que os homens fazem desse algo. Como cada ser humano tem uma percepção particular, a verdade não pode ser única, absoluta, uma vez que a verdade é o que cada ser humano percebe, sente, e, diria James, aceita como verdadeiro. O relativismo foi sem dúvida uma das principais contribuições dos sofistas para a filosofia.
No século XIX, C.S Peirce, filósofo americano, vai exercer sobre um médico e psicólogo compatriota, William James, uma influência decisiva. É verdade que essa influência de Peirce sobre James é fruto do que o segundo achou que o primeiro dissera. Vejam como Russel analisa essa influência:
A doutrina do pragmatismo é estabelecida em alguns dos primeiros trabalhos de Peirce, numa forma que permite, à primeira vista, a inferência que James extraiu deles. Peirce vincula a sua definição da verdade a uma discussão geral da investigação e dos motivos que a estimulam. A investigação surge de algum tipo de insatisfação ou desconforto e diz-se que o seu objetivo é alcançar um estado de repouso do qual tenham sido eliminadas as influências perturbadoras. O critério que se aceita em qualquer desses estágios intermediários de equilíbrio é, até onde se possa saber, a verdade. Mas nunca se pode saber se novas evidências não venham a exigir uma mudança de opinião. (…) Em relação a isso, afirma que a verdade é a opinião à qual, afinal, a comunidade adere. Superficialmente, isto é um absurdo.
Quanto à influência de qualquer verdade particular, Peirce insiste em que qualquer declaração que pretenda ser verdadeira precisa ter consequências práticas. (…) Diz-se que o significado de uma declaração consiste nessas consequências práticas. Foi sob esta forma que James adotou o pragmatismo."¹
Ainda segundo Russel, James, apoiando-se em Peirce (na verdade, naquilo em que acreditou que Peirce dissera), definirá o seu conceito de verdade como aquilo que produz consequências frutíferas.²
O trecho abaixo foi retirado da obra a História da Filosofia, de Will Durant e reproduz o conceito de verdade, segundo William James
O verdadeiro (…) é apenas o conveniente no caminho de nosso pensamento assim como o "direito" é apenas o conveniente no caminho do nosso comportamento. Conveniente é quase qualquer moda; e conveniente a longo prazo, e de modo geral, é claro; porque aquilo que satisfaz convenientemente a todas as experiências à vista não irá necessariamente atender a todas as experiências seguintes de forma igualmente satisfatória(…) A verdade é uma das espécies de bem, e não, como em geral se supõe, uma categoria distinta do bem e coordenada com ele. Verdadeiro é o nome de tudo aquilo que se mostra bom no caminho da crença³
Vemos nesse trecho que William James não acredita, como os sofistas não acreditavam, na verdade objetiva. Mais: para ele a verdade varia com o tempo, como se ele pudesse ter dito que cada época tem a sua verdade. James crê também que o verdadeiro depende das consequências práticas ou frutíferas daquilo que se crê.
Comentando as idéias de Willian James, Will Durant na mesma obra supracitada, analisa:
Se (…) a verdade foi aquilo testado pela experiência e pelo experimento, a resposta só pode ser: "É claro." Se significa que a utilidade pessoal é um teste da verdade, a resposta não pode ser outra: "É claro que não"; utilidade pessoal é apenas utilidade pessoal; só a utilidade permanente universal constituiria a verdade. Quando alguns pragmatistas falam de uma crença que foi verdadeira em determinada época porque então era útil (embora agora invalidada), estão dizendo bobagem com termos eruditos; tratava-se de um engano útil, não de uma verdade.4
Para mentirosos contumazes, como são os petistas, a definição que James dá do significado de verdade é um prato cheio. Para estes, se uma declaração mostra-se frutífera, se ela funciona de acordo com os objetivos pré-estabelecidos, ela se torna, pelo pragmatismo de James, verdadeira. Daí a insistência dos petistas em reproduzir à exaustão as mentiras com a certeza, infelizmente corroborada pelos fatos, de que estas mentiras úteis serão aceitas, terão a adesão da comunidade, como diria Peirce, e por isso, passarão como verdade.
Para o petista uma declaração tem quem ser antes de tudo pragmática. Se ela funciona para os objetivos do partido deve ser usada sem pudor ou limites, ainda que seja, como geralmente é, uma enorme enganação.
NOTAS:
1 -Russel, Bertrand; História do Pensamento Ocidental, páginas 445 e 446.
2 – Idem; página 450.
3 – Duran, Will; A História da Filosofia. pág 464
4 – Idem; página 470
epie - 22/10/2012 às 22:30
Fratura no codice d'omertà.
Tá no globo online:
http://oglobo.globo.com/pais/defesa-de-valerio-diz-que-lula-foi-um-dos-protagonistas-do-mensalao-6478688
maria-maria - 22/10/2012 às 22:23
Estranho que as ministras, tão ciosas de sua responsabilidade em outros momentos do julgamento, de repente associaram-se ao duo da ignomínia para compor os 4 votos que o quadrilheiro queria.
José Geraldo Coelho - 22/10/2012 às 22:23
Ele só se esqueceu de dizer que: o Mensalão só mudou de endereço.
Hoje ele é mais seguro e de difícil criminilização.
Agora o roubo é feito através da entrega de ministérios de, porteira fechada, à partidos.
E o "Plano de Poder" do PT está a todo vapor.
Celso Arnaldo - 22/10/2012 às 22:23
Obrigado, meu irmão. Abraços afetuosos. Augusto
ForaPetralhas! - 22/10/2012 às 22:19
Marcos, eu sempre li o UOL mas também tenho percebido que tal site em se tornando porta-voz do PT, é claro o direcionamento e manipulação da notícia. Fiquei aliviada de ver alguém que também percebeu isto. pelo menos ainda temos a VEJA e seus colaboradores!
fpenin - 22/10/2012 às 22:15
Na sessão de hoje, um dos ministros falou, sobre o número de réus, que seria "sintomático" o 13. Emblemático não seria o mais adequado?
Dulce Regina - 22/10/2012 às 22:14
Alma lavada!!!
j.rogério - 22/10/2012 às 22:09
Augusto, você talvez conheça este vídeo. Mas, para ilustrar, olha aí um depoimento sobre o Zé Genuíno:
http://www.youtube.com/watch?v=QZXeeckzqB4&feature=relmfu
julio - 22/10/2012 às 21:51
Caro Nunes, alma lavada. agora só falta um.
;
Murilo Menon - 22/10/2012 às 21:45
Grande Augusto! Vitória dos honestos e do Brasil que presta. Agora é segurar esses crápulas para que não sumam. Os passaportes dessa turma deveriam ser confiscados imediatamente.
Um abraço muito especial, grande Murilo.
josé gomes de oliveira - 22/10/2012 às 21:39
Meu caro Augusto, fazia tempo que não sentia um
ar tão puro em "noçupaís". As coisas ficam nítidas em nossa mente,exemplo: aqueles dois tentando defender a quadrilha com argumentos mais furados que peneira, as
duas Ministras deram uma derrapada no final,e os outros dando uma aula magistral sobre moralidade pública. Só nos resta dizer obrigado a vocês jornalistas do bem,ao Supremo e em especial ao Minis-
tro Joaquim Barbosa pela brilhante acusação. Graças
aos senhores o País já começa a mudar.
anônima-RJ - 22/10/2012 às 21:32
Na minha opinião, Rosa Weber e Carmen Lúcia degradaram a qualidade de seus votos em dois momentos: no julgamento de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes e neste último item de formação de quadrilha. Por coincidência são os dois itens que têm uma simbologia que mais afeta Lula. A primeira pela ilegalidade em torno da sua campanha e a segunda na sua imagem de presidente da república. É muito forte a ideia de que Lula governou com uma quadrilha que ele defende até hoje.
As ministras "amarelaram". Deram votos confusos, incompreensíveis e derrubados em todos os pontos pelos 6 ministros que votaram pela condenação. E mais, ficaram em silêncio sem conseguir defender as suas teses…
fontana - 22/10/2012 às 21:32
É uma pena que os 65% não tenham acesso a um texto desses, e se tem, não sabem interpretar.Mas a esperança está naqueles que interpretam e colocam em pratica.As trevas não suportam a luz.
gaúcha indignada - 22/10/2012 às 21:31
UFA!!! CONSEGUIMOS!!!! BRAVO AOS MINISTROS DO STF INDEPENDENTES (aí não incluídos o PToffoli, o PTlewandow$$ki, a Carmem e a Rosa)
Mag - 22/10/2012 às 21:25
Grande Ministro Marco Aurélio!
toninho malvadeza - 22/10/2012 às 21:23
De novo o LEWANDOFUMODOWSKI perdeu para o Barbosão.Coitado não ganha uma sequer.
Bernardo - 22/10/2012 às 21:22
A caixa preta do judiciário se abre e um raio de luz surge para ficar marcado nos anais da história desta NAÇÃO. Momento histórico do qual vivo como agente e ator no papel que desempenho junto a esta sociedade, Augusto, voce é tantos outros, e mesmo, humildemente citando, a todos os comentaristas deste e outros bloqs são héróis da resistencia.
João Caetano - 22/10/2012 às 21:22
Se o cachaceiro corrupto e chefão dos chefetes do mensalão souber ler, vai adorar.
fpenin - 22/10/2012 às 21:18
O ministro Marco Aurélio votou de acordo com o que o que tornou público em 2006. Coerente. Em tempo: na semana passada a jornalista Dora Kramer aventou a possibilidade de que os bandidos mensaleiros possam vir a ser indultados pela presidente Dilma, a eminência parda do governo paralelo de Lula. Qualquer cidadão que tenha noção da práxis política não duvida que Dilma possa usar esse expediente. Por que não? Cabe à sociedade reagir a essa possível "justiça paralela". Quem pregou o Fora, FHC e a instalação de um governo paralelo ao de FHC, comandado pelos moralistas daquela época,é capaz de propôr um golpe de mão no resultado da AP 470. Ou não? Por isso, caro Augusto, eu também faço uma sugestão: uma enquete para saber a opinião dos brasileiros sobre um possível indulto aos facínoras ora condenados. Dora Kramer, assim como Regina Duarte,pode estar sendo profética. Não há controvérsias…
justiça - 22/10/2012 às 21:14
PREZADO AUGUSTO, AINDA NÃO VI A SUA OPINIÃO A RESPEITO DO CONTIDO NA PARTE FINAL DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 22 DA LEI 7492/86 (EVASÃO DE DIVISAS). SEGUNDO O RADAR, DO LAURO JARDIM, O KAKAY QUE LEVOU A MIXARIA DE 5 MILHÕES DE REAIS PARA DEFENDER O DUDA AINDA ESTÁ COM RECEIO DA MODIFICAÇÃO DE VOTO POR PARTE DE ALGUNS MINISTROS. GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIÃO A RESPEITO.
Sergio - 22/10/2012 às 21:06
Muito bonito, e etc. Mas resta ver se algum desses condenados vai pegar cadeia. Se for tudo simbólico, toda essa discurseira vai para o ralo.
José Tupinambá de Macedo - 22/10/2012 às 20:54
Parabéns aos Meritíssimos Ministros do STF que lavaram a alma dos brasileiros decentes, ao condenarem os réus do Mensalão. Que as penas lhe sejam bem pesadas.
Alvaro - 22/10/2012 às 20:51
Augusto, em auxílio á sugestão da Anônima-RJ, acrescento outra, que é reviver o FEBEAPA do imortal Ponte Preta. Seria uma homenagem ao primeiro jornalista que descobriu que levar os maus políticos à execração pública, pela via do humor, é produtivo. Pense em fazer uma coletânea das sandices e mentiras assacadas pelos políticos contra a inteligência do povo brasileiro e publicá-la constantemente.
Sonia - 22/10/2012 às 20:49
Acredito que as ministras Rosa Weber e Carmem Lúcia, assim como decepcionaram a mim, decepcionaram todas as mulheres, que se veem ali representadas por elas. Deixaram de estabelecer medida pedagógica para que todos os eleitos por nós aprendam a não vender seu voto por qualquer que seja o pagamento. Então uma prática que só foi sustada pelo escândalo das revelações de Jefferson não estaria vigendo até hoje, em circunstâncias diferentes?, Mais de dois anos agindo na surdina com crimes tipificados no códico penal, interrompidos à revleia dos integrantes, não tem sua habitualidade estabelecida? Não sendo ingênuas estas duas ministras, não sei como adjetivr os votos de ambas no quesito "formação de quadrilha". Não causa abalo em nossa paz saber que nossos votos são considerados lixo pelos acusados? Perguntem isto a mim e aos demais eleitores conscientes, senhoras ministras!
O.F.REYES - 22/10/2012 às 20:47
O que está acontecendo no STF é a 2ª libertação do Brasil. A 1ª foi libertar-se do jugo da corôa portuguesa e a 2ª agora, libertar-se do jugo comunista / ditadura do proletariado que paira nas cabeças de todos os brasileiros, quer tenham votado nos petistas ( muitos votos comprados a troco de cestas básicas, mensalinhos e mensalões ) quer tenham votado contra
Sonia - 22/10/2012 às 20:46
Meu comentário não foi. Veio uma mensagem dizendo que é repetido. Que absurdo.
Chegou sim, Sonia. Acabei de publicar. Um abraço
Sonia - 22/10/2012 às 20:45
Meu comentário não é repetido!
Espero que transcrevam o espetacular voto do Ministro Celso de Mello – há um duro recado para o ex- presidente Lula.
Há frases antológicas no voto do decano.
Sonia - 22/10/2012 às 20:44
Espero que transcrevam o espetacular voto do Ministro Celso de Mello – há um duro recado para o ex- presidente Lula.
Há frases antológicas no voto do decano.
Márcio - 22/10/2012 às 20:41
A única coisa que mudou nesse país é que os velhos 3 "Ps" agora são 4. No Brasil só vai pra cadeia pobre, preto, puta e petista…
Vejam como funciona o neurônio do milicianomarcio, amigos. Ele acha que os quadrilheiros do PT vão para a cadeia porque são petistas.
Cilo - 22/10/2012 às 20:41
Estamos relativamente satisfeitos, mas esperamos ainda que a Justiça, em outro processo, venha a alcançar o chefe dos chefes, aquele que continua Brasil afora vomitando sandices.
IassaI - 22/10/2012 às 20:37
LULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
SE CANDIDATA DE NOVO SEU LADRÃO! O POVO BRASILEIRO VAI TE JULGAR AGORA SEU BANDIDO!
Jose Maria - 22/10/2012 às 20:34
Parabéns, Senhor Ministro Marco Aurélio!!! Peso e medida se equivalem em seu profundo parecer, o Brasil precisa de mentes conscientes, só assim nos tornaremos exemplo para o mundo. Que Deus nos ilumine. Obrigado, Augusto. Precisamos reconstruir o Brasil moral, que boa matéria.
Cilo - 22/10/2012 às 20:32
Ponto para Marco Aurélio, do Supremo. Foi coerente com seu pronunciamento feito à época de sua posse no TSE. 13 é um número sintomático, diz. 13 é o número da delinquência. Que seja o começo da redenção da vida política brasileira, que nunca foi perfeita nem o será porque, atividade humana, é praticada por seres que erram, falíveis, mas que de forma alguma pode ser empalmada pelo banditismo. Este é humano também, mas a outra face da espécie: o joio daninho.
Francisco Rocha - 22/10/2012 às 20:32
Prezado Augusto:
O alcance do texto do Ministro Marco Aurélio Mello, à época em que veio a público alcançou as cadeiras do meu curso de Direito aqui no Paraná. Esse texto foi posto em discussão e levado à avaliação, como forma do acadêmico poder enxergar o judiciário como bastião da legalidade, como mantenedor do Estado Democrático de Direito, à luz da Constituição e das leis ordinárias que compõe o ordenamento jurídico brasileiro.
De fácil entendimento, o texto expõe um pensamento reto em direção ao moralmente correto, ao ético, espancando qualquer dúvida de que o judiciário não pode e nem poderá ser conivente, condescendente, com qualquer sorte de desmandos políticos ou falcatruas de qualquer espécie.
"… A repulsa dos que sabem o valor do trabalho árduo se transformou em indiferença e desdém. E seguimos como se nada estivesse acontecendo. Perplexos, percebemos, na simples comparação entre o discurso oficial e as notícias jornalísticas, que o Brasil se tornou um país do faz-de-conta. Faz de conta que não se produziu o maior dos escândalos nacionais, que os culpados nada sabiam ─ o que lhes daria uma carta de alforria prévia para continuar agindo como se nada de mal houvessem feito. Faz de conta que não foram usadas as mais descaradas falcatruas para desviar milhões de reais, num prejuízo irreversível em país de tantos miseráveis. Faz de conta que tais tipos de abusos não continuam se reproduzindo à plena luz, num desafio cínico à supremacia da lei, cuja observação é tão necessária em momentos conturbados…" (sic).
Quando fomos premiados com essas expressas palavras ordeiras, vindo de um ministro da mais alta corte do país, encheu-nos o coração e a mente de esperança e motivação, para continuar a ladear o justo e o honesto, na certeza da derrota à impunidade.
Mais adiante finaliza:
"… O Judiciário compromete-se com redobrado desvelo na aplicação da lei. Não haverá contemporizações a pretexto de eventuais lacunas da lei, até porque, se omissa a legislação, cumpre ao magistrado interpretá-la à luz dos princípios do Direito, dos institutos de hermenêutica, atendendo aos anseios dos cidadãos, aos anseios da coletividade…" (sic).
Hoje, passados já seis anos, vimos no mesmo magistrado a síntese daquele.
Não eram por fim, eram bolhas de sabão. Foram elucubrações distintas de ações, de atitudes condizentes com a envergadura das palavras ou com a responsabilidade de se processar de fato, o devido apenamento a quem a lei transgrediu e, por isso mesmo, cabendo à devida punição legal.
Ministro Marco Aurélio! Não o senhor!
Pode-se esperar tudo de um Tóffoli, de um Lewandowiski, mas não do senhor.
Estávamos certos, ao acreditar que homens que escrevem o que o senhor escreveu, viriam no momento certo, fazer exatamente no que proferiu, acreditou e fez outros milhares de brasileiros honestos, já naquela época acreditarem.
Que momento profissional esse senhor viveu hoje. Que voto coerente e calmante aos anseios de um povo que acredita na justiça, o senhor fez hoje…
ana soriano - 22/10/2012 às 20:28
Ele foi impecável. Tenho muito orgulh e ser representada or esse ministro.
tunico - 22/10/2012 às 20:27
Augusto, a partir de hoje, podemos adjetivar oficialmente José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno de CORRUPTOS e QUADRILHEIROS, confirmando o que sempre afirmamos desde 2004.
Por favor, amigo. Nos dê o link correto do debate pois desde a semana passada não consigo vê-los logo após a sessão do STF. Tenho que esperar até o dia seguinte.
Aí vai, amigo: http://www.veja.com.br/ao-vivo
abração
Roberto Souza - 22/10/2012 às 20:25
Augusto,
tem algumas perguntas que não posso deixar de fazer:
1) será que os mensaleiros estão rindo muito da piada de salão que era o mensalão?
2) Será que Lula agora pensa que foi traído ou acha que foi injustiçado?
3) Será que Tóffoli ficou pelo menos um pouco ruborizado ao ouvir o votos dos demais ministros, especialmente o de Celso Mello.
4) Como será que Toffoli explica seus votos aos familiares durante o almôço de domingo ou, como serão as conversas com esposa, pais, tios, cunhados, etc.?
5)Depois do esmagamento das teses de defesa feito por Marco Aurélio Mello e Celso de Melo, o que estariam pensando os ministros que votaram pela absolvição da acusação de formação de quadrilha?
6)Diante da clareza e contundência do voto do Ministro Celso de Mello, os que votaram pela absolvição não se constragem nem um pouquinho?
7)Teria Candido Vacarezza enviado algum torpedo ao STF com a famosa frase "você é nosso e nós somos teu".
epie - 22/10/2012 às 20:23
——————————
Circula na rede uma série impagável de quadrinhos retratando a reação de Lewandowski ao descobrir o motorista na suíte do casal.
Vale a pena recuperar:
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1019_453947374655538_1646276729_n.jpg
Jacob - 22/10/2012 às 20:23
Avante PT …Rumo à cadeia!!
paulo - 22/10/2012 às 20:20
JÁ ERA…PERDEU!!!
SÓ FALTA AGORA PEGAR O VERDADEIRO CHEFE DA QUADRILHA…QUERO VER O LULALÁ! QUERO VER O LULALÁ! QUERO VER O LULALÁ!!!
anônima-RJ - 22/10/2012 às 20:06
Sugiro, Augusto, em contraponto ao Sanatório Geral, selecionar frases dos ilustres ministros e outros que fortalecem o estado de direito, a democracia e esmagam os delinquentes. A cada frase de delinquente, uma frase dos decentes…
Vou fazer isso, amiga. Um abraço
marcos - 22/10/2012 às 19:59
Eu nunca vi tantas besteiras juntas,nos sites do yahoo e uol só falam de coisas muito fúteis,mas todos os dias tem alguma coisa falando bem do governo do pt.é lamentavel ver como a imprensa brasileira é completamente controlada pelo governo ,esses comunistas f das p estão como um cancer altamente maligno matando tudo oque existe de bom,o nosso futuro é negro na terra de ninguem que o lula criou.
anônima-RJ - 22/10/2012 às 19:59
Mais um dia histórico, Augusto!
O que se escancarou é que Lula governou com uma quadrilha de delinquentes no coração do planalto. E não viu nada!!!
Os ministros que condenaram por formação de quadrilha esmagaram os que não enxergaram este crime!!!
Não há comparação entre a qualidade dos votos de Lewandowski, Rosa Weber e Carmen Lúcia por um lado e J.B. Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto.
Com Celso de Mello 5 a 4 pela condenação!!!E estamos indo para 6 a 4.
Os advogados podem entrar com embargos disto ou daquilo, vão perder!
Os ministros que condenaram não voltarão atrás!
PAPUDO DIRETO DA PAPUDA - 22/10/2012 às 19:30
É para emoldurar e colocar na parede do quarto das crianças..
Mas veja aí , AN , é off topic mas a cada dia a INSANIDADE MENTAL de luiz inacio é mais evidente====
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse, em discurso em Jundiaí, no interior de São Paulo, que o povo está de "saco cheio" de mentiras e de candidatos que, por não terem o que falar, falam mal dos adversários. Em comício do candidato Pedro Bigardi (PCdoB) na manhã desta segunda-feira, Lula fez uma série de ataques a políticos do PSDB, que, segundo Lula, operam uma "central de boatos". Em Jundiaí, Bigardi, cujo vice, Durval Orlato, é do PT, disputa a eleição com Luiz Fernando Arantes Machado, do PSDB.
Em discurso de pouco mais de dez minutos debaixo de sol escaldante, Lula se referiu aos tucanos como "essa gente" e lembrou dos ataques do PSDB durante as campanhas à presidência em 2006 e em 2010, contra ele e Dilma. O ex-presidente mencionou o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad em seu discurso para militantes.
- É uma central de mentiras aqui na cidade de Jundiaí todo santo dia. É uma central de boatos. Vocês estão vendo a campanha contra o Haddad. É por isso que o Haddad vai ganhar também como você, Pedro, vai ganhar aqui, porque o povo brasileiro e o povo de Jundiaí estão de saco cheio de mentiras. Estão com o saco cheio de candidato que não tem o que falar, então começa a falar mal do outro – disse.
O ex-presidente pediu para a militância ficar alerta até o fim da votação, e não acreditar que "vantagem em pesquisa garante eleição". Como já fez em outros discursos eleitorais esse ano, Lula disse que "tucano é bicho predador" e "come passarinho novo no ninho e ovinho", apesar de ter bico bonito.
Na opinião do ex-presidente, nesta última semana antes da votação, não se deve aceitar provocação dos adversários.
- Nesta semana, não aceitem nenhuma provocação. Campanha a gente tem que fazer com cara boa, cara bonita, defendendo o nosso programa. Quem tem que ter raiva é o nosso adversário, que é obrigado a fazer um sorriso bonitinho na fotografia. Quem é bom desde o nascimento não tem que ficar arreganhando os dentes em época de eleição. É só falar a verdade para as pessoas – disse.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/povo-esta-de-saco-cheio-de-mentiras-diz-lula-sobre-tucanos-6477390#ixzz2A47nZCok
© 1996 – 2012.
ENFERMEIROS!!!
Tuco - 22/10/2012 às 19:23
.
MAurélio preparou o cadáver
da corja…
Agora CMello, em profusão,
junta ao caixão, velas pretas!
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/marco-aurelio-votou-pela-proscricao-do-pais-do-faz-de-conta-que-desmascarou-em-2006/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+augustonunes+%28Augusto+Nunes%29
.
Destaques
Feira Livre
'É sujo e ao barro voltará'
Enquete
Pelo que dizem os parentes e amigos de José Genoíno, o companheiro condenado por corrupção ativa merece ser:
Ministro da Justiça
Ministro do STF
Presidente de Honra do Instituto Lula
Presidente do PT
Presidente da República
Procurador-Geral da República
Ver resultado
Arquivo
Homem sem Visão
Eduardo Paes, José de Abreu e José Genoino pioram a briga de foice no escuro
Entrevista
Debatendo o julgamento do mensalão (32)
Vale Reprise
O Brasil já foi mais exigente
Baú de Presidentes
A noite em que encontrei Fidel Castro (parte 2)
Mais recentes
Coerência é isso (2)
Coisa de moleque
32° debate sobre o julgamento do mensalão
Debatendo o julgamento do mensalão (32)
Vai nessa, Chávez
Marco Aurélio votou pela proscrição do país do faz de conta que desmascarou em 2006
'A nova censura', por Ricardo Noblat
Em campanha
Dois temas e seis debates
Final infeliz
Últimas notícias
Candidatos tentam trazer 3º debate para âmbito doméstico
◄ ● ● ● ● ● ►
+ Lidas
1Acompanhe o 39º dia de julgamento do mensalão
2Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000 reais
3Onix, da GM, terá versões entre R$ 29.900 e R$ 41.900
4Sucesso do HB20 faz Hyundai antecipar produção
5Músico James Blunt anuncia fim da carreira
Blogs e colunistas
Política
Maquiavel
Coluna do
Ricardo Setti
◄ ● ● ● ● ● ● ● ►
Sanatório Geral
"É importante que o povo não entre em uma aventura".
Lula, ao defender a reeleição do prefeito petista Mario Reali, explicando aos eleitores de Diadema por que os eleitores de São Paulo não devem votar em Fernando Haddad.
(clique aqui e confira outras frases)
Feira Livre
'Piada de salão', um artigo de Ferreira Gullar
O País quer Saber
Silvio Mota, ex-integrante da ALN: 'O mensalão foi uma burrice'
História em Imagens
O Protetor dos Pecadores Companheiros garante que absolver bandidos é novidade
Arquivos
OUTUBRO 2012
S T Q Q S S D
« set
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
Escolha o dia e veja o que foi publicado
Mais comentados
FHC aceita o convite para o duelo que Lula não pode recusar (860)
Com tantas meninas estupradas por aí, a ministra Iriny decidiu que o problema da mulher é Gisele Bündchen. Foto explica (697)
O caseiro do Piauí e a camareira da Guiné (690)
Com a ajuda de Lula, Collor finalmente conseguiu chegar ao cofre da Petrobras (601)
Lula recusa o convite para o debate que FHC aceitou (506)
FHC foi o acorde dissonante na ópera do absurdo que Lula recomeçou (505)
Atacar primeiro não é para amadores (477)
O presidente que exige uma mulher no Planalto nega socorro à mulher condenada à morte por apedrejamento (474)
Num país sério, os estupradores da lei eleitoral sairiam algemados do SBT (474)
Reportagem de VEJA revela a obscena ofensiva de Lula para subjugar o Supremo e livrar do castigo a quadrilha do mensalão (473)
Os livro mais interessante estão emprestado (471)
O menino que viu a nudez dos reizinhos (467)
Brindemos ao duplo triunfo: o renascimento da resistência democrática e a chegada da coluna a 1,5 milhão de acessos por mês (462)
Orlando Silva e seu bando têm de cair fora do ministério que virou covil do PCdoB (448)
Renuncie ao mandato, senador (447)
Augusto Nunes no
• Acompanhe a coluna
• O que é?
Manchetes de VEJA
Estados Unidos
Candidatos levam debate para âmbito doméstico
Como o foco do encontro é a política externa, Obama e Romney buscam relacionar questões...
Nova novela bate recorde de periguetes
HB20: com boa venda, Hyundai adianta produção
+ Lidas
1Acompanhe o 39º dia de julgamento do mensalão
2Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000...
3Onix, da GM, terá versões entre R$ 29.900 e R$ 41.900
O que foi destaque
22/1023:15
Debate nos EUA: política externa já rendeu gafes
22/1021:05
AO VIVO: o julgamento do mensalão em debate
22/1020:15
Decretada prisão do presidente do Cruzeiro do Sul
Publicidade
22/1019:50
Placar no STF: 5 a 4 pela condenação de Dirceu
22/1014:55
R$ 15 bilhões destinados ao PAC estão parados
22/1012:45
No STF, brigas marcam o julgamento do mensalão
Publicidade
Serviços
TabletAndroidFacebookOrkutFoursquareTwitterGoogle+RSSNewsletterAnuncieTempoCotaçõesiba
Assinaturas
Clique e saiba tudo sobre sua assinatura!
O clube que conhece e reconhece você.
Assine Veja e ganhe meses a mais!
Assine VEJA Digital e ganhe até 12 meses grátis!
Assine SUPER versão digital!
Assine CARAS por 2 anos e ganhe a coleção Petites Casseroles!
Assine EXAME e ganhe meses a mais!
Assine por 1 ano e receba
+ 6 meses grátis!Nome Nascimento E-mail CEP
Apenas 10x R$ 51,48
Notícias
Brasil
Economia
Internacional
Celebridades
Esporte
Vida Digital
Educação
Ciência
Saúde
RSS
Infográficos
As Listas de VEJA
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Destaques da semana
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário
Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Fernanda Furquim, séries de TV
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Lucia Mandel, dermatologia
Mayana Zatz, genética
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Neiva, celebridades
Reinaldo Azevedo, blog
Renato Dutra, atividade física
Ricardo Setti, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores
Tony Bellotto, crônicas
Parceiros
Contas Abertas
Blogs da redação
Viver Bem, saúde
Imposto de Renda 2012
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura
Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
Diz o Estudo, ciência
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues
Enquetes, opinião
Ponto de vista
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes, conhecimentos gerais
Serviços
Assine VEJA
iba
Busca
RSS
Orkut
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade
Editora AbrilCopyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Nova novela bate recorde de periguetes
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]