sábado, 6 de outubro de 2012

Nossa Senhora de Medjugorje

Nossa Senhora de Medjugorje


A oração de Moisés

Posted: 06 Oct 2012 01:03 PM PDT




Caros amigos,

A paz de Jesus e o amor de Maria a Rainha da Paz estejam convosco e com os vossos.

Já faz algum tempo que não escrevia, que hoje com a força de Deus voltarei a estar convosco. Quero retomar este caminho falando um pouco de oração, e para isto não utilizarei minhas palavras mas uma catequese que o nosso querido Papa Bento XVI fez a algum tempo atrás. Estes dias lendo parte desta catequese muito me chamou a atenção a oração incessante de Moisés pelo povo: a intercessão, o confronto de amor com Deus para com o seu povo. Que nela possamos aprender um pouco mais do amor infinito de nosso Senhor para conosco e o quanto os profetas tem a nos ensinar.

CATEQUESE
Praça de São Pedro
Quarta-feira, 1º de junho de 2011

Queridos irmãos e irmãs,


Lendo o Antigo Testamento, uma figura ressalta-se entre as outras: aquela de Moisés, exatamente como homem de oração. Moisés, o grande profeta e condutor no período do êxodo, desempenhou a sua função de mediador entre Deus e Israel fazendo-se portador, junto ao povo, das palavras e ordens divinas, conduzindo-o à liberdade da Terra Prometida, ensinando aos Israelitas a viver na obediência e na confiança a Deus durante uma longa permanência no deserto, mas também, e diria sobretudo, rezando. Ele reza pelo Faraó quando Deus, com as pragas, tentava converter o coração dos Egípcios (cf. Ex 8–10); pede ao Senhor a cura da irmã Maria, acometida pela lepra (cf. Nm 12,9-13), intercede pelo povo que havia se rebelado, amedrontado pelas ordens dos exploradores (cf. Nm 14,1-19), reza quando o fogo estava por devorar o acampamento (cf. Nm 11,1-2) e quando serpentes venenosas faziam um massacre (cf. Nm 21,4-9); dirige-se ao Senhor e reage protestando quando o peso da sua missão havia se tornado muito pesado (cf. Nm 11,10-15); vê Deus e fala com Ele "face a face, como alguém que fala com o próprio amigo" (cf. Ex 24,9-17; 33,7-23; 34,1-10.28-35).

Também quando o povo, no Sinai, pede a Aarão para construir o bezerro de ouro, Moisés reza, explicando de modo emblemático a sua função de intercessor. O episódio é narrado no capítulo 32 do Livro do Êxodo e tem uma narração paralela em Deuteronômio no capítulo 9. É sobre esse episódio que gostaria de ater-me na
Catequese de hoje, e em particular sobre a oração de Moisés que encontramos na narração do Êxodo. O povo de Israel encontrava-se aos pés do Sinai enquanto Moisés, sobre o monte, esperava o dom das tábuas da Lei, jejuando por quarenta dias e quarenta noites (cf. Ex 24,18; Dt 9,9). O número quarenta tem valor simbólico e significa a totalidade da experiência, enquanto com o jejum indica-se que a vida vem de Deus, é Ele que a sustenta. O ato de comer, de fato, implica assumir o alimento que nos sustenta; por isso, jejuar, renunciando ao alimento, nesse caso, tem um significado religioso: é um modo de indicar que não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor (cf. Dt 8,3). Jejuando, Moisés mostra esperar o dom da Lei divina como fonte de vida: essa revela a vontade de Deus e nutre o coração do homem, fazendo-o entrar em uma aliança com o Altíssimo, que é fonte da vida, é a vida mesma.

Mas, enquanto o Senhor, sobre o monte, dá a Moisés a Lei, aos pés do monte o povo a transgride. Incapazes de resistir à espera e à ausência do mediador, os Israelitas pedem a Aarão: "Faze-nos um deus que marche à nossa frente, porque esse Moisés, que nos tirou do Egito, não sabemos o que é feito dele" (Ex 32,1). Cansado de um caminho com um Deus invisível, agora que também Moisés, o mediador, desapareceu, o povo pede uma presença tangível, palpável, do Senhor, e encontra no bezerro de metal fundido feito por Aarão um deus tornado acessível, ao alcance do humano. É essa uma tentação constante no caminho de fé: contornar o mistério divino construindo um deus compreensível, correspondente aos próprios esquemas, aos próprios projetos. Aquilo que acontece no Sinai mostra toda a estupidez e a ilusória vaidade dessa pretensão porque, como ironicamente afirma o Salmo 106, "trocaram a sua glória pela estátua de um touro que come feno" (Sal 106, 20). Por isso o Senhor reage e ordena a Moisés que desça do monte, revelando-lhe o que o povo estava fazendo e terminando com essas palavras: "Agora, deixa, pois, que se acenda minha ira contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação" (Ex 32,10). Como com Abraão a propósito de Sodoma e Gomorra, também agora Deus revela a Moisés o que pretende fazer, quase como que se não desejasse agir sem o seu consenso (cf. Am 3,7). Diz: "deixa que se acenda minha ira". Na realidade, esse "deixa que se acenda minha ira" é dito exatamente para que Moisés intervenha e Lhe peça para não fazê-lo, revelando assim que o desejo de Deus é sempre de salvação. Como para as duas cidades dos tempos de Abraão, a punição e a destruição, em que se expressa a ira de Deus como rejeição do mal, indicam a gravidade do pecado cometido; ao mesmo tempo, o pedido do intercessor pretende manifestar a vontade de perdão do Senhor. Essa é a salvação de Deus, que implica misericórdia, mas ao mesmo tempo denuncia a verdade do pecado, do mal que existe, e assim deseja que o pecador, reconhecido e rejeitado o próprio mal, possa deixar-se perdoar e transformar por Deus. A oração de intercessão torna-se assim operante, dentro da realidade corrompida do homem pecador, a misericórdia divina, que encontra voz na súplica do orante e se faz presente através dele ali onde há necessidade de salvação.

A súplica de Moisés está toda centrada sobre a fidelidade e a graça do Senhor. Ele refere-se primeiramente à história de redenção que Deus iniciou com a saída de Israel do Egito, para depois fazer memória da antiga promessa dada aos Padres. O Senhor operou a salvação libertando o seu povo da escravidão egípcia; para que agora – pergunta Moisés – "os egípcios dissessem: com um mau desígnio os levou, para matá-los nas montanhas e suprimi-los da face da terra!" (Ex 32,12). A obra de salvação iniciada deve ser completada; se Deus destruísse o seu povo, isso poderia ser interpretado como sinal de uma incapacidade divina de levar a cumprimento o projeto de salvação. Deus não pode permitir isso: Ele, o Senhor bom que salva, a garantia da vida, é o Deus de misericórdia e perdão, de libertação do pecado que mata. E, assim, Moisés apela a Deus, à vida interior de Deus contra a sentença exterior. Mas agora, argumenta Moisés com o Senhor, se os seus eleitos perecem, ainda que sejam culpáveis, Ele poderia parecer incapaz de vencer o pecado. E isso não se pode aceitar. Moisés fez a experiência concreta do Deus de salvação, foi enviado como mediador da libertação divina e então, com a sua oração, faz-se intérprete de uma dupla inquietação, preocupado com a sorte do seu povo, mas também preocupado com a honra que se deve ao Senhor, com a verdade do seu nome. A intercessão, de fato, deseja que o povo de Israel seja salvo, porque é o rebanho que lhe foi confiado, mas também para que naquela salvação se manifeste a verdade realidade de Deus. Amor pelos irmãos e amor por Deus se compenetram na oração de intercessão, são inseparáveis. Moisés, o intercessor, é o homem tensionado entre os dois amores, que na oração se sobrepõem em um único desejo de bem.

Então, Moisés apela à fidelidade de Deus, remetendo-Lhe às suas promessas: "Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna" (Ex 32,13). Moisés faz memória da história fundadora das origens, dos Pais do povo e da sua eleição, totalmente gratuita, em que Deus somente havia tido a iniciativa. Não por motivo de seus méritos esses haviam recebido a promessa, mas pela livre escolha de Deus e pelo seu amor (cf. Dt 10,15). E agora, Moisés pede que o Senhor continue na fidelidade à sua história de eleição e salvação, perdoando o seu povo. O intercessor não se desculpa pelo pecado de seu povo, não elenca presuntos méritos nem do povo nem seus, mas apela à gratuidade de Deus: um Deus livre, totalmente, que não cessa de buscar aquele se distanciou, que se mantém sempre fiel a si mesmo e oferece ao pecador a possibilidade de voltar a Ele e de tornar-se, com o perdão, justo e capaz de fidelidade. Moisés pede que Deus mostre-se mais forte também que o pecado e a morte, e com a sua oração provoca esse revelar-se divino. Mediador de vida, o intercessor solidariza-se com o povo; desejoso somente da salvação que Deus mesmo deseja, ele renuncia à perspectiva de tornar-se um novo povo acolhido com prazer pelo Senhor. A frase que Deus lhe havia dito, "mas de ti farei uma grande nação", não é sequer levada em consideração pelo "amigo" de Deus, que, ao contrário, está pronto a assumir sobre si não somente a culpa do seu povo, mas todas as suas consequências. Quando, depois da destruição do bezerro de ouro, voltar ao monte para pedir de novo a salvação para Israel, dirá ao Senhor: "Rogo-vos que lhes perdoeis agora esse pecado! Senão, apagai-me do livro que escrevestes" (v. 32). Com a oração, desejando o desejo de Deus, o intercessor entra sempre mais profundamente na consciência do Senhor e da sua misericórdia e torna-se capaz de um amor que chega até o dom total de si. Em Moisés, que está no topo do monte face a face com Deus e se faz intercessor para o seu povo e oferece a si mesmo – "apagai-me" –, os Padres da Igreja viram uma prefiguração de Cristo, que do alto da cruz realmente está diante de Deus, não somente como amigo, mas como Filho. E não somente se oferece – "apagai-me" –, mas com o seu coração transpassado se faz apagar, torna-se, como diz São Paulo mesmo, pecado, toma sobre si os nossos pecados para tornar-nos salvos; a sua intercessão não é somente de solidariedade, mas a identificação conosco: leva a todos nós no seu corpo. E assim toda a sua existência de homem e de Filho é clamor ao coração de Deus, é perdão, mas perdão que transforma e renova.

Penso que devemos meditar essa realidade. Cristo está diante do rosto de Deus e reza por mim. A sua oração sobre a Cruz é contemporânea a todos os homens, contemporânea a mim: Ele reza por mim, sofreu e sofre por mim, se identificou comigo tomando o nosso corpo e a alma humana. E convida-nos a entrar nessa sua identidade, fazendo-nos um corpo, um espírito com Ele, porque do alto da Cruz Ele trouxe não novas leis, tábuas de pedra, mas a si mesmo, o seu corpo e o seu sangue, como nova aliança. Assim, faz-nos consanguíneos com Ele, identificados com Ele. Convida-nos a entrar nessa identificação, a estarmos unidos com Ele no nosso desejo de estar em um corpo, um espírito com Ele. Rezemos ao Senhor para que essa identificação transforme-nos, renove-nos, porque o perdão é renovação, é transformação.

Gostaria de concluir essa catequese com as palavras do apóstolo Paulo aos cristãos de Roma: "Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! Quem nos separará do amor de Cristo? […]nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados [...]nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8,33-35.38.39).


Benedictus PP XVI


Com isto meu irmãos vos convido a trilhar este caminho de amor e perseverança com o Senhor!

Vos quero bem!

Willy

Consagração a Nossa Senhora Rainha da Paz

Posted: 06 Oct 2012 10:05 AM PDT

Consagração a Nossa Senhora Rainha da Paz


 
 





VENCENDO A ESCRAVIDÃO DO MATERIALISMO - LITURGIA DIÁRIA , 06 DE OUTUBRO DE 2012

Posted: 06 Oct 2012 06:50 AM PDT

VENCENDO A ESCRAVIDÃO DO MATERIALISMO

PAULO DIZ QUE O AMOR AO DINHEIRO É RAIZ DE TODOS OS MALES (1TM 6.10) . DIZ QUE AQUELES QUE QUISERAM SE ENRIQUECER CAÍRAM EM LAÇOS E CILADAS . A VONTADE DE DEUS É QUE TENHAMOS O NECESSÁRIO PARA VIVER , E QUE ESTEJAMOS TRANQÜILOS E CONFIANTES NELE PARA O NOSSO SUSTENTO (MT 6.33)



TERESA DE LISIEUX DISSE QUE : "A CHAVE PARA LIDAR COM TODOS OS NOSSO APETITES , QUER MATERIAIS , QUER NÃO , É IMITAR A CRISTO" .  . O MATERIALISMO VEM COM FORÇA TOTAL NOS TEMPOS ATUAIS ENSINANDO QUE DEVEMOS VALORIZAR AS PESSOAS PELOS SEUS BENS, POSSES, CONTA BANCÁRIA, FÍSICO ESCULTURAL... POUCO IMPORTA O CARÁTER DO INDIVÍDUO, DESDE QUE USE UMA ROUPA DE MARCA E TENHA UM CARRO DO ANO . ESSA LOUCURA CONTEMPORÂNEA, TODA ESSA CORRIDA CONTRA O TEMPO PARA TER DINHEIRO NO BOLSO, MAIS RECONHECIMENTO E STATUS SOCIAL, MAIS BELEZA FÍSICA ( E BELEZA ETERNA ATRAVÉS DA PLÁSTICA E EXCESSO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS), TEM TORNADO AS PESSOAS FRUSTRADAS CONSIGO MESMA E, CONSEQUENTEMENTE, AUMENTANDO O NÚMERO DE DEPRESSIVOS, DEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, ANSIOSOS, PESSOAS COM TENDÊNCIA HOMICIDA OU SUICIDA, ANORÉXICOS, ENTRE OUTRAS DOENÇAS RELACIONADAS A SAÚDE MENTAL. E ISSO TEM CADA DIA INICIADO MAIS CEDO: CRIANÇAS TÂM SIDO DIAGNOSTICADAS COM ESSAS PATOLOGIAS QUE POR UM TEMPO FOI "LUXO APENAS DE ADULTOS"

NA FRANÇA , O SANTO PADRE PAPA BENTO XVI CONDENOU O MATERIALISMO DOS TEMPOS MODERNOS DURANTE UMA MISSA PARA MAIS DE 200 MIL PESSOAS . A MISSA , NO FIM DA MANHÃ DE SÁBADO , FOI A SEGUNDA DO PAPA EM PARIS . DURANTE O SERMÃO , BENTO XVI DISSE QUE : "A SEDE POR PODER , BENS MATERIAIS E DINHEIRO É UMA PRAGA DA SOCIEDADE MODERNA"

MATERIALISMO E CONSUMISMO SÃO FRUTOS DO ATEÍSMO. E DEVEM SER SUBSTITUÍDOS COLOCANDO DEUS EM PRIMEIRO LUGAR , VIVENDO A VIDA CRISTÃ ATIVAMENTE E DIARIAMENTE , DISSE A VIDENTE DE MEDJUGORJE MARIJA PAVLOVIC-LUNETTI PARA MAIS DE 4.000 PARTICIPANTES EM UM ENCONTRO DE ORAÇÃO EM CASSOLA , ITÁLIA, NO SÁBADO , 22 DE SETEMBRO DE 2012 . "NOSSA SENHORA NOS PEDE PARA ESCAPARMOS DO MATERIALISMO CONSUMISTA E DO ATEÍSMO QUE O HOMEM MODERNO ESTÁ TRAZENDO COM ELE" , DISSE MARIJA PARA A MULTIDÃO

9 NÃO SABEIS QUE OS PERVERSOS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS? NÃO VOS ENGANEIS: NEM OS DEVASSOS, NEM OS IDÓLATRAS, NEM OS ADÚLTEROS, NEM OS EFEMINADOS, NEM OS SODOMITAS , 10 NEM OS LADRÕES, NEM OS AVARENTOS, NEM OS BÊBADOS, NEM OS MALDIZENTES, NEM OS ROUBADORES HERDARÃO O REINO DE DEUS . 11 E TAIS FOSTES ALGUNS DE VÓS; MAS FOSTES LAVADOS, MAS FOSTES SANTIFICADOS, MAS FOSTES JUSTIFICADOS EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO E NO ESPÍRITO DO NOSSO DEUS.   - I COR. 6:9-11 . O MATERIALISMO É UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO HOMEM , NÃO APENAS O URBANO , MAS TAMBÉM O RURAL ; PESSOAS QUE FOCALIZAM O PROGRESSO DO MUNDO COM A INTENÇÃO DE TER , DE ALGUMA MANEIRA , BENEFÍCIO PRÓPRIO ; VIVEM EM FUNÇÃO DO QUE TEM OU DAQUILO QUE DESEJAM TER , EM BUSCA DO CONFORTO , DA GARANTIA DO FUTURO , DO STATUS , DA PROJEÇÃO SOCIAL , DO "TRANSITO FÁCIL" EM QUALQUER LUGAR ...TEM O "GANHAR DINHEIRO" COMO UM ALVO MAIOR DA VIDA ; AVARENTO : QUE OU AQUELE QUE ALIMENTA A PAIXÃO DE JUNTAR DINHEIRO . TER FARTURA NÃO É O PROBLEMA , ISSO NÃO É PECADO , MAS SER CONTROLADO PELA FARTURA PASSA A SER ABOMINÁVEL AOS OLHOS DE DEUS ; DEUS QUER QUE SEU POVO VIVA LIVRE DO APEGO AO DINHEIRO . NÃO DESEJA QUE AS PESSOAS FIQUEM MISERÁVEIS POR CAUSA DA AVAREZA ; MISERÁVEL TAMBÉM É SINÔNIMO DE SOVINA , AVARENTO , AQUELE QUE REGULA TUDO , ATÉ UM PRATO DE COMIDA ; AS PESSOAS MAIS MISERÁVEIS SÃO AQUELAS POSSUÍDAS PELO MATERIALISMO . CATARINA DE SIENA (1347-1380) RECOMENDOU : NÃO AME O QUE VOCÊ TEM DE MODO QUE , EM VEZ DE POSSUIR AS COISAS , ELAS PASSEM A TE POSSUIR  . LEMBRE-SE QUE NINGUÉM FICA MATERIALISTA  , MISERÁVEL DA NOITE PARA O DIA . MUITAS VEZES SUA CONDIÇÃO DE VIDA , SEUS "CALEJAMENTOS" , SUAS LUTAS DE SOBREVIVÊNCIA , SEU AMBIENTE FAMILIAR FAZ COM QUE VOCÊ SE TORNE UM POUCO MATERIALISTA A CADA DIA . ANANIAS E SAFIRA: AT. 5:1-11 ; O JOVEM RICO: LC. 18:18-23 ; EM AMBOS OS CASOS EXISTIA O APEGO PELO BEM MATERIAL QUE TINHAM . ERAM ESCRAVOS DA PAIXÃO CHAMADA "TER" . BARNABÉ: AT. 4:36-37 ; A MULHER QUE DERRAMOU PERFUME EM JESUS: MC. 14:1-9 ; NÃO HOUVE AQUI, DE NINGUÉM, A PERMISSÃO PARA QUE OS VALORES MATERIAIS E TERRENOS OS TIRASSEM DO FOCO DAQUILO QUE ERA ESSENCIAL PARA O RELACIONAMENTO COM DEUS , E A BUSCA DA SANTIDADE E OBEDIÊNCIA AOS SEUS MANDAMENTOS . NÃO CONSIDERE SEU AQUILO QUE VOCÊ TEM : NUNCA ESQUEÇA QUE TUDO VEM DO SENHOR E TUDO É PARA O SENHOR ; O MATERIALISMO ACONTECE QUANDO EXISTE UMA INVERSÃO DE VALORES . VOCÊ PENSA QUE O QUE TEM VEIO DO SEU ESFORÇO E NÃO DAS MÃOS DE DEUS E PORTANTO VOCÊ TEM O DIREITO DE USUFRUIR E DOMINAR AQUILO QUE TEM ; QUANDO ISSO ACONTECE VOCÊ PERDE A NOÇÃO DA REALIDADE E PASSA A NÃO ENTENDER E NEM CONSIDERAR O QUE O OUTRO PENSA . COLOQUE SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS : "BUSQUEM , POIS , EM PRIMEIRO LUGAR , O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA , E TODAS ESSAS COISAS LHES SERÃO ACRESCENTADAS" - MT 6.33 ;  O MATERIALISMO PATROCINA MUITOS VALORES FALSOS , PROMOVENDO UMA INVERSÃO DE VALORES QUE O MUNDO TENTA NOS DIZER QUE ESTÁ CERTO .  AS PESSOAS QUE PENSAM ASSIM TEM O FOCO EM SI MESMAS E ESQUECEM QUE O FOCO DEVERIA ESTAR NO REINO DE DEUS ; E NO CAMINHO DA PORTA ESTREITA , ONDE MUITOS TENTARÃO , MAS POUCOS CONSEGUIRÃO ENTRAR . O TESOURO QUE DEUS DESEJA QUE CONSIDEREMOS É INTERIOR E ESPIRITUAL . DIZ RESPEITO AO NOSSO CORAÇÃO E TEM A VER COM A ETERNIDADE - MT 6.20-21 . DEPENDA SEMPRE DA GRAÇA DO SENHOR : A GRAÇA DE DEUS É O ANTÍDOTO DO MATERIALISMO . QUANDO A RECONHECEMOS , ENXERGAMOS O NOSSO PECADO E ENTENDEMOS NOSSA DEPENDÊNCIA DELE – SOMOS APENAS MORDOMOS ; SEJA GRATO A DEUS EM TUDO E POR TUDO QUE ACONTECE NA SUA VIDA ; OLHE SEMPRE AS COISAS TAMBÉM SOB O ASPECTO ESPIRITUAL E ENCARE AS VITÓRIAS E O SUCESSO COMO SENDO BENÇÃO DE DEUS PARA ALCANÇAR UM PROPÓSITO DELE E NÃO SEU ; NOSSO MÉRITO ÚNICO , É RECONHECER , QUE NADA PODEMOS , SEM A GRAÇA DE DEUS . CUIDADO , O MATERIALISMO CRESCE À MEDIDA QUE SUA ESPIRITUALIDADE DECRESCE . CRESÇA ESPIRITUALMENTE PARA NÃO PERDER A VISÃO DAQUILO QUE DEUS QUER DE VOCÊ . RESISTA AO PECADO DA COBIÇA : MUITAS VEZES TROCAMOS TESOUROS ESPIRITUAIS PORQUE DESEJAMOS ALGO QUE NOS FOI APRESENTADO COMO IRRECUSÁVEL E DE SUCESSO GARANTIDO IMEDIATO . QUANDO TROCAMOS TESOUROS ESPIRITUAIS POR "BAGATELAS" DESSA VIDA ESTAMOS DEIXANDO DE LADO OS SONHOS DE SERVIRMOS A DEUS COM AQUILO QUE TEMOS ; PAULO NOS DÁ UM LEMBRETE EM 1 CO 6:12 : NEM TUDO O QUE É LÍCITO NOS CONVÉM . DEUS QUER USAR VOCÊ DIFERENTEMENTE DA MANEIRA QUE QUER USAR A MIM ; NÃO PERCA O DOMÍNIO DO SEU APETITE . ANTES , VIVA NA PLENITUDE DO ESPÍRITO , MOSTRANDO NO DIA-A-DIA OS FRUTOS DA PRESENÇA DELE NA SUA VIDA . IMITE CRISTO EM TUDO O QUE FIZER : QUANDO JESUS ENTRA EM SUA VIDA E REALMENTE SE TORNA O CENTRO DAS SUA ATENÇÕES VOCÊ CONSEGUE TER O SENTIMENTO DE QUE PODE FAZER DIFERENÇA NO MUNDO E VIVER FORA DOS PADRÕES QUE ELE OFERECE . VEJA EF. 5:1 ; DEIXAR DE IMITAR A CRISTO É ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO DE DEUS . VOCÊ FOI COMPRADO PELO SANGUE DE CRISTO SIMPLESMENTE PORQUE ELE TE AMA . NÃO SE ESQUEÇA QUE A VIDA ETERNA VALE MAIS QUE QUALQUER BEM MATERIAL ; ACEITAR O SENHORIO DE CRISTO É UM PASSO GIGANTESCO NA TENTATIVA DE PARAR DE AMAR OS BENS MATERIAIS E VALORIZAR O AMOR AO NOSSO DEUS ; IMITE CRISTO GASTANDO SUAS ENERGIAS NAQUILO QUE VEM DELE E QUE É PARA ELE , NO QUE É ESSENCIAL ; A SALVAÇÃO DE NOOSAS ALMAS ATRAVÉS DO SEGUIMENTO DE CRISTO , SENDO FIÉIS AO SEU EVANGELHO , Á DOUTRINA , TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO DA SANTA IGREJA CATÓLICA . QUANDO FOR FAZER QUALQUER COISA , PENSE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA ELE . VEJA CL 3:17 E 23 ; CUIDE DAS SUAS ATIVIDADES . MANTENHA SEMPRE O EQUILÍBRIO ENTRE SUA "ALMA" E SUAS ATIVIDADES ; UM CORAÇÃO VOLTADO PARA CRISTO É LIVRE PARA AMÁ-LO E PORTANTO PROTEGIDO CONTRA A TENTAÇÃO DE SE APAIXONAR POR UM BEM MATERIAL . CONCLUSÃO : MATERIALISMO É PECADO . PECADO QUE NÃO PERMITIRÁ QUE VOCÊ HERDE O REINO DE DEUS . VOCÊ PODE LIVRAR-SE DO MATERIALISMO AO ACEITAR JESUS NA SUA VIDA E DECIDIR VIVER PARA O SENHOR , CUMPRINDO O QUE JESUS TEM PROPOSTO PARA VOCÊ PARA QUE A "SUA LUZ BRILHE DIANTE DOS HOMENS , A FIM DE QUE VEJAM AS SUAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM AO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS" – MAT. 5:16

LITURGIA DO DIA 06 DE OUTUBRO DE 2012

PRIMEIRA LEITURA : JÓ 42, 1-3.5-6.12-16

XXVI SEMANA COMUM* , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DE JÓ - 1JÓ RESPONDEU AO SENHOR NESTES TERMOS: 2SEI QUE PODES TUDO, QUE NADA TE É MUITO DIFÍCIL. 3QUEM É QUE OBSCURECE ASSIM A PROVIDÊNCIA COM DISCURSOS ININTELIGÍVEIS? É POR ISSO QUE FALEI, SEM COMPREENDÊ-LAS, MARAVILHAS QUE ME SUPERAM E QUE NÃO CONHEÇO. 5MEUS OUVIDOS TINHAM ESCUTADO FALAR DE TI, MAS AGORA MEUS OLHOS TE VIRAM. 6É POR ISSO QUE ME RETRATO, E ARREPENDO-ME NO PÓ E NA CINZA. 12O SENHOR ABENÇOOU OS ÚLTIMOS TEMPOS DE JÓ MAIS DO QUE OS PRIMEIROS, E TEVE JÓ QUATORZE MIL OVELHAS, SEIS MIL CAMELOS, MIL JUNTAS DE BOIS E MIL JUMENTAS. 13TEVE TAMBÉM SETE FILHOS E TRÊS FILHAS: 14CHAMOU A PRIMEIRA JÊMINA, A SEGUNDA QUETSIA E A TERCEIRA QUEREN-HAPUC. 15EM TODA A TERRA NÃO PODERIAM SER ENCONTRADAS MULHERES MAIS BELAS DO QUE AS FILHAS DE JÓ. E SEU PAI LHES DESTINOU UMA PARTE DA HERANÇA ENTRE SEUS IRMÃOS. 16DEPOIS DISSO, JÓ VIVEU AINDA CENTO E QUARENTA ANOS, E CONHECEU ATÉ A QUARTA GERAÇÃO DOS FILHOS DE SEUS FILHOS - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 118)

REFRÃO: FAZEI BRILHAR VOSSO SEMBLANTE AO VOSSO SERVO
 / E ENSINAI-ME VOSSAS LEIS E MANDAMENTOS
1. DAI-ME BOM SENSO, RETIDÃO, SABEDORIA, / POIS TENHO FÉ NOS VOSSOS SANTOS MANDAMENTOS! -R.
2. PARA MIM FOI MUITO BOM SER HUMILHADO,  / PORQUE ASSIM EU APRENDI VOSSA VONTADE! -R.
3. SEI QUE OS VOSSOS JULGAMENTOS SÃO CORRETOS, / E COM JUSTIÇA ME PROVASTES, Ó SENHOR! -R.
4. PORQUE MANDASTES, TUDO EXISTE ATÉ AGORA;  / TODAS AS COISAS, Ó SENHOR, VOS OBEDECEM! -R.
5. SOU VOSSO SERVO: CONCEDEI-ME INTELIGÊNCIA,  / PARA QUE EU POSSA COMPREENDER VOSSA ALIANÇA! -R.
6. VOSSA PALAVRA, AO REVELAR-SE, ME ILUMINA,  / ELA DÁ SABEDORIA AOS PEQUENINOS. -R.

EVANGELHO : LUCAS 10, 17-24

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 17VOLTARAM ALEGRES OS SETENTA E DOIS, DIZENDO: SENHOR, ATÉ OS DEMÔNIOS SE NOS SUBMETEM EM TEU NOME! 18JESUS DISSE-LHES: VI SATANÁS CAIR DO CÉU COMO UM RAIO. 19EIS QUE VOS DEI PODER PARA PISAR SERPENTES, ESCORPIÕES E TODO O PODER DO INIMIGO. 20CONTUDO, NÃO VOS ALEGREIS PORQUE OS ESPÍRITOS VOS ESTÃO SUJEITOS, MAS ALEGRAI-VOS DE QUE OS VOSSOS NOMES ESTEJAM ESCRITOS NOS CÉUS. 21NAQUELA MESMA HORA, JESUS EXULTOU DE ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO E DISSE: PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, EU TE DOU GRAÇAS PORQUE ESCONDESTE ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E INTELIGENTES E AS REVELASTE AOS PEQUENINOS. SIM, PAI, BENDIGO-TE PORQUE ASSIM FOI DO TEU AGRADO. 22TODAS AS COISAS ME FORAM ENTREGUES POR MEU PAI. NINGUÉM CONHECE QUEM É O FILHO SENÃO O PAI, NEM QUEM É O PAI SENÃO O FILHO, E AQUELE A QUEM O FILHO O QUISER REVELAR. 23E VOLTOU-SE PARA OS SEUS DISCÍPULOS, E DISSE: DITOSOS OS OLHOS QUE VÊEM O QUE VÓS VEDES, 24POIS VOS DIGO QUE MUITOS PROFETAS E REIS DESEJARAM VER O QUE VÓS VEDES, E NÃO O VIRAM; E OUVIR O QUE VÓS OUVIS, E NÃO O OUVIRAM - PALAVRA DA SALVAÇÃO

25 DE JULHO DE 1982 - "HOJE MUITOS VÃO AO INFERNO. DEUS PERMITE QUE OS SEUS FILHOS SOFRAM NO INFERNO PORQUE  COMETERAM CULPAS GRAVÍSSIMAS E IMPERDOÁVEIS. AQUELES QUE VÃO AO INFERNO NÃO POSSUEM MAIS POSSIBILIDADE DE CONHECER UMA MELHOR SORTE. AS ALMAS DOS CONDENADOS NÃO SE ARREPENDEM E CONTINUAM A REJEITAR A DEUS. E ALI O MALDIZEM MAIS AINDA DO QUE FAZIAM ANTES, QUANDO ESTAVAM NA TERRA. TORNAM-SE PARTE DO INFERNO E NÃO DESEJAM SER LIBERTADAS DAQUELE FOGO" – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BRUNO - HOJE LEMBRAMOS O SANTO QUE SE TORNOU O FUNDADOR DA ORDEM DOS CARTUXOS, CONSIDERADA A MAIS RÍGIDA DE TODAS AS ORDENS DA IGREJA, E QUE ATRAVESSOU A HISTÓRIA SEM REFORMAS . FILHO DE FAMÍLIA NOBRE DE COLÔNIA (ALEMANHA), NASCEU EM 1032. QUANDO ALCANÇOU IDADE FOI CHAMADO PELO SENHOR AO SACERDÓCIO, E SE DEIXOU SEDUZIR. AMIGO E ADMIRADO PELO ARCEBISPO DE REIMS, BRUNO, INTELIGENTE E PIEDOSO, COMEÇOU A DAR AULAS NA ESCOLA DA CATEDRAL DESSE LOCAL, ATÉ QUE JÁ, CINQUENTENÁRIO E CÔNEGO, AMADURECEU NA INSPIRAÇÃO DE SERVIR A UMA ORDEM RELIGIOSA . APÓS CURTO ESTÁGIO NUM MOSTEIRO BENEDITINO, RETIROU-SE A UMA REGIÃO CHAMADA CARTUXA COM A APROVAÇÃO E BÊNÇÃO DE SÃO HUGO, BISPO DE GRENOBLE, O QUAL LHE OFERECEU UM LUGAR. ISTO SE DEU GRAÇAS A UM SONHO QUE SÃO HUGO TEVE. NESTE SONHO, APARECIAM-LHE SETE ESTRELAS QUE CAÍAM AOS SEUS PÉS PARA, LOGO EM SEGUIDA, LEVANTAREM-SE E DESAPARECEREM NO DESERTO MONTANHOSO. APÓS ESTE SONHO, O BISPO RECEBEU A VISITA DE BRUNO QUE ESTAVA ACOMPANHADO POR SEIS COMPANHEIROS MONGES. AO VER OS SETE VARÕES, O BISPO HUGO RECONHECEU IMEDIATAMENTE NELES AS SETE ESTRELAS DO SONHO E CONCEDEU-LHES AS TERRAS ONDE SÃO BRUNO INICIOU A ORDEM GLORIOSA DA CARTUXA COM O CORAÇÃO ABRASADO DE AMOR POR JESUS E PELO REINO DE DEUS. COM OS MONGES COMPANHEIROS, OBSERVAVA-SE ABSOLUTO SILÊNCIO, A FIM DO APROFUNDAMENTO NA ORAÇÃO E À MEDITAÇÃO DAS COISAS DIVINAS, OFÍCIOS LITÚRGICOS COMUNITÁRIOS, OBEDIÊNCIA AOS SUPERIORES, TRABALHOS AGRÍCOLAS, TRANSCRIÇÃO DE MANUSCRITOS E LIVROS PIEDOSOS . QUANDO UM DOS DISCÍPULOS DE SÃO BRUNO TORNOU-SE PAPA (URBANO II), TEVE ELE QUE OBEDECER AO VIGÁRIO DE CRISTO, JÁ QUE O QUERIA COMO ASSESSOR, PORÉM, RECUSOU SER BISPO E APÓS PEDIR COM INSISTÊNCIA AO SUMO PONTÍFICE, CONSEGUIU VOLTAR À VIDA RELIGIOSA, QUANDO JUNTAMENTE COM AMIGOS DE ROMA, FUNDOU NO SUL DA ITÁLIA O MOSTEIRO DE SANTA MARIA DA TORRE, ONDE VEIO A FALECER NO DIA 6 DE OUTUBRO DE 1101 . AS ÚLTIMAS PALAVRAS FORAM: "EU CREIO NOS SANTOS SACRAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA, EM PARTICULAR, CREIO QUE O PÃO E O VINHO CONSAGRADOS, NA SANTA MISSA, SÃO O CORPO E SANGUE, VERDADEIROS, DE JESUS CRISTO"

"Ide e mostrai-vos ao sacerdote" (Vídeo)

Posted: 05 Oct 2012 03:56 PM PDT



O pecado é uma doença, Jesus é o médico e o Sacramento da Penitência é o remédio.
Se alguma vez nos sentimos desanimados por força de alguma doença espiritual que nos pareça incurável, não nos esqueçamos destas consoladoras palavras de Cristo: "Não são os que gozam de boa saúde que necessitam de médico, mas os enfermos". O Senhor está sempre muito perto de nós, especialmente nesses momentos de fraqueza, por maior que tenha sido a falta, por muito que sejam as misérias...
No Sacramento da Confissão é Cristo quem nos perdoa, através de seus ministros, os sacerdotes. Devido a isso, não nos confessamos para pedir àquele que está no lugar de Deus que nos compreenda e nos reanime. Vamos antes pedir perdão a Deus. Deus é sempre o principal ofendido pelo pecado e somente Ele pode perdoar. Por isso a acusação dos nossos pecados não consiste simplesmente em declará-los, ou seja, em fazer um relato histórico das nossas faltas, mas sim em acusar-nos delas. O Senhor só nos pede que reconheçamos humildemente nossas faltas. Basta sermos sinceros de verdade, pois a confissão sincera das nossos pecados e culpas deixa sempre a alma numa grande paz e numa grande alegria, como que libertos das amarras que nos escravizam e nos derrubam.
Devemos nos aproximar do Senhor como aquelas pessoas simples que os rodeavam, como os cegos, os coxos e os paralíticos, que o procuravam porque desejavam ardentemente a sua cura. Somente aquele que sabe e se sente manchado  experimenta a necessidade profunda de ficar limpo; só quem é consciente das suas feridas e das suas chagas experimenta a urgência de ser curado. Assim também, devemos sentir profunda preocupação em curar todos os pontos que o nosso exame de consciência nos mostre que devemos ser curados e nos acusar perante Deus, através da do Sacramento da Confissão.
 



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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]