terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nossa Senhora de Medjugorje

Nossa Senhora de Medjugorje


CASAMENTO DEVE SER BOA NOTÍCIA PARA O MUNDO ATUAL

Posted: 09 Oct 2012 12:44 PM PDT



Apelo do santo padre Bento XVI no contexto da Nova Evangelização

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 8 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - Dada a importância do tema, quisemos destacar de modo independente a reflexão do papa em sua homilia de domingo, durante a missa de abertura da XIII Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, em que ele tratou dos desafios que envolvem a família na nova evangelização.
No evangelho lido durante a cerimônia, escutamos Jesus se referir com clareza à relação entre o homem e a mulher, santificada pelo Criador no Gênesis e perpetuada pelo mesmo Salvador com os seus ensinamentos na terra.
Neste sentido, o papa disse que a mensagem da Palavra de Deus pode ser resumida na expressão do livro do Gênesis, que o próprio Jesus retoma: "Por isso, o homem abandonará seu pai e sua mãe, se unirá à sua mulher e serão ambos uma só carne" (Gn. 1,24, Mc. 10,7-8).
"O que nos diz hoje esta palavra?", perguntou-se o papa. "O matrimônio constitui um evangelho, uma Boa Notícia para o mundo atual, em particular para o mundo secularizado". Porque esta união, "uma só carne", deve ser tal "na caridade, no amor fecundo e indissolúvel".
O pontífice destacou na homilia que este é um sinal que fala de Deus com força, "uma eloquência que, em nossos dias, chega a ser maior porque, por várias causas lamentáveis, o matrimônio atravessa uma profunda crise, precisamente nas regiões de antiga evangelização".
Esta relação não é casual, porque estando o casamento unido à fé, "como união de amor fiel e indissolúvel" que "se fundamenta na graça que vem de Deus Uno e Trino, que em Cristo nos amou com amor fiel até a cruz", então "há uma evidente correspondência entre a crise da fé e a crise do matrimônio".
Recordou, a propósito, o que a Igreja afirma e testemunha há tempo: "o matrimônio é chamado a ser não só objeto, mas sujeito da nova evangelização".
O papa convidou a todos, assim, a trabalharem pelas famílias, voltando o olhar "para as muitas experiências vinculadas a comunidades e movimentos que estão se realizando cada vez mais no tecido das dioceses e das paróquias, como foi demonstrado pelo recente Encontro Mundial das Famílias". 
Leia a homilia completa:

CRISTO , MORTO POR AMOR A TI - LITURGIA DIÁRIA , 09 DE OUTUBRO DE 2012

Posted: 09 Oct 2012 04:18 AM PDT


CRISTO , MORTO POR AMOR A TI

SÃO BERNARDO (1091-1153), MONGE CISTERCIENSE E DOUTOR DA IGREJA - SERMÕES DIVERSOS, Nº 22

A CRISTO JESUS DEVES TODA A TUA VIDA, POIS QUE ELE DEU A SUA VIDA PELA TUA E SUPORTOU AMARGOS TORMENTOS PARA QUE TU NÃO SUPORTASSES TORMENTOS ETERNOS. QUE PODERÁ HAVER PARA TI DE DURO E MEDONHO, SE TE LEMBRARES QUE AQUELE QUE ERA DE CONDIÇÃO DIVINA NA LUZ DA SUA ETERNIDADE, ANTES DO NASCER DA AURORA, NO ESPLENDOR DOS SANTOS, ELE MESMO RESPLENDOR E IMAGEM DA SUBSTÂNCIA DE DEUS, VEIO À TUA PRISÃO, ENTERRAR-SE ATÉ AO PESCOÇO, COMO SE DIZ, NO FUNDO DO TEU LODO? (FIL 2,6; SL 109,3; HEB 1,3; SL 68,3) . O QUE É QUE NÃO TE PARECERÁ DOCE, QUANDO TIVERES REUNIDO NO TEU CORAÇÃO TODAS AS TRISTEZAS DO TEU SENHOR E TE LEMBRARES, PRIMEIRO, DAS CONDICIONANTES DA SUA INFÂNCIA, DEPOIS, DAS FADIGAS DA SUA PREGAÇÃO, DAS TENTAÇÕES DOS SEUS JEJUNS, DAS SUAS VIGÍLIAS DE ORAÇÃO, DAS SUAS LÁGRIMAS DE COMPAIXÃO, DAS MAQUINAÇÕES QUE ARMARAM CONTRA ELE... E, DEPOIS, DAS INJÚRIAS, DOS ESCARROS, DAS BOFETADAS, DAS CHICOTADAS, DO ESCÁRNIO, DA TROÇA, DOS PREGOS, DE TUDO O QUE SUPORTOU PARA NOSSA SALVAÇÃO? . QUE COMPAIXÃO IMERECIDA, QUE AMOR GRATUITO ASSIM PROVADO, QUE ESTIMA INESPERADA, QUE DOÇURA SURPREENDENTE, QUE BONDADE INVENCÍVEL! O REI DA GLÓRIA (SL 23) CRUCIFICADO POR UM ESCRAVO TÃO DESPREZÍVEL! QUEM É QUE ALGUMA VEZ OUVIU TAL, QUE ALGUMA VEZ VIU ALGO SEMELHANTE? «É QUE DIFICILMENTE ALGUÉM MORRIA POR UM JUSTO» (ROM, 5,7). MAS ELE, FOI POR INIMIGOS E POR INJUSTOS QUE MORREU, ESCOLHENDO DEIXAR O CÉU PARA NOS CONDUZIR AO CÉU, ELE, O DOCE AMIGO, O SÁBIO CONSELHEIRO , O APOIO FIRME . QUE DARIA EU AO SENHOR , POR TUDO AQUILO  QUE ELE ME DEU ? (SL 115,3)

 LITURGIA DO DIA 09 DE OUTUBRO DE 2012
 PRIMEIRA LEITURA: GÁLATAS 1, 13-24

XXVII SEMANA COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS - IRMÃOS, 13CERTAMENTE OUVISTES FALAR DE COMO OUTRORA EU VIVIA NO JUDAÍSMO, COM QUE EXCESSO PERSEGUIA A IGREJA DE DEUS E A ASSOLAVA; 14AVANTAJAVA-ME NO JUDAÍSMO A MUITOS DOS MEUS COMPANHEIROS DE IDADE E NAÇÃO, EXTREMAMENTE ZELOSO DAS TRADIÇÕES DE MEUS PAIS. 15MAS, QUANDO APROUVE ÀQUELE QUE ME RESERVOU DESDE O SEIO DE MINHA MÃE E ME CHAMOU PELA SUA GRAÇA, 16PARA REVELAR SEU FILHO EM MINHA PESSOA, A FIM DE QUE EU O TORNASSE CONHECIDO ENTRE OS GENTIOS, IMEDIATAMENTE, SEM CONSULTAR A NINGUÉM, 17SEM IR A JERUSALÉM PARA VER OS QUE ERAM APÓSTOLOS ANTES DE MIM, PARTI PARA A ARÁBIA; DE LÁ REGRESSEI A DAMASCO. 18TRÊS ANOS DEPOIS SUBI A JERUSALÉM PARA CONHECER CEFAS, E FIQUEI COM ELE QUINZE DIAS. 19DOS OUTROS APÓSTOLOS NÃO VI MAIS NENHUM, A NÃO SER TIAGO, IRMÃO DO SENHOR. 20ISTO QUE VOS ESCREVO - DEUS ME É TESTEMUNHA -, NÃO O ESTOU INVENTANDO. 21EM SEGUIDA, FUI PARA AS REGIÕES DA SÍRIA E DA CILÍCIA. 22EU ERA AINDA PESSOALMENTE DESCONHECIDO DAS COMUNIDADES CRISTÃS DA JUDÉIA; 23TINHAM ELAS APENAS OUVIDO DIZER: AQUELE QUE ANTES NOS PERSEGUIA, AGORA PREGA A FÉ QUE OUTRORA COMBATIA. E GLORIFICAVAM A DEUS POR MINHA CAUSA. - PALAVRA DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL(138)

REFRÃO: CONDUZI-ME NO CAMINHO PARA A VIDA, Ó SENHOR!

1. SENHOR, VÓS ME SONDAIS E CONHECEIS, / SABEIS QUANDO ME SENTO OU ME LEVANTO; / DE LONGE PENETRAIS MEUS PENSAMENTOS, PERCEBEIS QUANDO ME DEITO E QUANDO EU ANDO, / OS MEUS CAMINHOS VOS SÃO TODOS CONHECIDOS. -R.

2. FOSTES VÓS QUE ME FORMASTES AS ENTRANHAS, / E NO SEIO DE MINHA MÃE VÓS ME TECESTES. / EU VOS LOUVO E VOS DOU GRAÇAS, Ó SENHOR, PORQUE DE MODO ADMIRÁVEL ME FORMASTES! / QUE PRODÍGIO E MARAVILHA AS VOSSAS OBRAS! -R.

3. ATÉ O MAIS ÍNTIMO, SENHOR ME CONHECEIS; / NENHUMA SEQUER DE MINHAS FIBRAS IGNORÁVEIS; / QUANDO EU ERA MODELADO OCULTAMENTE, / ERA FORMADO NAS ENTRANHAS SUBTERRÂNEAS. -R.

 EVANGELHO: LUCAS 10, 38-42

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO LUCAS - NAQUELE TEMPO, 38ESTANDO JESUS EM VIAGEM, ENTROU NUMA ALDEIA, ONDE UMA MULHER, CHAMADA MARTA, O RECEBEU EM SUA CASA. 39TINHA ELA UMA IRMÃ POR NOME MARIA, QUE SE ASSENTOU AOS PÉS DO SENHOR PARA OUVI-LO FALAR. 40MARTA, TODA PREOCUPADA NA LIDA DA CASA, VEIO A JESUS E DISSE: SENHOR, NÃO TE IMPORTAS QUE MINHA IRMÃ ME DEIXE SÓ A SERVIR? DIZE-LHE QUE ME AJUDE. 41RESPONDEU-LHE O SENHOR: MARTA, MARTA, ANDAS MUITO INQUIETA E TE PREOCUPAS COM MUITAS COISAS; 42NO ENTANTO, UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA; MARIA ESCOLHEU A BOA PARTE, QUE LHE NÃO SERÁ TIRADA. - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DO DIA  02/04/2009 - NOSSA SENHORA ESTAVA TRISTE. ELA SOMENTE DEU UMA MENSAGEM E NOS ABENÇOOU. "QUERIDOS FILHOS!  JÁ POR UM LONGO TEMPO EU ESTOU LHES DANDO O MEU CORAÇÃO MATERNAL E OFERECENDO- LHES O MEU FILHO. VOCÊS ESTÃO ME REJEITANDO. VOCÊS ESTÃO PERMITINDO AO PECADO TRIUNFAR SOBRE VOCÊS CADA VEZ MAIS. VOCÊS ESTÃO PERMITINDO QUE ELE OS DOMINE E LHES TIRE A SUA CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO. MEUS POBRES FILHOS, OLHEM AO SEU REDOR E OLHEM OS SINAIS DOS TEMPOS. VOCÊS PENSAM QUE PODEM AGIR SEM A BÊNÇÃO DE DEUS? NÃO PERMITAM QUE A ESCURIDÃO OS ENVOLVA. DO FUNDO DE SEU CORAÇÃO CLAMEM PELO MEU FILHO. SEU NOME DISPERSA ATÉ MESMO A MAIOR ESCURIDÃO. EU ESTAREI COM VOCÊS, BASTA QUE ME CHAMEM: 'AQUI ESTAMOS, MÃE, CONDUZE-NOS'. OBRIGADA" – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO JOÃO LEONARDO - SÃO JOÃO LEONARDO NASCEU EM LUCCA, NA TOSCANA (ITÁLIA), EM 1541. SEGUIU A PROFISSÃO DE SEU PAI (FARMACÊUTICO), ATÉ QUE RESPONDEU SIM AO SACERDÓCIO. TOCADO PELO ABANDONO DAS CRIANÇAS, SEM ESCOLA E SEM EDUCAÇÃO RELIGIOSA, SÃO JOÃO LEONARDO FUNDOU A "COMPANHIA DA DOUTRINA CRISTÃ", VISANDO A CATEQUESE DAS CRIANÇAS, ASSIM COMO INSTITUIU A "CONGREGAÇÃO DOS CLÉRIGOS REGULARES DA MÃE DE DEUS", COM O CARISMA CORRESPONDENTE A EDUCAÇÃO POPULAR E PROMOÇÃO DA VIDA SACRAMENTAL. DEPOIS DE VOLTAR DA PIEDOSA ROMARIA QUE FEZ PARA O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE LORETO, SÃO JOÃO LEONARDO PASSOU EM ROMA, ONDE FUNDOU A "PROPAGANDA DA FÉ", COMO LOCAL DE FORMAÇÃO DO CLERO EM TERRAS DE MISSÃO E ASSISTÊNCIA ÀS VÍTIMAS DA PESTE. AMIGO DE VÁRIOS OUTROS SANTOS, COMO SÃO FELIPE NÉRI, SÃO JOSÉ CALAZANS E SÃO CAMILO DE LÉLLIS, TESTEMUNHOU QUE GRANDES RENOVAÇÕES NA IGREJA E FORA, PARTEM DE GRANDES CORAÇÕES APAIXONADOS POR JESUS E PELA HUMANIDADE.  SÃO JOÃO LEONARDO PARTIU PARA A GLÓRIA NO ANO DE 1609, AO CONSUMIR-SE NA ASSISTÊNCIA À JESUS CRISTO NA PESSOA DE INÚMEROS DOENTES . SÃO JOÃO LEONARDO, ROGAI POR NÓS!

 

A CONFISSÃO FREQUENTE: PARA VIVER A CONTINUA CONVERSÃO A DEUS E O ENCONTRO COM O PRÓXIMO

Posted: 09 Oct 2012 02:58 AM PDT

A CONFISSÃO FREQUENTE: PARA VIVER A CONTINUA CONVERSÃO A DEUS E O ENCONTRO COM O PRÓXIMO ( A um grupo de peregrinos)

 Quando falamos das aparições, não devemos olhar as coisas exteriores. É verdade que Deus pode dar-nos também certos sinais exteriores para reforçar a nossa fé, mas a coisa mais importante é descobrir o motivo interior da vinda de Maria.

 Uma freira croata contou-me que não se confessava há muito tempo e sentia um grande sofrimento dentro de si. Decidiu vir a Medjugorje, pensando em encontrar qualquer coisa de extraordinária. " Quando cheguei na frente da Igreja, disse ela, a primeira coisa que senti foi de andar a confessar-me, mesmo contra a minha postura interior. Confessei-me e dentro de mim tudo se modificou." Daquele momento em diante, ela se tornou mais que uma freira: está guiando peregrinos e grupos de oração, tornou-se uma apóstola...
Quando se fala das aparições é importante compreender esta dimensão interior: agora temos uma verdadeira graça para nós, agora acolhemos dentro de nós, Nossa Senhora. Digo pois que esta graça pode ser aceita e pode também ser perdida ao longo do caminho. Recordemos da Palavra do semeador, onde escutamos a Palavra e depois a perdemos: assim pode acontecer com esta graça.

Para mim é fundamental destacar dois aspectos da Confissão. Primeiramente fazer uma boa Confissão, segundo, viver a conversão de maneira que a Confissão nos leve sempre avante... Assim Nossa Senhora nos levou aos Sacramentos. Para nós Sacerdotes, bastava que sentássemos e todos vinham se confessar. 

Em seguida Nossa Senhora recomendou a Confissão mensal aos fieis, mas às almas consagradas, a Confissão semanal. Por que isto? Não porque os consagrados fazem pecados maiores, mas por uma lógica positiva: àqueles que desejarem aprofundar o seu relacionamento com Deus, devem também aprofundarem a Confissão para poderem viver mais profundamente a conversão. Mas esta proposta positiva vale para todos nós. Em quase todas as pessoas existe no coração , uma resistência, um medo diante da Confissão: um medo que nos bloqueia e não permite este contato com Deus. Nossa Senhora propõe este caminho positivo: eu me Confesso uma vez por semana para aproximar-me sempre mais de Deus. Assim, a Confissão se torna um exercício positivo, repleto de alegria, como um serviço necessário, uma limpeza, uma ajuda: agora dentro de nós não existe mais medo de encontrar o Sacerdote, enquanto confessamos os nossos pecados.

Recordo-me de um médico italiano que fez uma pergunta a Nossa Senhora através de Jelena: " não compreendo porque estás tão distante, Tu que és a nossa Mãe"? E Nossa Senhora explica através da vidente: "Quando vocês cometem um pecado e o deixam dentro de vocês, forma-se como uma neblina, uma nuvem que aumenta o medo dentro de vocês. E quanto mais vocês ficam com o pecado, mais aumenta este medo. Rezem e se confessem, assim poderão sentir que estou próxima de vocês".

 Eis a Confissão como um verdadeiro encontro com Deus, no qual posso manifestar-me tal como sou, mostrar-Lhe todas as minhas feridas e atender ao amor, ao verdadeiro amor de deus que me liberta do medo, de tudo aquilo que é negativo. Agora sinto a proximidade de Deus, a unidade com Deus. Quando estou unido a Deus, sinto a vida dentro de mim, a liberdade, a força. Sinto Deus como um Pai, um verdadeiro Pai, mesmo como papai e mamãe. E se alguém está aberto ao seu pai e à sua mãe, e seu relacionamento com eles é bom, então repousa no encontro com eles.

 Mensagem de 25/06/2009: "Queridos filhos, vos convido a serem apóstolos da Paz. Paz, Paz, Paz!."

Pe. Slavko a um grupo de peregrinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]