sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ACI Digital: Cardeal Rylko no Brasil: Que a JMJ Rio 2013 dê frutos para a vida dos jovens

Documento sin título
   
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
 
  30 de novembro de 2012  
Encontro preparatório com delegados de 75 países
Cardeal Rylko no Brasil: Que a JMJ Rio 2013 dê frutos para a vida dos jovens
RIO DE JANEIRO, 30 Nov. 12 (ACI) .- O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanyslaw Rilko, de visita no Brasil por estes dias, fez votos para que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, "dê frutos para a vida" dos jovens em todo mundo.
NOTÍCIA COMPLETA

SUGERIMOS HOJE:

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport

SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital

SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/ssbentoxvi

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

BRASIL

MUNDO

CONTROVÉRSIA

VIDA E FAMÍLIA

Católico em Dia
Evangelho:
Mateus 4,18-22
Santo ou Festa:
Santo André, Apóstolo
Um pensamento:
Quando o amor de Deus obtm a vontade da alma produz nela um insacivel desejo de trabalhar pelo Amado.
São João Crisóstomo
 
 

 

VATICANO


Imigrantes e o Natal nas intenções do Papa para dezembro

VATICANO, 30 Nov. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A Santa Sé divulgou hoje as intenções do Papa Bento XVI para o mês de dezembro. Nelas está a acolhida dos imigrantes, especialmente entre os cristãos, e seu desejo de que Cristo Se revele a toda a humanidade com a luz que procede de Belém.

A intenção geral do Apostolado da oração do Papa para o mês de dezembro é: " ara que, em todo o mundo, os emigrantes sejam acolhidos, especialmente pelas comunidades cristãs, com generosidade e autêntica caridade".

Sua intenção missionária é: "Para que Cristo Se revele a toda a humanidade com a luz que procede de Belém e se reflecte no rosto da sua Igreja".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

BRASIL


Cardeal Rylko no Brasil: Que a JMJ Rio 2013 dê frutos para a vida dos jovens

RIO DE JANEIRO, 30 Nov. 12 (ACI) .- O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanyslaw Rilko, de visita no Brasil por estes dias, fez votos para que a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, "dê frutos para a vida" dos jovens em todo mundo.

Assim o indicou o Cardeal ontem, diante de delegados de 75 países e 40 movimentos que participam de Rio do Janeiro em um encontro de preparação para a JMJ Rio 2013 que será realizado entre os dias 23 aos 28 de julho do próximo ano e que contará com a presença do Papa Bento XVI.

"Não desprezamos o dom imenso que nos deu. Vivemos este tempo de preparação com alegria e entusiasmo, diante das dificuldades" para que a JMJ Rio 2013 não seja um "fogo de apenas alguns dias" mas "uma colheita a longo prazo que dê frutos para a vida", animou o Cardeal.

O Cardeal assegurou que "Bento XVI segue com particular atenção os preparativos da JMJ, e que tem grandes esperança para a Igreja" em relação ao evento.

O Cardeal Rylko disse ainda aos pressente que "não se deixem privar desse componente importante que é a alegria que motiva a coragem de confrontar desafios sempre novos, para que os jovens cheguem a Cristo e a Cristo chegue aos jovens".

Por sua parte o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste evento que foi escolhida a região de Guaratiba, zona oeste da cidade, para a vigília de 27 de julho e a Missa final do 28. A área, indicou o prefeito, pode albergar a dois milhões e meio de pessoas. Este lugar substitui assim a Base Aérea de Santa Cruz designada anteriormente como sede.

No dia 26 de novembro, abrindo os trabalhos do congresso preparatório, o Arcebispo do Rio do Janeiro, Dom Orani João Tempesta, propôs aos participantes a mensagem de Paulo VI na conclusão do Concílio Vaticano II e convidou os voluntários "a assumirem a chama da fé e a transmiti-la aos seus coetâneos. Sejam os primeiros missionários. Evangelizem seus amigos".

Por sua parte e falando da Jornada o Núncio no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, indicou que "como Igreja o êxito que buscamos é espiritual (...). Queremos que dê um impulso à vida de fé dos jovens no mundo inteiro".

O Comitê Oraganizador Local informou-se ademais que durante a JMJ haverá uma feira vocacional onde 158 movimentos e associações laicais poderão expor o seu carisma. Haverá ademais 200 confessionários e uma tenda de Adoração Eucarística durante o evento.

A Fundação João Paulo II para a juventude em colaboração com a arquidiocese do Rio, organizarão uma exposição artística de 11 de junho a 15 de setembro no Museu Nacional de Belas artes. Durante o período algumas obras dos Museus Vaticanos serão expostas na cidade.

A delegação do Pontifício Conselho para os Leigos que preside o Cardeal Rylko segue para Brasília para participar no sábado, 1 de dezembro, no Encontro de Delegados de Pastoral Juvenil das dioceses do país reunidos para um congresso na capital brasileira.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Ajuda à Igreja que Sofre apoia a católicos na Albânia 100 anos depois da independência do país

MADRI, 30 Nov. 12 (ACI/Europa Press) .- A fundação pontifícia Ajuda à Igreja Que Sofre (AIS) apoia os dez por cento de católicos que vivem na Albânia através da ajuda em cinco dioceses e em 21 projetos para a construção e reabilitação de igrejas, centros paroquiais e juvenis, no marco dos cem anos da independência do país, celebrada no 28 de novembro, e mais de vinte anos depois da queda do regime comunista.

Na atualidade, segundo um relatório da AIS, alcançaram-se novas liberdades para cristãos e muçulmanos embora também novos desafios e problemas tenham surgido.

Concretamente, o estudo aponta que, embora não existam estatísticas confiáveis, sabe-se que quase dois terços da população albanesa pertence ao Islã sunita, pouco menos de um quarto dela à Igreja Ortodoxa Autocéfala e 10 por cento dos cidadãos à Católica.

Precisamente, AIS recorda que, durante os tempos da repressão na Albânia, o Papa João Paulo II convidou em várias ocasiões a rezar pelos cristãos perseguidos albaneses e em 25 de abril de 1993 pôde, finalmente, visitar o país e consagrar na catedral de Shkoder quatro bispos oriundos.

Conforme indica, a Igreja Católica albanesa mantém tradicionalmente um estreito contato com a Igreja Católica italiana, ao ponto de que três dos seis bispos da Albânia são italianos assim como a maioria das religiosas e sacerdotes.

Além disso, indica que no sul da Albânia, habitado sobre tudo por muçulmanos, a mensagem cristã "cai em terra fértil" pois as religiosas, vindas da Itália, Irlanda, Alemanha, Eslováquia e Líbano, ocupam-se da pastoral e das obras de caridade.

Não obstante, AIS adverte que alguns lugares, sobre tudo, no inverno são totalmente "inacessíveis" e que os habitantes das montanhas que emigram às cidades costumam isolar-se dos outros. Nestas condições, conforme remarca, a catequese é "difícil" razão pela qual as religiosas a oferecem vinculada a uma formação profissional.

Neste sentido, o relatório aponta que os bispos católicos gostariam de dispor de mais igrejas pequenas para as comunidades de fiéis destes povoados das montanhas e que, nas cidades, a Igreja aposta cada vez mais pela pastoral juvenil, "para transmitir aos jovens valores cristãos que os ajudem a dar um sentido para suas vidas para assim não esbanjar seu tempo consumindo álcool".

Por outra parte, o responsável pela Europa Sudoriental da Ajuda à Igreja que Sofre, Peter Rettig, adverte de que, embora na Albânia o Islã seja "moderado", entretanto, "há jovens ímãs", em particular, "estudiosos formados na Turquia e Arábia Saudita que exigem um Islã mais severo e puro" e criam tensões.

"O que me contaram os beneficiários dos nossos projetos não é dramático, mas a quantidade de eventos indica uma tendência preocupante", assinala.

Sobre os problemas que sacodem este país, além do fato de ser "um dos mais pobres da Europa" com "mais de 20 por cento da população vivendo abaixo do umbral da pobreza e uma taxa de desemprego que ultrapassa 25 por cento, os subornos especialmente "na justiça, a administração fiscal, nos cartórios, na alfândega e no âmbito escolar".

Igualmente, o membro da AIS explica que outro problema reside nos "estendidos litigiosos em torno de bens imóveis e terras" ao ponto que a Igreja Católica tem que "lutar por terrenos adquiridos legalmente".

Rettig explica que isto dificulta a construção de capelas, igrejas e casas paroquiais, e que por esta razão importantes projetos não avançam.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Ancião mata esposa e logo se suicida porque ambos não queriam ser um peso na vida dos filhos

MADRI, 30 Nov. 12 (ACI/Europa Press) .- Segundo informaram fontes da investigação da morte de dois idosos na localidade de Casanueva, em Granada(Espanha) à agência Europa Press, os primeiros indícios do inquérito policial indicam que o fato de que um ancião de 75 anos supostamente assassinou com uma escopeta de caça sua mulher, de 74, apontam que este não se tratou de um crime de violência de gênero, mas, ao parecer, o casal estava de acordo em acabar com suas vidas, em uma espécie de "suicídio assistido", para não ser um "fardo para seus filhos", como deixaram por escrito.

Também a prefeita deste distrito de Pinos Puente, Remedios Jiménez, confirmou a Europa Press que não existiam episódios prévios de maltrato nem denúncias, nem constava entre a família ou aos vizinhos que o casal discutisse frequentemente.

Segundo uma das filhas, que nesta sexta-feira, 30, falou com a prefeita, há tempos "eles tinham metido na cabeça que eram uma carga" para a família porque ambos estavam doentes. De fato a mãe estava prostrada na cama, onde foi encontrada por seus filhos.

O pai ia ser operado nesta sexta-feira da vesícula, e um de seus filhos se dirigiu à primeira hora ao seu domicílio, na rua Alhomas número 6, para ver se estavam prontos para sair. Nesse instante, quando era 7:00 a.m., o homem encontrou o seu pai morto, e, no princípio, acreditava que sua mãe estava viva, até que encontraram o cadáver.

O casal tinha quatro filhos, duas mulheres e dois homens de entre os 40 e os 50 anos, todos residentes em Casanueva ou na cidade vizinha de Zujaira. Uma das filhas era a que mais cuidava dos pais.

Às 13.00 horas desta sexta-feira convocou-se uma concentração na praça da Igreja de Zujaira e se guarda um minuto de silêncio por parte de representantes municipais e vizinhos de Casanueva-Zujaira "em solidariedade com a família" dos dois idosos falecidos no distrito de Pinos Puente.

A prefeita de Casanueva quer ademais de falar com os idosos do povo para transmitir-lhes que eles "nunca são uma carga", que os filhos adquirem com eles um "compromisso" no momento do nascimento, que inclui os cuidados quando os pais necessitam.

"Os filhos cuidam dos nossos pais com muito carinho e amor, nunca são uma carga", manifestou.

A Prefeitura de Pinos Puente decretou um dia de luto oficial e as bandeiras ondeiam a meia haste. Além disso ficou suspensa toda a jornada a agenda municipal-institucional.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

CONTROVÉRSIA


Menina de 14 anos decaptada no Afeganistão, culpados serão executados

MADRI, 30 Nov. 12 (ACI/Europa Press) .- Polícia do Afeganistão prendeu no último 29 de novembro dois homens acusados de decapitar uma menina de quatorze anos de idade na província do Kunduz (norte) depois de que o padre desta rechaçasse uma proposta de matrimônio formulada por um dos detidos.

"Nossas investigações mostram que os que a mataram eram pessoas que queriam casar-se com ela. Estavam assediando a família e pedindo a sua mão. Quando a família se negou, eles a mataram", acrescentaram fontes da polícia em declarações concedidas à cadeia britânica BBC.

O pai da menina assassinada disse que se negou a dá-la em matrimônio por "ser muito jovem para ficar noiva", informa a agência afegã de notícias Pajhwok.

Fontes oficiais afegãs indicaram que os dois suspeitos são familiares próximos da garota assassinada.

Após o fato, o fiscal anexo do Afeganistão, Rahmatulá Nazari, assinalou que toda pessoa que for declarada culpada de assassinar mulheres ou meninas será executada. Nazari afirmou que, já que o número de casos de violência contra mulheres aumenta, as medidas contra os culpados também serão mais duras.

"Sé um Kabul há 1.320 casos de violência contra mulheres sendo investigados. Alguns deles foram enviados ao Tribunal Supremo", adicionou.

"Os assassinatos e as decapitações são casos nos quais a lei contempla a execução dos responsáveis", disse ainda o fiscal.

O presidente do país, Hamid Karzai, também se referiu a estes casos durante a jornada da quinta-feira e recalcou que "tanto o Islã como a cultura afegã são muito respeitosos com a mulher".

"As mulheres são mães e desfrutam de total respeito no Islã", assinalou, por isso pediu aos Imãs e aos líderes comunitários que peçam por este respeito em seus discursos.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

VIDA E FAMÍLIA


Irlanda rechaça projeto de lei sobre aborto

DUBLIN, 30 Nov. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A Câmara dos Representantes do Parlamento da Irlanda rechaçou hoje um projeto de lei a favor do aborto apresentado pelo Partido Socialista, que pretendia legalizar esta prática anti-vida em caso de risco para a saúde da mãe.

Conforme assinala a agência Efe, a decisão foi tomada após dois dias de debate depois do qual se votou por impedir a norma.

Antes da votação, a autora do projeto, a deputada socialista Clare Daly, insistiu aos legisladores a "não esperar outros seis meses" para tratar este tema porque este atraso, disse, poderia "ter trágicas consequências" para algumas mulheres como "aconteceu com Savita Halappanavar".

O caso de Savita Halappanavar foi manipulado pelos promotores do aborto que dizem que sua morte, ocorrida no dia 28 de outubro deste ano, aconteceu porque no Hospital Universitário de Galway não quiseram fazer-lhe o aborto.

Ela ingressou no Hospital Universitário de Galway em 20 de outubro, afligida por fortes dores nas costas. Ao pouco tempo os médicos indicaram-lhe que estava sofrendo um aborto espontâneo.

A mulher pediu que lhe fizessem um aborto, mas os médicos indicaram-lhe que não realizariam esse procedimento até que o coração do bebê deixasse de bater. Em 24 de outubro, a criança morreu e seu corpo foi retirado. Quatro dias depois, a mãe faleceu vítima de septicemia.

O Life Institute divulgou a manobra orquestrada pelos abortistas na Irlanda, ao planejar a difusão nos meios e a pressão política do trágico final da jovem.

A porta-voz do Life Institute, Niamh Uí Bhriain, revelou que tem em seu poder uma cópia de um correio eletrônico, na qual se evidencia que os abortistas conheciam o caso antes que este chegasse aos meios de comunicação, e "de forma muito desagradável (o) descreveram como uma ‘notícia importante para os meios’".

O correio, com data de 11 de novembro e remetido pela organização abortista Irish Choice Network (ICN), assegura que "uma notícia importante com relação ao aborto aparecerá nos meios de comunicação no início desta semana".

Por sua parte, MaterCare International assinalou que "com exceção do caso de Savita Halappanavar que foi trágico e fora do comum, a prática da medicina materna na Irlanda foi impecável nas décadas recentes. Irlanda, junto com outros países onde o aborto não está permitido por lei, tem uma das taxas de mortalidade materna mais baixas do mundo".

Irlanda, indicaram, é "um dos lugares mais seguros no mundo para que as mulheres deem à luz a seus filhos. Alterar dramaticamente estas bem-sucedidas práticas médicas para atender aos buliçosos e ignorantes lobistas seria um erro".

Os médicos católicos afirmaram que as críticas feitas pelo lobby abortista contra a Igreja "junto com um esforço organizado pelos grupos de pressão tratam de tirar proveito desta perda com o fim de mudar a Constituição da Irlanda para que permita o aborto livre".

A morte de Savita Halappanavar sublinharam, "é uma trágica perda", entretanto "não deve ser aproveitado pelos defensores do aborto a fim de promover sua própria ideologia e agenda política".

Os médicos católicos asseguraram que "se realmente desejamos salvar as vidas das mulheres que morrem durante o parto, devemos respeitar seus direitos como mães e brindar-lhes um cuidado compassivo e especializado".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Para adolescentes o mundo virtual é tão importante como o real, revela estudo

BARCELONA, 30 Nov. 12 (ACI/Europa Press) .- Um estudo sobre a brecha digital entre adultos e adolescentes realizado durante três anos em colégios de Barcelona, Madrid, Zaragoza, Sevilha e Santiago de Compostela (Espanha) revelou que os jovens percebem o mundo virtual como se fosse uma extensão da realidade, enquanto os adultos usam a rede como um instrumento.

Assim o explicou em uma entrevista à agência Europa Press o sociólogo investigador principal do estudo e professor da Universitat Ramon Llull (URL), Jordi Busquet, quem indicou que para os adolescentes "são duas realidades paralelas que formam parte da própria vida".

O estudo, no qual se entrevistou 120 jovens de idade escolar – e 60 adultos –entre professores e pais de alunos–, foi liderado por investigadores da Faculdade de Comunicação Blanquerna da URL, em colaboração com a Universitat Oberta da Catalunya (UOC), a Universidade de Sevilha, a Universidade de Salamanca e a Universidade Juan Carlos I de Madrid.

Busquet apontou que os jovens integram as redes sociais à sua vida cotidiana, ao ponto que "não há tanta diferença" entre o que projetam no Facebook e como se comportam no seu dia a dia, o que se explica pelo fato de utilizar a rede para socializar, ou seja, para fazer amigos e brincadeiras entre eles.

De fato, o estudo, sob o título "O uso das TIC e a brecha digital entre adultos e adolescentes", também constata que muitos dos jovens são tão dependentes destas ferramentas ao ponto que estão "todo o dia disponíveis", acrescentou Busquet, embora a investigação não tenha se enfocado nos vícios.

Outra das conclusões é que, embora controlem muito sua relação com os desconhecidos e não costumam aceitar pessoas com as quais não têm amizades em comum, descuidam sua imagem porque "não são conscientes de que é um espaço público e não privado". Sua ingenuidade os leva muitas vezes até mesmo a publicar fotografias que podem afetar sua reputação e "no longo prazo podem ser comprometedoras" como, por exemplo, na hora de procurar trabalho.

A brecha digital

O estudo também "desmitifica" a brecha digital entre adultos e jovens, ao concluir que não é só a idade o que os pode afastar, mas outras variáveis que também influem no uso da rede como o grau de educação e o nível econômico.

Os autores detectaram duas possíveis reações por parte das famílias quando não dominam as novas  tecnologias: ou "fraquejam na tarefa de ser pais" ou estabelecem proibições.

Busquet recomendou que o ótimo é que os adultos "acompanhem" os jovens, embora isso possa resultar difícil, posto que o medo e a proibição não ajudam os adolescentes, que podem perder a confiança nos pais e ocultar casos mais graves como o assédio, problema também detectado na pesquisa.

Entretanto, os investigadores também constataram que a atitude das famílias em relação a Internet é "muito mais positiva" que a dos colégios, que mantêm um posicionamento mais conservador e reticente.

Muitas escolas se modernizaram tecnologicamente mas não renovaram seus métodos pedagógicos e, além disso "dão as costas para as redes sociais", o que diminui a autoridade dos docentes porque os alunos se mostram muito críticos com os professores que não dominam as novas tecnologias.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]