***********************
CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,
CRIADOR DO CÉU E DA TERRA !.
(002).A FÉ COMO DOM DE DEUS
A Fé é um Dom de Deus porque assenta na Revelação e a Revelação é também um Dom de Deus.
Todavia, o acto de fé pressupõe, não apenas que Deus oferece, mas também que o homem livremente quer aceitar.
É importante sublinhar que o nosso conhecimento a respeito de Deus, não vem apenas pela nossa Fé.
Nós podemos conhecer a Deus pela nossa razão, isto é, saber que Deus existe, quando vemos e reflectimos nas maravilhas da criação.
Já S. Paulo disse aos pagãos do seu tempo :
- 'Porquanto, o que de Deus se pode conhecer é para eles manifesto, desde a criação do mundo. As Suas perfeições invisíveis, tanto o Seu eterno poder como a Sua divindade, tornam-se visíveis, quando as Suas obras são consideradas pela inteligência, de modo que não se podem desculpar'.(Rom. 1/19).
A Fé é, no fundo, uma forma de conhecimento.
É um conhecimento racional porque nós conhecemos a Deus pela nossa razão.
Também podemos provar pela razão o que Deus nos revelou a respeito de Si mesmo, pensando nos milagres que fez, para que todos acreditassem n'Ele.
Mas a Fé dá-nos ainda um conhecimento superior quando, por ela, nós sabemos o que nunca conseguiríamos saber pela razão.
Por este motivo, tem mais valor a crença de uma criança de seis anos do que a descrença de um sábio de sessenta.
Ou, como diz S. Paulo :
- "Considerando-se sábios, tornam-se néscios, e trocaram a glória de Deus incorruptível por figuras de homem corruptível, de aves, de quadrúpedes e de répteis". (Rom.1/22).
Certamente que é necessária a humildade da nossa inteligência para aceitar a divina Revelação, mas a recompensa da Fé é lucidez de espírito para a qual não há qualquer semelhança na erudição humana.
A Fé afecta profundamente o homem que crê, na medida em que o afasta da apatia, da confusão, do cinismo e do desespero, e torna-o capaz de encontrar o sentido da vida, de dirigir as suas energias para o que ele considera o seu Supremo Bem, e enfrentar pacientemente as adversidades da vida, com o fim de alcançar as promessas de Deus, através de Seu Filho.
Ninguém pode receber a bem-aventurança que provém do amor de Deus que se comunica a Si mesmo, se não aceitar a Revelação livremente como resposta da Fé.
********
Na medida em que nós aprofundamos o conteúdo da nossa fé, nós aprendemos mais completamente o que Jesus fez por nós na Cruz.
A fé é a nossa resposta à Graça.
A Graça é o magnetismo que nos puxa para Jesus; ela põe em nós o desejo de abraçar Jesus e os seus ensinamentos.
A Escritura diz-nos que a fé vem pela graça :
-"Porque é pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isto não é a vós que se deve; é dom de Deus, não vem das obras para ninguém se poder gloriar". (Ef.2,8).
O papa Bento XVI escreveu, na Porta da Fé, que a Fé é a escolha de estar com o Senhor para se poder viver com Ele.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]