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CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,
CRIADOR DO CÉU E DA TERRA !.
(003).A FÉ COMO VIRTUDE TEOLÓGICA
A virtude teológica infusa da Fé torna possível conhecer a Deus e as virtudes que Ele revelou.
Propriamente falando, todavia, a disposição e os actos de fé têm o próprio Deus como seu objecto primário e, secundariamente as diversas verdades a Seu respeito e que a Igreja ensina.
E é por esta razão que a Tradição sempre ensinou que nós acreditamos na Revelação com a força de um Deus que revelou.
Nada menos que a Primeira verdade - revelada e reveladora - é o próprio objecto da Fé.
Embora primariamente uma disposição da inteligência, a Fé, contudo, envolve um acto da vontade.
A Fé não é como que uma adopção de uma conclusão na base de uma suficiente imposição da evidência deste argumento : A graça de Deus é activa em mover a vontade a crer.
Por esta razão a Fé nunca é apenas intelectual, mas também fiducial : O ser humano responde a um Deus revelador, com a obediência e a verdade.
Ter a coragem da Fé é manifestar pelas acções a resposta ao ensino de que só a Igreja Católica recebeu directamente de Cristo o direito de governar e ensinar.
A Fé e o conhecimento são em S. João uma e mesma coisa :
- "Morrereis no vosso pecado porque, se não acreditardes que Eu sou, morrereis no vosso pecado (...) - Mas Aquele que Me enviou é verídico e Eu, o que Lhe ouvi, ao mundo o comunico (...) - Quando elevardes o Filho do homem, então sabereis quem sou e que por Mim nada faço, mas conforme o Pai Me ensinou é que falo".(Jo.8/24-28).
- "Aquele que acredita em Mim fará também as obras que eu faço; e fará obras maiores do que estas...". (Jo. 14/12).
Ser Cristão é professar e aceitar o mistério de Cristo, a Sua Morte, Ressurreição, e a Sua missão através da Igreja :
- "Acredita no Senhor Jesus e serás salvo tu e os teus".(Act.l6/31).
O Concílio Vaticano II diz :
- Com este sentido da Fé, que se desperta e sustenta pela acção do Espírito de verdade, o Povo de Deus, sob a direcção do sagrado magistério que fielmente acata, já não recebe simples palavra de homens mas a verdadeira palavra de Deus.(cfr.l Tes.2/13), adere indefectivelmente à fé uma vez confiada aos santos (cfr.Jud.3), penetra-a mais profundamente com juízo acertado e aplica-a mais totalmente na vida.(LG 12).
E o Concílio diz ainda :
- E os fiéis devem conformar-se ao parecer que o seu bispo emite em nome de Cristo sobre matéria de fé ou de costumes, aderindo a ele com religioso acatamento. Esta religiosa submissão da vontade e do entendimento é por especial razão devida ao magistério autêntico do Romano Pontífice, mesmo quando não fala ex cathedra. (LG 25).
Como já dissemos, no Novo Testamento Cristo é apresentado como sendo a luz que ilumina a todo o homem :
- "O Verbo é a luz verdadeira que, vindo ao mundo, a todo o homem ilumina".(Jo. 1/9).
Este e outros textos dão-nos a entender que de alguma maneira, embora não muito clara para todos nós, a luz da Palavra Divina, é dirigida a todos os homens, e não apenas aos Cristãos, e que por essa luz, os outros podem ter a Fé suficiente para a salvação.
O Espírito de Cristo foi enviado a todos os homens, para que sejam capazes de uma resposta individual a essa luz de Cristo.
E o Catecismo da Igreja Católica confirma :
836. - "Todos os homens são chamados(...) à unidade católica do Povo de Deus; a ela pertencem, de vários modos, ou para ela se ordenam, tanto os fiéis católicos como os outros que também acreditam em Cristo, e finalmente todos os homens sem excepção, que a graça de Deus chama à salvação.(LG 14).
Mas sem Fé não pode haver salvação :
161. - Para obter a salvação é necessário acreditar em Jesus Cristo e n'Aquele que O enviou para nos salvar. Porque "sem a Fé não é possível agradar a Deus".(Heb. 11/6) e chegar à partilha da condição de filhos seus...
O Dom da Fé pode chegar até nós de muitas maneiras, mas a mais vulgar é a que se processa por hereditariedade.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]