segunda-feira, 26 de novembro de 2012

[Catolicos a Caminho] Fwd: [Rosa Mística] DOGMAS DA IGREJA

---------- Forwarded message ----------
From: artemisia merlo <artemisia48@yahoo.com.br>
Date: Mon, 26 Nov 2012 05:10:42 -0800 (PST)
Subject: [Rosa Mística] DOGMAS DA IGREJA
To: Grupo Rosa Mística <gruporosamistica2@yahoogrupos.com.br>


Bom dia,
Segue texto sobre os Dogmas da Igreja Católica.
Este texto é muito esclarecedor sobre o assunto, pois volta e meia nos
deparamos com irmãos nossos, falando que: "A Igreja está errada sobre
tal assunto"....

Quem ainda pensa assim, está caminhando na estrada da conversão (que é
diária), até se convencer que a Igreja não falhou!

Pode parecer que estou pedindo para as pessoas serem vacas de presépio!
Mas não é assim.

Quem fala para vocês já passou por: Espiristimo, Seicho-Noie,
Marikari, Grande Fraternidade Branca, Rosae Cruz, Vale do Amanhecer,
Budismo.....

E não foram passagens rápidas, eu lia muito e ia a fundo nas coisas.
Gente, o vazio nunca acabava, sempre faltava alguma coisa!
Os ensinamentos eram maravilhosos, ví muitas coisas bonitas, mas....

Quando voltei para a Igreja Católica aos poucos observei que Deus é
simples, que não precisa de grandes questionamentos ou grandes
estudos. Que tudo o que ví e aprendi era criação da mente humana, que
se dizia instruida por Deus!
Se a instrução fosse divina o vazio que tomava conta de mim, teria
acabado. Eu sempre buscava mais, batia em muitas portas, ficava
maravilhada com o que lia e ouvia, mas estava sempre de coração vazio!

Quando começei a ler a Palavra, ví que toda a instrução que precisa está lá!
Se Deus me fala que só se morre uma vêz, porque acreditar na reencarnação?
Lembrem que tudo o que está na Bíblia é por instrução do Espírito Santo!
E não acreditar na Palavra é negar o Espírito de Deus, então...

Eu na minha ignorância, que achava ser instrução, dizia que a Palavra
em alguns pontos era falha!
Meu Deus, quanta paciência tivestes comigo!

Por fim, acreditem: "Que nem tudo o que fala de DEUS é verdadeiro!"
Leiam e tomem suas posições.
Se estiver errada, dou a mão a palmatória.
Artemísia

Dogmas da Igreja Católica

Na Igreja Católica Romana, um dogmaé uma verdadeabsoluta, definitiva,
imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a
qual não pode pairar nenhuma dúvida [1]. Uma vez proclamado
solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo
Papaou por decisão conciliar[1]Por isso, os dogmas constituem a base
inalterável de toda a Doutrina católica[2]e qualquer católico é
obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira
irrevogável [3]. Se nao aceitar, fica automaticamente excomungado.

Os dogmas têm estas características porque os católicosromanos confiam
que um dogma é uma verdade que está contida, implicita ou
explicitamente, na imutável Revelação divinaou que tem com ela uma
"conexão necessária" [3]. Para que estas verdades se tornem em dogmas,
elas precisam ser propostas pela Igreja Católicadiretamente à sua fée
à sua doutrina, através de uma definição solene e infalívelpelo
Supremo Magistério da Igreja(Papaou Concílio ecuménicocom o Papa [4])
e do posterior ensinamento destas pelo Magistério ordinário da Igreja.
Para que tal proclamação ou clarificação solene aconteça, são
necessárias duas condições:

· o sentido deve estar suficientemente manifestado como sendo uma
autêntica verdade revelada por Deus [5];

· a verdade ou doutrina em causa deve ser proposta e definida
solenemente pela Igreja como sendo uma verdade revelada e uma parte
integrante da fécatólica [5].

Mas, "a definição dos dogmasao longo da his­tó­­ria da Igrejanão quer
dizer que tais ver­dades só tardiamente tenham sido re­veladas, mas
que se tornaram mais cla­ras e úteis para a Igreja na sua progres­são
na fé" [6]. Por isso, a definição gradual dos dogmasnão é
contraditório com a crença católica de que a Revelação divinaé
inalterável, definitiva e imutável desde da ascensão de Jesus.

Os mais importantes dog­mas, que tratam de assuntos como a Santíssima
Trindadee Jesus Cristo, "fo­ram definidos nos primeiros concílios
ecuménicos; o Concílio Vaticano Ifoi o último a definir verdades
dogmá­ti­cas (primadoe infalibilidade do Papa)". As definições de
dogmas "mais recentes estão a da Imaculada Conceição[...] (1854) e da
Assunção de Nossa Senhora[...] (1950)" [6].

Lista dos dogmas proclamados pela Igreja Católica
A Igreja Católicaproclama a existência de muitos dogmas, sendo 43 o
número dos principais. Eles estão subdivididos em 8 categorias
diferentes [5]:

· Dogmas sobre Deus
· Dogmas sobre JesusCristo
· Dogmas sobre a criaçãodo mundo
· Dogmas sobre o ser humano
· Dogmas marianos
· Dogmas sobre o Papae a Igreja
· Dogmas sobre os sacramentos
· Dogmas sobre as últimas coisas

Dogmas sobre Deus

1- A Existência de Deus
"A idéia de Deusnão é inata em nós, mas temos a capacidade para
conhecê-lo com facilidade, e de certo modo espontaneamente por meio de
Sua obra."

2- A Existência de Deus como Objeto de Fé

"A existência de Deus não é apenas objeto do conhecimento da razão
natural, mas também é objeto da fésobrenatural."

3- A Unidade de Deus

"Não existe mais que um único Deus."

4- Deus é Eterno

"Deus não tem princípio nem fim."

5- Santíssima Trindade

"Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e cada uma
delas possui a essência divina que é numericamente a mesma."

Dogmas sobre Jesus Cristo

6- Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência

"O dogma diz que Jesus Cristopossui a infinita natureza divina com
todas suas infinitas perfeições, por haver sido engendrado eternamente
por Deus."

7- Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se misturam

"Cristo é possuidor de uma íntegra natureza divina e de uma íntegra
natureza humana: a prova está nos milagres e no padecimento."

8- Cada uma das naturezas em Cristo possui uma própria vontade física
e uma própria operação física

"Existem também duas vontades físicas e duas operações físicas de modo
indivisível, de modo que não seja conversível, de modo inseparável e
de modo não confuso."

9- Jesus Cristo, ainda que homem, é Filho natural de Deus.

"O Pai celestial quando chegou a plenitude, enviou aos homens seu
Filho, Jesus Cristo."

10- Cristo imolou-se a si mesmo na cruz como verdadeiro e próprio sacrifício

"Cristo, por sua natureza humana, era ao mesmo tempo sacerdote e
oferenda, mas por sua natureza Divina, juntamente com o Pai e o
Espírito Santo, era o que recebia o sacrifício."

11- Cristo nos resgatou e reconciliou com Deus por meio do sacrifício
de sua morte na cruz

"Jesus Cristo quis oferecer-se a si mesmo a Deus Pai, como sacrifício
apresentado sobre a ara da cruz em sua morte, para conseguir para eles
o eterno perdão."
12- Ao terceiro dia depois de sua morte, Cristo ressuscitou glorioso
dentre os mortos

"ao terceiro dia, ressuscitado por sua própria virtude, se levantou do
sepulcro."

13- Cristo subiu em corpo e alma aos céus e está sentado à direita de Deus Pai

"ressuscitou dentre os mortos e subiu ao céu em Corpo e Alma."

Dogmas sobre a criação do mundo

14- Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada

"A criação do mundo do nada, não apenas é uma verdade fundamental da
revelaçãocristã, mas também que ao mesmo tempo chega a alcançá-la a
razão com apenas suas forças naturais, baseando-se nos argumentos
cosmológicose sobretudo na argumentoda contingência."

15- Caráter temporal do mundo

"O mundo teve princípio no tempo."

16- Conservação do mundo

"Deus conserva na existência a todas as coisas criadas."

Dogmas sobre o ser humano

17- O homem é formado por corpomaterial e almaespiritual

"O humano como comum constituída de corpo e alma."

18- O pecadode Adãose propaga a todos seus descendentes por geração,
não por imitação

"Pecado, que é morte da alma, se propaga de Adãoa todos seus
descendentes por geração e não por imitação, e que é inerente a cada
indivíduo."

19- O homem caído não pode redimir-se a si próprio

"Somente um ato livre por parte do amor divino poderia restaurar a
ordem sobrenatural, destruída pelo pecado."

Dogmas marianos

20- A Imaculada Conceiçãode Maria.
"A Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, foi
por singular graça e privilégio de Deus omnipotente em previsão dos
méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune
de toda mancha de culpa original."

21- A Perpétua Virgindade de Maria[7]

"A Santíssima Virgem Mariaé virgem antes, durante e depois do parto de
seu Divino Filho, sendo mantida assim por Deus até a sua gloriosa
Assunção."
22- Maria, Mãe de Deus
"Maria, como uma virgemperpétua, gerara a Cristosegundo a natureza
humana, mas quem dela nasce, ou seja, o sujeito nascido não tem uma
natureza humana, mas sim o suposto divino que a sustenta, ou seja, o
Verbo. Daí que o Filho de Maria é propriamente o Verbo que subsiste na
natureza humana; então Maria é verdadeira Mãe de Deus, posto que o
Verbo é Deus. Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem."

23- A Assunção de Maria
"A Virgem Maria foi assumpta ao céu imediatamente depois que acabou
sua vida terrena; seu Corpo não sofreu nenhuma corrupção como sucederá
com todos os homens que ressuscitarão até o final dos tempos, passando
pela decomposição."

Dogmas sobre o Papa e a Igreja

24-A Igreja foi fundada pelo Deus e Homem, Jesus Cristo
"Cristo fundou a Igreja, que Ele estabeleceu os fundamentos
substanciais da mesma, no tocante a doutrina, culto e constituição."

25- Cristo constituiu o Apóstolo São Pedro como primeiro entre os
Apóstolos e como cabeça visível de toda Igreja, conferindo-lhe
imediata e pessoalmente o primado da jurisdição
"O Romano Pontíficeé o sucessor do bem-aventurado Pedroe tem o primado
sobre todo rebanho."

26- O Papa possui o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda
Igreja, não somente em coisas de fé e costumes, mas também na
disciplina e governo da Igreja
"Conforme esta declaração, o poder do Papaé: de jurisdição, universal,
supremo, pleno, ordinário, episcopal, imediato."

27- O Papa é infalível sempre que se pronuncia ex cathedra.
"Para compreender este dogma, convém ter na lembrança:

Sujeito da infalibilidade papalé todo o Papa legítimo, em sua
qualidade de sucessor de Pedro e não outras pessoas ou organismos
(ex.: congregaçõespontificais) a quem o Papa confere parte de sua
autoridade magistral."

O objeto da infalibilidade são as verdades de fée costumes, reveladas
ou em íntima conexão com a revelaçãodivina.

A condição da infalibilidade é que o Papa pronuncie ex catedra e só
quando pronuncia "ex catedra".

- Que fale como pastor e mestre de todos os fiéis fazendo uso de sua
suprema autoridade.

- Que tenha a intenção de definir alguma doutrina de fé ou costume
para que seja acreditada por todos os fiéis. As encíclicaspontificais
não são definições ex catedra, mas também não podem estar em
contradição com o Magistério Ordinário Universal.

A razão da infalibilidade é a assistência sobrenatural do Espírito
Santo, que preserva o supremo mestre da Igreja de todo erro.
A conseqüência da infalibilidade é que a definição ex catedra dos
Papassejam por si mesmas irreformáveis, sem a intervenção ulterior de
qualquer autoridade."
28- A Igreja é infalível quando faz definição em matéria de fé e costumes
"Estão sujeitos à infalibilidade:

- O Papa, quando fala ex catedra.

- O episcopadopleno, com o Papa, que é a cabeça do episcopado, é
infalível quando reunido em concílio ecuménicoou disperso pelo rebanho
da terra, ensina e promove uma verdade de fé ou de costumes que sempre
foi ensinada pela Igreja.

Dogmas sobre os sacramentos

29- O Batismoé verdadeiro Sacramentoinstituído por Jesus Cristo
"Foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as
pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

30- A Confirmaçãoé verdadeiro e próprio Sacramento
"Este Sacramento concede aos batizados a fortaleza do Espírito Santo
para que se consolidem interiormente em sua vida sobrenatural e
confessem exteriormente com valentia sua fé em Jesus Cristo."

31- A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos
após o Batismo
"Foi comunicada aos Apóstolose a seus legítimos sucessores o poder de
perdoar e de reter os pecados para reconciliaraos fiéis caídos depois
do Batismo."

32- A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito
Divino e é necessária para a salvação
"Basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante
confissãosecreta."

33- A Eucaristiaé verdadeiro Sacramento instituído por Cristo
"Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna."

34- Cristo está presente no sacramento do altar pela Transubstanciação
de toda a substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em
seu sangue
"Transubstanciaçãoé uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de
uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem
em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é
uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais,
porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são
convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos
vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles
está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo."

35- A Unção dos enfermosé verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo
"Existe algum enfermo entre nós? Façamos a unção do mesmo em nome do Senhor."

36- A Ordem é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo
"Existe uma hierarquia instituída por ordenação Divina, que consta de
Bispos, Presbíterose Diáconos."

37- O matrimónio é verdadeiro e próprio Sacramento
"Cristo restaurou o matrimónioinstituído e bendito por Deus, fazendo
que recobrasse seu primitivo ideal da unidade e indissolubilidade e
elevando-o a dignidade de Sacramento."

Dogmas sobre as últimas coisas

38-A Morte e sua origem
"A morte, na atual ordem de salvação, é consequência primitiva do pecado."

39- O Céu(Paraíso)
"As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda
culpa e pena de pecado entram no céu."

40- O Inferno
"O inferno é uma possibilidade graças a nossa liberdade. Deus nos fez
livres para amá-lo ou para rejeitá-lo. Se o céu pode ser representado
como uma grande ciranda onde todos vivem em plena comunhão entre si e
com Deus, o inferno pode ser visto como solidão, divisão e ausência do
amor que gera e mantém a vida. Deve-se salientar que a vontade de Deus
é a vida e não a morte de quem quer que seja. Jesus veio para salvar e
não para condenar. No limite, Deus não condena ninguém ao inferno. É a
nossa opção fundamental, que vai se formando ao longo de toda vida,
pelas nossos pensamentos, atos e omissões, que confirma ou não o
desejo de estar com Deus para sempre. De qualquer forma, não se pode
usar o inferno para convencer as pessoas a acreditar em Deus ou a
viver a fé. Isso favorece a criação de uma religiosidade infantil e
puramente exterior. Deve-se privilegiar o amor e não o temor. Só o
amor move os corações e nos faz adorar a
Deus e amar o próximo em espirito e vida."

41- O Purgatório
"As almas dos justos que no instante da morte estão agravadas por
pecados veniais ou por penas temporais devidas pelo pecado vão ao
purgatório. O purgatório é estado de purificação."

42- O Fim do mundo e a Segunda vinda de Cristo
"No fim do mundo, Cristo, rodeado de majestade, virá de novo para
julgar os homens."

43- A Ressurreiçãodos Mortos no Último Dia
"Aos que crêem em Jesus e comem de Seu corpo e bebem de Seu sangue,
Ele lhes promete a ressurreição."

44- O Juízo Universal
"Cristo, depois de seu retorno, julgará a todos os homens."

Louvado seja Deus !
Artemísia
(091)8175-4333 TIM


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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]