NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(22) CARIDADE DA PRIMITIVA IGREJA !
"Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades de cada um".(Act.2,45).
As práticas de Jesus e de todos os que O acompanhavam era de porem tudo em conjunto na primitiva Igreja.
Os Cristãos de Jerusalém "punham tudo em comum :
- "Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum".(Act.2,44).
E distribuíam esmolas do fundo comum pelos pobres e mais necessitados :
- "Entre eles não havia ninguém necessitado, pois todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, traziam o produto da venda e depositavam-no aos pés dos Apóstolos. (Act.4,35).
Lucas conta-nos em breve resumo o que se passava na primitiva Igreja que era composta ainda por um relativamente pequeno grupo, pelo que se não pode avaliar ainda o panorama económico daquele tempo.
Na prática, as coisas eram um pouco mais complicadas do que o que nos descreve Lucas, e até podia haver algumas excepções, mas Lucas não tem lugar para dizer outras coisas.
Lucas dá o exempo de Barnabé :
- "Assim, um levita cipriota, de nome José, a quem os Apóstolos chamaram Barnabé, isto é, "filho da consolação", possuía uma terra : vendeu-a e trouxe a importância, que depositou aos pés dos Apóstolos".(Act.4,36-37).
Mas outros fiéis, não venderam as suas casas, mas serviam-se delas para fazerem as suas reuniões :
- "E, depois de reflectir, dirigiu-se a casa de Maria, mãe de João, por sobrenome Marcos, onde numerosos fiéis estavam reunidos a orar".(Act.12,12).l
Alguns dos primeiros cristãos aparentemente pensavam que as suas propriedades não eram exclusivamente suas, mas serviam para o bem da Cominidade ; alguns vendiam os que tinham, para acudir às necessidades, particularmente para ajudar os pobres.
Lucas fala das esmolas como caminho de vida da primitiva Igreja, pelos resultados apresentados acima, pelo que, consequentemente "entre eles não havia ninguém necessitado", pensamento que nos reporta ao Antigo Testamento :
- "Na verdade, não devem existir indigentes entre ti, porque o Senhor quer abençoar-te na terra que Ele, teu Deus, te dá como herança para que a possuas".(Deut,15,4).
Daqui podemos tirar as nossas reflexões : Toda a primitiva Igreja usou a prática das esmolas tão extensivamente que as necessidades dos seus membros estavam cobertas.
À nossa maneira, nos dias de hoje, todos devemos fazer alguma coisa, dar algumas esmolas, para diminuir as dificuldades dos mais pobres, especialmente nos nossos meios, entre os nossos irmãos que nós conhecemos melhor e a quem podemos chegar mais facilmente.
É uma questão, não apenas de haver pobres, mas também de sabermos abrir o nosso coração, para darmos esmola por caridade, como reflexo do amor a Deus que nos deve apaixonar para esta prática tão recomendada por Jesus na multiplicação dos pães, e praticada na primitiva Igreja.
Não devemos ignorar os pobres nem esquecer as almas do Purgatório.
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]