NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(26) DEUS AMA O QUE DÁ COM ALEGRIA !
"Dê cada um segundo o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimneto, pois Deus ama o que dá com alegria". (2 Cor.9,7).
É mais um apelo para esmolas para os Cristãos de Jerusalém, como Paulo já tinha feito também para as Igrejas de Macedónia e da Acaia na parte Sudeste da Grécia.
Aponta como motivo principal desta generosidade : Deus ama aqueles que dão com alegria.
Nós temos que acreditar que Deus sempre ajuda aqueles que repartem com os mais necessitados, especialmente na altura das colheitas.
Paulo lembra que dar esmolas é uma garantia de prosperidade, como diz o nosso povo : Quem dá os pobres empresta a Deus :
- "Lembrai-vos disto : aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia com largueza, também com largueza colherá".(2 Cor.9,6).
Todavia, esta forma de generosidade não é uma espécie de negócio com Deus, porque Deus, que lê nos nossos corações, sabe bem como nos há-de recompensar pela nossa generosidade, especialmente pelo nossos espírito de sacrifício com que o fazemos, de que Paulo foi um grande exemplo :
- "Lembrai-vos, irmãos, dos nossos trabalhos e da nossa fadiga :Trabalhámos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós, enquanto vos anunciávamos o Evangelho". (1 Tes.2,11).
Jesus prometeu-nos muitas recompensas, tanto nesta vida como na outra, mas com um pagamento em moedas de eternidade, quando Pedro perguntou qual seria a paga por ter deixado tudo para O seguir :
- "Em verdade vos digo : Quem tiver deixado a casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, os filhos ou os campos por Minha causa e por causa da Boa-Nova, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, juntamemnte com a perseguição, e no tempo futuro, a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos, e os últimos, os primeiros".(Mc.10,29-31).
Deus dá-nos com abundância para que ainda sobre alguma coisa para darmos em esmola aos pobres :
- "E Deus é poderoso para vos cumular com toda a espécie de graças, para que, tendo sempre em todas as coisas o necessário, vos fique ainda muito para toda a espécie de boas obras, como está escrito : Repartiu com largueza, deu aos pobres; a sua justiça permanece eternamente".(2 Cor.9,8-9).
Deus quer fazer-nos ricos em bondade e generosidade – a única espécie da última felicidade.
Deus cuida de nós para nos permitir que cuidemos dos outros.
É motivo para nos examinarmos e vermos até que ponto temos sido generosos para com aqueles que estão em qualquer espécie de necessidade, em resposta à generosidade de Deus e de harmonia com as necessidades dos outros, na certeza de que Deus ama os que são generosos com alegria, não esquecendo as almas do Purgatório por quem devemos oferecer esmolas, e sacrifícios de sufrágio.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]