quarta-feira, 28 de novembro de 2012

[Catolicos a Caminho] REVELAÇÃO DIVINA (09) SAGRADA ESCRITURA NA VIDA DA IGREJA Som !

 

 

                       

REVELAÇÃO          DIVIMA VATICANO II

CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA

 

                                                                                       (09)-SAGRADA ESCRITURA NA VIDA DA IGREJA !

 

                                             IMPORTÂNCIA DA S. ESCRITURA PARA A TEOLOGIA

          (24)- A sagrada Teologia apoia-se, como em seu fundamento perene, na Palavra de Deus escrita e na Sagrada Tradição, e nela se consolida firmemente e sem cessar se rejuvenesce, investigando, à luz da fé, toda a verdade contida no mistério de Cristo.

           As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus, e, pelo facto de serem inspiradas, são verdadeiramente e Palavra de Deus; e por isso, o estudo destes sagrados livros deve ser como que a alma da sagrada Teologia.

          Também o mistério da Palavra, isto é, a pregação pastoral, a catequese, e toda espécie de instrução cristã, na qual a homilia litúrgica deve ter um lugar principal, com proveito se alimenta e santamente se revigora com a palavra da Escritura.

 

                                   LEITURA DA SAGRADA ESCRITURA     

          (25)- É necessário, por isso, que todos os clérigos e sobretudo os sacerdotes de Cristo e outros que, como os diáconos e os catequistas, se consagrem legitimamente ao mistério da palavra, mantenham um contacto íntimo com as Escrituras, mediante a leitura assídua e o estudo aturado, a fim de que nenhum deles se torne "pregador vão e superficial  da Palavra de Deus, por não a ouvir de dentro", tendo, como têm, a obrigação de comunicar aos fiéis que lhes estão confiados as grandíssimas riquezas da palavra divina, sobretudo na Sagrada Liturgia.

            Do mesmo modo, o sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam "a sublime ciência de Jesus Cristo", com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque "a Ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo".

          Debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da Sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvavelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja.

          Lembrem-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração, para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem; porque "a Ele falamos, quando rezamos; a Ele ouvimos, quando lemos os divinos oráculos".

          Compete aos sagardos pastores "depositários da doutrina apostólica", ensinar oportunamente os fiéis que lhes foram confiados no uso recto dos livros divinos, de modo particular do Novo Testamento, e sobretdo dos Evangelhos.

          E isto por meio de traduções dos textos sagrados, que devem ser acompanhadas das explicações necessárias e verdadeiramente suficientes, para que os filhos da Igreja se familiarizem dum modo seguro e útil com a Sagrada Escritura, e se penetrem do seu espírito.

          Além disso, façam-se edições da Sagrada Escritura, munidas das convenientes anotações, para uso também dos não-cristãos, e adaptadas às suas condições; e tanto os pastores de almas como os cristãos de qualquer estado procurem difundi-las com zelo e prudência.

         

                                 INFLUÊNCIA E IMPORTÂNCIA DA RENOVAÇÃO ESCRITURÍSTICA

          (26)-  Deste modo, pois,  com a leitura e estudo dos livros sagrados, "a Palavra de Deus se difunda e resplandeça e o tesouro da revelação confiado à Igreja encha cada vez mais os corações dos homens.

           Assim como a vida da Igreja cresce com a assídua frequência do mistério eucarístico, assim também é lícito esperar um novo impulso da vida espiritual, se fizermos crescer a veneração pela Palavra de Deus, que "permanece para sempre".

          -"Por fim, irmãos, orai por nós para que a Palavra do Senhor se propague rapidamente e seja acolhida com honra como também o foi entren vós".(2 Tess.3,1).

                                                          ***********

           Em adição ao Credo – a nossa Profissão de Fé – Bento XVI pede-nos e recomenda-nos que estudemos o Catecismo como instrumento para um verdadeiro suporte da nossa verdadeira Fé.

          Para o Papa o nosso Catecismo é nada menos do que um guia para que a nossa vida continue, a força do ensinamento que a Igreja recebeu como salvaguarda dos seus dois mil anos de história.

          Isto é um perfeito modelo para nós nos dias de hoje  em que, infelizmente, não está a ser usado como suplemento das Escrituras.

          Que ajuda maior nós poderemos ter para viver o Credo, do que o estudo da fé ensinado pelo Catecismo, durante este especial Ano da Fé ?

 

                                                                             John

                                                                      Nascimento

                                                               

         

 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

Conheça o Y!Encontros e passe o Dia dos Namoradosem boa companhia!
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.

"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]