IGREJA CATÓLICA
(073) – ECUMENISMO-UNITATIS REDINTEGRATIO !
IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS...
A VIDA SACRAMENTAL:O BAPTISMO, A CEIA DO SENHOR !
22. – Pelo Sacramento do Baptismo, sempre que for devidamente conferido segundo a instituição do Senhor e recebido com a devida disposição de alma, o homem é verdadeiramente incorporado em Cristo crucificado e glorificado, e regenerado para participar na vida divina, segundo estas palavras do Apóstolo :
-"Sepultados com Ele no Baptismo, foi também com Ele que ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que O ressuscitou dos mortos".(Col.2,12).
O Baptismo, pois, constitui o vínculo sacramental da unidade que liga todos os que foram regenerados por ele.
O Baptismo, porém, de per si é o início e o exórdio, pois tende à consecução da plenitude de vida em Cristo.
Por isso, o Baptismo ordena-se à completa profissão de fé, à íntegra incorporação na obra da salvação, tal como o próprio Cristo o quis, e finalmente à total inserção na comunhão eucarística.
Embora falte às Comunidades eclesiais de nós separadas a unuidade plena connosco proveniente do Baptismo, e embora creiamos que elas não tenham conservado a genuina e íntegra substância do mistério eucarístico, sobretudo por causa da falta do Sacramento da Ordem, contudo, quando na santa Ceia comemoram a morte e a ressurreição do Senhor, elas confessam ser significada a vida na comunhão de Cristo e esperam o seu glorioso advento
É, por isso, necessário que se tome como objecto do diálogo a doutrina sobre a Ceia do Senhor, sobre os outros sacramentos, sobre o culto e sobre os ministérios da Igreja.
A VIDA COM CRISTO:LITURGIA E MORAL
23.- A vida cristã destes irmãos alimenta-se da fé em Cristo e é fortalecida pela graça do Baptismo e pela audição da Palavra de Deus.
Manifesta-se na oração privada, na meditação bíblica, na vida familiar cristã, no culto da comunidade congregada para o louvor de Deus.
Aliás, o culto deles contém por vezes notáveis elementos da antiga Liturgia comum.
A sua fé em Cristo produz frutos de louvor e acção de gaças pelos benefícios recebidos de Deus.
Há também, entre eles, um vivo sentido da justiça e uma sincera caridade para com o próximo.
Esta fé operosa produziu não poucas instituições para aliviar a miséria espiritual e corporal, promover a educação da juventude, tornar mais humanas as condições sociais da vida e estabelecer por toda a parte a paz.
E se em assuntos morais muitos dentre os cristãos nem sempre entendem o Evangelho do mesmo modo que os católicos, nem admitem as mesmas soluções para questões mais difíceis da sociedade hodierna, querem, no entanto, como nós, aderir à palavra de Cristo como fonte da virtude cristã e obedecer ao preceito do Apóstolo :
-"E tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus".(Col.3,17).
Daqui é que pode começar o diálogo Ecuménico sobre a aplicação moral do Evangelho.
EXORTAÇÃO AO ECUMENISMO PRUDENTE E CATÓLICO
24. – Assim, após termos exposto brevemente as condições segundo as quais se pode exercer a acção ecumenical e os princípios pelos quais ela deve ser orientada, olhamos com confiança para o futuro.
Este sagrado Concílio exorta os fiéis a absterem-se de qualquer zelo superficial ou imprudente que possa prejudicar o verdadeiro progresso da unidade.
Com efeito, a sua acção ecumenical não pode ser senão plena e sinceramente católica, isto é, fiel à verdade que recebemos dos Apóstolos e dos Padres, e conforme à fé que a Igreja Católica sempre professou, e ao mesmo tempo tendente àquela plenitude mercê da qual o Senhor quer que cresça o Seu Corpo no decurso dos tempos.
Este sagrado Concílio deseja insistentemente que as iniciativas dos filhos da Igreja Católica juntamente com as dos irmãos separados se desenvolvam; que não se ponham obstáculos aos caminhos da Providência; e que não se prejudiquem os futuros impulsos do Espírito Santo.
Além disso, declara estar consciente de que o santo propósito de reconciliar todos os cristãos na unidade de uma só e única Igreja de Cristo excede as forças e a capacidade humana.
Por issio, coloca inteiramente a sua esperança na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai para connosco e na virtude do Espírito Santo :
-"A esperança não nos deixa confundidos, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi concedido". (Rom.5,5).
………….
Segundo o que João PauloI II escreveu na encíclica Ut Unum sint :
-"É absolutamente claro que o ecumenismo, o movimento que promove a unidade Cristã, não é apenas um "apêndice" para ajuntar à tradicional actividade da Igreja. Mais do que isso, o ecumenismo é uma parte orgânica da sua vida e da sua missão e, consequentemente deve prevalecer tudo o que ele é e o que ele faz".
Nascimento
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Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]