NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(012) UM ESTILO DE VIDA SIMPLES !
"Mas despojou-Se de Si mesmo tomando a condição de servo, tornando-Se semelhante aos homens". (Fil.2,7).
Jesus pede-nos que não façamos o que Ele não fez e convida-nos a fazer o que Ele fez.
E Paulo lembra-nos que Jesus se despojou e se humilhou a Si mesmo, na sua Carta aos Filipenses.
A parte deste desprendimento de Si mesmo envolveu o facto de ter abraçado um estilo de vida simples, uma vida de pobreza.
Ele não tinha onde reclinar a cabeça :
- "As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça".(Lc.9,58).
Nós devíamos interpretar estas palavras quase literalmente.
Ao iniciar o Seu ministério público, Jesus deixou de ter qualquer morada permanente, qualquer meio de vida para subsistência e quaisquer peças de roupa para mudar quando fosse necessário.
Aparentemente, Jesus não tinha sequer qualquer moeda para pagar o que era devido ao Templo :
- "Entrando em Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os cobradores da didracma e disseram-lhe : o vosso Mestre não paga a dracma".(Mt.1725).
Jesus humilhou-Se a Si mesmo para viver como uma pessoa pobre ao ponte de viver, como se diz hoje, num país do Terceiro Mundo.
Acompanhavam-no, normalmente, algumas mulheres que serviam a Jesus com seus bens, algumas que tinham sido curadas dos seus males, Maria Madalena, Joana, mulher de Cusa, Susana, e muitas outras. (cfr. Lc.8,2-3).
Um escritor escreveu que "Jesus, em toda a sua vida foi uma conscienciosa identificação com os pobres".
S. Paulo também escreveu assim aos Coríntios :
- "Conheceis a bondade de nosso Senhor Jesus Cristo, o Qual, sendo rico, Se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer acerca disto".(2 Cor.8,9).
S. Paulo diz que Jesus se despojou a Si mesmo e se humilhou, como uma exortação, para que nós façamos o mesmo :
- "Tende entre vós os mesmos sentimentos...Despojou-Se a Si mesmo tomando a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens".(Fil.2,5-7).
Da mesma maneira Jesus explicou como era difícil ser Seu discípulo; quando disse : Segue-Me :
Um tinha que sepultar seu pai.
Outro queria despedir-se primiro dos seus.
Por isso Jesus respondeu :
- "Quem, depois de deitar a mão ao arado, olha para trás, não é apto para o Reino de Deus".(Lc.9,59-62).
S. Lucas, depois de apresentar Jesus a seguir resolutamente para Jerusalém, a fim de ser crucificado, pinta-nos estes quadros de qual deve ser a atitude daqueles que O quiserem seguir no mesmo caminho.
Jesus, portanto, com o seu estilo de vida simples à sua maneira, convida-nos também a vivermos uma vida simples à nossa maneira, segundo os nossos condicionamentos e as nossas possibilidades, nunca esquecendo o que podemos fazer ainda pelos que têm mais necessidades, neste mundo sem esquecermos também as almas do Purgatório a quem pudemos ajudar com as nossas orações e boas obras.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]