NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(008) A JUSTIÇA E A MISERICÓRDIA !
Dai antes de esmola o que está dentro e para vós tudo ficará limpo".(Lc.11,41).
Jesus faz referência à hipocrisia dos fariseus a quem noutra altura chamou sepulcros braqueados, porque o que aparece por fora não corresponde aos seus sentimentos interiores.
Nós podemos compreender a crítica de Jesus àqueles que elevam ao máximo a sua religião exterior e esquecem o essencial ; nós compreendemos este mandamento que põe a justiça e o amor a Deus em primeiro lugar, por isso S. Lucas continua :
- "Ai de vós, farseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas e descurais a justiça e o amor de Deus. Estas eram as coisas que devíeis praticar sem omitir aquelas" .(Lc.11,42).
E S. Mateus diz essencialmente o mesmo :
- "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas porque pagais o dízimo da hotelã, do funcho e do cominho, e desprezais o mais importante da Lei : A justiça, a misericórdia e a fidelidade. Devíeis praticar estas coisas sem deixar aquelas".(Mt.23,23).
O anjo Rafael tinha dito a Tobias :
- "A esmola livra da morte e limpa de todo o pecado".(Tob.12,9).
Este mesmo pensamento está expresso no Livro de Ben Sirá (Eclesiástico) :
- "A água apaga o fogo ardente, e a esmola expia o pecado".(Ecli.3,33).
Todo o capítulo IV do Livro de Ben Sirá é sobre as Obras de Misericórdia e começa assim :
- "Filho, não negues ao pobre a sua esmola.(Ecli.4,1).
Também Daniel expressa o mesmo pensamento de Tobias e de Ben Sirá :
- "Redime o teu pecado pela justiça, e as tuas iniquidades pela piedade para com os desgraçados; talvez isto seja um prolongar a tua prosperidade".(Dan,4,24).
Normalmente não devemos pensar que são as esmolas que nos redimem dos pecados, porque Jesus nos deu os meios necessários para isso, mas toda a Sagrada Escritura do Antigo Testamento e a Tradição nos garantem que a justiça e as obras de Misericórdia são um meio tradicional para alcançar o perdão dos pecados com um verdadeiro arrependimento para nos aproximarmos mais de Deus.
Jesus prescreveu a esmola como antídoto contra o procedimento de muitos fariseus, como nos relata S. Lucas :
- "Vós pretendeis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. Porque o que os homens têm como por muito elevado é abominável aos olhos de Deus".(Lc.16,24).
O Catecismo da Igreja Católica apresenta-nos exactamente o valor das boas obras no dia do Juízo Final :
1038 . – A ressurreição de todos os mortos, "justos e pecadores" (Act.24,15), há-de preceder o Juízo Final. Será "a hora em que todos os que estão nos túmulos hão-de ouvir a sua voz : Os que tiverem feito boas obras irão para a ressurreição dos vivos, e os que tiverem praticado más acções, para a ressurreição dos condenados"(Jo.5,28-29). Então Cristo virá "na sua glória, com todos os seus anjos (...). Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.(...) Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna".(Mt.25,31; 32,46).
É muito importante pensarmos na vida eterna e nos meios para a alcançar, de modo que as nossas boas obras podem contribuir para isso e ajudar os que já partiram e esperam o dia em que, depois de purificados, possam entrar na vida eterna.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário