NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(09) SALVAR A VIDA PELO EVANGELHO !
"Porque quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por Mim e pelo Evangelho, salvá-la-á".(Mc.8,35).
Como vimos nos dias anteriores, Jesus aceita e aplica os ensinamentos do Antigo Testamento sobre a caridade pelas esmolas.
Mas Jesus diz às multidões que O seguem que não é simplesmente a sua generosidade.
De facto Jesus pediu muitas mais coisas, começando por dizer :
- "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me". (Mc.8,34)
O que S. Marcos nos diz no seu Evangelho, é que a verdade da salvação da nossa vida está exactamente no centro de toda a vida cristã.
Como é que nós devemos viver como seguidores de Cristo ?
S. Marcos responde :
- "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? Ou o que pode o homem dar em troca da própria alma ?
Isto resume o que Cristo pede a cada um de nós.
E porque é que Cristo nos pede tanto ?
É porque, para ser um Cristão, é preciso juntar-se a Cristo e seguir os seus passos.
Porque é que Cristo sofreu e morreu ?
Porque Ele era o Messias enviado por Deus, e foi isso que Pedro respondeu quando Jesus perguntou aos seus discípulos o que é que diziam os homens a seu respeito "
- "Tu és o Cristo".(Mc.8,29).
O Evangelho de S. Marcos atinge um dos pontos culminantes : os discípulos, pela boca de Pedro declaram que Jesus é o Messias prometido.
Porque é que Jesus tinha que sofrer e morrer ?
Porque Jesus era o Messias enviado por Deus, e devia atingir a glória de ressuscitado através do sofrimento e da morte.
O nosso caminho para a glória da ressurreição é só através d'Ele, com Ele e à imitação d'Ele.
Jesus, portanto, não pede apenas aos que O seguem que dêem esmolas, mas que se dêem a si mesmos ; não apenas alguma coisa, mas cem por cento de tudo o que eles são; não apenas que acreditemn na verdade, mas que sejam verdadeiros e obedeçam a regras certas, e que se juntem a Ele, mesmo no sofrimento e na morte.
E Jesus pede isto tudo, não porque goste de nos ver a sofrer, mas porque quer que vivamos a vida e sintamos a alegria de viver, par alcançarmos a vida ressuscitada, a vida eterna.
Jesus pede-nos tudo isto porque Ele verdadeiramente nos ama.
Querer servi-l'O, mas apenas à nossa maneira, de maneira fácil, sem compromissos, em desacordo com as suas leis, as leis do Evangelho, não é querer servi-l'O, mas apenas querermos servir-nos a nós próprios esquecendo até quem vive ao nosso lado e precisa da nossa ajuda,
Pregam-se muitas normas de vida, que humanamente agradam aquem ouve porque se fazem promessas de vida eterna que não existem porque não representam o caminho do sofrimento de que Jesus nos deu o exemplo.
Uma religião que não exige nada, não tem nada para dar.
O Evangelho é a palavra de Deus, é o caminho de Deus é a História ds Salvação.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postcommunio Súmpsimus. Dómine, sacridona mystérii, humíliter deprécantes, ut, quae in tui commemoratiónem nos fácere praecepísti, in nostrae profíciant infirmitátis auxílium: Qui vivis.
"RECUAR DIANTE DO INIMIGO, OU CALAR-SE QUANDO DE TODA PARTE SE ERGUE TANTO ALARIDO CONTRA A VERDADE, É PRÓPRIO DE HOMEM COVARDE OU DE QUEM VACILA NO FUNDAMENTO DE SUA CRENÇA. QUALQUER DESTAS COISAS É VERGONHOSA EM SI; É INJURIOSA A DEUS; É INCOMPATÍVEL COM A SALVAÇÃO TANTO DOS INDIVÍDUOS, COMO DA SOCIEDADE, E SÓ É VANTAJOSA AOS INIMIGOS DA FÉ, PORQUE NADA ESTIMULA TANTO A AUDÁCIA DOS MAUS, COMO A PUSILANIMIDADE DOS BONS" –
[PAPA LEÃO XIII , ENCÍCLICA SAPIENTIAE CHRISTIANAE , DE 10 DE JANEIRO DE 1890]